| 
               
                  | Tiago Daniel de Sousa Ferreira |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												19/09/2016 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Tiago Daniel de Sousa Ferreira |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Ferreira, Tiago |  
                     | Categoria profissional Position
 | Investigador Principal |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Ciências Sociais-Psicologia. Humanidades-Artes.
 
 |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
 Centro de Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança (CPDEC)
 Rua Alfredo Allen
 Paranhos
 4200-135 Porto
 Portugal
 Telefone: (+351)226079700
 Correio electrónico: tiagodsferreira@gmail.com
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Masculino»Male |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2006-2012 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Licenciatura em Música
                        							(3 anos » years)
                        						. Universidade de Aveiro,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2006-2009 | Mestrado Master degree
 |  
                     | Mestrado em Psicologia
                        							(2 anos » years)
                        						. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2000-2005 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança
                        							(5 anos » years)
                        						. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
 Formação complementar ( studies) 
               
                  
                     | 2014 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Avaliação da vinculação - AQS (Attachment Behavior Q-Set). ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2013 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Real-time data analysis demonstration with efficacy data from the parent st. Vanderbilt University,
                        			Estados Unidos.
 |  
                  
                     | 2013 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Real-time data analysis demonstration with efficacy data from the parent st. Vanderbilt University,
                        			Estados Unidos.
 |  
                  
                     | 2012 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Pre-K CLASS Observation Training. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
               
                  
                     | Dez/2015-Actual | Investigador Principal |  
                  
                     | Jun/2013-Out/2015 | Assistente de Investigação |  
                  
                     | Set/2010-Jul/2012 | Assistente de Investigação |  
                  
                     | Centro Juvenil de São José |  
                  
                     | Out/2012-Actual | Outra Situação |  
                  
                     | Nov/2015-Fev/2016 | Assistente 1º triénio |  
                  
                     | Out/2015-Out/2015 | Assistente 1º triénio |  
                  
                     | Out/2012-Dez/2012 | Assistente 1º triénio |  
                  
                     | Nov/2011-Mar/2012 | Assistente 1º triénio |  
 Atividades de Ensino (Teaching activities) 
               
               
                  
                     | Disciplinas lecionadas»Taught units: 
 
                           Psicologia do desenvolvimento e educação(Docente) |  
                  
                     | Disciplinas lecionadas»Taught units: 
 
                           Psicologia do desenvolvimento e educação(Docente) |  
                  
                     | Disciplinas lecionadas»Taught units: 
 
                           Psicologia do desenvolvimento e educação(Docente) |  
                  
                     | Disciplinas lecionadas»Taught units: 
 
                           Psicologia do desenvolvimento e educação(Docente) |  
 Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities) 
               
                  
                     | Centro Juvenil de São José |  
 Projetos de Investigação (Research projects)  
               
                  
                     | Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher
 |  
                  
                     | 2015-2019 O desenvolvimento de competências sociais na primeira infância: Efeitos das relações com a mãe, pai e professor.-The development of Social Foundational Skills in early childhood: The effect of child's relationships with Mother, Father
                        and Teacher
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PD/BD/114269/2016. |  
                  
                     | Participação como Investigador Participation as Researcher
 |  
                  
                     | 2013-2015 RE)CONCILIAR: Impacto da Conciliação Trabalho - Família na Parentalidade e no Desenvolvimento das Crianças.-(IM)BALANCE: Impact of Work-Family Conciliation on Parenting and Children´s Development
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-CED/5218/2012. |  
                  
                     | 2010-2012 Contributos para a implementação e aplicação da Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde-Contribution of the ICF-CY to the study of participation in children with disabilities at early ages
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: FCT-RIPD/CIF/109664/2009. |  
 Línguas (Languages) 
               
                  
                     | Compreende Understandig
 | Inglês (Bem), Francês (Pouco). |  
                     | Fala Speaking
 | Inglês (Bem), Francês (Pouco). |  
                     | Lê Reading
 | Inglês (Bem), Francês (Pouco). |  
                     | Escreve Writing
 | Inglês  (Bem), Francês (Pouco). |  
 Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership) 
               
                  
                     | Mai/2016 - Actual | European Association for Research on Learning and Instruction, Membro. |  
                     | Fev/2011 - Actual | Ordem dos Psicólogos, Membro. |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. | Ferreira, T.; Abreu-Lima, I..  2009. MRS: Escala de avaliação da responsividade materna.  In Inéditos IDECCA N.o2. Instrumentos de investigação desenvolvidos, adaptados ou usados pelo grupo de investigação desenvolvimental,
                        educacional e clínica com crianças e adolescentes, 45 - 46. . Porto: FPCEUP. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Cadima, J.; Enrico, M.; Ferreira, T.; Verschueren, K.; Leal, T.; Matos, P.M..  2016. "Self-regulation in early childhood: the interplay between family risk, temperament and teacher–child interactions", European Journal of Developmental Psychology 13, 3: 341 - 360. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Ferreira, T.; Cadima, J.; Matias, M.; Vieira, J.M.; Leal, T.; Matos, P.M..  2016. "Preschool Children’s Prosocial Behavior: The Role of Mother–Child, Father–Child and Teacher–Child Relationships", Journal of Child and Family Studies 25, 6: 1829 - 1839. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Vieira, J.M.; Matias, M.; Ferreira, T.; Lopez, F.G.; Matos, P.M..  2016. "Parents’ work-family experiences and children’s problem behaviors: The mediating role of the parent–child relationship", Journal of Family Psychology 30, 4: 419 - 430. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Castro, S.; Ferreira, T.; Dababnah, S.; Pinto, A.I..  2013. "Linking autism measures with the ICF-CY: Functionality beyond the borders of diagnosis and interrater agreement issues", Developmental Neurorehabilitation 16, 5: 321 - 331. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Cadima, Joana; Ferreira, Tiago; Guedes, Carolina; Vieira, Joana; Leal, Teresa; Matos, Paula M.  2016. "Risco e regulação emocional em idade pré-escolar: a qualidade das interações dos educadores de infância como potencial moderador", Análise Psicológica 34, 3: 1 - 20. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Ferreira, T.; Abreu-Lima, I..  2012. "Responsividade Materna e Risco Psicossocial - Implicações Práticas", AMAzônica 8, 1: 33 - 52. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Ferreira, T.; Coelho, V.; Pinto, A.I..  2012. "An approach to participation of children with disabilities in inclusive preschool settings", Trabalho apresentado em 15th European Conference on Developmental Psychology - ECDP, In 5th European Conference on Developmental Psychology - ECDP, Bergen. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Ferreira, T.; Abreu-Lima, I..  2010. "Responsividade materna: contributo para a avaliação", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Ferreira, T.; Abreu-Lima, I..  2008. "Responsividade materna: revisão conceptual e fundamentos para avaliação", Trabalho apresentado em Infâncias Possíveis, Mundos Reais -  I Congresso Internacional em Estudos da Criança, In Infâncias Possíveis, Mundos Reais. Actas do I Congresso Internacional em Estudos da Criança , Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Apresentação oral de trabalho Oral work presentation
 |  
                  
                     | 1. | Ferreira, T.. The case of Leonor: Reflexivity analizes on the tensions and forces around the case,2012 (Poster). |  
                  
                     | 2. | Ferreira, T.. Routine Based Intervention Methodology in Inclusive Preschool Settings,2012 (Poster). |  
                  
                     | 3. | Ferreira, T.. Qualidade das Experiências Inclusivas em Intervenção Precoce,2011 (Poster). |  
                  
                     | 4. | Ferreira, T.. Assessment of maternal responsiveness: The perspective of professionals working with families,2011 (Poster). |  
                  
                     | 5. | Ferreira, T.. Avaliação das relações com pares: Estudo exploratório em crianças com incapacidades,2011 (Poster). |  
 Dados Complementares (Additional data) 
               
                  
                     | Participação em eventos Event participation
 |  
                  
                     | Participação como Relator Participation as Commentator
 |  
                  
                     | 1. | Parental Engagement across Early Childhood in Dual-Earner Families: Effects on Child Self-Control, 2016 (Conferência). 
 |  
                  
                     | 2. | Child Care Quality for At-Risk and Non-Risk Children: Moderating Effects With Temperament and Gender, 2015 (Simpósio). Nome do evento: 2015 Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development.
 |  
                  
                     | 3. | Classroom quality in disadvantaged communities and its moderating role on emotion regulation, 2014 (Congresso). |  
                  
                     | 4. | The quality of teacher-child relationships in early childhood for at-risk children from social disadvantaged communities, 2014 (Congresso). |  
                  
                     | 5. | Relational influences on preschool children's prosocial behavior. Study presented at the 7th Conference da European Society
                        for Family Relations,, 2014 (Conferência). 
 |  
                  
                     | 6. | Assessment of maternal responsiveness: The perspective of professionals working with families., 2011 (Conferência). 
 |  
                  
                     | 7. | An approach to participation of children with disabilities in inclusive preschool settings, 2011 (Congresso). |  
                  
                     | Outro tipo de participação Other kind of participation
 |  
                  
                     | 1. | Dyadic and classroom predictors of social-emotional competence: the role of emotional and autonomy support, 2016 (Conferência). 
 |  
                  
                     | 2. | Variations of classroom quality in infant classrooms in Portugal, 2016 (Conferência). 
 |  
                  
                     | 3. | Parents’ work-family conciliation and children’s outcomes: The mediating role of parent-child relationship, 2014 (Conferência). 
 |  
                  
                     | 4. | Self-regulation in young children in Portugal: Testing a two-component model, 2014 (Conferência). 
 |  
                  
                     | 5. | Routine Based Intervention Methodology in Inclusive Preschool Settings, 2012 (Congresso). |  
                  
                     | 6. | Teacher’s interactions with children with disabilities in daily routines., 2012 (Congresso). |  
                  
                     | 7. | Social participation in Portuguese early childhood inclusive settings. , 2012 (Congresso). |  
                  
                     | 8. | Quality of interactive processes and engagement with peers in preschool inclusive settings., 2012 (Congresso). |  
                  
                     | 9. | Early Childhood Intervention Practices Based on Evidence: The Case of Participation., 2012 (Congresso). Nome do evento: 1st National Interdisciplinary Early Intervention Congress.
 |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Produção técnica Technical production
 |  
                     | Dados complementares data
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 10 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 1 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 1 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 6 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 4 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 2 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 3 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 3 |  
 
                     
                        | Produção técnica Technical production
 | 5 |  
 
                     
                        | Outros tipos de produção técnica Other technical production
 | 5 |  
 
                     
                        | Dados complementares (Additional data)
 | 16 |  
 
                     
                        | Participação em Eventos Event participation
 | 16 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												433
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											27-10-2018
                     											às
                     											03:01:51 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |