| 
               
                  | Luís Francisco Mendes Gabriel Pedro |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												25/03/2015 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Luís Francisco Mendes Gabriel Pedro |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Pedro, Luís |  
                     | Categoria profissional Position
 | Professor Auxiliar |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Ciências Sociais-Ciências da Comunicação. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
 
 |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte
 Centro de Estudos de Tecnologias e Ciências da Comunicação - CETAC.MEDIA
 Campus Universitário de Santiago, Departamento de Comunicação e Arte
 Aveiro
 3810 Aveiro
 Portugal
 Telefone: (+351)234370200Extensão: 23728
 Correio electrónico: lpedro@ua.pt
 Homepage: http://about.me/lpedro
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Masculino»Male |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2000-2005 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Didática (ramo Tecnologia Educativa). Universidade de Aveiro,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1994-1998 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Novas Tecnologias da Comunicação
                        							(4 anos » years)
                        						. Universidade de Aveiro,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
               
                  
                     | Set/2014-Actual | Professor Auxiliar |  
                  
                     | Set/2009-Ago/2014 | Professor Auxiliar |  
                  
                     | Set/2007-Ago/2009 | Professor Auxiliar |  
                  
                     | Set/2004-Ago/2007 | Assistente |  
                  
                     | Set/1998-Jul/1999 | Outra Situação |  
 Projetos de Investigação (Research projects)  
               
                  
                     | Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher
 |  
                  
                     | 2011-2013 ShaPLE-Comunicação e partilha em ambientes pessoais de aprendizagem
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/114130/2009. Parceiro(s)»Partners:
                        							Portugal Telecom Comunicações.
 Financiador(es)»Funding:
                        							Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Portugal Telecom Comunicações.
 |  
                  
                     | Participação como Investigador Participation as Researcher
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/113368/2009. Financiador(es)»Funding:
                        							Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
 |  
 Línguas (Languages) 
               
                  
                     | Compreende Understandig
 | Inglês (Bem), Francês (Bem). |  
                     | Fala Speaking
 | Inglês (Bem), Francês (Bem). |  
                     | Lê Reading
 | Inglês (Bem), Francês (Bem). |  
                     | Escreve Writing
 | Inglês  (Bem), Francês (Pouco). |  
 Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours) 
               
                  
                     | 2007 | Prémio Inovação,
                        					SAPO. |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions
 |  
                  
                     | 1. | Moreira, António; Santos, Carlos; Pedro, Luís; Almedia, Pedro.  2014. Tecnologias Multimédia - Guia do Professor   (12º ano). ed. 1, ISBN: 978-989-753-134-7. Timor-Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Moreira, António; Santos, Carlos; Pedro, Luís; Almedia, Pedro.  2014. Tecnologias Multimédia – Manual do aluno (12º ano). ed. 1, ISBN: 978-989-753-120-0. Timor-Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Moreira, António; Santos, Carlos; Pedro, Luís; Almedia, Pedro.  2013. Tecnologias Multimédia - Guia do Professor (11º ano). ed. 1, ISBN: 978-989-8547-57-6. Timor-Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Moreira, António; Santos, Carlos; Pedro, Luís; Almedia, Pedro.  2013. Tecnologias Multimédia – Manual do aluno (11º ano). ed. 1, ISBN: 978-989-8547-43-9. Timor-Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Moreira, António; Santos, Carlos; Pedro, Luís; Almedia, Pedro.  2012. Tecnologias Multimédia – Manual do aluno (10.º ano). ed. 1, ISBN: 978-989-8547-16-3. Timor-Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Moreira, António; Santos, Carlos; Pedro, Luís; Almedia, Pedro.  2012. Tecnologias Multimédia - Guia do Professor (10º ano). ed. 1, ISBN: ISBN: 978-989-854. Timor-Leste: Ministério da Educação de Timor-Leste. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Pedro, Luís; Santos, Carlos; Almeida, Sara. eds. 2012. Proceedings of the PLE Conference’2012 ed. 1. Aveiro: Universidade de Aveiro. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Pedro, Luís; Moreira, António; Almedia, Pedro; Nogueira, Fernanda. eds. 2011. Proceedings of the 61st International Council for Educational Media and the XIII International Symposium on Computers in Education
                           (ICEM&SIIE'2011) Joint Conference (2011) ed. 1, ISBN: 978-972-789-347-8. Aveiro: Universidade de Aveiro. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. | Ribeiro, Filipa M; Politis, Yurgos; Culum, Bojana.  2015. New Voices in Higher Education Research and Scholarship.  In New Voices in Higher Education Research and Scholarship, ed. Ribeiro, F. M., Politis, Y., & Culum, B., 148 - 164. ISBN: 9781466672444. Hershey, PA: IGI Global. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Pedro, Luís; Almedia, Pedro; Pinto, Marta.  2014. Funcionalidades da plataforma U-TRACER.  In Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português, ed. F. Ramos & A. Moreira, 83 - 98. ISBN: 978-972-789-400-0. Aveiro: UA. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Kurbanoglu, Serap; Grassian, Esther; Mizrachi, Diane; Catts, Ralph; Špiranec, Sonja.  2013. Worldwide Commonalities and Challenges in Information Literacy Research and Practice.  In Communications in Computer and Information Science (Vol. 397): Worldwide Commonalities and Challenges in Information Literacy
                        Research and Practice, ed. S. Kurbanoglu, E. Grassian, D. Mizrachi, R. Catts & S. Spiranec, 178 - 183. ISBN: 978-3-319-03918-3. Berlin: Springer International Publishing. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. |  Aresta, Mónica; Santos, Carlos; Pedro, Luís; Moreira, António.  2013. Higher Education Institutions and Digital Identity.  In Digital Identity and Social Media, ed. Steven WarburtonStylianos Hatzipanagos, 176 - 191. ISBN: 9781466619159. London: IGI Global. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Pedro, Luís.  2013. Campus SAPO: promocionar la idea de PLE con tecnologías sostenidas desde las instituciones.  In Entornos Personales de Aprendizaje: Claves para el ecosistema educativo en red, ed. L. Castañeda, J. Adell, 161 - 165. . Alcoy: Marfil. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Pita, Sara; Pedro, Luís.  2012. Verbal and Non-Verbal Communication in Second Life.  In Virtual Worlds and Metaverse Platforms, ed. Nelson Zagalo, Leonel Morgado, Ana Boa-Ventura, 100 - 116. ISBN: 9781609608545. London: IGI Global. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Aresta, Mónica; Moreira, António; Pedro, Luís.  2011. Comunicação e colaboração em contexto educativo: o trabalho colaborativo no mestrado em Multimédia em Educação.  In Aprendizagem (In)Formal na Web Social. Centro de Competência Universidade do Minho, ed. P. Dias & A. Osório , 99 - 117. ISBN: 978-972-98456-8-0. Braga: CCUM. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Moreira, António; Pedro, Luís; Nogueira, Fernanda.  2011. DidaktosOnLine: um Ambiente Virtual de Aprendizagem Baseado na Teoria da Flexibilidade Cognitiva.  In Tecnologias na Educação: uma Abordagem Crítica para uma Atuação Prática, ed. M. Leão, 133 - 147. ISBN: 978-85-7946-083-8. Recife: Editora Universitária da UFRPE. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Pedro, Luís; Santos, Carlos; Almedia, Pedro.  2010. Espaços de interacção virtual em contextos educativos e institucionais: Projectos de intervenção no Second Life® da Universidade
                        de Aveiro.  In Actores em Rede, Comunidades Virtuais, ed. J. Azevedo & B. Passarelli , 221 - 254. ISBN: 078-85-396-00058-. São Paulo: SENAC. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Pedro, Luís; Moreira, António; Santos, Carlos.  2009. Comunicação e tutoria on-line.  In Aprendizagem multimédia e ensino a distância, ed. G. Miranda, 111 - 124. ISBN: 978-989-641-141-1. Lisboa: Relógio d'Água. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. | Pedro, Luís; Moreira, António.  2008. Cenários de integração das TIC num curso de formação pós-graduada em Multimédia em Educação.  In As TIC na Educação em Portugal. Concepções e Práticas., ed. F. Costa, H. Peralta & S. Viseu , 260 - 267. ISBN: 978-972-0-34080-1. Porto: Porto Editora. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 12. | Pedro, Luís; Moreira, António.  2003. Cognitive Flexibility Hypertexts in the development of didactic materials: reflexions in the context of an ongoing research.  In Computers and Education: Towards a Life-long Learning Society, ed. M. Lamas-Nistal, M. Fernández-Iglesias e L. Anido-Rifón , 153 - 165. ISBN: 978-90-481-6413-4. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. |  Aresta, Mónica; Pedro, Luis; Santos, Carlos; Moreira, António.  2015. "Portraying the self in online contexts: context-driven and user-driven online identity profiles", Contemporary Social Science, 1: 1 - 16. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Oliveira, David; Pedro, Luís; Santos, Carlos.  2014. "A apropriação das ferramentas de uma rede social pelos alunos: um estudo com o SAPO Campus", Indagatio Didactica 6, 2: 159 - 172. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Ramos, Fernando; Pinto, Marta; Raposo, Rui; Pedro, Luís; Almedia, Pedro.  2014. "U-TRACER®: Uma Plataforma de Registo e Partilha de Informação sobre o Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior", Educação, Formação & Tecnologias 7, 1: 19 - 29. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. |  Pedro, Luís; Santos, Carlos; Almeida, Sara; Ramos, Fernando; Moreira, António; Almeida, Margarida; Antunes, Maria J.  2014. "The SAPO Campus recommender system: a study about students’ and teachers’ opinions", Research in Learning Technology 22, 1: 1 - 11. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Aresta, Mónica; Pedro, Luís; Santos, Carlos; Moreira, António.  2014. "Social Networks and the Construction of Identity in Digital Environments", Journal of Mobile Multimedia 10, 3&4: 194 - 205. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Santos, Carlos; Pedro, Luís; Pais, Fátima.  2014. "Innovation, Knowledge and Sustainability with PLEs: an Empirical Analysis from SAPO Campus Schools Pilots", Journal of Literacy and Technology 15, 2: 218 - 249. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Santos, Rita; Pedro, Luís; Azevedo, José.  2014. "Envolvimento, literacia digital e oportunidades no uso da Internet pelos alunos do Ensino Superior: uma análise em função
                        do género", Indagatio Didactica 6, 1: 40 - 59. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Santos, Carlos; Ramos, Fernando; Pedro, Luís.  2014. "Repensar a tecnologia em contextos educativos: o SAPO Campus no DeCA", Indagatio Didactica 6, 1: 184 - 200. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Aresta, Mónica; Pedro, Luís; Santos, Carlos; Moreira, António.  2014. "Espaço online, oportunidade e desafio para indivíduos e instituições", Indagatio Didactica 6, 1: 80 - 100. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. |  Almeida, Sara; Pedro, Luís; Santos, Carlos.  2014. "Learning to be creative and being creative to learn with SAPO campus: the development of a theoretical framework", International Journal of Technology Enhanced Learning 6, 1: 65 - 77. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. | Santos, Carlos; Pedro, Luís; Almeida, Sara; Aresta, Mónica.  2013. "Decentralized badges in educational contexts: The integration of Open badges in SAPO campus", eLearning Papers 1, 10: 1 - 10. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 12. | Aresta, Mónica; Pedro, Luís; Moreira, António; Santos, Carlos.  2013. "Learning Beyond the Curriculum: PLE and the Development of Soft Skills", Enhancing Learning in the Social Sciences 5, 1: 19 - 24. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 13. |  Aresta, Mónica; Pedro, Luís; Santos, Carlos; Moreira, António.  2013. "Online Identity Analysis Model: Analysing the Construction of the Self in Digital Environments", International Journal of Knowledge Society Research 4, 3: 89 - 102. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 14. | Santos, Carlos; Pedro, Luís; Almeida, Sara.  2012. "Promover a comunicação e partilha em ambientes pessoais de aprendizagem: O caso do Sapo Campus", Indagatio Didactica 4, 3: 65 - 91. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 15. | Santos, Carlos; Pedro, Luís; Almeida, Sara.  2011. "Sapo Campus: promoção da utilização de serviços da Web social em contexto educativo", Educação, Formação & Tecnologias 4, 2: 76 - 88. |  
                     |  |  |  |  
 Dados Complementares (Additional data) 
               
