Curriculum Vitae

Bruno José de Sousa Marques

Data da última atualização »Last update : 20/05/2018


Bruno Marques (1975, Huambo, Angola) é, desde 2016, Professor Auxiliar Convidado do departamento de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desde 2014, bolseiro de pós-doutoramento no Instituto de História da Arte da mesma faculdade. O seu projeto de investigação, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, intitula-se “Género e políticas da sexualidade na arte contemporânea portuguesa (fotografia, cinema e performance)” [RH / BPD / 93234/2013]. Membro integrado e da Comissão Científica do Instituto de História de Arte/UNL, onde coordena o núcleo Photography and Film Studies pertencente ao grupo Contemporary Art Studies (CASt). É membro da equipa do Projecto FCT “Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)” [PTDC/CPC-HAT/4533/2014]. Doutorado em História da Arte Contemporânea pela FCSH/UNL. Investigador bolseiro pela FCT no mestrado (2002-2003) e doutoramento (2005-2009). Docente conferencista na FCSH/UNL (dep. História de Arte e Escola de Verão) entre 2009 e 2013, colaborando actualmente na organização e leccionação do curso de Doutoramento em História de Arte (2016/17). Integra desde 2014 a equipa de investigadores do Programa de Doutoramento em Estudos Artísticos/FCSH (coord. João Mário Grilo) financiado pela FCT. Regente das Unidades Curriculares de História de Arte, Património Cultural e de Museologia Cultura e Civilizações do ISCE (2010-2015). Leccionou na ESAD.CR, no curso da licenciatura em Artes Plásticas (2014). Comissariou várias exposições, tendo sido vencedor da Iniciativa Novos Comissários 2008. É autor do livro Mulheres do Século XVIII. Os Retratos (2006). Coordenou os livros Sobre Julião Sarmento (Quetzal, 2012) e Arte & Erotismo (EAC/IHA-UNL, 2012, com Margarida Acciaiuoli). Co-organizou o congresso internacional Arte & Erotismo (FCSH-UNL, 2012), o colóquio Arte.Crítica.Política (Goethe-Institut, Lisboa / FCSH-UNL, 2014), as jornadas Envelhecimento, Espaços Culturais e Arte Contemporânea (Culturgest, 2016) e o simpósio Performance arte portuguesa – 2 ciclos (sem) 1 arquivo: diferentes valores, razões e práticas? (Museu Colecção Berardo, 2016). Assinou diversos textos sobre arte contemporânea e cinema em catálogos de exposições, em revistas da especialidade e em livros académicos sobre diversos criadores, entre os quais Andy Warhol, Balthus, Standley Kubrick, Julião Sarmento, Pedro Cabrita Reis, Lourdes Castro, Vasco Araújo, Costa Pinheiro ou Nadir Afonso. Colabora com o Serviço Educativo da Culturgest desde 2005.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8978098293787102


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Bruno José de Sousa Marques
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Marques, Bruno José de Sousa
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Humanidades-História e Arqueologia.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Superior de Ciências Educativas
Rua Bento de Jesus Caraça, 12 - Serra da Amoreira
Ramada
2620--379 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351)219347135
Correio electrónico: brunosousamarques@gmail.com
Homepage: http://fcsh-unl.academia.edu/BrunoMarques
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
2005-2011 Doutoramento
Phd
História de Arte Contemporânea.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

2002-2005 Mestrado
Master degree
História de Arte Contemporânea (2 anos » years) .
Faculdade de Ciências Sociais Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

1996-2001 Licenciatura
Licentiate degree
História de Arte (4 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Mai/2016-Actual Investigador Auxiliar

Faculdade de Ciências Sociais Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Fev/2016-Actual Outra Situação

Universidade Nova de Lisboa
Set/2013-Actual Outra Situação

Instituto de História de Arte
Set/2011-Actual Investigador Principal

Instituto Superior de Ciências Educativas
Mar/2010-Jul/2015 Professor Adjunto

FUNDAÇÃO CAIXA GERAL DE DEPOSITOS - CULTURGEST
Mai/2005-Out/2014 Outra Situação

Instituto de História de Arte
Out/2012-Mar/2014 Investigador Auxiliar

Universidade Nova de Lisboa
Jul/2012-Set/2013 Outra Situação

Instituto de História de Arte
Out/2012-Mar/2013 Investigador Principal

Fundação Calouste Gulbenkian
Mar/2012-Fev/2013 Outra Situação

BERTRAND EDITORA LDA
Mar/2012-Set/2012 Investigador-coordenador

Universidade Nova de Lisboa
Fev/2012-Jul/2012 Outra Situação

BOOKCASE - OBRAS LITERARIAS E ARTISTICAS, UNIPESSOAL LDA
Mar/2011-Jan/2012 Outra Situação

Instituto de História de Arte
Dez/2008-Dez/2011 Outra Situação

Universidade Nova de Lisboa
Jul/2010-Set/2011 Outra Situação

Universidade Nova de Lisboa
Set/2011-Fev/2012 Assistente
Set/2010-Fev/2011 Outra Situação

FUNDAÇÃO CAIXA GERAL DE DEPOSITOS - CULTURGEST
Abr/2010-Fev/2011 Outra Situação

Universidade Nova de Lisboa
Out/2009-Jan/2010 Outra Situação

Fundação Nadir Afonso
Mar/2009-Out/2009 Investigador-coordenador

Ellipse Foudation
Jan/2008-Out/2009 Outra Situação

Universidade Nova de Lisboa
Jun/2009-Jul/2009 Outra Situação

Universidade Nova de Lisboa
Jul/2007-Jul/2007 Outra Situação

Instituto de História de Arte
Mai/2003-Out/2006 Assistente de Investigação

Fundação Calouste Gulbenkian
Jul/2000-Dez/2000 Estagiário Investigador





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)


Instituto de História de Arte
Out/2012-Mar/2014
Linhas de investigação»Research fields:


a organização, inventariação, catalogação, estudo e disponibilização on-line do acervo documental da galeria Quadrum, Lisboa




BERTRAND EDITORA LDA
Mar/2012-Set/2012
Linhas de investigação»Research fields:


Concepção, investigação, coordenação e edição de uma colectânea de textos críticos sobre a obra de Julião Sarmento.




Instituto de História de Arte
Dez/2008-Dez/2011






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Nova de Lisboa
Set/2013-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Integra a equipa do Programa de Doutoramento em Estudos Artísticos/FCSH, coordenado por João Mário Grilo e financiado pela FCT. Referência: PD/00488/2012


Universidade Nova de Lisboa
Jul/2012-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Leccionou (com a Doutora Ana Duarte Rodrigues) o curso “História da Arte em Portugal – do século XV à Arte Contemporânea” (Escola de Verão da FCSH-UNL, edições de 2012 e 2013).


