| 
               
                  | Joana Maria Barreto Ramos de Almeida Cabral |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												08/01/2014 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Joana Maria Barreto Ramos de Almeida Cabral |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Cabral,  J. |  
                     | Categoria profissional Position
 | Professor Auxiliar |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia
 Rua Augusto Rosa, nº24
 4000-098 Porto
 Portugal
 Correio electrónico: cabral.jo@gmail.com
 Homepage: www.joanacabral.com
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Feminino»Female |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2004-2011 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Doutoramento em Psicologia
                        							(5 anos » years)
                        						. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2002 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
 Formação complementar ( studies) 
               
                  
                     | 2007-2008 | Outros Others
 |  
                     | Desenhos e Metodologias de Análises para Dados Longitudinais. Rijksuniversiteit te Gent,
                        			Bélgica.
 |  
                  
                     | 2007-2007 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Desenhos e Metodologias de Análises para Dados Longitudinais. Rijksuniversiteit te Gent,
                        			Bélgica.
 |  
                  
                     | 2005-2006 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Metodologia de Investigação   Estatística Multivariada. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2006 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Designing and Analizing data from Longitudinal Experimental and Observation. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2006 | Outros Others
 |  
                     | SEM and Analysis of Dyadic Data. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2006 | Outros Others
 |  
                     | EARA Summer School. European Association for Research on Adolescence,
                        			Turquia.
 |  
                  
                     | 2005 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Seminário sobre Modelos de Equações Estruturais com o software EQS . Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2005 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Curso Introdutório de Análise Factorial Confirmatória (EQS). Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2005 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Software NUD*IST na Investigação Qualitativa (N6). Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
                  
                     | Universidade Lusófona do Porto |  
                  
                     | Nov/2012-Actual | Investigador-coordenador |  
                  
                     | Universidade Lusófona do Porto |  
                  
                     | Set/2012-Actual | Professor Auxiliar |  
                  
                     | Universidade Lusófona do Porto |  
                  
                     | Set/2012-Actual | Professor Auxiliar |  
                  
                     | Abr/2012-Actual | Outra Situação |  
                  
                     | Jun/2007-Actual | Investigador Auxiliar |  
                  
                     | Out/2004-Actual | Investigador Auxiliar |  
                  
                     | Out/2010-Dez/2012 | Outra Situação |  
                  
                     | Jan/2012-Jul/2012 | Assistente de Investigação |  
                  
                     | Universidade católica do Porto |  
                  
                     | Set/2009-Jul/2010 | Técnico Superior 2ª Classe |  
                  
                     | Centro de Reabilitação Profissional de Gaia |  
                  
                     | Jun/2004-Set/2004 | Investigador Principal |  
                  
                     | Universidade católica do Porto |  
                  
                     | Mai/2002-Jun/2004 | Counselling and vocational guidance psycholog |  
 Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities) 
 Atividades de Ensino (Teaching activities) 
               
                  
                     | Universidade Lusófona do Porto |  
                  
                     | Disciplinas lecionadas»Taught units: 
 
                           Psicologia da Linguagem(Regente)Psicologia da Emoções e da Motivação (Regente)Psicologia do Desenvolvimento do Adolescente(Docente)Metodologia de Investigação Quantitativa(Regente)Laboratório de Competências de Investigação(Regente)Métodos Investigação e Análise de Dados I(Regente) |  
 Linhas de Investigação (Research fields)  
                  
                     | 1. | Contextos Relacionais de Desenvolvimento |  
                     |  |  | 
 Projetos de Investigação (Research projects)  
               
                  
                     | Participação como Investigador Participation as Researcher
 |  
                  
                     | 2012-2012 Comportamentos perturbados de vinculação de tipo inibido e de tipo indiscriminado em crianças institucionalizadas: Comparação
                        multi-nível com perturbações do espectro do autismo e com o síndrome de Williams
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PCL/101506/2008. |  
                  
                     | 2007-2010 Vinculação, desenvolvimento e adaptação psicossocial
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI/65416/2006. |  
                  
                     | 2004-2004 Construção de um Referencial Metodológico de Formação e de um Sistema de Certificação de Aprendizagens e Competências Profissionais
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: a preencher. |  
 Línguas (Languages) 
               
                  
                     | Compreende Understandig
 | Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |  
                     | Fala Speaking
 | Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco). |  
                     | Lê Reading
 | Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |  
                     | Escreve Writing
 | Inglês  (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco). |  
 Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours) 
               
                  
                     | 2003 | Prémio Eng. António de Almeida,
                        					Fundação Engenheiro António de Almeida . |  
 Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership) 
               
                  
                     | Actual | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro. Membro Efectivo.
 |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. |  Cabral, Joana; Matos, Paula M; Beyers, Wim; Soenens, Bart.  2013. "Attachment, Emotion Regulation and Coping in Portuguese Emerging Adults: A Test of a Mediation Hypothesis", The Spanish journal of psychology 15, 03: 1000 - 1012. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Cabral,  J.  2010. "Preditores da adaptação à Universidade: o papel da vinculação, desenvolvimento psicossocial e coping", PSYCHOLOGICA 52, 1: 55 - 77. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Cabral,  J.  2010. "Estudo de adaptação do COPE Inventory.Teste de uma estrutura alternativa", Psicologia 22, 1: 49 - 71. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Cabral,  J.  2010. "Vinculação parental e relações românticas: o papel mediador da regulação emocional e da identidade", Psicologia, Educação e Cultura 14, -: 165 - 186. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Cabral,  J. M. B. R. A.  2005. "Attachment and anxiety in the University context: Separate Pathways?", Trabalho apresentado em FEDORA-PSYCHE International Conference: “Cognition, Motivation and Emotion: Dynamics in the Academic Environment.”, In actas de FEDORA-PSYCHE International Conference: “Cognition, Motivation and Emotion: Dynamics in the Academic Environment.”, Lisbon. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Cabral,  J. M. B. R. A.  2005. "Attachment and college student development: the mediating role of cognitive-emotional processes", Trabalho apresentado em FEDORA Summer University: "Knowledge and Transitions: Challenges for Guidance and Counselling within the context of Globalization
                        and the enlarged European Union”, In Actas de , a preencher. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | ¿?vila, Marisa; Cabral, Joana; Matos, Paula M.  2012. "Identity in university students: The role of parental and romantic attachment", Journal of Adolescence 35, 1: 133 - 142. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | ¿?vila, Marisa; Cabral, Joana; Matos, Paula M.  2011. "Parental attachment and romantic relationships in emerging adults: The role of emotional regulation processes", Family Science 2, 1: 13 - 23. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Apresentação oral de trabalho Oral work presentation
 |  
                  
                     | 1. | Mesquita, A.; Oliveira, P.; Cabral, J.; Sampaio, A.; Soares, I.; Silva, J.; Marques, S.; Baptista, J.; Martins, C.; Belsky, J.. The role of oxytocin and cortisol in disordered and disorganized attachment behaviors in institutionally reared children,International Society for the Study of Behavioural Development. Biennial Meeting,Alberta,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | 2. | Cabral,  J; Matos, P.M.. Vinculação, identidade e adaptação à universidade: Um estudo longitudinal com estudantes universitários,I Congresso Internacional de Psicologia e Desenvolvimento Instituto Superior de Psicologia Aplicada,Lisboa,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 3. | Cabral,  J; Ávila, M.; Matos, P.M.. Attachment, identity and intimacy in emerging adults: The role of emotion regulation,5th Congress of the European Society on Family Relations ,Milão,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 4. | Cabral,  J; Ávila, M.; Matos, P.M.. Parental attachment as a predictor of change in young adult's autonomy and identity: the mediating role of emotional clarity,2009 International Attachment Conference,Barcelona,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 5. | Cabral,  J; Ávila, M.; Matos, P.M.. Parental attachment, identity and intimacy in emerging adults: The mediating role of romantic relationships,2009 International Attachment Conference,Barcelona,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 6. | Cabral,  J; Matos, P.M.. Attachment as a predictor of change in young adult's autonomy and identity,XIV European Conference on Developmental Psychology,Vilnius,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 7. | Cabral,  J; Matos, P.M.. Trait Meta-Mood Scale: adaptation and validation of an alternative structure with a Portuguese sample,1st International Conference of Psychology and Education,Covilhã,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 8. | Cabral,  J; Matos, P.M.. Predicting adjustment to college: differences among attachment patterns and the role of psychosocial development and coping,1st International Conference of Psychology and Education,Covilhã,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 9. | Cabral,  J; Matos, P.M.. Trait Meta-Mood Scale: adaptation and validation of an alternative structure with a Portuguese sample,1st International Conference of Psychology and Education,Covilhã,2009 (Poster). |  
                  
                     | 10. | Cabral,  J; Matos, P.M.. Predicting psychosocial development: the role of attachment, emotion regulation and coping strategies,EARA Congress,Turin,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 11. | Cabral,  J; Ávila, M.; Matos, P.M.. Parental Attachment and Romantic Relationships: the Mediating Role of Emotional Regulation and Identity,EARA Congress,Turin,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 12. | Cabral,  J; Ávila, M.; Matos, P.M.. Changes in Late Adolescence Parental Attachment: the Role of Romantic Attachment Relationships,XVI World IFTA Congress,Porto,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 13. | Cabral,  J; Ávila, M.; Matos, P.M.. Promoting Adjustment to College: The Role of Parental Attachment, Psychosocial Development and Coping,XVI World IFTA Congress,Porto,2008 (Poster). |  
                  
                     | 14. | Cabral,  J; Matos, P.M.. Predicting adjustment to University: the role of attachment, psychosocial development and coping,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena,2007 (Comunicação). |  
                  
                     | 15. | Cabral,  J. Attachment and adjustment to college: the mediating role of emotion regulation and coping ,10th European Congress of Psychology,Praga,2007 (Comunicação). |  
                  
                     | 16. | Cabral, J.; Matos, P.M.. Attachment, emotion regulation and coping: a test of a mediational hypothesis,IARR conference ,Crete,2006 (Poster). |  
                  
                     | 17. | Cabral, J.; Matos, P.M.. Attachment, emotion regulation and coping in late adolescents,EARA conference ,Antalya,2006 (Poster). |  
                  
                     | 18. | Cabral, J.; Matos, P.M.. COPE Inventory: a study with Portuguese late adolescents,EARA conference ,Antalya,2006 (Poster). |  
                  
                     | 19. | Cabral, J.; Matos, P.M.. Attachment and college student development: the mediating role of cognitive-emotional processes,research project in a tutorial session on the EARA Summer School ,Antalya,2006 (Poster). |  
                  
                     | 20. | Cabral,  J; Matos, P.M.. COPE Inventory: estudo de adaptação para uma população de jovens adultos,XI Conferência International: Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Poster). |  
                  
                     | 21. | Cabral,  J; Matos, P.M.. Attachment and college student development: the mediating role of cognitive-emotional processes,EARA Summer School,Antalya,2006 (Comunicação). |  
                  
                     | 22. | Cabral, J.; Matos, P.M.. Attachment and college student development: the mediating role of cognitive-emotional processes,FEDORA Summer University: Knowledge and Transitions: Challenges for Guidance and Counselling within the context of Globalization
                        and the enlarged European Union,2005 (Comunicação). |  
                  
                     | 23. | Cabral, J.; Garcia, T.. Attachment and anxiety in the University context: Separate Pathways?,FEDORA-PSYCHE International Conference: “Cognition, Motivation and Emotion: Dynamics in the Academic Environment.” ,Lisbon,2002 (Comunicação). |  
                  
                     | Curso de curta duração lecionado Taught short course
 |  
                  
                     | 1. | Cabral,  J. Sessões de tutoria, individuais e em grupo, sobre Metodologia e Análise de Dados em SPSS, com os alunos do Mestrado em Reabilitação
                        Psicossocial, 2010 (Outra).Tipo de participação: Docente. |  
                  
                     | 2. | Cabral,  J. Módulo de aulas de Metodologia de investigação e Análise de Dados, leccionado ao Mestrado em Psicologia - Especialização Consulta
                        Psicológica Familiar , 2010 (Outra). |  
                  
                     | 3. | Cabral,  J. Workshops de Competências de Empregabilidade e Módulos de Formação em competências de liderança, trabalho em equipa, comunicação
                        em contexto profissional, gestão de carreira, resolução de conflitos, 2009 (Outra). |  
                  
                     | 4. | Cabral,  J. Módulo de aulas sobre os temas Análises de Regressão, Análise Factorial Confirmatória, e Modelos de Equações Estruturais,
                        leccionado ao Mestrado em Psicologia - Especialização Consulta Psicológica Familiar , 2008 (Outra). |  
                  
                     | 5. | Cabral,  J. Workshop “Análise de Dados em SPSS” , 2008 (Outra). |  
 Dados Complementares (Additional data) 
               
                  
                     | Dissertação de Mestrado Master degree dissertation
 |  
                  
                     | 1. | Ana Rita Peres, Adaptação do instrumento ‘Perceptions of Adult Attachment Questionnaire’ (PAAQ) - Teste das Qualidades Picométricas, 2013. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Universidade Lusófona do Porto (Orientador). |  
                  
                     | 1. | Márcia Bigote Pinto, Influência das experiências adversas precoces e da regulação emocional na violência entre jovens adultos, 2012. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Universidade Lusófona do Porto (Orientador). Trabalho em curso.
 |  
                  
                     | 2. | Cláudia Barbosa, Influência das experiências adversas precoces na violência na vinculação romântica e experiências de violência entre casais
                        de jovens adultos, 2012. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Universidade Lusófona do Porto (Orientador). Trabalho em curso.
 |  
                  
                     | Orientação de outra natureza Other orientation
 |  
                  
                     | 1. | Diana Costa, Relatório de Estágio no Centro Comunitário de Ovar, 2013. Universidade Lusófona do Porto (Orientador). A orientação refere-se à supervisão de estágio e da elaboração do relatório de estágio que confere o grau de Mestre em Psicologia
                           Clínica e Saúde.
 |  
                  
                     | 2. | Ana Gomes, Relatório de Estágio na Associação de Mãos Dadas, 2013. Universidade Lusófona do Porto (Orientador). A orientação refere-se à supervisão de estágio e da elaboração do relatório de estágio que confere o grau de Mestre em Psicologia
                           Clínica e Saúde.
 |  
                  
                     | 3. | Maria Manuela Roças, Relatório de Estágio no Espaço Pessoa da APF, 2013. Universidade do Porto (Orientador). A orientação refere-se à supervisão de estágio e da elaboração do relatório de estágio que confere o grau de Mestre em Psicologia
                           Clínica e Saúde.
 |  
                  
                     | 4. | Orientadora de alunos do 4º ano do Mestrado Integrado em Psicologia, nas actividades de acompanhamento de caso, 2011. Universidade do Porto (Orientador). |  
                  
                     | 5. | Orientadora de alunos do 4º ano da Licenciatura em Psicologia, nas actividades de acompanhamento de caso em Consulta Psicológica
                        de Jovens e Adultos, 2007. Universidade do Porto (Orientador). |  
                  
                     | 1. | Andreia Faria, Relatório de Estágio no lAr Juvenil dos Carvalhos, 2013. Universidade Lusófona do Porto (Orientador). A orientação refere-se à supervisão de estágio e da elaboração do relatório de estágio que confere o grau de Mestre em Psicologia
                           Clínica e Saúde.
 |  
                  
                     | 2. | Carla Costa, Relatório de Estágio na Instituição Obra de Frei Gil, 2013. Universidade Lusófona do Porto (Orientador). A orientação refere-se à supervisão de estágio e da elaboração do relatório de estágio que confere o grau de Mestre em Psicologia
                           Clínica e Saúde.
 |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Produção técnica Technical production
 |  
                     | Dados complementares data
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 8 |  
 
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 6 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 4 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 2 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 2 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 2 |  
 
                     
                        | Produção técnica Technical production
 | 28 |  
 
                     
                        | Outros tipos de produção técnica Other technical production
 | 28 |  
 
                     
                        | Dados complementares (Additional data)
 | 10 |  
 
                     
                        | Orientações Orientations
 | 10 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												3608
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											27-10-2018
                     											às
                     											01:44:48 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |