Filomena Maria de Carvalho Serra
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
10/01/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Filomena Maria de Carvalho Serra |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Filomena Serra |
Categoria profissional
Position |
Assistente |
Endereço profissional
Professional address |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Instituto de História da Arte Avenida de Berna, 26 C Lisboa 1069--061 Lisboa Portugal Correio electrónico: fil.serra@sapo.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2010-2013 |
Doutoramento Phd |
História da Arte Contemporânea
(1 anos » years)
.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
1997-1999 |
Mestrado Master degree |
História da Arte
(2 anos » years)
.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
1976-1982 |
Licenciatura Licentiate degree |
História
(5 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
1986-1987 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Biblioteconomia.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Mai/2016-Actual |
Outra Situação |
Mai/2016-Actual |
Investigador Principal |
Universidade Nova de Lisboa |
Set/2014-Actual |
Assistente |
Universidade Nova de Lisboa |
Fev/2013-Jul/2014 |
Outra Situação |
Universidade Nova de Lisboa |
Fev/2011-Jul/2011 |
Assistente |
Universidade Nova de Lisboa |
Fev/2010-Jul/2010 |
Assistente |
Universidade Nova de Lisboa |
Fev/2009-Jul/2009 |
Assistente |
Universidade Nova de Lisboa |
Jan/2005-Dez/2008 |
Assessor |
Jan/2000-Dez/2004 |
Assessor |
Jan/1977-Dez/1999 |
Assessor |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Nova de Lisboa |
Curso»Academic program: Curso de Doutoramento em História da Arte Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Temáticas Aprofundadas em História da Arte
|
Universidade Nova de Lisboa |
Curso»Academic program: História da Arte Disciplinas lecionadas»Taught units:
- História e Experiência daPpaisagem(Docente)
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2016-2019 Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974) -Printed Photography. Image and Propaganda in Portugal (1934-1974) |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPC-HAT/4533/2014 . Parceiro(s)»Partners:
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa; UL; DGLAB; Sociedade Nacional de Belas Artes; UNL. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Bem), Português (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Português (Bem). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Português (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco), Francês (Razoavelmente), Português (Bem). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1989 |
Louvor,
Administracção da Portugal Telecom.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Instituto de História da Arte (FCSH-UNL), Membro.
|
Jan/2015 - Actual |
Cluster Estudos de Fotografia e Cinema, Membro.
|
Jan/2014 - Actual |
Association for Spanish and Portuguese Historical Studies, Membro.
|
Jan/2013 - Actual |
Núcleo de EStudos em Arte Contemporânea, Membro.
|
Jan/2010 - Actual |
Liga dos Amigos do Jardim Botânico, Membro.
|
1990- 1996 |
Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa, Outros (especifique).
sócia.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Serra, Filomena. ed. 2014. Global-art-scapes 1 (Cidadania, Paisagem Urbana e Jardim Público) ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-20-5115-4. Lisboa: Faculdade de CIências Sociais e Humanas- Universidade Nova de Lisboa.
|
|
|
|
2. |
Serra, Filomena. 2006. A Experimentação abstracta de Fernando Lanhas: uma vontade de mundo. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-21-1865-1. Lisboa: Editorial Caminho. |
|
|
|
3. |
Serra, Filomena. 2006. René Bertholo: pinturas, objectos e mozikas. ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-21-1726-2. Lisboa: Editorial Caminho. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Serra, Filomena. 2015. O Exílio como "mal da ausência". In Arte e Dor, ed. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa, 211 - 224. ISBN: 978-989-98998-3-4. Lisboa: Faculdade de Ciências Sciais e Humanas. |
|
|
|
2. |
Serra, Filomena. 2012. Salazar: um retrato do Chefe e o mito do Homem Novo. In Arte e Utopia , ed. Centro de História da Arte da UE; DINÂMIA'CET-ISCTE-Ul; FCSH-UNL, 257 - 262. ISBN: 978-989-95584-8-9. Lisboa: FCSH - UNL. |
|
|
|
3. |
Serra, Filomena. 2012. Almada Negreiros e a Dança. In A Dança e a Música nas Artes Plásticas do Século XX, ed. Instituto de História da Arte-Estudos de Arte Contemporânea/C. de Estudos de Comunicação e Linguagem, 63 - 73. ISBN: 978-989-95291-4-4. Lisboa: Instituto de História da Arte-Estudos de Arte Contemporânea/C. de Estudos de Comunicação e Linguagem. |
|
|
|
4. |
Serra, Filomena. 2012. José Pacheco e a maqueta de cenário para o bailado «A princesa dos sapatos de ferro». In Museu Nacional do Teatro, ed. Museus de Portugal, Museu Nacional do Teatro, 62 - 65. ISBN: 978-989-554-853-8. Lisboa: Museu Nacional do Teatro. |
|
|
|
5. |
Serra, Filomena. 2012. Almada Negreiros e o manifesto dos Bailados Russos. In Lisboa e os Ballets Russes, ed. Blurb Editora, 15 - 25. ISBN: 989-20-2948. São Francisco: Imp. Blurb.
|
|
|
|
6. |
Serra, Filomena. 2011. Almada Negreiros: Pierrot e Arlequim ou o ethos melancólico de um retrato. In Arte e Melancolia, ed. Instituto de História da Arte- Estudos de Arte Contemporânea da UNL e Ed. Colibri, 461 - 473. ISBN: 978-989-689-215-9. Lisboa: Edições Colibri.
|
|
|
|
7. |
Serra, Filomena. 2010. Maqueta de Cenário para o bailado "A Princesa dos saparos de Ferro". In José Carlos Alvarez (org.), Catálogo Museu Nacional do Teatro, QuidNovi-Instituto dos Museus e da Conservação, 2011., ed. Museus de Portugal- Museu Nacional do Teatro, 63 - 65. ISBN: 978-989-554-853-8. Lisboa: QUIDNOVI. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Serra, Filomena. 2016. "Visões do Império: a 1ª EXposição Colonial Portuguesa e alguns dos seus Álbuns", Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM), vol.5, n.1, jan. 2016/ jun. 2016 5, 1: 45 - 59.
|
|
|
|
2. |
Serra, Filomena. 2014. "Almada Negreiros, a Dança e os Ballets Russes", Literatura e Sociedade, São Paulo, n. 17, p. 14-28, dez. 2013. , 17: 14 - 28.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Serra, Filomena. 2016. "Ângelo de Sousa and the happening «To beat or not to beat», a forgotten story and a contra-political discourse regime ", Trabalho apresentado em Simpósio Internacional "Performance arte portuguesa",, In no prelo, Lisboa. |
|
|
|
2. |
Serra, Filomena. 2015. "O meio e a mensagem. Propaganda colonial e representações imaginadas nos retratos dos álbuns sobre a 1ª Exposição Colonial
Portuguesa de 1934", Trabalho apresentado em XII CONLAB, CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO, In Livro de Atas do 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa 2015, Imaginar
e Repensar o Social: Desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa, 25 anos depois, Lisboa.
|
|
|
|
3. |
Serra, Filomena. 2014. "«A Cena do Ódio» de Almada Negreiros: Corpo, Imagem e Texto", Trabalho apresentado em Verba Volant? Oralidade Escrita, Memória, In não foram ainda publicadas, Braga. |
|
|
|
4. |
Serra, Filomena. 2013. "Almada Negreiros: a imagem do corpo e o corpo em imagens", Trabalho apresentado em Colóquio Internacional Almada Negreiros, In Colóquio Internacional Almada Negreiros 13, 14 e 15 de novembro de 2013, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
|
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Serra, Filomena. 2012. " O Imaginário Romântico da Pena ( Lisboa: Chaves Ferreira Publicações S.A., 2009, 287 pp) de CARNEIRO, JOSÉ MANUEL MARTINS,
Book review ", Gardens & Landscapes of Portugal, nr. 1 (May, 2013). , 1: 50 - 50.
|
|
|
|
2. |
Serra, Filomena. 2005. "As neo-vanguardas: reciclagem e realização do projecto das vanguardas históricas. A situação portuguesa", Artis - revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 4: 399 - 425. |
|
|
|
3. |
Serra, Filomena. 2004. "Angelo de Sousa, percepção e performatividade", Artis- revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, , 3: 295 - 324. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Serra, Filomena. 2015. "O Exílio como "mal de ausência"", Trabalho apresentado em Colóquio Arte & Dor , In Arte & Dor, Lisboa. |
|
|
|
Trabalho técnico Technical work |
1. |
Serra, Filomena. Glossário de Telecomunicações,1997 (Outra). |
2. |
Serra, Filomena. Report on Participation in the Joint FID/ASLIB Conference at the University of Manchester, ,1986 (Outra). |
3. |
Serra, Filomena. Revista da Biblioteca Nacional,1986 (Outra). |
4. |
Serra, Filomena. O impacto científico e cultural de um sistema de informação nacional automatizado de informação bibliográfica,1986 (Relatório de projeto). |
5. |
Serra, Filomena. Informatização da Biblioteca nacional, Estudo Preliminar,1985 (Relatório técnico). |
6. |
Serra, Filomena. Relatório da Missão de Estudos à Library of Congress, Wasshington,1985 (Relatório técnico). |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Serra, Filomena. Ângelo de Sousa: O Fotógrafo acidental: serialismo e experimentação em Portugal, 1968-1980,O Fotógrafo Acidental Serialismo e Experimentação em Portugal, 1968-1980,Lisboa,2017 (Conferência ou palestra).
|
2. |
Serra, Filomena. Fotografia e Propaganda em Perspectiva Histórica,2016 (Seminário). |
3. |
Serra, Filomena. Ângelo de Sousa and the happening «To beat or not to beat», a forgotten story and a contra-political discourse regime ,Simpósio PAPE Performance Arte Portuguesa 1º e 2º ciclos,Lisboa,2016 (Congresso). |
4. |
Serra, Filomena. Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal,Workshop de Apresentação Pública do Projecto PTDC/CPC-HAT/4533/2014,Lisboa,2016 (Comunicação). |
5. |
Serra, Filomena; Tores, Prof. D. E. C. Salazar, o culto do chefe e o poder da fotografia,5º Ciclo de Conferências LISBOA XXI – Minha Querida Lisboa,Lisboa,2016 (Conferência ou palestra).
|
6. |
Serra, Filomena. Amadeo, retrato(s) do artista quando jovem, I Congresso Internacional Amadeo de Souza Cardoso ,Porto,2016 (Congresso). |
7. |
Serra, Filomena. Paisagem e "Campo expandido",Temáticas Aprofundadas em História da Arte,Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa,2015 (Comunicação). |
8. |
Serra, Filomena. O meio e a mensagem. Propaganda colonial e representações imaginadas nos retratos dos álbuns sobre a 1ª Exposição Colonial
Portuguesa de 1934,Verba Volant? Oralidade escrita memória,Braga,2015 (Congresso).
|
9. |
Serra, Filomena; Tores, Prof. D. E. C. Salazar e os Media os Media e Salazar,Conferência Salazar e os Media os Media e Salazar,Lisboa,2015 (Congresso). |
10. |
Serra, Filomena. A Land Art e a questão do Lugar,Temáticas Aprofundadas em História da Arte,Faculdade de CIências Sociais e Humanas- Universidade Nova de Lisboa,2015 (Seminário). |
11. |
Serra, Filomena. Novas reconfigurações da paisagem: Intervir, marcar, transgredir, inventar,2015 (Seminário). |
12. |
Serra, Filomena. Vitoriano Braga, homem de teatro e fotógrafo amador,Workshop Fotografia Investigação Arquivo,Lisboa,2014 (Comunicação). Esta comunicação vai ser editada. As Actas encontram-se no prelo. |
13. |
Serra, Filomena. Os parques de escultura na segunda metade do século XX. As novas relações entre escultura e jardim,Ciclo de Conferências «Artes dos Jardins»,Lisboa,2014 (Seminário). |
14. |
Serra, Filomena; Costa, Dra. V. N.. A contribuição da Land Art; Earth Works e obras site-specific. A paisagem como natureza pensada,Ciclo de Conferências «Artes dos Jardins»,Lisboa,2014 (Seminário). |
15. |
Serra, Filomena. A obra de Almada Negreiros nos 120 anos sobre o seu nascimento,Lisboa,2014 (Seminário). |
16. |
Serra, Filomena. A Arte Pública e a cidade,Ciclo de Conferências "Artes dos Jardins",Lisboa,2014 (Conferência ou palestra). |
17. |
Serra, Filomena. To beat or not to beat, artistas em Londres em finais dos anos 60,45th Annual Meeting of the Association for Spanish and Portuguese Historical Studies,Modena,2014 (Congresso).
|
18. |
Serra, Filomena. O Retrato e as Representações do «outro» nos álbuns da I Exposição Colonial Portuguesa de 1934,Temáticas Aprofundadas em História da Arte,Lisboa,2014 (Conferência ou palestra).
|
19. |
Serra, Filomena. A «Cena do Ódio» de Almada Negreiros: corpo, imagem, texto,Congresso Internacional «Verba Volant? Oralidade, Escrita e Memória»,Braga,2014 (Comunicação). O Congresso irá decorrer em Braga de 13 a 15 de Novembro de 2014. |
20. |
Serra, Filomena. Experiência da Paisagem e Paisagem como Natureza Pensada,Temáticas Aprofundadas em História da Arte,Lisboa ,2014 (Conferência ou palestra). |
21. |
Serra, Filomena. Almada Negreiros: a imagem do corpo e o corpo em imagens,Colóquio Internacional Almada Negreiros,Lisboa,2013 (Congresso). A comunicação apresentada vai ser publicada na revista de História da arte da FCSH-UNl; encontra-se no prelo. |
22. |
Serra, Filomena. Salazar: um retrato do chefe e o mito do Homem Novo,Colóquio Internacional Arte e Utopia,Lisboa,2013 (Outra). Comunicação publicada em Actas na publicação Arte e Utopia, Lisboa: FCSH, 2013. |
23. |
Serra, Filomena. Almada Negreiros do desenho ao sinal,2012 (Comunicação). |
24. |
Serra, Filomena. Angelo de Sousa «All Ich Kann (Tudo o que sou capaz)» e o filme de Jorge Silva Melo,2011 (Conferência ou palestra). |
25. |
Serra, Filomena. Almada e a dança,Colóquio Internacional Arte e Melancolia,Lisboa,2011 (Outra). |
26. |
Serra, Filomena. "Os Géneros na Pintura",Lisboa,2010 (Seminário). |
27. |
Serra, Filomena. Almada Negreiros, Pierrot e Arlequim ou o Ethos Melancólico de um retrato,2010 (Outra). Comunicação publicada em Actas em Arte e Melancolia, FCSH-UNL, 2011. |
28. |
Serra, Filomena. "A Pintura de Paisagem no século XIX",Lisboa,2009 (Seminário). |
29. |
Serra, Filomena. O retrato na arte,Mesa-redonda intitulada «Os Caprichos têm data?»,Lisboa,2009 (Conferência ou palestra). |
30. |
Serra, Filomena. Almada Negreiros e os Ballets Russes,Lisboa,2009 (Seminário). |
31. |
Serra, Filomena. "René Bertholo e o Grupo KWY",Lisboa,2005 (Seminário). |
32. |
Serra, Filomena. Pintura e Objectualidade nos anos 60 em Portugal,Lisboa,2004 (Seminário). |
33. |
Serra, Filomena. "A Colagem: do Cubismo ao Surrealismo",Lisboa,2000 (Seminário). |
Organização de evento Event organization |
1. |
Serra, Filomena; Rodrigues, Sofia L. Colóquio Internacional Projectos Editoriais República e Estado Novo,2017 (Conferência / Organização).
|
2. |
Serra, Filomena; Oliveira, José. Sessão Práticas e Discursos de Identidade Nacional: o Foto-livro “Portugueses” do Fotógrafo Luiz Carvalho,2016 (Outro / Organização).
|
3. |
Serra, Filomena; Alves, Margarida B; Lamoni, Giulia. Exposição Co(H)abitar,2016 (Exposição / Curadoria).
|
4. |
Serra, Filomena; André, Paula; Marques, Bruno. Workshop Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974),2016 (Oficina / Outra). Workshop de apresnetação pública do Projecto FCT Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal
[referência PTDC/CPC-HAT/4533/2014]. |
5. |
Serra, Filomena; Costa, Dra. V. N.. Ciclo de Conferências Artes dos Jardins,2014 (Conferência).
|
6. |
Serra, Filomena. "O Poder da Multidão n Pintura Europeia, 1850-1930",2012 (Conferência / Organização). |
7. |
Serra, Filomena; Cohn, Prof. D. D. Seminário «La paysage comme histoire: la peinture allemande au XIXème siècle et la construction d'une identité nationale»,2012 (Conferência / Organização). Organização da Conferência no âmbito do Curso de Doutoramento em História da Arte.
|
8. |
Dix, Prof. D. S; Serra, Filomena. Seminário «Fernando Pessoa: a pluralidade do mundo enquanto fenómeno estético»,2012 (Seminário / Outra). |
9. |
Serra, Filomena; Melo, Jorge S. Ciclo de Encontro com Artistas, "Ana Vieira: «e o que não é visto»", um filme de Jorge Silva Melo, apresentado por Filomena
Serra e Giulia Lamoni,2012 (Encontro / Organização). |
10. |
Serra, Filomena; Guerreiro, António. Seminário no âmbito do Curso de Doutoramento «O Projecto Aby Warburg»,2011 (Seminário / Outra). |
11. |
Melo, Jorge S; Serra, Filomena. Ciclo de Encontro com Artistas. Apresentação do filme «Angelo de Sousa tudo o que sou capaz», de Jorge Silva Melo,2011 (Encontro).
|
12. |
Serra, Filomena; Melo, Jorge S. Sessão de Encontro Com Artistas, «Ana Vieira e o que não é visto», apresentação de Filomena Serra e Giulia Lamoni,2011 (Encontro).
|
13. |
Serra, Filomena; Lessa, Prof. D. R. Seminário «Mostrar por fragmentos. Uma reflexão a respeito das relações entre cepticismo, estética e Shoá»,2010 (Seminário).
http://c4.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/mec05a72f/7342692_yAgYS.jpeg
.
|
14. |
Serra, Filomena; Melo, Jorge S. Ciclo de Encontro com Artistas, ANTÓNIO SENA Conferência do artista e projecção do documentário A Mão Esquiva (2009),2010 (Encontro).
Conferência do pintor ANTÓNIO SENAe projecção do documentário "A Mão Esquiva" (2009), realizado por Jorge Silva Melo. FCSH,
4 Março 2010. |
15. |
Serra, Filomena; Melo, Jorge S. Ciclo de Encontros com Artistas, «António Sena conversa e debate com o artista e projecção do filme documentário de Jorge
Silva Melo»,,2010 (Conferência / Outra).
|
16. |
Serra, Filomena. Ciclo de Encontro com Artistas NIKIAS SKAPINAKIS Conferência “Pintura - inactualidade ou perenidade (episódios do trabalho
de um pintor)”,2009 (Encontro). Conferência do pintor NIKIAS SKAPINAKIS“Pintura - inactualidade ou perenidade (episódios do trabalho de um pintor)”, seguida
da projecção do filme-documentário "O Teatro dos Outros "(2007), realizado por Jorge Silva Melo. FCSH, 22 Out. 2009. A conferência
de Nikias Skapinakis foi editada na brochura" Pintura -Inactualidade ou Perenidade. Episódios do Trabalho de um Pintor", publicação
resultante de uma parceria entre os Artistas Unidos e o IHA/Estudos de Arte Contemporânea e que teve lançamento público na
Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, em Lisboa, a 10 de Maio de 2010. |
17. |
Serra, Filomena; Júdice, Dra. M. Mesa-redonda "Fernando Lemos à Prova", Casa Fernando Pessoa,1999 (Encontro / Organização). Mesa-Redonda na Casa Fernando Pessoa (12-10-1999) em que participaram Margarida Acciaiuoli, Perfecto Cuadrado, Pintor Fernando
de Azevedo e o crítico Rui Mário Gonçalves. |
Programa de rádio ou TV Radio or TV show |
1. |
Serra, Filomena. A Exposição de Angelo de Sousa nos Artistas Unidos -Teatro da Politécnica,2011 (Entrevista). |
Apresentação de obra artística Artistical work presentation |
1. |
Serra, Filomena; Lamoni, Giulia; Alves, Margarida B. Exposição Co(H)abitar ,2016 (Outra).
|
2. |
Serra, Filomena; Pichel, Carmen. Catálogo da exposição «Carmen Pichel: os objectos também falam» ,2013 (Outra).
|
Apresentação em rádio ou TV Radio or TV presentation |
1. |
Serra, Filomena. Entrevista de Mafalda Serrano a Filomena Serra sobre a obra o pintor Ângelo de Sousa,2011 (Outra). |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Maria Manuela Gomes Gonçalves, As Nuvens na pintura e na fotografia em Portugal. , 2015. Tese (Curso de Doutoramento em História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
2. |
Jorge Alexandre Pessoa Godinho Costa Maia, A Nona Colónia Pedagogia ou Propaganda no Jardim Colonial (1906-1945)., 2015. Tese (Curso de Doutoramento em História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização Specialization course conclusion monograph |
1. |
Fernandina Rosiello, Leal da Câmara (1876-1948), a Caricatura e outras Artes. Retrato de um artista multifacetado, 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História Da Arte) - UNL (Orientador). |
2. |
Maria Manuela Gomes Gonçalves, As nuvens na fotografia de paisagem: acessório e fragmento,, 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
3. |
Jorge Alexandre Pessoa Godinho Costa Maia, A Nona Colónia Pedagogia ou Propaganda no Jardim Colonial , 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
João Parreira, A Exposição do 1º Congresso da União Nacional, 2016. (Orientador). |
2. |
Laura Almeida, Fotografia Impressa no Estado Novo, 2016. (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Filomena Serra. Participação no júri de Ana Maria da Silva Barros Quintas. Grafismo e Ilustração em Portugal nos anos 40, 2015. Tese (História Da Arte) - UNL.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
20 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
10 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
3 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
7 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
5 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
2 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
3 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
5 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
4 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Produção técnica Technical production |
57 |
Trabalhos técnicos Technical works |
6 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
51 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
3 |
Dados complementares (Additional data) |
8 |
Orientações Orientations |
7 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1 |
Outras informações relevantes
Frequentou o Curso de Mestrado de História da Arte Contemporânea da FCSH- UNL com altas classificações (18 valores), tendo
investigadoo tema "Pintura e Objectualidade na obra de Angelo de Sousa". Não defendeu tese tendo passado directamente
para doutoramento, em virtude das suas altas classificações. O tema da tese de doutoramento incidiu sobre o tema do retrato
na primeira metade do século XX em Portugal. Entretanto, veio a pedir para ser abrangida pela legislação de Bolonha.
Deste modo conclui o Diploma de Estudos Avançados (DEA) do Ciclo de Estudos de Doutoramento em 2010 com a nota de 18 valores
e apresentou em finais de 2012 a tese de doutoramento subordinada ao título: «O Retrato na encruzilhada da pintura em Portugal
(1911-1949)» cujas provas já decorreram e onde obteve a Nota Máxima da FCSH-UNL, que foi Muito Bom por unanimidade, com menção
de quatro louvores por parte do júri. Recentemente viu o seu trabalho de investigação sobre «Almada Negreiros e a dança»
e «Almada e o manifesto dos Bailados Russos» ser citado no Vol. 1 do «International Futurism, 1945-2009 A Bibliographic
Handbook» de Günter Berghaus, Walter de Gruyter, Berlin/New York 2013 (no prelo).
|
Visualizações do curriculum [
2386
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
13-10-2018
às
17:29:18
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|