Bruno José de Sousa Marques
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
20/05/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Bruno José de Sousa Marques |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Marques, Bruno José de Sousa |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Humanidades-História e Arqueologia.
|
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2005-2011 |
Doutoramento Phd |
História de Arte Contemporânea.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
2002-2005 |
Mestrado Master degree |
História de Arte Contemporânea
(2 anos » years)
.
Faculdade de Ciências Sociais Humanas da Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
1996-2001 |
Licenciatura Licentiate degree |
História de Arte
(4 anos » years)
.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Mai/2016-Actual |
Investigador Auxiliar |
Faculdade de Ciências Sociais Humanas da Universidade Nova de Lisboa |
Fev/2016-Actual |
Outra Situação |
Universidade Nova de Lisboa |
Set/2013-Actual |
Outra Situação |
Instituto de História de Arte |
Set/2011-Actual |
Investigador Principal |
Instituto Superior de Ciências Educativas |
Mar/2010-Jul/2015 |
Professor Adjunto |
FUNDAÇÃO CAIXA GERAL DE DEPOSITOS - CULTURGEST |
Mai/2005-Out/2014 |
Outra Situação |
Instituto de História de Arte |
Out/2012-Mar/2014 |
Investigador Auxiliar |
Universidade Nova de Lisboa |
Jul/2012-Set/2013 |
Outra Situação |
Instituto de História de Arte |
Out/2012-Mar/2013 |
Investigador Principal |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Mar/2012-Fev/2013 |
Outra Situação |
Mar/2012-Set/2012 |
Investigador-coordenador |
Universidade Nova de Lisboa |
Fev/2012-Jul/2012 |
Outra Situação |
BOOKCASE - OBRAS LITERARIAS E ARTISTICAS, UNIPESSOAL LDA |
Mar/2011-Jan/2012 |
Outra Situação |
Instituto de História de Arte |
Dez/2008-Dez/2011 |
Outra Situação |
Universidade Nova de Lisboa |
Jul/2010-Set/2011 |
Outra Situação |
Universidade Nova de Lisboa |
Set/2011-Fev/2012 |
Assistente |
Set/2010-Fev/2011 |
Outra Situação |
FUNDAÇÃO CAIXA GERAL DE DEPOSITOS - CULTURGEST |
Abr/2010-Fev/2011 |
Outra Situação |
Universidade Nova de Lisboa |
Out/2009-Jan/2010 |
Outra Situação |
Mar/2009-Out/2009 |
Investigador-coordenador |
Jan/2008-Out/2009 |
Outra Situação |
Universidade Nova de Lisboa |
Jun/2009-Jul/2009 |
Outra Situação |
Universidade Nova de Lisboa |
Jul/2007-Jul/2007 |
Outra Situação |
Instituto de História de Arte |
Mai/2003-Out/2006 |
Assistente de Investigação |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Jul/2000-Dez/2000 |
Estagiário Investigador |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto de História de Arte |
Instituto de História de Arte |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Nova de Lisboa |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Integra a equipa do Programa de Doutoramento em Estudos Artísticos/FCSH, coordenado por João Mário Grilo e financiado pela
FCT. Referência: PD/00488/2012
|
Universidade Nova de Lisboa |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Leccionou (com a Doutora Ana Duarte Rodrigues) o curso “História da Arte em Portugal – do século XV à Arte Contemporânea”
(Escola de Verão da FCSH-UNL, edições de 2012 e 2013).
|
Instituto Superior de Ciências Educativas |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Regência de História da Arte e do Património Cultural; Museologia; Etnologia Portuguesa; e Antropologia do Turismo
|
Universidade Nova de Lisboa |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Colaborou na leccionação da disciplina “Fotografia e Realismos”, do curso de Mestrado em História de Arte Contemporânea (2º.
sem. de 2011/2012) da FCSH-UNL.
|
Universidade Nova de Lisboa |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Leccionou (com Ana Duarte Rodrigues) o curso “A Mulher na Arte” (Escola de Verão da FCSH-UNL, Julho de 2010 e Setembro de
2011).
|
Universidade Nova de Lisboa |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Presta serviços de tutoria a alunos de Mestrado em História de Arte ao abrigo do Programa Minerva: co-orienta com a Doutora
Margarida Acciaiuoli quatro dissertações de mestrado.
|
Universidade Nova de Lisboa |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Enquanto professor conferencista, leccionou a disciplina “A Paisagem na Arte” do curso de licenciatura em História de Arte
da FCSH-UNL
|
Universidade Nova de Lisboa |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Leccionou (com Ana Duarte Rodrigues) o curso “O Corpo e o Rosto” (Escola de Verão da FCSH-UNL, Julho de 2009).
|
Universidade Nova de Lisboa |
Estágios realizados (Traineeships)
Fundação Calouste Gulbenkian |
Estágios realizados»Traineeships: - Desenvolvendo acções de recolha e tratamento de informação bibliográfica sobre as artes decorativas em Portugal no século
XIX, tendo ganho uma bolsa (PRODEP): classificação muito bom
|
Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Fundação Calouste Gulbenkian |
Mar/2012-Actual |
|
Serviço realizado»Executed service: Redige biografias e textos de análise histórica e estética sobre artistas da colecção do CAM/FCG (J. Rodrigo, F. Calhau, Joaquim
Bravo, A. Palolo, Terry Frost, Carlos Botelho, Cabrita Reis, Jorge Pinheiro, Pedro Casqueiro etc.) para o Website do CAM |
FUNDAÇÃO CAIXA GERAL DE DEPOSITOS - CULTURGEST |
Abr/2010-Mai/2011 |
|
Serviço realizado»Executed service: Colaborou no programa MATRIZ – Inventário e Gestão de Colecções Museológicas – no âmbito da Colecção da CGD: investigação
documental e elaboração de um corpo de fichas de obra sobre a obra de Julião Sarmento. |
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Instituto de História de Arte |
Set/2011-Actual |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Membro integrado da Comissão Ciêntífica do IHA/FCSH-UNL, coordenando um colóquio internacional e leccionando vários Curso
de Verão na FCSH |
Instituto de História de Arte |
Out/2012-Jan/2013 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Investigador do projecto de Catalogação e Investigação do Arquivo Galeria Quadrum (inventariação, estudo e disponibilização
on-line do acervo documental) |
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
FUNDAÇÃO CAIXA GERAL DE DEPOSITOS - CULTURGEST |
Mai/2005-Actual |
|
Atividade realizada»Activity: Colabora, como mediador cultural, com o Serviço Educativo (visitas guiadas, conversas com artistas, sessões de leitura e aulas
temáticas) e com Serviço de Exposições (redacção dos textos do audioguia e folhas de sala) |
BOOKCASE - OBRAS LITERARIAS E ARTISTICAS, UNIPESSOAL LDA |
Mar/2011-Set/2011 |
|
Atividade realizada»Activity: Investigação historico-documental, reescrita do argumento, produção e assistência de realização da curta-metragem de “Poesia
de Segunda Categoria” (Bookcase; apoios: ICA, RTP2, Casa Fernando Pessoa e ESTC) |
Dez/2008-Out/2009 |
|
Atividade realizada»Activity: Curadoria da exposição na Assembleia da República, concepção deprojectos, consultoria científica e coordenação da organização
da arquivo documental da Fundação Nadir Afonso |
Mai/2008-Abr/2009 |
|
Atividade realizada»Activity: Integrou a equipa do Serviço Educativo da Ellipse Foundation, apresentando sessões pedagógicas abertas ao público enquanto
visita guiada a exposições |
Instituto de História de Arte |
Out/2003-Out/2006 |
|
Atividade realizada»Activity: Composição de Base de dados sobre arte contemporânea portuguesa |
Mar/2003-Abr/2006 |
|
Atividade realizada»Activity: Colabora na Base de Dados Iconográfica sobre Arte Contemporânea (coord. Margarida Acciaiuoli; financiamento FCT), assinando
textos de enquadramento historiográfico e análise estética sobre a obra de artistas portugueses contemporâneos. |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Concepção, investigação, coordenação e edição de uma colectânea de textos críticos sobre a obra de Julião Sarmento. |
|
|
2. |
a organização, inventariação, catalogação, estudo e disponibilização on-line do acervo documental da galeria Quadrum, Lisboa |
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2016-2019 Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)- Printed Photography: Image and Propaganda in Portugal (1934-1974) |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPC-HAT/4533/2014. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Pouco), Espanhol (Pouco). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Pouco), Espanhol (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2003 |
Bolsa de Estudo (mestrado),
FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) .
|
2008 |
Novos Comissários 2008 ,
Associação Arte Contempo (concurso apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian).
|
2005 |
Bolsa de estudo (doutoramento),
FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia).
|
2014 |
Bolsa pós-doc em Estudos Artísiticos,
FCT.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Out/2014 - Actual |
Núcleo de Estudos em Fotografia e Cinema do Instituto de História de Arte da UNL, Membro fundador.
Coordenador.
|
Set/2011 - Actual |
Instituto de História de Arte, Membro.
Membro integrado; membro da Comissão Científica.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Marques, B. J. S. ed. 2012. Sobre Julião Sarmento ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-722-061-6. Lisboa: Quetzal / Bertrand.
|
|
|
|
2. |
Marques, B. J. S; Brito, Margarida A.. eds. 2012. Arte & Erotismo ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-95291-6-8. Lisboa: Instituto de História de Arte. |
|
|
|
3. |
Marques, B. J. S; Mestre, Marta. eds. 2008. A Situação está Tensa mas sob Controlo - André Guedes, André Sousa, Gustavo Sumpta, Renato Ferrão, Tânia Bandeira Duarte ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Arte Contempo. |
|
|
|
4. |
Marques, B. J. S; Braz, Ivo A; Guarda, Israel; Oliveira, José. eds. 2007. Paisagem - Limiar. Ana Anacleto. Maria João Alves, Martinho Costa, Maria Jorge Martins ed. 1, 1 vol.. Sines: Centro de Artes de Sines / Interface-Arte Contemporânea. |
|
|
|
5. |
Marques, B. J. S. 2006. Mulheres do Século XVIII. Os Retratos. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Ela por Ela. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Marques, B. J. S; Ramos, Suzana. 2016. Lolitas e outras ninfetas Confrontos estéticos e (i)morais em Balthus e Stanley Kubrick. In AVANCA | Cinema 2016. Internacional Conference, ed. António Costa Valente e Rita Capucho, 226 - 236. ISBN: 978-989-96858-8-8. Avanca: Edições Cine-Clube de Avança.
|
|
|
|
2. |
Marques, B. J. S. 2016. "Museus e Seniores: uma oportunidade turística". In Produtos, Mercados e Destinos Turísticos., ed. N. Abranja, A. A. Alcântara, F. Coelhoso, R. V. Ferreira, A. Marques, & T. Ribeiro, 27 - 31. ISBN: 978-972-8980-65-0. Mangualde: Edições Pedago.
|
|
|
|
3. |
Marques, B. J. S; Oliveira, José. 2016. Julião Sarmento ou a virtualidade do desejo: do ‘desenho-pintura’ ao holograma. In Tecnologias Culturais e Artes dos Media, ed. MARIA TERESA CRUZ, MARIA AUGUSTA BABO, JOSÉ GOMES PINTO, 277 - 295. ISBN: 97898998 . Lisboa: CECL/UNYLEYA.
|
|
|
|
4. |
Marques, Bruno. 2015. Utopian Dimensions in Pedro Cabrita Reis A Melancholic Return to Modernist Paradigms?. In Utopia. The Avant-Garde, Modernism and (Im)possible Life , ed. David Ayers, Benedikt Hjartarson, Tomi Huttunen, Harri Veivo, 229 - 240. ISBN: 9783110434781. Berlin, Boston: De Gruyter.
|
|
|
|
5. |
Marques, B. J. S; Duarte, Miguel M. 2014. Quando a Imagem Erótica nos Aborrece: Corpo, Sexo e Desejo no Cinema Experimental de Andy Warhol e Julião Sarmento. In AVANCA | Cinema 2014. Internacional Conference, ed. António Costa Valente e Rita Capucho, 425 - 434. ISBN: 978-989-96858-4-0. Avanca: Edições Cine-Clube de Avança.
|
|
|
|
6. |
Marques, B. J. S. 2014. Crise do retrato: dissolução ou deslocamento do género? O estranho caso de Lourdes Castro. In Actas do IV Congresso de História da Arte Portuguesa em Homenagem a José-Augusto França Sessões Simultâneas (2.ª edição revista
e aumentada), ed. APHA – Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, 435 - 442. ISBN: ISBN 978-989-20-4. Lisboa: APHA – Associação Portuguesa de Historiadores da Arte.
|
|
|
|
7. |
Marques, B. J. S; Vaz, Luís S. 2013. Contra o Nevoeiro. Dramatização das relações entre Fernando Pessoa e o Estado Novo. In AVANCA | Cinema 2013. International Conference, ed. António Costa Valente e Rita Capucho, 530 - 538. ISBN: 978-989-96858-3-3. Avança: Edições Cine-Clube de Avança.
|
|
|
|
8. |
Marques, B. J. S. 2013. Dimensões utópicas em Pedro Cabrita Reis. In Arte & Utopia, ed. Margarida Acciaiuoli et al., 158 - 170. ISBN: 978-989-95584-8-9. Lisboa: FCSH/CHAIA/ISCTE.
|
|
|
|
9. |
Marques, B. J. S. 2012. Sob o signo da viagem. Cartografias do espaço e do corpo em Julião Sarmento (1975-1980). In Arte & Viagem , ed. Margarida Acciaiuoli, Ana Duarte Rodrigues, 251 - 267. ISBN: 978-989-95291-7-5. Lisboa: IHA-Estudos de Arte Contemporânea da FCSH-UNL.
|
|
|
|
10. |
Marques, B. J. S. 2012. Critic curators: the 'case' of Julião Sarmento. In Curators’ Lab, ed. Lígia Afonso, Gabriela Vaz Pinheiro, Luísa Seixas, 234 - 250. ISBN: 978-989-98505-0-7. Guimarães: Guimarães 2012 European Capital of Culture.
|
|
|
|
11. |
Marques, B. J. S. 2012. Crise do retrato: dissolução ou deslocamento do género? O estranho caso de Lourdes Castro. In IV Congresso da Associação de História de Arte Portuguesa / Homenagem a José-Augusto França, ed. IV Congresso da Associação de História de Arte Portuguesa / Homenagem a José-Augusto França (livro de resumos + CD de Comunicações), sd - sd. ISBN: 350937/12. Lisboa: APHA – Associação Portuguesa de Historiadores da Arte.
|
|
|
|
12. |
Marques, B. J. S. 2012. “Curadores Críticos: o caso de Julião Sarmento”. In Laboratório de Curadoria, ed. Lígia Afonso e Gabriela Vaz Pinheiro, 234 - 250. ISBN: ISBN: 978-989-982. Guimarães: Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012.
|
|
|
|
13. |
Marques, B. J. S. 2012. Os tableaux vivants de Julião Sarmento: Sade, erotismo e cinema experimental. In Arte & Erotismo, ed. (coord. Margarida Acciaiuoli e Bruno Marques). - Lisboa: , 325 - 351. ISBN: 978-989-95291-6-8. Lisboa: IHA-Estudos de Arte Contemporânea/FCSH-UNL.
|
|
|
|
14. |
Marques, B. J. S. 2011. Julião Sarmento com James Joyce: Melancolia e Narcisismo. In Arte & Melancolia , ed. Margarida Acciaiuoli e Maria Augusta Babo, 475 - 502. ISBN: ISBN: 978-989-952. Lisboa: IHA-EAC | CECL, FCSH/UNL.
|
|
|
|
15. |
Marques, B. J. S; Braz, Ivo A. 2009. As Cidades (In)visíveis de Nadir Afonso. In Nadir Afonso. As Cidades no Homem, ed. Fundação Nadir Afonso / Assembleia da República, 8 - 30. . Lisboa: Fundação Nadir Afonso / Assembleia da República. |
|
|
|
16. |
Marques, B. J. S. 2008. Memória prospectiva para um ateliê em Brooklyn” / Prospective memory for na artist studio in Brooklyn”. In Alexandra do Carmo – Office / Commercial, ed. David Barro, 39 - 42. . Santiago Compostela / Lisboa: Artedardo SL / Galeria Carlos Carvalho. |
|
|
|
17. |
Marques, B. J. S. 2008. Há festa na aldeia de Jorge Maciel. In 7 artistas ao 10º mês (cat. exp.), ed. Fundação Calouste Gulbenkian, 23 - 25. . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. |
|
|
|
18. |
Marques, B. J. S; Mestre, Marta. 2008. A curadoria no regime estético das artes. In A Situação está Tensa mas sob Controlo - André Guedes, André Sousa, Gustavo Sumpta, Renato Ferrão, Tânia Bandeira Duarte.
(cat. exp.), ed. Arte Contempo, 2 - 5. . Lisboa: Arte Contempo. |
|
|
|
19. |
Marques, B. J. S; Braz, Ivo A; Guarda, Israel; Oliveira, José. 2007. "Paisagem - Limiar". In Paisagem - Limiar. Ana Anacleto. Maria João Alves, Martinho Costa, Maria Jorge Martins. (cat. exp.), ed. Bruno Marques, Ivo André Braz, José Oliveira, Israel Guarda, 1 - 2. . Sines / Lisboa: inter-face / Arte Contemporânea: Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul / Centro de Artes de Sines. |
|
|
|
20. |
Marques, B. J. S. 2007. "Ana Anacleto. No Limiar da Paisagem". In Paisagem - Limiar. Ana Anacleto. Maria João Alves, Martinho Costa, Maria Jorge Martins. (cat. exp.), ed. Centro Artes de Sines / Interface Arte Contemporânea (Bruno Marques, Ivo Braz, Jose Oliveira, Israel Guarda), 7 - 8. . Sines / Lisboa: Centro Artes de Sines / Interface Arte Contemporânea. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Brito Alves, M; Marques - U. N. L. B. S. 2018. "Almoços partilhados, amores não correspondidos e conversas inacabadas. Quotidiano e arte contemporânea", MODOS 2, 1: 71 - 82.
|
|
|
|
2. |
Marques, B. J. S; Carmo, Alexandra. 2017. "Performance Stories in Portugal: Storytelling at Quadrum", Revista de História da Arte – série W, 6: 59 - 74. Editores: Cláudia Madeira, Fernando Matos Oliveira and Hélia Marçal.
Artigo submetido e avaliado através de um processo de revisão cega por pares (double blind peer review).
.
|
|
|
|
3. |
Marques, B. J. S. 2017. "Podemos levar a sério o ecossexo? Arte e activismo no século XXI", Convocarte — Revista de Ciências da Arte , 4: 178 - 189.
|
|
|
|
4. |
Duarte, Miguel M; Marques, Bruno. 2016. " On a 1947 Rediscovery: Archive, memory and self-inscription in the work of Julião
Sarmento ", Photographies 9, 3: 251 - 273. Revista indexada e referenciada, entre outras, nas seguintes bases de dados internacionais: Web of Science (quartil 1) e Scopus.
Artigo submetido e avaliado através de um processo de revisão cega por pares (double blind peer review). .
|
|
|
|
5. |
Marques, B. J. S. 2016. "Um sonho cor-de-rosa. Propaganda, ideologia e (não-)imagens do matrimónio nos filmes de ‘comédia à portuguesa", Cultura. Revista de História de História e Teoria das Ideias 35, 35: 50 - 75. Revista indexada e referenciada nas seguintes bases de dados internacionais: AERES, classifICS, CIRC, CARHUS, ERIH Plus, Latindex
(Catálogo), Miar, Qualis/Capes. Artigo submetido e avaliado através de um processo de revisão cega por pares (double blind
peer review).
URL: https://cultura.revues.org/
.
|
|
|
|
6. |
Marques, B. J. S; Duarte, Miguel M. 2016. "Género e voyeurismo desmontado: quem olha para quem no cinema experimental de Andy Warhol, Yoko Ono e Julião Sarmento?", Quintana, 15: 181 - 199. Revista indexada e referenciada nas seguintes bases de dados internacionais: SCOPUS, ERIH PLUS, REDALYC, IBA, BHA, AATA, REGESTA
IMPERII, Fuente Académica Premier, TOC Premier, ISOC, ULRICH, DIALNET, REDIB. La ANEP (Agencia Nacional de Evaluación y Prospectiva)
la categoriza como revista A. Artigo submetido e avaliado através de um processo de revisão cega por pares (double blind peer
review).
|
|
|
|
7. |
Marques, B. J. S; Duarte, Miguel M. 2015. "Narrativas da Imagem e (Anti)Expanded Cinema em Julião Sarmento", Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 2, 1: 274 - 294. Revista indexada na ERIH. Artigo submetido e avaliado através de um processo de revisão cega por pares (double blind peer
review)]. .
|
|
|
|
8. |
Marques, B. J. S; Braz, Ivo A. 2015. "VASCO ARAÚJO ET ALII. A in-atualidade da identidade contemporânea", Revista de História da Arte – Crise, 12: 217 - 233.
|
|
|
|
9. |
Marques, B. J. S. 2006. "O Retrato de D. Sebastião: Costa Pinheiro ou a Desmitificação da Retratística Histórica Oficial", Revista de História da Arte, 5: 188 - 207.
|
|
|
|
10. |
Marques, B. J. S. 2006. "“Entrevista com José Gil”", Revista de História da Arte, 5: 8 - 17. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Marques, B. J. S. 2012. "“Crise do retrato: dissolução ou deslocamento do género? O estranho caso de Lourdes Castro”", Trabalho apresentado em IV Congresso da Associação de História de Arte Portuguesa / Homenagem a José-Augusto França, In Livro de Actas do IV Congresso da Associação de História de Arte Portuguesa / Homenagem a José-Augusto França , Lisboa.
|
|
|
|
2. |
Marques, B. J. S; Duarte, Miguel M. 2014. "Quando a Imagem Erótica nos Aborrece: Corpo, Sexo e Desejo no Cinema Experimental de Andy Warhol e Julião Sarmento", Trabalho apresentado em AVANCA | Cinema 2014. Internacional Conference, In AVANCA | Cinema 2014, Avanca.
|
|
|
|
3. |
Marques, B. J. S; Vaz, Luís S. 2013. "“Contra o Nevoeiro. Dramatização das relações entre Fernando Pessoa e o Estado Novo”", Trabalho apresentado em AVANCA | Cinema 2013.Internacional Conference, In AVANCA | Cinema 2013.Internacional Conference, Avanca. |
|
|
|
4. |
Marques, B. J. S. 2013. "“Dimensões utópicas em Pedro Cabrita Reis”", Trabalho apresentado em Arte & Utopia, In Arte & Utopia, Lisboa. |
|
|
|
5. |
Marques, B. J. S. 2012. "“Sob o signo da viagem. Cartografias do espaço e do corpo em Julião Sarmento (1975-1980)”", Trabalho apresentado em Colóquio Arte & Viagem, In Arte & Viagem, Lisboa. |
|
|
|
6. |
Marques, B. J. S. 2011. "“Os tableaux vivants de Julião Sarmento: Sade, erotismo e cinema experimental”", Trabalho apresentado em Arte & Erotismo, In Arte & Erotismo, Lisboa. |
|
|
|
7. |
Marques, B. J. S. 2010. "“Julião Sarmento com James Joyce: Melancolia e Narcisismo”", Trabalho apresentado em Colóquio Arte & Melancolia, In Arte & Melancolia, Lisboa. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Marques, B. J. S. 20 out. 2013. "“A Moldura como convite improvável”" As Artes Entre as Letras, 26 - 26.
|
2. |
Marques, B. J. S. 20 nov. 2011. "Leonor Dias e Filipe Pinto Soares, o ruído da cidade caótica e a quietude original da Natureza: duas propostas artísticas
contemporâneas" Revista Fabrica de Talentos, 22 - 23. |
3. |
Marques, B. J. S. 10 dez. 1914. "A estátua de Gonçalves Zarco de Francisco Franco" Jornal da Madeira, sd - sd.
|
Prefácio, Posfácio Preface, Postface |
1. |
Marques, B. J. S; Brito, Margarida A.. 2012. "Apresentação". Lisboa. (Apresentação) |
2. |
Marques, B. J. S. 2012. "“Apresentação: Ecos de um Eco”". Lisboa. (Apresentação) |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Marques, B. J. S; Serra, Filomena; André, Paula. 2017. "revista Comunicação Pública, Vol.12 nº 23 | 2017 (número especial dedicado ao tema “FOTOGRAFIA E PROPAGANDA NO ESTADO NOVO”).
". Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social.
|
2. |
Marques, B. J. S. 2016. "Nadir Afonso. Espacilimitado, 1958", 1 pp.. Burgos: Fundación Caja Burgos. |
3. |
Marques, B. J. S. 2016. "Francisco Franco. Cabeça de Velho. A Polaca", 1 pp.. Burgos: Fundación Caja Burgos. |
4. |
Marques, B. J. S; Serrão., Diana. 2015. "Henrique Franco [filme documental]". Madeira: Direcção Regional de Educação Artística da Madeira. |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Marques, B. J. S. 10 Obras | 10 artistas portugueses contemporâneos. Culturgest, 2014 (Aperfeiçoamento).
|
2. |
Marques, B. J. S. Cinema Experimental: um percurso histórico, 2014 (Outra), promovido por Serviço Educativo da Culturgest. Duração: 2 horas. Local: Culturgest, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
|
3. |
Marques, B. J. S. Arte Conceptual, conceptualismos e pós-conceptualismos, 2014 (Outra), promovido por Serviço Educativo da Culturgest. Duração: 3 horas. Local: Culturgest, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
|
4. |
Marques, B. J. S; Rodrigues, Ana D. História da Arte em Portugal – do século XV à Arte Contemporânea, 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola de Verão da FCSH-UNL. Duração: 8 dias. Local: FCSH-UNL, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
|
5. |
Marques, B. J. S; Rodrigues, Ana D. A Mulher na Arte, 2011 (Extensão), promovido por Escola de Verão da FCSH-UNL. Duração: 8 dias. Local: FCSH-UNL, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. |
6. |
Marques, B. J. S; Rodrigues, Ana D. O Corpo e o Rosto, 2009 (Extensão), promovido por Escola de Verão da FCSH-UNL. Duração: 8 dias. Local: FCSH-UNL, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Marques, B. J. S. Perfil e Motivações dos públicos seniores,2016 (Conferência / Organização).
|
2. |
Marques, B. J. S. "Fotografia: dinâmicas, discursos e impactos da imagem nas exposições de arquitectura", por Paula André,2016 (Conferência / Organização).
|
3. |
Marques, B. J. S; Serra, Filomena. Henrique Franco e a Condição do Ilhéu. Ser Artista Oriundo da Madeira,2016 (Outro / Organização). Exibição de documentário e mesa-redonda: Henrique Franco e a Condição do Ilhéu. Ser Artista Oriundo da Madeira. .
|
4. |
Marques, B. J. S. Performance arte portuguesa – 2 ciclos (sem) 1 arquivo: diferentes valores, razões e práticas?,2016 (Simpósio / Organização).
|
5. |
Marques, B. J. S; Duarte, Miguel M. MUSEU, ARTE E PODER Um debate a propósito de “Francofonia” de Aleksandr Sokurov,2016 (Outro / Organização).
|
6. |
Marques, B. J. S. Três olhares sobre a figura e obra de Maria Helena Vieira Da Silva ,2015 (Conferência / Organização).
|
7. |
Marques, B. J. S. Arte.Crítica.Política,2014 (Conferência / Organização).
|
8. |
Marques, B. J. S. Arte & Erotismo,2011 (Congresso / Organização).
|
9. |
Marques, B. J. S; Braz, Ivo A. Nadir Afonso. As Cidades no Homem,2009 (Exposição / Curadoria). |
10. |
Marques, B. J. S; Mestre, Marta. A Situação está Tensa mas sob Controlo - André Guedes, André Sousa, Gustavo Sumpta, Renato Ferrão, Tânia Bandeira Duarte,2008 (Exposição / Curadoria). |
11. |
Marques, B. J. S. Turn me on - Alexandre Estrela, André Bastos, Artur Moreira, Ernesto de Sousa, João Tabarra, José Maçãs de Carvalho, Julião
Sarmento, Maria Lusitano, Miguel Soares, Paula Roush, Pedro Cabral Santo e Susana Mendes Silva,2008 (Exposição / Curadoria).
|
12. |
Marques, B. J. S. Martinho Costa "Völkerwanderung (Deambulação dos povos),2007 (Exposição / Curadoria).
|
13. |
Marques, B. J. S; Braz, Ivo A; Guarda, Israel; Oliveira, José. Paisagem - Limiar. Ana Anacleto. Maria João Alves, Martinho Costa, Maria Jorge Martins,2007 (Exposição / Curadoria).
|
Curso de curta duração Short duration course |
1. |
Marques, B. J. S. 10 Obras | 10 artistas portugueses contemporâneos. Culturgest,2015 (Outra).
|
Outra produção artística/cultural Other artistical/cultural production |
1. |
Marques, B. J. S; Serrão, Diana. Henrique Franco,2016. |
2. |
Marques, B. J. S; Brito, Margarida A.. Colóquio Internacional Arte & Erotismo ,2011. |
3. |
Marques, B. J. S; Braz, Ivo A. Nadir Afonso. As Cidades no Homem (exposição antológica),2009. |
4. |
Marques, B. J. S; Brito, Margarida A.. Sessão inaugural do "Ciclo de Encontros com Artistas na FCSH-UNL" com conferência proferida por Nadir Afonso,2009. |
5. |
Marques, B. J. S; Guarda, Israel; Oliveira, José; Braz, Ivo A. Turn me on - Alexandre Estrela, André Bastos, Artur Moreira, Ernesto de Sousa, João Tabarra, José Maçãs de Carvalho, Julião
Sarmento, Maria Lusitano, Miguel Soares, Paula Roush, Pedro Cabral Santo e Susana Mendes Silva,2008. |
6. |
Marques, B. J. S; Mestre, Marta. A Situação está Tensa mas sob Controlo (projecto vencedor do concurso nacional Jovens Comissários 2008),2008. |
7. |
Marques, B. J. S. Martinho Costa "Völkerwanderung (Deambulação dos povos),2007. |
8. |
Marques, B. J. S; Braz, Ivo A; Guarda, Israel; Oliveira, José. Paisagem - Limiar. Ana Anacleto. Maria João Alves, Martinho Costa, Maria Jorge Martins,2007. |
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Marcelo Rodrigues, A internet e as aplicações informáticas como expressão plástica, 2012. Dissertação (História de Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador). Dissertação de mestrado, especialidade em História de ArteContemporânea, apresentada na Faculdade de Ciências de Sociais Humanas
da UNL. |
1. |
Artur Silva, Percursos de modernidade na arte do azulejo em Portugal, 2012. Dissertação (História de Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador). |
2. |
Cláudia Oliveira, A dimensão plástica no cinema de Manoel de Oliveira, 2012. Dissertação (História de Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Marques, Bruno José de Sousa; Mónica Guerreiro; Isabel Baraona; Rodrigo Silva. Participação no júri de Hélder Eduardo Vicente Gorjão. Encenação / Transgressão: JE est un autre, 2014. Dissertação (Artes Plásticas) - Instituto Politécnico de Leiria. |
2. |
Marques, Bruno José de Sousa; Margarida Acciaiuoli de Brito. Participação no júri de Artur Silva. Percursos de modernidade na arte do azulejo em Portugal, 2013. Dissertação (História de Arte Contemporânea) - Faculdade de Ciências Sociais Humanas da Universidade Nova de Lisboa. |
3. |
Marques, Bruno José de Sousa; Margarida Acciaiuoli de Brito; Diniz Cayolla Ribeiro. Participação no júri de Marcelo Rodrigues. A internet e as aplicações informáticas como expressão plástica, 2012. Dissertação (História de Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa. |
Exame de qualificação de doutoramento Phd qualification test |
1. |
Marques, Bruno José de Sousa; João Mário Lourenço Bagão Grilo; Philip Cabau. Participação no júri de Glória Raquel Martins Oliveira. O Ensino do Desenho: práticas e metodologias, 2016. Exame de qualificação (Estudos Artísticos) - Faculdade de Ciências Sociais Humanas da Universidade Nova de Lisboa. |
Participação em outros júris Other jury participation |
Concursos de aquisição Aquisition concourse |
1. |
Marques, Bruno José de Sousa; Carlos Pessoa; Cláudia Madeira. (Já não há) Heróis? 8ª MOSTRA DO LABORATÓRIO DE TEORIAS DO DRAMA E DO ESPECTÁCULO., 2016. |
2. |
Marques, Bruno José de Sousa. Concurso Jovens Criadores - secção Artes Plásticas, 2013. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação, BI/Mestre pelo IHA, no âmbito do Projeto Fotografia Impressa. Imagem e
Propaganda em Portugal (1934-1974), com referência PTDC/CPC-HAT/4533/2014, 2016.
|
2. |
Revisor externo do Conselho Científico da Revista Portuguesa de Educação Artística no número 6., 2016.
|
3. |
concurso para atribuição de Bolsa de Investigação, BI/Mestre pelo DINAMIA, no âmbito do Projeto Fotografia Impressa. Imagem
e Propaganda em Portugal (1934-1974), com referência PTDC/CPC-HAT/4533/2014, 2016.
|
4. |
Revisor externo do Conselho Científico da Revista Portuguesa de Educação Artística no número 5, 2015.
|
5. |
revisor cientifico do número 8 do Tourism and Hospitality International Journal, 2015, Instituto Superior de Ciências Educativas.
|
6. |
Integra a comissão científica da Conferência Internacional de Arte e Criatividade Urbana de Lisboa (IHA-UNL e CIEBA- FBAUL,
2014), , 2014, Faculdade de Ciências Sociais Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
|
7. |
Integra a comissão científica da das III Jornadas Científicas Internacionais de Turismo (ISCE, 2014), 2014.
|
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
“Todas nós temos na vida uma ilusão mais querida… um sonho cor de rosa…” Propaganda e (não-)imagens do casamento nos filmes
de 'comédia à portuguesa' , 2016 (Seminário). Nome do evento: Seminário permanente da Oficina de História e Imagem (OHI) ; Nome da Instituição: Grupo de Investigação "Cultura, Identidades e Poder", integrado no Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências
Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. ; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. . |
2 |
Henrique Franco e a Condição do Ilhéu. Ser Artista Oriundo da Madeira, 2016 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Henrique Franco e a Condição do Ilhéu. Ser Artista Oriundo da Madeira; Nome da Instituição: IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa / Núcleo Estudos em Fotografia e Cinema; Cidade do evento: Lisboa / FCSH, Universidade NOVA de Lisboa. |
3. |
Quotidiano e Arte Contemporânea. Almoços Partilhados, Amores Não Correspondidos e Conversas Inacabadas, 2016 (Conferência). Nome do evento: O Sentido do Gesto e a sua Memória. O Quotidiano ao Longo da História; Nome da Instituição: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. |
4. |
“O (problema) do lugar de Vieira da Silva na historiografia de arte portuguesa”, 2015 (Conferência). Nome do evento: Vieira da Silva em Festa: painel "Três olhares sobre a figura e obra de Maria Helena Vieira Da Silva"; Nome da Instituição: Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva e CinAntrop- Festival de Cinema Etnográfico 2015; Cidade do evento: Lisboa / Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva. |
5 |
“Julião Sarmento. O Fotográfico como perversão”, 2015 (Mesa-Redonda). Nome do evento: "Ciclo de Conversas Anozero — O Estado da Arte", secção" Campo Expandido das Imagens e da Arte": Anozero – bienal de arte
contemporânea de Coimbra, ; Nome da Instituição: Círculo de Artes Plásticas de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra / Círculo Sereia, Piso – 2 da Casa Municipal da Cultura. participantes: João Ribas, Bruno Marques, Sérgio Dias Branco; moderação: Maria Teresa Cruz. |
6. |
Writing about art, 2014 (Seminário). Nome do evento: Writing about art - seminário apresentado no âmbito da unidade curricular “Arte e Investigação” (coordenada pela Prof. Doutora
Margarida Acciaiuoli); Nome da Instituição: Programa Doutoral em Estudos Artísticos/FCSH (coord. João Mário Grilo); Cidade do evento: Lisboa / FCSH-NOVA. |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
Fotografia: dinâmicas, discursos e impactos da imagem nas exposições de arquitectura, por Paula André, 2016 (Conferência). Nome do evento: Fotografia: dinâmicas, discursos e impactos da imagem nas exposições de arquitectura, por Paula André; Nome da Instituição: IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa / Núcleo Estudos em Fotografia e Cinema; Cidade do evento: Lisboa / FCSH, Universidade NOVA de Lisboa. |
2. |
Performance arte portuguesa – 2 ciclos (sem) 1 arquivo: diferentes valores, razões e práticas?, 2016 (Simpósio). Nome do evento: Performance arte portuguesa – 2 ciclos (sem) 1 arquivo: diferentes valores, razões e práticas?; Nome da Instituição: IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa / iNOVA Media Lab / IFILNOVA, FCSH / CEIS20 / FCT/NOVA (Departamento de Conservação
e Restauro); Cidade do evento: Lisboa / Museu Coleção Berardo. |
3. |
Penetrable / Traversable / Habitable: Exploring spatial environments by women artists in the 1960s and 1970s. , 2016 (Conferência). Nome do evento: Penetrable / Traversable / Habitable: Exploring spatial environments by women artists in the 1960s and 1970s.; Nome da Instituição: IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa/ AWARE; Cidade do evento: Lisboa / Centro de Arte Moderna / Fundação Calouste Gulbenkian. |
4. |
Perfil e Motivações dos públicos seniores, 2016 (Congresso). Nome do evento: Perfil e Motivações dos públicos seniores; Nome da Instituição: Culturgest, IHA/FCSH/NOVA e CEG/IGOT/ULisboa; Cidade do evento: Lisboa / Culturgest. |
5. |
III Jornadas Científicas Internacionais de Turismo, 2014 (Congresso). Nome do evento: III Jornadas Científicas Internacionais de Turismo; Nome da Instituição: Instituto Superior de Ciências Educativas; Cidade do evento: Odidelas / Centro de Congressos de Odivelas. |
6. |
Arte e Criatividade Urbana de Lisboa, 2014 (Congresso). Nome do evento: Lisbon Street Art & Urban Creativity ; Nome da Instituição: FCSH-UNL / IHA-CASt e FBAUL / CIEBA, IST-UL; Cidade do evento: Lisboa / FBAUL. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1 |
MUSEU, ARTE E PODER. Um debate a propósito de “Francofonia” de Aleksandr Sokurov, 2016 (Mesa-Redonda). Nome do evento: MUSEU, ARTE E PODER Um debate a propósito de “Francofonia” de Aleksandr Sokur; Nome da Instituição: IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa / Núcleo Estudos em Fotografia e Cinema.; Cidade do evento: Lisboa / Cinema Medeia Monumental, Lisboa. . Com a participação de Manuel Villaverde Cabral, Margarida Acciaiuoli e João Mário Grilo. |
2. |
“História Cultura e Relações em Turismo”, 2012 (Congresso). Nome do evento: Jornadas de Turismo do ISCE 2012 - Turismo, Inovação e Formação: Estudos e Experiências; Nome da Instituição: Departamento de Turismo do ISCE; Cidade do evento: Odivelas / Centro de Exposições de Odivelas. |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1. |
Imagens do ideal de mulher num projecto editorial de propaganda estado-novista: o caso do Boletim da Mocidade Portuguesa
Feminina (1939-1947), 2017 (Congresso). Nome do evento: COLÓQUIO INTERNACIONAL PROJECTOS EDITORIAIS REPÚBLICA E ESTADO NOVO; Nome da Instituição: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. |
2. |
Para lá da Propaganda Oficial. A Ideologia do Estado Novo e o controlo da vida privada: condição feminina e discurso amoroso
na fotografia e no cinema.” , 2016 (Seminário). Nome do evento: Programa de semisários/conferências da Unidade Curricular “Temáticas Aprofundadas em História da Arte” do Doutoramento em
História de Arte (coord. Margarida Acciaiuoli) da FCSH/NOVA; Nome da Instituição: Doutoramento em História de Arte (coord. Margarida Acciaiuoli) da FCSH/NOVA.; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL. |
3. |
Pop music, telediscos e youtube: não são estes os principais canais e agentes da 'pornificação' da cultura de massas?, 2016 (Simpósio). Nome do evento: LOG IN, LIVE ON: MÚSICA E CIBERCULTURA NA ERA DA INTERNET OF THINGS - colóquio internacional.; Nome da Instituição: CysMus (Núcleo de Estudos Avançados em Música e Cibercultura) do SociMus (Estudos Avançados em Sociologia da Música) - Centro
de Estudos de Sociologia e Estética Musical /FCSH/NOVA; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa.. |
4. |
“O ideal do casamento sob ditadura. Género e intriga amorosa nos filmes de 'comédia à portuguesa'”, 2016 (Congresso). Nome do evento: I Congresso Internacional do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG); Nome da Instituição: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-Ulisboa); Cidade do evento: Lisboa / Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-Ulisboa). |
5. |
Voyeurismo e género no cinema experimental: Andy Warhol, Yoko Ono e Julião Sarmento, 2014 (Congresso). Nome do evento: I Congresso Internacional Arte e Género?; Nome da Instituição: IHA-FCSH-UNL; CLEPUL; CESNOVA – Faces de Eva; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian. |
6. |
Sob o signo da cidade do Porto: três pintores modernistas, 2014 (Conferência). Nome do evento: Aspectos do Modernismo do Porto; Nome da Instituição: Fundação Dr. António Cupertino de Miranda; Cidade do evento: Porto / Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. |
7. |
Utopic Dimensions in Pedro Cabrita Reis, 2014 (Congresso). Nome do evento: Fourth International Conference of EAM ; Nome da Instituição: European Network for Avant-Garde and Modernism studies; Cidade do evento: Helsínquia / Universidade de Helsínquia. |
8. |
Dimensões utópicas em Pedro Cabrita Reis, 2013 (Congresso). Nome do evento: Arte & Utopia; Nome da Instituição: FCSH/CHAIA/DINAMIA; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais Humanas. |
9. |
“A Participação de Julião Sarmento na Documenta 7: contributos para o estudo de um novo paradigma de internacionalização da
arte portuguesa”, 2013 (Encontro). Nome do evento: DOCUMENTAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DE ARTE CONTEMPORÂNEA. Fontes para a (re)-construção da História da Arte; Nome da Instituição: Instituto de História de Arte da UNL; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Belas Artes da UPorto. |
10. |
Julião Sarmento ou a virtualidade do desejo: do ‘desenho-pintura’ ao holograma, 2013 (Conferência). Nome do evento: Conferência Tecnologias Culturais e Artes dos Media; Nome da Instituição: Centro de Estudos de Comnicação e Linguagens (FCSH-UNL); Cidade do evento: Lisboa / Goethe-Institut Portugal. |
11. |
“Contra o Nevoeiro. Dramatização das relações entre Fernando Pessoa e o Estado Novo”, 2013 (Congresso). Nome do evento: Internacional Conference AVANCA | Cinema 2013; Nome da Instituição: Cine-Clube de Avanca; Cidade do evento: Avanca / Cine-Clube de Avanca. |
12. |
“O Surrealismo em Portugal. Alguns desenhos”, 2012 (Conferência). Nome do evento: Pelas entrelinhas. O desenho em Mário Dionísio e seus contemporâneos; Nome da Instituição: org. Paula Lobo / Casa da Achada-Centro Mário Dionísio; Cidade do evento: Lisboa / Casa da Achada-Centro Mário Dionísio. |
13. |
“Julião Sarmento: Erotismo como transgressão durante a repressão clerical-fascista em Portugal”, 2012 (Seminário). Nome do evento: Estética e Política entre as Artes; Nome da Instituição: CESEM, FCSH-UNL; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade e Ciências Sociais e Humanas. |
14. |
“Crise do retrato: dissolução ou deslocamento do género? O estranho caso de Lourdes Castro”, 2012 (Congresso). Nome do evento: http://www.chap-apha.com/?menu=0&content=apresentacao; Nome da Instituição: Fundação Calouste Gulbenkian / Associação de História de Arte Portuguesa ; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian. |
15. |
“Curadores Críticos: o caso de Julião Sarmento”, 2012 (Conferência). Nome do evento: Laboratório de Curadoria ; Nome da Instituição: Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2013; Cidade do evento: Guimarães / Guimarães. |
16. |
“Os tableaux vivants de Julião Sarmento: Sade, erotismo e cinema experimental”, 2011 (Congresso). Nome do evento: Arte & Erotismo; Nome da Instituição: Instituto de História de Arte da UNL; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL. |
17. |
“Rose is (not) a rose: Júlia Ventura’s Photographs”, 2011 (Congresso). Nome do evento: Women and the Arts: Dialogues in Female Creativity in the U.S. and Beyond ; Nome da Instituição: Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa na Faculdade de Letras; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. |
18. |
Sobre Plataformas Web de Artistas, 2010 (Seminário). Nome do evento: Artshots _Laboratórios de Arte e Comunicação Multimédia; Nome da Instituição: Instituto Politécnico de Beja – Escola Superior de Educação; Cidade do evento: Beja / Instituto Politécnico de Beja – Escola Superior de Educação. |
19. |
“Melancolia e Narcisismo na pintura de Julião Sarmento”, 2010 (Congresso). Nome do evento: Colóquio Arte & Erotismo; Nome da Instituição: IHA-EAC | CECL, FCSH/UNL; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL. |
20. |
"O Retrato de D. Sebastião: Costa Pinheiro ou a Desmitificação da Retratística Histórica Oficial", 2007 (Conferência). Nome do evento: "X Curso Livre - O Retrato"; Nome da Instituição: Instituto de História de Arte da UNL; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. |
21. |
"O retrato da mulher no século XVIII", 2005 (Conferência). Nome do evento: "Mulheres no Século XVIII"; Nome da Instituição: Biblioteca-Museu República e Resistência; Cidade do evento: Lisboa / Biblioteca-Museu República e Resistência. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
BEAUTIFUL AGONY depois do cinema de Andy Warhol: voyeurismo e exposição da intimidade, 2017 (Congresso). Nome da Instituição: IV ENCONTRO IBÉRICO DE ESTÉTICA: ‘ESTÉTICA, ARTE E INTIMIDADE; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. |
2. |
O Corpo na Propaganda, 2016 (Workshop). Nome do evento: Workshop Público. Fotografia impressa. Imagem e propaganda em Portugal (1934-1974); Nome da Instituição: Instituto de História de Arte/FSCH/NOVA; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. |
3. |
“Universos Sonoros, Musicais e Audiovisuais no Ciberespaço – Perspectivas e Desafios”, 2016 (Mesa-Redonda). Nome do evento: LOG IN, LIVE ON: MÚSICA E CIBERCULTURA NA ERA DA INTERNET OF THINGS - colóquio internacional; Nome da Instituição: CysMus (Núcleo de Estudos Avançados em Música e Cibercultura) do SociMus (Estudos Avançados em Sociologia da Música) - Centro
de Estudos de Sociologia e Estética Musical; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. |
4. |
“Lolitas e outras ninfetas Confrontos estéticos e (i)morais em Balthus e Stanley Kubrick”, 2016 (Congresso). Nome do evento: AVANCA | CINEMA 2016 Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação.; Nome da Instituição: Cine-Clube de Avança; Cidade do evento: Avanca. |
5. |
“Estórias sobre performance em Portugal: um exercício de storytelling em torno da Galeria Quadrum” (conferência), 2016 (Simpósio). Nome do evento: Performance arte portuguesa – 2 ciclos (sem) 1 arquivo: diferentes valores, razões e práticas?; Nome da Instituição: IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa / iNOVA Media Lab / IFILNOVA, FCSH / CEIS20 / FCT/NOVA (Departamento de Conservação
e Restauro); Cidade do evento: Lisboa / Museu Coleção Berardo. |
6. |
Art, Bodies/Embodiment, 2014 (Conferência). Nome do evento: Art, Bodies/Embodiment - conferência dada no âmbito da unidade curricular ; Nome da Instituição: Programa Doutoral em Estudos Artísticos/FCSH (coord. João Mário Grilo); Cidade do evento: Lisboa / FCSH-NOVA. |
7. |
Arte.Crítica.Política , 2014 (Simpósio). Nome do evento: Arte.Crítica.Política; Nome da Instituição: Instituto de História de Arte-UNL; Cidade do evento: Lisboa / Goethe-Institut - Lisboa, e FCSH-UNL. |
8. |
Quando a Imagem Erótica nos Aborrece: Corpo, Sexo e Desejo no Cinema Experimental de Andy Warhol e Julião Sarmento, 2014 (Congresso). Nome do evento: Internacional Conference AVANCA | Cinema 2014; Nome da Instituição: Cine-Clube de Avanca; Cidade do evento: Cine-Clube de Avanca / Avanca. |
9. |
Conferência de Nadir Afonso: “Da intuição artística ao raciocínio estético”, 2009 (Conferência). Nome do evento: conferência “Da intuição artística ao raciocínio estético”, proferida por Nadir Afonso na FCSH/UNL ; Nome da Instituição: Instituto de História de Arte da UNL; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
51 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
25 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
5 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
20 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
10 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
10 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
7 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
7 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
3 |
Jornais de notícias Newspapers |
3 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
6 |
Produção técnica Technical production |
19 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
19 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
9 |
Dados complementares (Additional data) |
60 |
Orientações Orientations |
3 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
4 |
Participação em Outros Júris Other jury participation |
2 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
7 |
Participação em Eventos Event participation |
44 |
Outras informações relevantes
Bruno Marques (1975, Huambo, Angola) é, desde 2016, Professor Auxiliar Convidado do departamento de História de Arte da Faculdade
de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desde 2014, bolseiro de pós-doutoramento no Instituto de
História da Arte da mesma faculdade. O seu projeto de investigação, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia,
intitula-se “Género e políticas da sexualidade na arte contemporânea portuguesa (fotografia, cinema e performance)” [RH /
BPD / 93234/2013]. Membro integrado e da Comissão Científica do Instituto de História de Arte/UNL, onde coordena o núcleo
Photography and Film Studies pertencente ao grupo Contemporary Art Studies (CASt). É membro da equipa do Projecto FCT
“Fotografia Impressa.<br> Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)” [PTDC/CPC-HAT/4533/2014].<br> Doutorado em História
da Arte Contemporânea pela FCSH/UNL. Investigador bolseiro pela FCT no mestrado (2002-2003) e doutoramento (2005-2009).
Docente conferencista na FCSH/UNL (dep. História de Arte e Escola de Verão) entre 2009 e 2013, colaborando actualmente
na organização e leccionação do curso de Doutoramento em História de Arte (2016/17). Integra desde 2014 a equipa de investigadores
do Programa de Doutoramento em Estudos Artísticos/FCSH (coord. João Mário Grilo) financiado pela FCT. Regente das
Unidades Curriculares de História de Arte, Património Cultural e de Museologia Cultura e Civilizações do ISCE (2010-2015).
Leccionou na ESAD. CR, no curso da licenciatura em Artes Plásticas (2014). Comissariou várias exposições, tendo sido
vencedor da Iniciativa Novos Comissários 2008. É autor do livro Mulheres do Século XVIII. Os Retratos (2006).
Coordenou os livros Sobre Julião Sarmento (Quetzal, 2012) e Arte & Erotismo (EAC/IHA-UNL, 2012, com Margarida Acciaiuoli).
Co-organizou o congresso internacional Arte & Erotismo (FCSH-UNL, 2012), o colóquio Arte. Crítica. Política (Goethe-Institut,
Lisboa / FCSH-UNL, 2014), as jornadas Envelhecimento, Espaços Culturais e Arte Contemporânea (Culturgest, 2016) e o simpósio
Performance arte portuguesa – 2 ciclos (sem) 1 arquivo: diferentes valores, razões e práticas? (Museu Colecção Berardo, 2016).<br>
Assinou diversos textos sobre arte contemporânea e cinema em catálogos de exposições, em revistas da especialidade e em livros
académicos sobre diversos criadores, entre os quais Andy Warhol, Balthus, Standley Kubrick, Julião Sarmento, Pedro Cabrita
Reis, Lourdes Castro, Vasco Araújo, Costa Pinheiro ou Nadir Afonso. Colabora com o Serviço Educativo da Culturgest desde
2005.
|
Visualizações do curriculum [
2928
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
13-10-2018
às
22:02:29
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|