Curriculum Vitae

Helena Maria Barros de Campos

Data da última atualização »Last update : 21/09/2018


Helena Maria Barros de Campos. Concluiu Matemática - Universidad de Educación a Distancia em 2008. É Professor Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Publicou 13 artigos em revistas especializadas e 18 trabalhos em actas de eventos, possui 5 capítulos de livros e 4 livros publicados. Possui 10 itens de produção técnica. Co-orientou 1 tese de doutoramento e orientou 12 dissertações de mestrado, alem de ter orientado 1 trabalho de iniciação científica nas áreas de Ciências da Educação, Matemática e Ciências da Computação e da Informação. Actua na área de Ciências Exactas com ênfase em Matemática. Nas suas actividades profissionais interagiu com 48 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sequências e Regularidades, Aprendizagem da Álgebra, cónicas, Dilações, Ensino Básico e Secundário, ensino da geometria, ensino das cónicas, História da Matemática, Pantógrafo e Prática de ensino supervisionada.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4941162108843111


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Helena Maria Barros de Campos
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Campos, H.
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Exactas-Matemática.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Escola de Ciências e Tecnologia
Departamento de Matemática
Quinta de Prados
Vila Real
5000-801 Vila Real
Portugal
Telefone: (+351)259350827
Correio electrónico: hcampos@utad.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2008 Doutoramento
Phd
Matemática.
Universidad de Educación a Distancia, Espanha.
Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry : Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Com o tipo » With the type: Registo » Registry.

2000 Mestrado
Master degree
Matemática (Especialização em Ensino) (2 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1996 Licenciatura
Licentiate degree
Matemática (Ramo Educacional) (5 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Jul/2008-Actual Professor Auxiliar
Out/2000-Jul/2008 Assistente
Nov/1995-Out/2000 Assistente Estagiário

Escola Secundária Inês de Castro
Set/1986-Nov/1995 Outra Situação





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Set/2014-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Didática da Geometria do 3.º Ciclo em Didática de Ciências e Tecnologia(Regente)
  • Seminário de Investigação do 3.º Ciclo em Didática de Ciências e Tecnologia(Docente)
  • Seminário Doutoral I do 3.ºCiclo em Didática de Ciências e Tecnologia(Docente)
  • Seminário Doutoral II do 3.º Ciclo em Didática de Ciências e Tecnologia(Docente)
  • Projeto de Tese do 3.º Ciclo em Didática de Ciências e Tecnologia(Docente)
  • Seminário Interdisciplinar I do 2.º Ciclo em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário(Docente)
  • Seminário Interdisciplinar II do 2.º Ciclo em Ensino da Informática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário(Docente)
  • Tópicos de Geometria do 1.º Ciclo em Educação Básica(Regente)
  • Medida e Padrões do 1.º Ciclo em Educação Básica(Regente)
  • Nivelamento em Matemática (1.º Ciclo)(Regente)






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Português (Bem).
Fala
Speaking
Espanhol (Bem), Francês (Pouco), Inglês (Razoavelmente), Português (Bem).