                  
                     | Tese de Doutoramento Phd Thesis
 |  
                  
                     | 1. | Rita Santos, Usos da internet pelos alunos do ensino superior: envolvimento, literacia e oportunidades. , 2014. Tese (Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais) - Universidade do Porto (Co-orientador). |  
                  
                     | 2. | Mónica Aresta, A construção da identidade em ambientes digitais. Tese de Doutoramento em Multimédia em Educação, 2013. Tese (Programa Doutoral em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador). |  
                  
                     | 3. | Feliciana Eduardo, Estratégias de utilização de ferramentas Web 2.0 para a Promoção do Pensamento Crítico. , 2012. Tese (Programa Doutoral em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro (Co-orientador). |  
                  
                     | Dissertação de Mestrado Master degree dissertation
 |  
                  
                     | 1. | Diana Soares, Narrativa colaborativa no filme publicitário: perspetiva de alunos utilizadores da plataforma Sapo Campus, 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 2. | Bárbara Sousa, A construção de uma narrativa colaborativa no filme publicitário:¿a perspetiva de docentes utilizadores do SAPO Campus, 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 3. | Cláudio Marques, Computação invisível em ambientes domésticos: especificação e validação de funcionalidades para um assistente pessoal multimodal, 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 4. | Filomena Cardoso, Visualização de informação em aplicações de realidade aumentada, 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 5. | Filipa Tavares, Protótipo de Manual Escolar Interativo Multimédia para tablet, 2014. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade de Aveiro (Co-orientador). |  
                  
                     | 6. | David Oliveira, A apropriação das ferramentas de uma rede social pelos alunos: um estudo com o SAPO Campus, 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 7. | Fábio Vicente, WelcomeUA: desenvolvimento de interface e avaliação da usabilidade, 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 8. | Firmino Alves, Sistema de Recomendações no Sapo Campus: Desenvolvimento e Avaliação, 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 9. | Pedro Victória, Criação de vídeos de divulgação da plataforma SAPO Campus, 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 10. | António Pereira, WelcomeUA: desenvolvimento de uma aplicação móvel para a Universidade de Aveiro. , 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Co-orientador). |  
                  
                     | 11. | Tim Koch-Grunberg, Gameful Connectivism: social bookmarking in the SAPO Campus platform, 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 12. | Fábio Santos, Digital Companion: interface para controlo tecnológico centralizado. , 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 13. | Ana Sofia Geitoso, Desenvolvimento de interface para portal de Learning Objects, 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 14. | Alexandre Neves, E-Portfolios para a gestão da identidade digital: estudo de caso da plataforma SAPO Campus Escolas., 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 15. | João Afonso, Creating a dynamic music artist profile supported by waves of mashups, 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Co-orientador). |  
                  
                     | 16. | Alexandra Moedas, Desenvolvimento de aplicações móveis para partilha de conteúdos: um estudo desenvolvido em Android no âmbito da plataforma
                        SAPO Campus, 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 17. | Andreia Bastos, Criação de Learning Objects em contexto de formação profissional: desenvolvimento de interface no âmbito do projecto POLO, 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 18. | Rodolfo Costa, Implementação de mecanismos de avaliação da participação online, 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 19. | Marta Ferreirinha, Criação de uma biblioteca 2.0 para o Formare® LMS: um estudo das expectativas dos seus clientes, 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 20. | Bruno Abrantes, Concepção e desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem pessoal baseado em ferramentas Web 2.0, 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 21. | Vânia Coutinho, Impacte de um Programa de Desenvolvimento de Competências Básicas em TIC no 1.º Ciclo do Ensino Básico – Estudo de Caso, 2010. Dissertação (Mestrado em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 22. | Florentino Rodrigues, E-Learning na formação contínua de professores: um estudo exploratório na disciplina de F.P.S, 2010. Dissertação (Mestrado em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 23. | Miguel Ribeiro, Integração de um espaço virtual 3D num contexto de formação profissional a distância: um estudo de caso, 2010. Dissertação (Mestrado em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 24. | Ricardo Magalhães, PontoUA: Interface e Interacção em Sistema Interactivo Público, 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 25. | Cátia Pinto, Bibliotecas 2.0 na Formação Profissional a Distância: Estudo de Caso da PT Inovação, 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 26. | Rui Nobre, Desenvolvimento de competências na área não curricular de Estudo Acompanhado por recurso ao DidaktosOnLine, 2010. Dissertação (Mestrado em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 27. | Sónia Mateus, As aprendizagens em Ambientes virtuais – procura de uma definição no Second Life, 2010. Dissertação (Mestrado em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 28. | Márcio Santos, O papel do professor na interface educação-tecnologia: o contributo do MMEd , 2010. Dissertação (Mestrado em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 29. | Marília Moita, Personalização de Informação em Sistema Interactivo Público, 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Co-orientador). |  
                  
                     | 30. | Sara Pita, Análise das interacções no Second Life em contexto educativo, 2009. Dissertação (Mestrado em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 31. | Mónica Aresta, Contributo das ferramentas Web 2.0 nas aprendizagens: a construção de comunidades de aprendizagem no MMEdu, 2009. Dissertação (Mestrado em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro (Co-orientador). |  
                  
                     | 32. | Olga Cação, Construção de comunidades virtuais com o Second Life: um estudo de caso, 2009. Dissertação (Mestrado em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro (Co-orientador). |  
                  
                     | 33. | Simão Oliveira, Utilização de mundos virtuais 3D em novos contextos educativos: IT College no Second Life, 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação Multimédia) - Universidade de Aveiro (Orientador). |  
                  
                     | 34. | Josefa Monteiro, Contributos das TIC na inclusão de alunos com NEE, 2008. Dissertação (Mestrado em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro (Co-orientador). |  
                  
                     | 35. | Adriana Santos, (Re)pensar a formação no ISE: um estudo de caso baseado no b-learning, 2008. Dissertação (Mestrado em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro (Co-orientador). |  
                  
                     | 36. | Fernandina Fernandes, Estratégias de interacção em educação a distancia no ensino superior: um estudo de caso, 2008. Dissertação (Mestrado em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro (Co-orientador). |  
                  
                     | Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 |  
                  
                     | 1. | Pedro, Luís. Participação no júri de Lúcia Moreira. Estudo dos fluxos comunicacionais num sistema colaborativo de objetos de aprendizagem, 2014. Tese (Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais) - Universidade de Aveiro. |  
                  
                     | 2. | Pedro, Luís. Participação no júri de João Pedro Costa. A convergência dos vídeos musicais na web social: conceptualização e análise, 2014. Tese (Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais) - Universidade de Aveiro. |  
                  
                     | 3. | Pedro, Luís. Participação no júri de Fátima Kanitar. Avaliação de competências relacionadas com a Literacia de Informação: Um estudo no contexto de pós-graduações em Educação, 2014. Tese (Programa Doutoral em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro. |  
                  
                     | 4. | Pedro, Luís. Participação no júri de Maria Isabel Orega. Compreensão do Texto Escrito em Inglês Língua Estrangeira. Estudo de Caso sobre o Uso de um Hipermédia de Flexibilidade Cognitiva, 2014. Tese (Programa Doutoral em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro. |  
                  
                     | 5. | Pedro, Luís. Participação no júri de Marcelo Mendonça Teixeira. A rádio web como uma interface dinamizadora das potencialidades educativas da Rádio Universitária do Minho, 2013. Tese (Doutoramento em Ciência da Educação - especialidade de Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho. |  
                  
                     | 6. | Pedro, Luís. Participação no júri de Maria do Rosário Rodrigues. Integração didática das TIC numa sala de 1.º CEB: estudo de caso, 2013. Tese (Programa Doutoral em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro. |  
                  
                     | 7. | Pedro, Luís. Participação no júri de Rui Lima. Dinâmicas de MOODLiz@ção num Agrupamento de Escolas de Matosinhos, 2013. Tese (Programa Doutoral em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro. |  
                  
                     | 8. | Pedro, Luís. Participação no júri de Lina Chovano. Desenvolvimento Profissional Docente para o Ensino à Distância na Universidade Eduardo Mondlane, 2012. Tese (Programa Doutoral em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro. |  
                  
                     | 9. | Pedro, Luís. Participação no júri de João Batista. O Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Um estudo sobre a perspectiva institucional no contexto do Ensino
                        Superior Público Português, 2012. Tese (Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais) - Universidade de Aveiro. |  
                  
                     | 10. | Pedro, Luís. Participação no júri de Salomé Morais. O género e o uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português, 2012. Tese (Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais) - Universidade de Aveiro. |  
                  
                     | Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation
 |  
                  
                     | 1. | Membro do Painel de Peritos das Ciências Sociais e Humanidades do painel de Comissão de Avaliação dos Recursos 2010 (FCT), 2012, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |  
                  
                     | Participação em eventos Event participation
 |  
                  
                     | Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee
 |  
                  
                     | 1. | PLE Conference, 2014 (Conferência). Nome do evento: PLE Conference; Cidade do evento: Tallinn / Estónia.
 |  
                  
                     | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 |  
                  
                     | 1. | Pedro, Luís. Internet Latent Corpus Journal, Função ou tipo de participação: Corpo editorial. 
  |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Dados complementares data
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 35 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 20 |  
                     
                        | Livros publicados ou organizados Published or organized books
 | 8 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 12 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 15 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 15 |  
 
                     
                        | Dados complementares (Additional data)
 | 52 |  
 
                     
                        | Orientações Orientations
 | 39 |  
                     
                        | Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 | 10 |  
                     
                        | Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation
 | 1 |  
                     
                        | Participação em Eventos Event participation
 | 1 |  
                     
                        | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 | 1 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												1383
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											13-10-2018
                     											às
                     											23:16:55 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |