Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão Aguiar
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
11/03/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão Aguiar |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Endereço profissional
Professional address |
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes (Porto e Lisboa) Centro de Conservação e Restauro Rua Diogo Botelho, 1327 Porto 4169-005 Porto Portugal Telefone: (+351)226196240Extensão: 127 Fax: (+351)226196244 Correio electrónico: mcaguiar@porto.ucp.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2006-2013 |
Doutoramento Phd |
Conservação e restauro de Pintura
(5 anos » years)
.
Universidade Católica Portuguesa,
Portugal.
|
2000-2002 |
Mestrado Master degree |
MA Conservation of Fine Art
(2 anos » years)
.
University of Newcastle Upon Tyne,
Reino Unido. Com o tipo » With the type:
Equivalência » Equivalence.
|
1999-2000 |
Mestrado Master degree |
MA Conservation and Restoration of Historical Objects of Art
(1 anos » years)
.
De Montfort University,
Reino Unido. Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry
: De Montfort University.
|
1994-1997 |
Bacharelato Bachelor degree |
Conservação e restauro
(3 anos » years)
.
Instituto Politécnico de Tomar,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2010-2010 |
Curso de curta duração Short course |
Current Practice and Recent Developments in the Structural Conservation of .
Metropolia university of appled sciences,
Finlândia.
|
2009-2009 |
Curso de curta duração Short course |
Modular Cleaning Program Workshop.
Stichting Restauratie Atelier Limburg,
Países Baixos.
|
2009-2009 |
Curso de curta duração Short course |
Protecção contra Radiações Ionizantes.
Jorgelima, S.A.,
Portugal.
|
2008-2008 |
Curso de curta duração Short course |
Conservators Canvas Workshop.
Courtauld Institute of art,
Reino Unido.
|
2005-2005 |
Curso de curta duração Short course |
Barnices para Pinturas: Resultados de últimas investigaciones y aplicacione.
nstituto Valenciano de Arte Moderna,
Espanha.
|
2003-2003 |
Curso de curta duração Short course |
Conservar em segurança. Introdução à análise e gestão de risco.
Coimbra Capital Europeia da Cultura,
Portugal.
|
1996-1996 |
Curso de curta duração Short course |
Conservacion e restauracion dipinti su tela.
Istituto per l'Arte e il Restauro - Palazzo Spinelli,
Itália.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade Católica Portuguesa |
Jan/2014-Actual |
Professor Auxiliar |
Universidade Católica Portuguesa |
Set/2013-Actual |
Professor Auxiliar |
Universidade Católica Portuguesa |
Set/2012-Out/2014 |
Professor Auxiliar |
Universidade Católica Portuguesa |
Jul/2002-Ago/2013 |
Assistente |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Católica Portuguesa |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- História, materiais e tecnologias IV (texteis, papel, pele, pergaminho)(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Técnicas de preservação e conservação de pintura I - suportes flexiveis(Regente)
- Técnicas de conservação e restauro I - materiais orgânicos(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Conservação Preventiva I(Docente)
- História e tecnologia dos materiais do património artístico e cultural(Regente)
- Transporte, armazenamento e exposição de bens culturais(Regente)
- Preservação e gestão de acervos e coleções históricas(Docente)
- Técnicas de Conservação e Restauro II- património integrado(Docente)
- Técnicas de preservação e conservção de pintura II - suportes rígidos(Docente)
- Materiais e tecnologias V (adesivos e filmes)(Regente)
- Limpeza de superfícies polícromas e não-polícromas(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Teoria e prática da cor(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Laboratórios e oficinas - príncipios e práticas(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Técnicas e práticas de conservação e restauro de pintura sobre tela(Regente)
- Técnicas de preservação e conservação de pintura e policromia II(Regente)
- Materiais e tecnologias VI (materiais filmogéneos)(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Técnicas e práticas de conservação e restauro de pintura sobre madeira(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Técnicas de preservação e conservação de pintura e policromia I (Regente)
- Materiais e tecnologias V (pigmentos, corantes e cargas)(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Conservação e restauro de pintura sobre tela(Regente)
|
Universidade Católica Portuguesa |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Técnicas de preservação e conservação de materiais orgânicos II(Regente)
- Materiais e tecnologias IV (texteis, papel, pele e pergaminho)(Regente)
- Técnicas de preservação e conservação de pintura e policromia II (Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Materiais e tecnologias VI (materiais filmogéneos)(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Conservação e restauro de pintura sobre tela(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Técnicas de preservação e conservação de pintura e policromia I(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Materiais e tecnologias V (pigmentos, corantes e cargas)(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Técnicas de Preservação e conservação de pintura e policromia II(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Técnicas de conservação de pintura sobre tela e outros suportes flexiveis(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Técnicas de preservação e conservação de pintura sobre tela(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Introdução às técnicas de conservação e restauro(Regente)
|
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade Católica Portuguesa |
Jan/2014-Actual |
|
-
Coordenadora da licenciatura em Arte, conservação e restauro da Escola das Artes |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2012-2014 Contemporary and traditional lining techniques -Contemporary and traditional lining techniques |
Referência do projeto»Project reference: Erasmus - Intensif programme. Intensif programme - Erasmus Parceiro(s)»Partners:
École Supérieure des Arts de Saint Luc; Universita degli Urbino. Financiador(es)»Funding:
Erasmus - Intensif program - Lifelong experience.
|
2009-2011 Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal-Materials and Techniques of Painters from the North of Portugal |
Referência do projeto»Project reference: Processo nº 3-6-15-6-1199. Programa QREN - Eixo Prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial (Patrimóni Financiador(es)»Funding:
Universidade Católica Portuguesa; Quadro de Referência Estratégico Nacional.
|
Participação como Desenvolvimento técnico Participation as Technical developer |
2013-2014 Requalificação da Sé de Santarém - Rota das Catedrais-Requalification of Cathedral of Santarém - Cathedral's route |
Referência do projeto»Project reference: Operação Alent 09-241 - FEDER . Operação Alent 09-241 - FEDER
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Bem). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2000 |
Bolseira individual de mestrado,
AHRB.
|
2008 |
Bolseira individual de doutoramento,
FCT.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Set/2013 - Actual |
CITAR, Membro integrado.
|
Dez/2011 - Actual |
Associação de Conservadores Restauradores de Portugal, Membro.
|
Set/2010 - Actual |
Grupo Espanhol do International Institute for Conservation of Historic and Artistic works, Outros (especifique).
Membro do Conselho de Redacção da revista online Luso-espanhola.
|
Nov/2006 - Ago/2013 |
CITAR, Membro.
Conservação dos Bens Culturais, inserida na linha de investigação de Estudo, Conservação e Gestão do Património Cultural.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L. 2011. As escolhas de Aurélia de Sousa no que se refere aos suportes – o caso particular dos cartões e similares. In Através da Pintura: Olhares sobre a Matéria, 165 - 174. ISBN: 978-989-8497-01-7. Porto: Clássica, Artes Gráficas S.A.. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Clodoaldo, Rólan; Ferrero, José; Juanes, David; Carballo, Jorgelina; Calvo, Ana. 2013. "EDXRF analysis of the Pentecost Triptych from the “São Pedro de Miragaia” church", Radiation Physics and Chemistry, 82: 7 - 11.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Calvo, Ana; Cruz, António J. 2016. "As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa", Trabalho apresentado em III Colóquio Coleções de Arte em Portugal e Brasil, In As Academias de Belas-Artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: Ensino, Artistas, Mecenas e Coleções, Lisboa. |
|
|
|
2. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Barbosa, Carlota; Calvo, Ana. 2014. "Technical and historical examination of Virgin surrounded by flowers painted by Jan Van Kessel I", Trabalho apresentado em 6th European Symposium on Religious Art, Restoration and Conservation, In Post-prints 6th European Symposium on Religious Art, Restoration and Conservation, Florença. |
|
|
|
3. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Calvo, Ana. 2010. "Research on the Techniques and Materials used by a selection of Portuguese painters", Trabalho apresentado em The Technology and the Tecnhique in Research of Works of Art, In Interdisciplinary research on the works of art, Torun. |
|
|
|
4. |
Calvo, Ana; Aguiar, Maria C. M. L. P. L. 2011. "The research project – Materials and Painting Techniques of painters from the North of Portugal", Trabalho apresentado em 16º Triennial Meeting ICOM-CC, In Abstracts of the 16º Triennial Conference ICOM-CC, Lisboa. |
|
|
|
5. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Manuel, Ana C. 2009. "Pintura em cartão no início do séc. XX em Portugal: Aurélia de Sousa, uma pintora esquecida num tempo de mudanças técnicas", Trabalho apresentado em VIII Congreso Ibérico de Arqueometria, In Actas del VIII Congreso Iberico de Arqueometria, Teruel.
|
|
|
|
6. |
Calvo, Ana; Afonso, José F; Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Nodal, Carlos; Carballo, Jorgelina; Bravo, Luis. 2005. "Estudios sobre el Tríptico de Pentecostés, de la Iglesia de San Pedro de Miragaia, en Oporto", Trabalho apresentado em II Congreso del GEIIC- Investigación en conservación y restauración, In II Congreso del GEIIC- Investigación en conservación y restauración, Barcelona. |
|
|
|
7. |
Ferrero, José; Clodoaldo, Rólan; Juanes, David; Carballo, Jorgelina; Calvo, Ana M; Aguiar, Maria C. M. L. P. L. 2003. "EDXRF Análisis of the Holy Spirit Triptych from the San Pedro de Miragaia church ", Trabalho apresentado em Denver X-ray Conference, In Proceedings of the Annual Conference on Applications of X-ray Analysis, Denver. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Barata, Carolina; Vieira, Eduarda. 2017. "O ensino da teoria e da prática em Conservação e Restauro: a definição de Prática", Trabalho apresentado em IV Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro – Conservação e Restauração: a unidade na transdisciplinaridade, In Anais do IV Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro , Rio de Janeiro. |
|
|
|
2. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Silva, Arlindo; Frade, José C; Castro, Laura. 2017. "Revelações – a matéria da arte sob o olhar da conservação e restauro.", Trabalho apresentado em Exposição - Revelações – a matéria da arte sob o olhar da conservação e restauro, In Catálogo da Exposição, Porto. |
|
|
|
3. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Frade, José C; Candeias, António; Felizardo, Carla. 2015. "Imprimitura ou Camada de “Impregnação”: contributo através do estudo laboratorial do retábulo da igreja de Tancos", Trabalho apresentado em III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, In Livro de Resumos do III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Évora. |
|
|
|
4. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Teixeira, Andrea; Manuel, Ana C. 2015. "Antigas impregnações a óleo aplicadas no reverso de pintura sobre tela: o estudo laboratorial dos materiais encontrados numa
pintura portuguesa e uma breve avaliação da prática no país", Trabalho apresentado em III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, In Livro de Resumos III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Évora. |
|
|
|
5. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Broers, Nico; Verheyden, Olivier; Idelson, Antonio; Roma, Paolo; Cudell, Ana. 2014. "Promoting conservation culture through exchange in training on traditional and contemporary lining methods", Trabalho apresentado em ENCoRE Conference “Teaching Conservation-Restoration” at the 10th General Assembly , In CeROArt, Liège.
|
|
|
|
6. |
Calvo, Ana M; Aguiar, Maria C. M. L. P. L. 2008. "Art and religion: a challenging relationship for the conservator", Trabalho apresentado em IIC London Congress- Conservation and Access, In IIC London Congress- Conservation and Access, Londres. |
|
|
|
7. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Calvo, Ana M; Afonso, José F. 2006. "Methodological and aesthetical considerations in the conservation treatment of two easel paintings from the Museu Militar
do Porto", Trabalho apresentado em Theory and Practice in Conservation – a tribute to Cesari Brandi, In Actas, Lisboa. |
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L. 2010. "O percurso artístico da pintora Aurélia de Sousa". Porto: CITAR.
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Barata, Carolina; Vieira, Eduarda. O ensino da teoria e da prática em Conservação e Restauro: a definição de Prática,IV Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro – Conservação e Restauração: a unidade na transdisciplinaridade,Rio de Janeiro,2017 (Congresso). |
2. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L. A Investigação em Conservação e Restauro na Universidade católica Portuguesa,X Bienal de la Restauración e Gestión del Património,Valladolid,2016 (Conferência ou palestra). |
3. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Calvo, Ana; Cruz, António J. As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa,III Colóquio Coleções de Arte em Portugal e Brasil,Lisboa,2016 (Congresso). |
4. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Calvo, Ana; Cruz, António J; Candeias, António; Mirão, José. Pigments from a paint box from the atelier of the portuguese painter of the early twentieth century, Aurélia de Sousa,Colours 2015 - Bridging science with art,Évora,2015 (Congresso). |
5. |
Teixeira, Andrea; Calvo, Ana; Aguiar, Maria C. M. L. P. L. Antigas impregnações a óleo aplicadas no reverso de pintura sobre tela: o estudo laboratorial dos materiais encontrados numa
pintura portuguesa e uma breve avaliação da prática no país,III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro,Évora,2015 (Congresso). |
6. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L. A representação de flores pela mão de Aurélia de Sousa,Para Além das Camélias. Porto Cidade das Camélias,Porto,2015 (Conferência ou palestra). |
7. |
Frade, José C; Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Felizardo, Carla; Candeias, António. Imprimitura ou Camada de “Impregnação”: contributo através do estudo laboratorial do retábulo da igreja de Tancos,III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro,Évora,2015 (Congresso). |
8. |
Barbosa, Carlota; Calvo, Ana; Aguiar, Maria C. M. L. P. L. Technical and historical examination of Virgin surrounded by flowers painted by Jan Van Kessel I,6th European Symposium on Religious Art, Restoration and Conservation,Florença,2014 (Congresso). |
9. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Broers, Nico; Verheyden, Olivier; Idelson, Antonio; Roma, Paolo; Cudell, Ana. Promoting conservation culture through exchange in training on traditional and contemporary lining methods,Conference “Teaching Conservation-Restoration” at the 10th General Assembly da European Network for Conservation–Restoration
Education,Liège,2014 (Congresso).
|
10. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L. O que nos revela um retrato académico de Marques de Oliveira ,Exposição Revelações do acervo da Faculdade de Belas Artes do Porto,Porto,2013 (Comunicação). |
11. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L. Auto-retratos e retratos de Aurélia de Sousa,VII Jornadas de Arte e Ciência,Porto,2011 (Congresso). |
12. |
Calvo, Ana; Aguiar, Maria C. M. L. P. L. The research Project – Materials and Painting Techniques of painters from the North of Portugal,16º Triennial Meeting ICOM-CC,Lisboa,2011 (Congresso). |
13. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L. Apontamentos sobre a materialidade da pintura a óleo de Aurélia de Sousa,Exposição final do projecto Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal,Porto,2011 (Poster). |
14. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L. Estudo técnico e científico de um conjunto de obras da autoria de Aurélia de Sousa,Seminário de Investigação,Porto,2010 (Seminário). |
15. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L. Research on the Techniques and Materials used by a selection of Portuguese painters ,The Technology and the Tecnhique in Research of Works of Art,Torun, Polónia,2010 (Congresso). |
16. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Cruz, António J; Calvo, Ana; Carballo, Jorgelina. Pintura em cartão no início do séc. XX em Portugal: Aurélia de Sousa, uma pintora esquecida num tempo de mudanças técnicas,VIII Congreso Ibérico de Arqueometria,Teruel,2009 (Congresso). |
17. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L. A Pintura a óleo de Aurélia de Souza: estudo técnico e a sua relação com a conservação ,V Jornadas de Arte e Ciência sobre Investigação em Conservação e Restauro,Porto,2008 (Seminário). |
18. |
Calvo, Ana; Aguiar, Maria C. M. L. P. L. Art and religion: a challenging relationship for the conservator,International Congress Conservation and Acess, International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works,Londres,2008 (Poster). |
19. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L. Original, Réplica ou Cópia? Complementaridade entre Conservação, Ciência e História de Arte,Jornada de Reflexão: “Conservação e Restauro em Portugal, na encruzilhada de Bolonha – desafios e oportunidades”,Caparica,2007 (Seminário). |
20. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Carballo, Jorgelina; Bravo, Luis; Calvo, Ana M. The Contribution of non-destructive methods such as radiography, infrared reflectography and EDXRF in the determination of
authenticity in easel paintings,Non-Destructive and Microanalytical techniques in Art and Cultural Heritage Research (TECHNART),Lisboa,2007 (Congresso). |
21. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Calvo, Ana; Afonso, José F. Methodological and aesthetical considerations in the conservation treatment of two easel paintings from the Museu Militar
do Porto,Seminário Internacional “Theory and Practice in Conservation – a tribute to Cesari Brandi”,Lisboa,2006 (Congresso). |
22. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L. Advances in the new degree of Conservation and Restoration at the Escola das Artes at the Universidade Católica Portuguesa,Interim Meeting of ICOM/CC / Working Group of Training and Education ,Vantaa,2004 (Comunicação). |
23. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L. Evaluation of the effectiveness of six essential oils and two alchols for mould inhibition and assessment of their effects
on easel painting surfaces,Londres,2002 (Simpósio). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L. Embalagem e Transporte de Bens museológicos, 2008 (Especialização), promovido por Câmara Municipal do Porto. Duração: 54 horas. Local: Museu Guerra Junqueiro, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Frade, José C; Aguiar, Maria C. M. L. P. L. Chromatic Inpainting Workshop ,2017 (Oficina / Outra). |
2. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Silva, Arlindo. Revelações – a matéria da arte sob o olhar da conservação e restauro,2017 (Exposição / Organização). |
3. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L. Campanha de Verão em conservação de pintura sobre tela,2015 (Oficina / Outra). |
4. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L. International Workshop - Traditional and Contemporary Lining Tecnhiques,2014 (Oficina / Organização). |
5. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L. Discussion on ethics in conservation, por Edson Motta,2014 (Conferência / Organização). |
6. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L. Case-studies of contemporary art conservation, por Edson Motta,2014 (Conferência). |
7. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L. Conservação e restauro das pinturas monumentais de Eliseu Visconti no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, por Humberto Farias,2013 (Conferência / Organização). |
8. |
Silva, Arlindo; Aguiar, Maria C. M. L. P. L. Auto-retratos de Aurélia de Souza,2011 (Exposição / Organização). |
9. |
Silva, Arlindo; Aguiar, Maria C. M. L. P. L. Exposição final do projecto Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal ,2011 (Exposição / Organização). |
10. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L. Seminário de Investigação ,2010 (Seminário / Organização). |
11. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Calvo, Ana. III Jornadas de Arte e Ciência - A Conservação de Pintura sobre Madeira,2005 (Encontro / Organização). |
12. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Calvo, Ana. II Jornadas de Arte e Ciência - As Técnicas e a Conservação de Pintura Mural,2004 (Encontro / Outra). |
13. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L; Calvo, Ana. I Jornadas de Arte e Ciência - Investigação aplicada ao estudo de obras de arte pictóricas,2003 (Encontro / Outra). |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Cláudia Nunes, Estudo técnico e de conservação das obras de Candido Portinari pertencentes ao Palácio Gustavo Capanema, 2016. Tese (Conservação de Bens Culturais) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
2. |
May Paiva, A Reconstrução da história da conservação e restauro no Brasil através da trajetória profissional do pintor e restaurador
Edson Motta e seus herdeiros, pesquisando as técnicas e os conceitos praticados por estes entre 1944 e os dias de hoje., 2016. Tese (Conservação de Bens Culturais) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Fátima Pontes, Estágio em pintura sobre tela: 4 pinturas de Vieira Lusitano, Silva Porto, Acácio Lino e António Carneiro (Casa Museu Teixeira
Lopes), 2017. Dissertação (Conservação e restauro de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
2. |
Suely Deschermayer, Estudo e restauro da obra de maior relevância da produção pictórica de Arthur Nísio., 2017. Dissertação (Conservação e restauro de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
3. |
María Galán Torrego, Trânsito da Virgem: Estudo e tratamento de Conservação e Restauro de uma pintura barroca sobre tela., 2016. Dissertação (Conservação e restauro de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
4. |
Marta Freches, Deposição de Cristo no túmulo – estudo e intervenção de conservação e restauro, 2016. Dissertação (Conservação e restauro de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
5. |
Maria Augusta de Magalhães Sarmento Albuquerque da Quinta, Avaliação do efeito antifúngico de óleos essenciais por encapsulamento em ciclodextrina – potencial de aplicação e efeitos
de tratamento em pintura a óleo, 2016. Dissertação (Conservação e restauro de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
6. |
Carolina Branco, Tratamento de rasgões e lacunas em suporte de tela: retrato equestre de D. Miguel e representação de S. José, 2015. Dissertação (Conservação e restauro de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
7. |
Isaura Almeida, Intervenção de conservação e restauro de um retrato do século XIX. A transparência nas entretelagens versus a utilização de
semirrígidos, 2015. (Orientador). |
8. |
Ana Braamcamp de Figueiredo, Cristo diante do Sumo sacerdote: a problemática das costuras na conservação e restauro de pintura sobre tela, 2014. Dissertação (Conservação e restauro de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
9. |
Ana Lacerda de Queiroz, A Montagem e Manutenção de Exposições Temporárias¿ Relatório de estágio no Museu d’Art Contemporani de Barcelona, 2014. Dissertação (Conservação e restauro de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
10. |
Rita Moreira, Cristo crucificado na Igreja S. Pedro de Miragaia - as telas de enrolar., 2012. Dissertação (Conservação e restauro de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
11. |
Joana Preza de Andrade, José de Brito (1855-1948), um pintor do Norte: estudo da pintura a óleo, 2010. Dissertação (Conservação e restauro de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
12. |
Nelson Patrício, Planeamento, problemas e soluções de fixação para recolocar pintura sobre tela de tectos, 2010. Dissertação (Conservação e restauro de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
1. |
Leonor Trindade de Sousa Trêpa, Alegoria à pharmacia. Revisão e proposta de suportes auxiliares à pintura – grades., 2017. Dissertação (Conservação e restauro de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
2. |
Mafalda Castelão, Texturização de massas de preenchimento em pintura sobre suporte têxtil, 2015. Dissertação (Conservação e restauro de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
Blanca Martinez Mota , Conservação e Restauro de Pintura e Escultura, 2016. Universidad Complutense de Madrid (Orientador). |
2. |
Ignacio Bermeja Gigorro, Lining techniques for easel paintings – canvas and paper techniques, 2015. Escuela Superior de Conservación e Restauración de Madrid (Orientador). |
3. |
Cristina Castro , Treatment of rolled paintings with large dimensions, 2014. Escuela Superior de Conservación e Restauración de Madrid (Orientador). |
4. |
Humberto Farias, Tratamento de pintura sobre tela, 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro (Orientador). |
Outros Trabalhos Other production |
1. |
Aguiar, Maria C. M. L. P. L. Os Materiais e a Técnica de Pintura a óleo na obra de Aurélia de Souza e a sua relação com a Conservação, 2012.
|
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. Participação no júri de Diogo von Amann de Campos Ramirez Sanches. Conservação, materiais e tècnicas na pintura a óleo de Tomás da Anunciação, Cristino da Silva e Miguel Ângelo Lupi, 2016. Tese (Conservação e restauro) - Universidade Nova de Lisboa. |
2. |
Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. Participação no júri de Sandra Micó Boró. Una propuesta metodológica para la limpieza de las ceras anatómicas del siglo XVIII del Real Colegio de Cirugía de San Carlos
(Madrid), 2015. Tese (Faculdade de Belas Artes) - Universidad Complutense de Madrid. |
1. |
Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. Participação no júri de Maria de Fátima Fernandes Teixeira. Conservação e restauro da pintura sobre madeira A morte de S. Francisco de Assis. Monitorização ambiental e gestão de risco
de dano na pintura em estudo por ação da luz natural , 2015. Dissertação (Conservação e restauro de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa. |
2. |
Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. Participação no júri de Ana Teresa Moreira Braga Teves Reis. A Galeria dos Vice-Reis e Governadores da Índia Portuguesa: percurso para a definição de uma metodologia de intervenção, 2015. Dissertação (Conservação e restauro de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa. |
3. |
Luis Bravo; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. Participação no júri de Stefan Ferreira Alves. Radiografia-X de pintura: fundamentos radiológico, parâmetros radiográficos e potencialidades interpretativas , 2015. Dissertação (Conservação e restauro de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa. |
4. |
Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. Participação no júri de Francisco Duarte Brites. Analysis and treatment of a male portrait in oil and a study of the size layer with reconstructions from Vibert´s recipe (1892), 2015. Dissertação (Conservação e restauro) - Universidade Nova de Lisboa. |
5. |
Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. Participação no júri de Sara Raquel Santana de Sá. Analysis and treatment of a nineteenth century portrait, study of Artsorb and a proposal for a microclimate frame, 2015. |
6. |
Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. Participação no júri de Raquel de Rocha Marques. Analysis and treatment of a nineteenth century oil painting, 2014. Dissertação (Conservação e restauro) - Universidade Nova de Lisboa. |
7. |
Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. Participação no júri de Liliana Querido Cardeira. Conservação e restauro das obras do pintor Adriano de Sousa Lopes da coleção de pintura da FBAUL, 2014. Dissertação (Conservação e Restauro) - Universidade de Lisboa. |
8. |
Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. Participação no júri de Lígia Salgueiro Coutinho Mateus. Estudo e intervenção de conservação e restauro de uma pintura sobre madeira, do Museu da Câmara Municipal de Tomar, representando
uma natureza-morta, 2013. Dissertação (Conservação e restauro) - Instituto Politécnico de Tomar. |
9. |
Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; José Carlos Patricio Frade. Participação no júri de Maria Carlota Teixeira Leão Pimentel Barbosa. Jan Van Kessel (1626-1679) Virgem circundada de flores. Estudo técnico e tratamento de conservação e restauro., 2013. Dissertação (Conservação e restauro de Pintura) - Universidade Católica Portuguesa. |
10. |
Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. Participação no júri de Sylvie da Silva Ferreira. Conservação e restauro de um conjunto de pinturas de Columbano Bordalo Pinheiro, 2012. Dissertação (Conservação e restauro) - Instituto Politécnico de Tomar. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Ana Calvo Manuel; Rocio Bruquetas; Ana laborde; Emma García; Margarita San Andrés; Marisa Gomez. Revista Ge-IIC , desde 2010/05/19, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
17 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
1 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
1 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
14 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
7 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
7 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
1 |
Produção técnica Technical production |
37 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
37 |
Dados complementares (Additional data) |
35 |
Orientações Orientations |
21 |
Outros Trabalhos Other production |
1 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
12 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1 |
Outras informações relevantes
Coordenadora da Licenciatura em Arte, Conservação e Restauro da Escola das Artes |
Visualizações do curriculum [
4389
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
27-10-2018
às
02:29:14
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|