Instituto Superior de Ciências Educativas
Mar/2010-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Regência de História da Arte e do Património Cultural; Museologia; Etnologia Portuguesa; e Antropologia do Turismo




Universidade Nova de Lisboa
Fev/2012-Jul/2012
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Colaborou na leccionação da disciplina “Fotografia e Realismos”, do curso de Mestrado em História de Arte Contemporânea (2º. sem. de 2011/2012) da FCSH-UNL.




Universidade Nova de Lisboa
Jul/2010-Set/2011
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Leccionou (com Ana Duarte Rodrigues) o curso “A Mulher na Arte” (Escola de Verão da FCSH-UNL, Julho de 2010 e Setembro de 2011).




Universidade Nova de Lisboa
Set/2010-Fev/2011
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Presta serviços de tutoria a alunos de Mestrado em História de Arte ao abrigo do Programa Minerva: co-orienta com a Doutora Margarida Acciaiuoli quatro dissertações de mestrado.




Universidade Nova de Lisboa
Out/2009-Jan/2010
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Enquanto professor conferencista, leccionou a disciplina “A Paisagem na Arte” do curso de licenciatura em História de Arte da FCSH-UNL




Universidade Nova de Lisboa
Jun/2009-Jul/2009
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Leccionou (com Ana Duarte Rodrigues) o curso “O Corpo e o Rosto” (Escola de Verão da FCSH-UNL, Julho de 2009).




Universidade Nova de Lisboa
Jul/2007-Jul/2007






Estágios realizados (Traineeships)


Fundação Calouste Gulbenkian
Jan/2000-Jan/2000
Estágios realizados»Traineeships:

   - Desenvolvendo acções de recolha e tratamento de informação bibliográfica sobre as artes decorativas em Portugal no século XIX, tendo ganho uma bolsa (PRODEP): classificação muito bom






Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Fundação Calouste Gulbenkian
Mar/2012-Actual
Serviço realizado»Executed service:

Redige biografias e textos de análise histórica e estética sobre artistas da colecção do CAM/FCG (J. Rodrigo, F. Calhau, Joaquim Bravo, A. Palolo, Terry Frost, Carlos Botelho, Cabrita Reis, Jorge Pinheiro, Pedro Casqueiro etc.) para o Website do CAM




FUNDAÇÃO CAIXA GERAL DE DEPOSITOS - CULTURGEST
Abr/2010-Mai/2011
Serviço realizado»Executed service:

Colaborou no programa MATRIZ – Inventário e Gestão de Colecções Museológicas – no âmbito da Colecção da CGD: investigação documental e elaboração de um corpo de fichas de obra sobre a obra de Julião Sarmento.






Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Instituto de História de Arte
Set/2011-Actual
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Membro integrado da Comissão Ciêntífica do IHA/FCSH-UNL, coordenando um colóquio internacional e leccionando vários Curso de Verão na FCSH




Instituto de História de Arte
Out/2012-Jan/2013
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Investigador do projecto de Catalogação e Investigação do Arquivo Galeria Quadrum (inventariação, estudo e disponibilização on-line do acervo documental)






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
FUNDAÇÃO CAIXA GERAL DE DEPOSITOS - CULTURGEST
Mai/2005-Actual
Atividade realizada»Activity:

Colabora, como mediador cultural, com o Serviço Educativo (visitas guiadas, conversas com artistas, sessões de leitura e aulas temáticas) e com Serviço de Exposições (redacção dos textos do audioguia e folhas de sala)




BOOKCASE - OBRAS LITERARIAS E ARTISTICAS, UNIPESSOAL LDA
Mar/2011-Set/2011
Atividade realizada»Activity:

Investigação historico-documental, reescrita do argumento, produção e assistência de realização da curta-metragem de “Poesia de Segunda Categoria” (Bookcase; apoios: ICA, RTP2, Casa Fernando Pessoa e ESTC)




Fundação Nadir Afonso
Dez/2008-Out/2009
Atividade realizada»Activity:

Curadoria da exposição na Assembleia da República, concepção deprojectos, consultoria científica e coordenação da organização da arquivo documental da Fundação Nadir Afonso




Ellipse Foudation
Mai/2008-Abr/2009
Atividade realizada»Activity:

Integrou a equipa do Serviço Educativo da Ellipse Foundation, apresentando sessões pedagógicas abertas ao público enquanto visita guiada a exposições




Instituto de História de Arte
Out/2003-Out/2006
Atividade realizada»Activity:

Composição de Base de dados sobre arte contemporânea portuguesa


Mar/2003-Abr/2006
Atividade realizada»Activity:

Colabora na Base de Dados Iconográfica sobre Arte Contemporânea (coord. Margarida Acciaiuoli; financiamento FCT), assinando textos de enquadramento historiográfico e análise estética sobre a obra de artistas portugueses contemporâneos.






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Concepção, investigação, coordenação e edição de uma colectânea de textos críticos sobre a obra de Julião Sarmento.
2. a organização, inventariação, catalogação, estudo e disponibilização on-line do acervo documental da galeria Quadrum, Lisboa




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2016-2019
Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)- Printed Photography: Image and Propaganda in Portugal (1934-1974)
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPC-HAT/4533/2014.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Pouco), Espanhol (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Pouco), Espanhol (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2003 Bolsa de Estudo (mestrado), FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) .
2008 Novos Comissários 2008 , Associação Arte Contempo (concurso apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian).
2005 Bolsa de estudo (doutoramento), FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia).
2014 Bolsa pós-doc em Estudos Artísiticos, FCT.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Out/2014 - Actual Núcleo de Estudos em Fotografia e Cinema do Instituto de História de Arte da UNL, Membro fundador.
Coordenador.
Set/2011 - Actual Instituto de História de Arte, Membro.
Membro integrado; membro da Comissão Científica.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Marques, B. J. S. ed. 2012. Sobre Julião Sarmento ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-722-061-6. Lisboa: Quetzal / Bertrand.
2. Marques, B. J. S; Brito, Margarida A.. eds. 2012. Arte & Erotismo ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-95291-6-8. Lisboa: Instituto de História de Arte.
3. Marques, B. J. S; Mestre, Marta. eds. 2008. A Situação está Tensa mas sob Controlo - André Guedes, André Sousa, Gustavo Sumpta, Renato Ferrão, Tânia Bandeira Duarte ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Arte Contempo.
4. Marques, B. J. S; Braz, Ivo A; Guarda, Israel; Oliveira, José. eds. 2007. Paisagem - Limiar. Ana Anacleto. Maria João Alves, Martinho Costa, Maria Jorge Martins ed. 1, 1 vol.. Sines: Centro de Artes de Sines / Interface-Arte Contemporânea.
5. Marques, B. J. S. 2006. Mulheres do Século XVIII. Os Retratos. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Ela por Ela.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Marques, B. J. S; Ramos, Suzana. 2016. Lolitas e outras ninfetas Confrontos estéticos e (i)morais em Balthus e Stanley Kubrick.  In AVANCA | Cinema 2016. Internacional Conference, ed. António Costa Valente e Rita Capucho, 226 - 236. ISBN: 978-989-96858-8-8. Avanca: Edições Cine-Clube de Avança.
2. Marques, B. J. S. 2016. "Museus e Seniores: uma oportunidade turística".  In Produtos, Mercados e Destinos Turísticos., ed. N. Abranja, A. A. Alcântara, F. Coelhoso, R. V. Ferreira, A. Marques, & T. Ribeiro, 27 - 31. ISBN: 978-972-8980-65-0. Mangualde: Edições Pedago.
3. Marques, B. J. S; Oliveira, José. 2016. Julião Sarmento ou a virtualidade do desejo: do ‘desenho-pintura’ ao holograma.  In Tecnologias Culturais e Artes dos Media, ed. MARIA TERESA CRUZ, MARIA AUGUSTA BABO, JOSÉ GOMES PINTO, 277 - 295. ISBN: 97898998 . Lisboa: CECL/UNYLEYA.
4. Marques, Bruno. 2015. Utopian Dimensions in Pedro Cabrita Reis A Melancholic Return to Modernist Paradigms?.  In Utopia. The Avant-Garde, Modernism and (Im)possible Life , ed. David Ayers, Benedikt Hjartarson, Tomi Huttunen, Harri Veivo, 229 - 240. ISBN: 9783110434781. Berlin, Boston: De Gruyter.
5. Marques, B. J. S; Duarte, Miguel M. 2014. Quando a Imagem Erótica nos Aborrece: Corpo, Sexo e Desejo no Cinema Experimental de Andy Warhol e Julião Sarmento.  In AVANCA | Cinema 2014. Internacional Conference, ed. António Costa Valente e Rita Capucho, 425 - 434. ISBN: 978-989-96858-4-0. Avanca: Edições Cine-Clube de Avança.
6. Marques, B. J. S. 2014. Crise do retrato: dissolução ou deslocamento do género? O estranho caso de Lourdes Castro.  In Actas do IV Congresso de História da Arte Portuguesa em Homenagem a José-Augusto França Sessões Simultâneas (2.ª edição revista e aumentada), ed. APHA – Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, 435 - 442. ISBN: ISBN 978-989-20-4. Lisboa: APHA – Associação Portuguesa de Historiadores da Arte.
7. Marques, B. J. S; Vaz, Luís S. 2013. Contra o Nevoeiro. Dramatização das relações entre Fernando Pessoa e o Estado Novo.  In AVANCA | Cinema 2013. International Conference, ed. António Costa Valente e Rita Capucho, 530 - 538. ISBN: 978-989-96858-3-3. Avança: Edições Cine-Clube de Avança.
8. Marques, B. J. S. 2013. Dimensões utópicas em Pedro Cabrita Reis.  In Arte & Utopia, ed. Margarida Acciaiuoli et al., 158 - 170. ISBN: 978-989-95584-8-9. Lisboa: FCSH/CHAIA/ISCTE.
9. Marques, B. J. S. 2012. Sob o signo da viagem. Cartografias do espaço e do corpo em Julião Sarmento (1975-1980).  In Arte & Viagem , ed. Margarida Acciaiuoli, Ana Duarte Rodrigues, 251 - 267. ISBN: 978-989-95291-7-5. Lisboa: IHA-Estudos de Arte Contemporânea da FCSH-UNL.
10. Marques, B. J. S. 2012. Critic curators: the 'case' of Julião Sarmento.  In Curators’ Lab, ed. Lígia Afonso, Gabriela Vaz Pinheiro, Luísa Seixas, 234 - 250. ISBN: 978-989-98505-0-7. Guimarães: Guimarães 2012 European Capital of Culture.
11. Marques, B. J. S. 2012. Crise do retrato: dissolução ou deslocamento do género? O estranho caso de Lourdes Castro.  In IV Congresso da Associação de História de Arte Portuguesa / Homenagem a José-Augusto França, ed. IV Congresso da Associação de História de Arte Portuguesa / Homenagem a José-Augusto França (livro de resumos + CD de Comunicações), sd - sd. ISBN: 350937/12. Lisboa: APHA – Associação Portuguesa de Historiadores da Arte.
12. Marques, B. J. S. 2012. “Curadores Críticos: o caso de Julião Sarmento”.  In Laboratório de Curadoria, ed. Lígia Afonso e Gabriela Vaz Pinheiro, 234 - 250. ISBN: ISBN: 978-989-982. Guimarães: Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012.
13. Marques, B. J. S. 2012. Os tableaux vivants de Julião Sarmento: Sade, erotismo e cinema experimental.  In Arte & Erotismo, ed. (coord. Margarida Acciaiuoli e Bruno Marques). - Lisboa: , 325 - 351. ISBN: 978-989-95291-6-8. Lisboa: IHA-Estudos de Arte Contemporânea/FCSH-UNL.
14. Marques, B. J. S. 2011. Julião Sarmento com James Joyce: Melancolia e Narcisismo.  In Arte & Melancolia , ed. Margarida Acciaiuoli e Maria Augusta Babo, 475 - 502. ISBN: ISBN: 978-989-952. Lisboa: IHA-EAC | CECL, FCSH/UNL.
15. Marques, B. J. S; Braz, Ivo A. 2009. As Cidades (In)visíveis de Nadir Afonso.  In Nadir Afonso. As Cidades no Homem, ed. Fundação Nadir Afonso / Assembleia da República, 8 - 30. . Lisboa: Fundação Nadir Afonso / Assembleia da República.
16. Marques, B. J. S. 2008. Memória prospectiva para um ateliê em Brooklyn” / Prospective memory for na artist studio in Brooklyn”.  In Alexandra do Carmo – Office / Commercial, ed. David Barro, 39 - 42. . Santiago Compostela / Lisboa: Artedardo SL / Galeria Carlos Carvalho.
17. Marques, B. J. S. 2008. Há festa na aldeia de Jorge Maciel.  In 7 artistas ao 10º mês (cat. exp.), ed. Fundação Calouste Gulbenkian, 23 - 25. . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
18. Marques, B. J. S; Mestre, Marta. 2008. A curadoria no regime estético das artes.  In A Situação está Tensa mas sob Controlo - André Guedes, André Sousa, Gustavo Sumpta, Renato Ferrão, Tânia Bandeira Duarte. (cat. exp.), ed. Arte Contempo, 2 - 5. . Lisboa: Arte Contempo.
19. Marques, B. J. S; Braz, Ivo A; Guarda, Israel; Oliveira, José. 2007. "Paisagem - Limiar".  In Paisagem - Limiar. Ana Anacleto. Maria João Alves, Martinho Costa, Maria Jorge Martins. (cat. exp.), ed. Bruno Marques, Ivo André Braz, José Oliveira, Israel Guarda, 1 - 2. . Sines / Lisboa: inter-face / Arte Contemporânea: Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul / Centro de Artes de Sines.
20. Marques, B. J. S. 2007. "Ana Anacleto. No Limiar da Paisagem".  In Paisagem - Limiar. Ana Anacleto. Maria João Alves, Martinho Costa, Maria Jorge Martins. (cat. exp.), ed. Centro Artes de Sines / Interface Arte Contemporânea (Bruno Marques, Ivo Braz, Jose Oliveira, Israel Guarda), 7 - 8. . Sines / Lisboa: Centro Artes de Sines / Interface Arte Contemporânea.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Brito Alves, M; Marques - U. N. L. B. S. 2018. "Almoços partilhados, amores não correspondidos e conversas inacabadas. Quotidiano e arte contemporânea", MODOS 2, 1: 71 - 82.
2. Marques, B. J. S; Carmo, Alexandra. 2017. "Performance Stories in Portugal: Storytelling at Quadrum", Revista de História da Arte – série W, 6: 59 - 74.
Editores: Cláudia Madeira, Fernando Matos Oliveira and Hélia Marçal. Artigo submetido e avaliado através de um processo de revisão cega por pares (double blind peer review). .

3. Marques, B. J. S. 2017. "Podemos levar a sério o ecossexo? Arte e activismo no século XXI", Convocarte — Revista de Ciências da Arte , 4: 178 - 189.
4. Duarte, Miguel M; Marques, Bruno. 2016. " On a 1947 Rediscovery: Archive, memory and self-inscription in the work of Julião Sarmento ", Photographies 9, 3: 251 - 273.
Revista indexada e referenciada, entre outras, nas seguintes bases de dados internacionais: Web of Science (quartil 1) e Scopus. Artigo submetido e avaliado através de um processo de revisão cega por pares (double blind peer review). .

5. Marques, B. J. S. 2016. "Um sonho cor-de-rosa. Propaganda, ideologia e (não-)imagens do matrimónio nos filmes de ‘comédia à portuguesa", Cultura. Revista de História de História e Teoria das Ideias 35, 35: 50 - 75.
Revista indexada e referenciada nas seguintes bases de dados internacionais: AERES, classifICS, CIRC, CARHUS, ERIH Plus, Latindex (Catálogo), Miar, Qualis/Capes. Artigo submetido e avaliado através de um processo de revisão cega por pares (double blind peer review). URL: https://cultura.revues.org/ .

6. Marques, B. J. S; Duarte, Miguel M. 2016. "Género e voyeurismo desmontado: quem olha para quem no cinema experimental de Andy Warhol, Yoko Ono e Julião Sarmento?", Quintana, 15: 181 - 199.
Revista indexada e referenciada nas seguintes bases de dados internacionais: SCOPUS, ERIH PLUS, REDALYC, IBA, BHA, AATA, REGESTA IMPERII, Fuente Académica Premier, TOC Premier, ISOC, ULRICH, DIALNET, REDIB. La ANEP (Agencia Nacional de Evaluación y Prospectiva) la categoriza como revista A. Artigo submetido e avaliado através de um processo de revisão cega por pares (double blind peer review).

7. Marques, B. J. S; Duarte, Miguel M. 2015. "Narrativas da Imagem e (Anti)Expanded Cinema em Julião Sarmento", Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 2, 1: 274 - 294.
Revista indexada na ERIH. Artigo submetido e avaliado através de um processo de revisão cega por pares (double blind peer review)]. .

8. Marques, B. J. S; Braz, Ivo A. 2015. "VASCO ARAÚJO ET ALII. A in-atualidade da identidade contemporânea", Revista de História da Arte – Crise, 12: 217 - 233.
9. Marques, B. J. S. 2006. "O Retrato de D. Sebastião: Costa Pinheiro ou a Desmitificação da Retratística Histórica Oficial", Revista de História da Arte, 5: 188 - 207.
10. Marques, B. J. S. 2006. "“Entrevista com José Gil”", Revista de História da Arte, 5: 8 - 17.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Marques, B. J. S. 2012. "“Crise do retrato: dissolução ou deslocamento do género? O estranho caso de Lourdes Castro”", Trabalho apresentado em IV Congresso da Associação de História de Arte Portuguesa / Homenagem a José-Augusto França, In Livro de Actas do IV Congresso da Associação de História de Arte Portuguesa / Homenagem a José-Augusto França , Lisboa.
2. Marques, B. J. S; Duarte, Miguel M. 2014. "Quando a Imagem Erótica nos Aborrece: Corpo, Sexo e Desejo no Cinema Experimental de Andy Warhol e Julião Sarmento", Trabalho apresentado em AVANCA | Cinema 2014. Internacional Conference, In AVANCA | Cinema 2014, Avanca.
3. Marques, B. J. S; Vaz, Luís S. 2013. "“Contra o Nevoeiro. Dramatização das relações entre Fernando Pessoa e o Estado Novo”", Trabalho apresentado em AVANCA | Cinema 2013.Internacional Conference, In AVANCA | Cinema 2013.Internacional Conference, Avanca.
4. Marques, B. J. S. 2013. "“Dimensões utópicas em Pedro Cabrita Reis”", Trabalho apresentado em Arte & Utopia, In Arte & Utopia, Lisboa.
5. Marques, B. J. S. 2012. "“Sob o signo da viagem. Cartografias do espaço e do corpo em Julião Sarmento (1975-1980)”", Trabalho apresentado em Colóquio Arte & Viagem, In Arte & Viagem, Lisboa.
6. Marques, B. J. S. 2011. "“Os tableaux vivants de Julião Sarmento: Sade, erotismo e cinema experimental”", Trabalho apresentado em Arte & Erotismo, In Arte & Erotismo, Lisboa.
7. Marques, B. J. S. 2010. "“Julião Sarmento com James Joyce: Melancolia e Narcisismo”", Trabalho apresentado em Colóquio Arte & Melancolia, In Arte & Melancolia, Lisboa.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Marques, B. J. S. 20 out. 2013. "“A Moldura como convite improvável”" As Artes Entre as Letras, 26 - 26.
2. Marques, B. J. S. 20 nov. 2011. "Leonor Dias e Filipe Pinto Soares, o ruído da cidade caótica e a quietude original da Natureza: duas propostas artísticas contemporâneas" Revista Fabrica de Talentos, 22 - 23.
3. Marques, B. J. S. 10 dez. 1914. "A estátua de Gonçalves Zarco de Francisco Franco" Jornal da Madeira, sd - sd.

Prefácio, Posfácio
Preface, Postface
1. Marques, B. J. S; Brito, Margarida A.. 2012. "Apresentação". Lisboa. (Apresentação)
2. Marques, B. J. S. 2012. "“Apresentação: Ecos de um Eco”". Lisboa. (Apresentação)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Marques, B. J. S; Serra, Filomena; André, Paula. 2017. "revista Comunicação Pública, Vol.12 nº 23 | 2017 (número especial dedicado ao tema “FOTOGRAFIA E PROPAGANDA NO ESTADO NOVO”). ". Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social.
2. Marques, B. J. S. 2016. "Nadir Afonso. Espacilimitado, 1958", 1 pp.. Burgos: Fundación Caja Burgos.
3. Marques, B. J. S. 2016. "Francisco Franco. Cabeça de Velho. A Polaca", 1 pp.. Burgos: Fundación Caja Burgos.
4. Marques, B. J. S; Serrão., Diana. 2015. "Henrique Franco [filme documental]". Madeira: Direcção Regional de Educação Artística da Madeira.



Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Marques, B. J. S. 10 Obras | 10 artistas portugueses contemporâneos. Culturgest, 2014 (Aperfeiçoamento).
2. Marques, B. J. S. Cinema Experimental: um percurso histórico, 2014 (Outra), promovido por Serviço Educativo da Culturgest.
Duração: 2 horas. Local: Culturgest, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
3. Marques, B. J. S. Arte Conceptual, conceptualismos e pós-conceptualismos, 2014 (Outra), promovido por Serviço Educativo da Culturgest.
Duração: 3 horas. Local: Culturgest, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
4. Marques, B. J. S; Rodrigues, Ana D. História da Arte em Portugal – do século XV à Arte Contemporânea, 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola de Verão da FCSH-UNL.
Duração: 8 dias. Local: FCSH-UNL, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
5. Marques, B. J. S; Rodrigues, Ana D. A Mulher na Arte, 2011 (Extensão), promovido por Escola de Verão da FCSH-UNL.
Duração: 8 dias. Local: FCSH-UNL, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
6. Marques, B. J. S; Rodrigues, Ana D. O Corpo e o Rosto, 2009 (Extensão), promovido por Escola de Verão da FCSH-UNL.
Duração: 8 dias. Local: FCSH-UNL, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.

Organização de evento
Event organization
1. Marques, B. J. S. Perfil e Motivações dos públicos seniores,2016 (Conferência / Organização).
2. Marques, B. J. S. "Fotografia: dinâmicas, discursos e impactos da imagem nas exposições de arquitectura", por Paula André,2016 (Conferência / Organização).
3. Marques, B. J. S; Serra, Filomena. Henrique Franco e a Condição do Ilhéu. Ser Artista Oriundo da Madeira,2016 (Outro / Organização).
Exibição de documentário e mesa-redonda: Henrique Franco e a Condição do Ilhéu. Ser Artista Oriundo da Madeira. .

4. Marques, B. J. S. Performance arte portuguesa – 2 ciclos (sem) 1 arquivo: diferentes valores, razões e práticas?,2016 (Simpósio / Organização).
5. Marques, B. J. S; Duarte, Miguel M. MUSEU, ARTE E PODER Um debate a propósito de “Francofonia” de Aleksandr Sokurov,2016 (Outro / Organização).
6. Marques, B. J. S. Três olhares sobre a figura e obra de Maria Helena Vieira Da Silva ,2015 (Conferência / Organização).
7. Marques, B. J. S. Arte.Crítica.Política,2014 (Conferência / Organização).
8. Marques, B. J. S. Arte & Erotismo,2011 (Congresso / Organização).
9. Marques, B. J. S; Braz, Ivo A. Nadir Afonso. As Cidades no Homem,2009 (Exposição / Curadoria).
10. Marques, B. J. S; Mestre, Marta. A Situação está Tensa mas sob Controlo - André Guedes, André Sousa, Gustavo Sumpta, Renato Ferrão, Tânia Bandeira Duarte,2008 (Exposição / Curadoria).
11. Marques, B. J. S. Turn me on - Alexandre Estrela, André Bastos, Artur Moreira, Ernesto de Sousa, João Tabarra, José Maçãs de Carvalho, Julião Sarmento, Maria Lusitano, Miguel Soares, Paula Roush, Pedro Cabral Santo e Susana Mendes Silva,2008 (Exposição / Curadoria).
12. Marques, B. J. S. Martinho Costa "Völkerwanderung (Deambulação dos povos),2007 (Exposição / Curadoria).
13. Marques, B. J. S; Braz, Ivo A; Guarda, Israel; Oliveira, José. Paisagem - Limiar. Ana Anacleto. Maria João Alves, Martinho Costa, Maria Jorge Martins,2007 (Exposição / Curadoria).



Curso de curta duração
Short duration course
1. Marques, B. J. S. 10 Obras | 10 artistas portugueses contemporâneos. Culturgest,2015 (Outra).

Outra produção artística/cultural
Other artistical/cultural production
1. Marques, B. J. S; Serrão, Diana. Henrique Franco,2016.
2. Marques, B. J. S; Brito, Margarida A.. Colóquio Internacional Arte & Erotismo ,2011.
3. Marques, B. J. S; Braz, Ivo A. Nadir Afonso. As Cidades no Homem (exposição antológica),2009.
4. Marques, B. J. S; Brito, Margarida A.. Sessão inaugural do "Ciclo de Encontros com Artistas na FCSH-UNL" com conferência proferida por Nadir Afonso,2009.
5. Marques, B. J. S; Guarda, Israel; Oliveira, José; Braz, Ivo A. Turn me on - Alexandre Estrela, André Bastos, Artur Moreira, Ernesto de Sousa, João Tabarra, José Maçãs de Carvalho, Julião Sarmento, Maria Lusitano, Miguel Soares, Paula Roush, Pedro Cabral Santo e Susana Mendes Silva,2008.
6. Marques, B. J. S; Mestre, Marta. A Situação está Tensa mas sob Controlo (projecto vencedor do concurso nacional Jovens Comissários 2008),2008.
7. Marques, B. J. S. Martinho Costa "Völkerwanderung (Deambulação dos povos),2007.
8. Marques, B. J. S; Braz, Ivo A; Guarda, Israel; Oliveira, José. Paisagem - Limiar. Ana Anacleto. Maria João Alves, Martinho Costa, Maria Jorge Martins,2007.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Marcelo Rodrigues, A internet e as aplicações informáticas como expressão plástica, 2012. Dissertação (História de Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador).
Dissertação de mestrado, especialidade em História de ArteContemporânea, apresentada na Faculdade de Ciências de Sociais Humanas da UNL.
Em curso
Ongoing
1. Artur Silva, Percursos de modernidade na arte do azulejo em Portugal, 2012. Dissertação (História de Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador).
2. Cláudia Oliveira, A dimensão plástica no cinema de Manoel de Oliveira, 2012. Dissertação (História de Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Marques, Bruno José de Sousa; Mónica Guerreiro; Isabel Baraona; Rodrigo Silva. Participação no júri de Hélder Eduardo Vicente Gorjão. Encenação / Transgressão: JE est un autre, 2014.  Dissertação (Artes Plásticas) - Instituto Politécnico de Leiria.
2. Marques, Bruno José de Sousa; Margarida Acciaiuoli de Brito. Participação no júri de Artur Silva. Percursos de modernidade na arte do azulejo em Portugal, 2013.  Dissertação (História de Arte Contemporânea) - Faculdade de Ciências Sociais Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
3. Marques, Bruno José de Sousa; Margarida Acciaiuoli de Brito; Diniz Cayolla Ribeiro. Participação no júri de Marcelo Rodrigues. A internet e as aplicações informáticas como expressão plástica, 2012.  Dissertação (História de Arte Contemporânea) - Universidade Nova de Lisboa.


Exame de qualificação de doutoramento
Phd qualification test
1. Marques, Bruno José de Sousa; João Mário Lourenço Bagão Grilo; Philip Cabau. Participação no júri de Glória Raquel Martins Oliveira. O Ensino do Desenho: práticas e metodologias, 2016. Exame de qualificação (Estudos Artísticos) - Faculdade de Ciências Sociais Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


Participação em outros júris
Other jury participation


Concursos de aquisição
Aquisition concourse
1. Marques, Bruno José de Sousa; Carlos Pessoa; Cláudia Madeira. (Já não há) Heróis? 8ª MOSTRA DO LABORATÓRIO DE TEORIAS DO DRAMA E DO ESPECTÁCULO., 2016.
2. Marques, Bruno José de Sousa. Concurso Jovens Criadores - secção Artes Plásticas, 2013.



Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação, BI/Mestre pelo IHA, no âmbito do Projeto Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974), com referência PTDC/CPC-HAT/4533/2014, 2016.
2. Revisor externo do Conselho Científico da Revista Portuguesa de Educação Artística no número 6., 2016.
3. concurso para atribuição de Bolsa de Investigação, BI/Mestre pelo DINAMIA, no âmbito do Projeto Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974), com referência PTDC/CPC-HAT/4533/2014, 2016.
4. Revisor externo do Conselho Científico da Revista Portuguesa de Educação Artística no número 5, 2015.
5. revisor cientifico do número 8 do Tourism and Hospitality International Journal, 2015, Instituto Superior de Ciências Educativas.
6. Integra a comissão científica da Conferência Internacional de Arte e Criatividade Urbana de Lisboa (IHA-UNL e CIEBA- FBAUL, 2014), , 2014, Faculdade de Ciências Sociais Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
7. Integra a comissão científica da das III Jornadas Científicas Internacionais de Turismo (ISCE, 2014), 2014.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. “Todas nós temos na vida uma ilusão mais querida… um sonho cor de rosa…” Propaganda e (não-)imagens do casamento nos filmes de 'comédia à portuguesa' , 2016 (Seminário).
Nome do evento: Seminário permanente da Oficina de História e Imagem (OHI) ; Nome da Instituição: Grupo de Investigação "Cultura, Identidades e Poder", integrado no Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. ; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. .
2 Henrique Franco e a Condição do Ilhéu. Ser Artista Oriundo da Madeira, 2016 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Henrique Franco e a Condição do Ilhéu. Ser Artista Oriundo da Madeira; Nome da Instituição: IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa / Núcleo Estudos em Fotografia e Cinema; Cidade do evento: Lisboa / FCSH, Universidade NOVA de Lisboa.
3. Quotidiano e Arte Contemporânea. Almoços Partilhados, Amores Não Correspondidos e Conversas Inacabadas, 2016 (Conferência).
Nome do evento: O Sentido do Gesto e a sua Memória. O Quotidiano ao Longo da História; Nome da Instituição: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
4. “O (problema) do lugar de Vieira da Silva na historiografia de arte portuguesa”, 2015 (Conferência).
Nome do evento: Vieira da Silva em Festa: painel "Três olhares sobre a figura e obra de Maria Helena Vieira Da Silva"; Nome da Instituição: Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva e CinAntrop- Festival de Cinema Etnográfico 2015; Cidade do evento: Lisboa / Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva.
5 “Julião Sarmento. O Fotográfico como perversão”, 2015 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: "Ciclo de Conversas Anozero — O Estado da Arte", secção" Campo Expandido das Imagens e da Arte": Anozero – bienal de arte contemporânea de Coimbra, ; Nome da Instituição: Círculo de Artes Plásticas de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra / Círculo Sereia, Piso – 2 da Casa Municipal da Cultura.
participantes: João Ribas, Bruno Marques, Sérgio Dias Branco; moderação: Maria Teresa Cruz.
6. Writing about art, 2014 (Seminário).
Nome do evento: Writing about art - seminário apresentado no âmbito da unidade curricular “Arte e Investigação” (coordenada pela Prof. Doutora Margarida Acciaiuoli); Nome da Instituição: Programa Doutoral em Estudos Artísticos/FCSH (coord. João Mário Grilo); Cidade do evento: Lisboa / FCSH-NOVA.

Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. Fotografia: dinâmicas, discursos e impactos da imagem nas exposições de arquitectura, por Paula André, 2016 (Conferência).
Nome do evento: Fotografia: dinâmicas, discursos e impactos da imagem nas exposições de arquitectura, por Paula André; Nome da Instituição: IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa / Núcleo Estudos em Fotografia e Cinema; Cidade do evento: Lisboa / FCSH, Universidade NOVA de Lisboa.
2. Performance arte portuguesa – 2 ciclos (sem) 1 arquivo: diferentes valores, razões e práticas?, 2016 (Simpósio).
Nome do evento: Performance arte portuguesa – 2 ciclos (sem) 1 arquivo: diferentes valores, razões e práticas?; Nome da Instituição: IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa / iNOVA Media Lab / IFILNOVA, FCSH / CEIS20 / FCT/NOVA (Departamento de Conservação e Restauro); Cidade do evento: Lisboa / Museu Coleção Berardo.
3. Penetrable / Traversable / Habitable: Exploring spatial environments by women artists in the 1960s and 1970s. , 2016 (Conferência).
Nome do evento: Penetrable / Traversable / Habitable: Exploring spatial environments by women artists in the 1960s and 1970s.; Nome da Instituição:  IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa/ AWARE; Cidade do evento: Lisboa / Centro de Arte Moderna / Fundação Calouste Gulbenkian.
4. Perfil e Motivações dos públicos seniores, 2016 (Congresso).
Nome do evento: Perfil e Motivações dos públicos seniores; Nome da Instituição: Culturgest, IHA/FCSH/NOVA e CEG/IGOT/ULisboa; Cidade do evento: Lisboa / Culturgest.
5. III Jornadas Científicas Internacionais de Turismo, 2014 (Congresso).
Nome do evento: III Jornadas Científicas Internacionais de Turismo; Nome da Instituição: Instituto Superior de Ciências Educativas; Cidade do evento: Odidelas / Centro de Congressos de Odivelas.
6. Arte e Criatividade Urbana de Lisboa, 2014 (Congresso).
Nome do evento: Lisbon Street Art & Urban Creativity ; Nome da Instituição: FCSH-UNL / IHA-CASt e FBAUL / CIEBA, IST-UL; Cidade do evento: Lisboa / FBAUL.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1 MUSEU, ARTE E PODER. Um debate a propósito de “Francofonia” de Aleksandr Sokurov, 2016 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: MUSEU, ARTE E PODER Um debate a propósito de “Francofonia” de Aleksandr Sokur; Nome da Instituição: IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa / Núcleo Estudos em Fotografia e Cinema.; Cidade do evento: Lisboa / Cinema Medeia Monumental, Lisboa. .
Com a participação de Manuel Villaverde Cabral, Margarida Acciaiuoli e João Mário Grilo.
2. “História Cultura e Relações em Turismo”, 2012 (Congresso).
Nome do evento: Jornadas de Turismo do ISCE 2012 - Turismo, Inovação e Formação: Estudos e Experiências; Nome da Instituição: Departamento de Turismo do ISCE; Cidade do evento: Odivelas / Centro de Exposições de Odivelas.

Participação como Relator
Participation as Commentator
1. Imagens do ideal de mulher num projecto editorial de propaganda estado-novista: o caso do Boletim da Mocidade Portuguesa Feminina (1939-1947), 2017 (Congresso).
Nome do evento: COLÓQUIO INTERNACIONAL PROJECTOS EDITORIAIS REPÚBLICA E ESTADO NOVO; Nome da Instituição: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
2. Para lá da Propaganda Oficial. A Ideologia do Estado Novo e o controlo da vida privada: condição feminina e discurso amoroso na fotografia e no cinema.” , 2016 (Seminário).
Nome do evento: Programa de semisários/conferências da Unidade Curricular “Temáticas Aprofundadas em História da Arte” do Doutoramento em História de Arte (coord. Margarida Acciaiuoli) da FCSH/NOVA; Nome da Instituição: Doutoramento em História de Arte (coord. Margarida Acciaiuoli) da FCSH/NOVA.; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL.
3. Pop music, telediscos e youtube: não são estes os principais canais e agentes da 'pornificação' da cultura de massas?, 2016 (Simpósio).
Nome do evento: LOG IN, LIVE ON: MÚSICA E CIBERCULTURA NA ERA DA INTERNET OF THINGS - colóquio internacional.; Nome da Instituição: CysMus (Núcleo de Estudos Avançados em Música e Cibercultura) do SociMus (Estudos Avançados em Sociologia da Música) - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical /FCSH/NOVA; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa..
4. “O ideal do casamento sob ditadura. Género e intriga amorosa nos filmes de 'comédia à portuguesa'”, 2016 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso Internacional do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG); Nome da Instituição: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-Ulisboa); Cidade do evento: Lisboa / Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-Ulisboa).
5. Voyeurismo e género no cinema experimental: Andy Warhol, Yoko Ono e Julião Sarmento, 2014 (Congresso).
Nome do evento: I Congresso Internacional Arte e Género?; Nome da Instituição: IHA-FCSH-UNL; CLEPUL; CESNOVA – Faces de Eva; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
6. Sob o signo da cidade do Porto: três pintores modernistas, 2014 (Conferência).
Nome do evento: Aspectos do Modernismo do Porto; Nome da Instituição: Fundação Dr. António Cupertino de Miranda; Cidade do evento: Porto / Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.
7. Utopic Dimensions in Pedro Cabrita Reis, 2014 (Congresso).
Nome do evento: Fourth International Conference of EAM ; Nome da Instituição: European Network for Avant-Garde and Modernism studies; Cidade do evento: Helsínquia / Universidade de Helsínquia.
8. Dimensões utópicas em Pedro Cabrita Reis, 2013 (Congresso).
Nome do evento: Arte & Utopia; Nome da Instituição: FCSH/CHAIA/DINAMIA; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais Humanas.
9. “A Participação de Julião Sarmento na Documenta 7: contributos para o estudo de um novo paradigma de internacionalização da arte portuguesa”, 2013 (Encontro).
Nome do evento: DOCUMENTAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DE ARTE CONTEMPORÂNEA. Fontes para a (re)-construção da História da Arte; Nome da Instituição: Instituto de História de Arte da UNL; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Belas Artes da UPorto.
10. Julião Sarmento ou a virtualidade do desejo: do ‘desenho-pintura’ ao holograma, 2013 (Conferência).
Nome do evento: Conferência Tecnologias Culturais e Artes dos Media; Nome da Instituição: Centro de Estudos de Comnicação e Linguagens (FCSH-UNL); Cidade do evento: Lisboa / Goethe-Institut Portugal.
11. “Contra o Nevoeiro. Dramatização das relações entre Fernando Pessoa e o Estado Novo”, 2013 (Congresso).
Nome do evento: Internacional Conference AVANCA | Cinema 2013; Nome da Instituição: Cine-Clube de Avanca; Cidade do evento: Avanca / Cine-Clube de Avanca.
12. “O Surrealismo em Portugal. Alguns desenhos”, 2012 (Conferência).
Nome do evento: Pelas entrelinhas. O desenho em Mário Dionísio e seus contemporâneos; Nome da Instituição: org. Paula Lobo / Casa da Achada-Centro Mário Dionísio; Cidade do evento: Lisboa / Casa da Achada-Centro Mário Dionísio.
13. “Julião Sarmento: Erotismo como transgressão durante a repressão clerical-fascista em Portugal”, 2012 (Seminário).
Nome do evento: Estética e Política entre as Artes; Nome da Instituição: CESEM, FCSH-UNL; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade e Ciências Sociais e Humanas.
14. “Crise do retrato: dissolução ou deslocamento do género? O estranho caso de Lourdes Castro”, 2012 (Congresso).
Nome do evento: http://www.chap-apha.com/?menu=0&content=apresentacao; Nome da Instituição: Fundação Calouste Gulbenkian / Associação de História de Arte Portuguesa ; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
15. “Curadores Críticos: o caso de Julião Sarmento”, 2012 (Conferência).
Nome do evento: Laboratório de Curadoria ; Nome da Instituição: Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2013; Cidade do evento: Guimarães / Guimarães.
16. “Os tableaux vivants de Julião Sarmento: Sade, erotismo e cinema experimental”, 2011 (Congresso).
Nome do evento: Arte & Erotismo; Nome da Instituição: Instituto de História de Arte da UNL; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL.
17. “Rose is (not) a rose: Júlia Ventura’s Photographs”, 2011 (Congresso).
Nome do evento: Women and the Arts: Dialogues in Female Creativity in the U.S. and Beyond ; Nome da Instituição: Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa na Faculdade de Letras; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
18. Sobre Plataformas Web de Artistas, 2010 (Seminário).
Nome do evento: Artshots _Laboratórios de Arte e Comunicação Multimédia; Nome da Instituição: Instituto Politécnico de Beja – Escola Superior de Educação; Cidade do evento: Beja / Instituto Politécnico de Beja – Escola Superior de Educação.
19. “Melancolia e Narcisismo na pintura de Julião Sarmento”, 2010 (Congresso).
Nome do evento: Colóquio Arte & Erotismo; Nome da Instituição: IHA-EAC | CECL, FCSH/UNL; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL.
20. "O Retrato de D. Sebastião: Costa Pinheiro ou a Desmitificação da Retratística Histórica Oficial", 2007 (Conferência).
Nome do evento: "X Curso Livre - O Retrato"; Nome da Instituição: Instituto de História de Arte da UNL; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
21. "O retrato da mulher no século XVIII", 2005 (Conferência).
Nome do evento: "Mulheres no Século XVIII"; Nome da Instituição: Biblioteca-Museu República e Resistência; Cidade do evento: Lisboa / Biblioteca-Museu República e Resistência.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. BEAUTIFUL AGONY depois do cinema de Andy Warhol: voyeurismo e exposição da intimidade, 2017 (Congresso).
Nome da Instituição: IV ENCONTRO IBÉRICO DE ESTÉTICA: ‘ESTÉTICA, ARTE E INTIMIDADE; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.
2. O Corpo na Propaganda, 2016 (Workshop).
Nome do evento: Workshop Público. Fotografia impressa. Imagem e propaganda em Portugal (1934-1974); Nome da Instituição: Instituto de História de Arte/FSCH/NOVA; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
3. “Universos Sonoros, Musicais e Audiovisuais no Ciberespaço – Perspectivas e Desafios”, 2016 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: LOG IN, LIVE ON: MÚSICA E CIBERCULTURA NA ERA DA INTERNET OF THINGS - colóquio internacional; Nome da Instituição: CysMus (Núcleo de Estudos Avançados em Música e Cibercultura) do SociMus (Estudos Avançados em Sociologia da Música) - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
4. “Lolitas e outras ninfetas Confrontos estéticos e (i)morais em Balthus e Stanley Kubrick”, 2016 (Congresso).
Nome do evento: AVANCA | CINEMA 2016 Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação.; Nome da Instituição: Cine-Clube de Avança; Cidade do evento: Avanca.
5. “Estórias sobre performance em Portugal: um exercício de storytelling em torno da Galeria Quadrum” (conferência), 2016 (Simpósio).
Nome do evento: Performance arte portuguesa – 2 ciclos (sem) 1 arquivo: diferentes valores, razões e práticas?; Nome da Instituição: IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa / iNOVA Media Lab / IFILNOVA, FCSH / CEIS20 / FCT/NOVA (Departamento de Conservação e Restauro); Cidade do evento: Lisboa / Museu Coleção Berardo.
6. Art, Bodies/Embodiment, 2014 (Conferência).
Nome do evento: Art, Bodies/Embodiment - conferência dada no âmbito da unidade curricular ; Nome da Instituição: Programa Doutoral em Estudos Artísticos/FCSH (coord. João Mário Grilo); Cidade do evento: Lisboa / FCSH-NOVA.
7. Arte.Crítica.Política , 2014 (Simpósio).
Nome do evento: Arte.Crítica.Política; Nome da Instituição: Instituto de História de Arte-UNL; Cidade do evento: Lisboa / Goethe-Institut - Lisboa, e FCSH-UNL.
8. Quando a Imagem Erótica nos Aborrece: Corpo, Sexo e Desejo no Cinema Experimental de Andy Warhol e Julião Sarmento, 2014 (Congresso).
Nome do evento: Internacional Conference AVANCA | Cinema 2014; Nome da Instituição: Cine-Clube de Avanca; Cidade do evento: Cine-Clube de Avanca / Avanca.
9. Conferência de Nadir Afonso: “Da intuição artística ao raciocínio estético”, 2009 (Conferência).
Nome do evento: conferência “Da intuição artística ao raciocínio estético”, proferida por Nadir Afonso na FCSH/UNL ; Nome da Instituição: Instituto de História de Arte da UNL; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
51

Livros e capítulos
Books and book chapters
25
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
5
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
20
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
10
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
10
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
7
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
7
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
3
Jornais de notícias
Newspapers
3
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
6

Total
Produção técnica
Technical production
19

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
19

Total
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production
9


Total
Dados complementares
(Additional data)
60

Orientações
Orientations
3
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
4
Participação em Outros Júris
Other jury participation
2
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
7
Participação em Eventos
Event participation
44


Outras informações relevantes
Bruno Marques (1975, Huambo, Angola) é, desde 2016, Professor Auxiliar Convidado do departamento de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Desde 2014, bolseiro de pós-doutoramento no Instituto de História da Arte da mesma faculdade.
O seu projeto de investigação, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, intitula-se “Género e políticas da sexualidade na arte contemporânea portuguesa (fotografia, cinema e performance)” [RH / BPD / 93234/2013].
Membro integrado e da Comissão Científica do Instituto de História de Arte/UNL, onde coordena o núcleo Photography and Film Studies pertencente ao grupo Contemporary Art Studies (CASt).
É membro da equipa do Projecto FCT “Fotografia Impressa.<br> Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)” [PTDC/CPC-HAT/4533/2014].<br> Doutorado em História da Arte Contemporânea pela FCSH/UNL.
Investigador bolseiro pela FCT no mestrado (2002-2003) e doutoramento (2005-2009).
Docente conferencista na FCSH/UNL (dep.
História de Arte e Escola de Verão) entre 2009 e 2013, colaborando actualmente na organização e leccionação do curso de Doutoramento em História de Arte (2016/17).
Integra desde 2014 a equipa de investigadores do Programa de Doutoramento em Estudos Artísticos/FCSH (coord.
João Mário Grilo) financiado pela FCT.
Regente das Unidades Curriculares de História de Arte, Património Cultural e de Museologia Cultura e Civilizações do ISCE (2010-2015).
Leccionou na ESAD.
CR, no curso da licenciatura em Artes Plásticas (2014).
Comissariou várias exposições, tendo sido vencedor da Iniciativa Novos Comissários 2008.
É autor do livro Mulheres do Século XVIII.
Os Retratos (2006).
Coordenou os livros Sobre Julião Sarmento (Quetzal, 2012) e Arte & Erotismo (EAC/IHA-UNL, 2012, com Margarida Acciaiuoli).
Co-organizou o congresso internacional Arte & Erotismo (FCSH-UNL, 2012), o colóquio Arte.
Crítica.
Política (Goethe-Institut, Lisboa / FCSH-UNL, 2014), as jornadas Envelhecimento, Espaços Culturais e Arte Contemporânea (Culturgest, 2016) e o simpósio Performance arte portuguesa – 2 ciclos (sem) 1 arquivo: diferentes valores, razões e práticas? (Museu Colecção Berardo, 2016).<br> Assinou diversos textos sobre arte contemporânea e cinema em catálogos de exposições, em revistas da especialidade e em livros académicos sobre diversos criadores, entre os quais Andy Warhol, Balthus, Standley Kubrick, Julião Sarmento, Pedro Cabrita Reis, Lourdes Castro, Vasco Araújo, Costa Pinheiro ou Nadir Afonso.
Colabora com o Serviço Educativo da Culturgest desde 2005.


Visualizações do curriculum [ 2928 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 13-10-2018 às 22:02:29
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (4)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (3)
 Project collaboration in Degóis