Reading
Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Português (Bem).
Escreve
Writing
Espanhol (Bem), Francês (Pouco), Inglês (Razoavelmente), Português (Bem).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual APM - Associação de Professores de Matemática, Membro.
Actual SPM - Sociedade Portuguesa de Matemática, Membro.
Nov/2015 - Actual CIDTFF, Membro.
Dez/2013 - Nov/2015 CIDTFF, Outros (especifique).
Colaborador.
2008- Mar/2015 CM-UTAD, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Ferreira, C.; Bastos, A. M; Campos, H.. eds. 2014. Práticas Educativas: Teorização e Formas de Intervenção. ed. 1, ISBN: 978-989-704-175-4. Vila Real: UTAD.
2. Ferreira, C.; Bastos, A. M; Campos, H.; Aires, A.P.; Raimundo, F.. eds. 2013. Atas das II Jornadas Pedagógicas - O Professor faz a diferença no desempenho escolar. ed. 1, ISBN: ISBN: 978-989-704. Vila Real: UTAD.
3. Aires, A.P.; Campos, H.; Catarino, P.. 2013. Elementos de matemática para o Ensino Básico, Teoria de conjuntos, lógica e relações binárias 2ª Edição revista e aumentada. ed. 2, 1 vol.. Vila Real: UTAD.
4. Aires, A.P.; Campos, Helena B; Catarino, P.. 2010. Elementos de matemática para o Ensino Básico, Teoria de conjuntos, lógica e relações binárias . ed. 1, 1 vol.. Vila Real: UITAD.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Viana, Vera; Xavier, João P; Aires, Ana P. F; Campos, Helena M. B.. 2019. Interactive Expansion of Achiral Polyhedra.  In ICGG 2018 - Proceedings of the 18th International Conference on Geometry and Graphics, ed. Luigi Cocchiarella, 1116 - 1128. ISBN: 978-3-319-95587-2. Cham: Springer International Publishing.
2. Carvalho, A.; Raimundo, F.; Campos, H.; Aires, A.P.. 2014. A matemática amiga da saúde: contributos para boas práticas alimentares..  In Práticas Educativas: Teorização e Formas de Intervenção., ed. A. Domingos; Ferreira, C., Bastos, & Campos, H., 266 - 284. ISBN: 978-989-704-175-4. Vila Real: UTAD.
3. Poças, R.; Aires, A.P.; Campos, H.. 2013. O raciocínio geométrico de alunos do 6.º ano de escolaridade sobre a noção de quadrado.  In Raciocínio Matemático, ed. A. Domingos; I. Vale; M. J. Saraiva; M. Rodrigues; M. C. Costa & R. A. Ferreira , 88 - 106. ISBN: 2182-0023. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.
4. Aires, Ana P. F; Campos, Helena M. B.. 2011. Construção intuitiva do conceito de medida. .  In Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico, ed. Palhares, P.; Gomes, A.; Amaral, E , 47 - 62. ISBN: 978-972-757-6. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas.
5. Aires, Ana P. F; Campos, Helena M. B.. 2011. Organização e consolidação do conceito de medida.  In Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico., ed. Palhares, P.; Gomes, A.; Amaral, E , 63 - 92. ISBN: ISBN: 978-972-757. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Rodrigues, Aldina; Catarino, Paula; Aires, Ana P. F; Campos, Helena M. B.. 2018. "Conceções de Alunos sobre Criatividade: Um Estudo de Caso no 3º Ciclo do Ensino Básico", REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación 16, 2: 99 - 115.
2. Santos, Vanda; Quaresma, Pedro; Maric, Milena; Campos, Helena M. B.. 2018. "Web geometry laboratory: case studies in Portugal and Serbia", Interactive Learning Environments 26, 1: 3 - 21.
3. Catarino, Paula; Nascimento, Maria M; Morais, Eva; Campos, Helena M. B.; Vasco, Paulo. 2017. "Breaking the habit: engineering students’ understanding of mathematical creativity", European Journal of Engineering Education, único: 1 - 12.
4. Campos, Helena; Moreira, Rute. 2016. "Games as an educational resource in the teaching and learning of mathematics: an educational experiment in Portuguese middle schools", International Journal of Mathematical Education in Science and Technology 47, 3: 463 - 474.
5. Catarino, Paula; Campos, Helena M. B.. 2016. "Incomplete k-Pell, k-Pell-Lucas and Modified k-Pell Numbers", Hacettepe Journal of Mathematics and Statistics 46, 3: 361 - 372.
6. Catarino, Paula; Campos, H.; Vasco, Paulo. 2016. "On the mersenne sequence", Annales mathematicae et Informaticae 46, único: 37 - 53.
7. Vasco, P.; Catarino, P.; Campos, H.; Aires, A.P.; Borges, A.. 2015. "K-Pell, k-Pell-Lucas and modified k-Pell numbers: Some identities and norms of Hankel matrices", International Journal of Mathematical Analysis 9, 1-4: 31 - 37.
8. Aires, A.P.; Campos, H.; Poças, R.. 2015. "Raciocíno Geométrico versus Definição de Conceitos: A Definição de Quadrado com alunos do 6.º ano de escolaridade", Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa 2, 18: 151 - 176.
9. Borges, A.; Catarino, P.; Aires, A.P.; Vasco, P.; Campos, H.. 2014. "Two-by-Two matrices involving k-Fibonacci and k-Lucas sequences", Applied Mathematical Sciences, 33-36: 1659 - 16.
10. Catarino, P.; Vasco, P.; Borges, A.; Campos, H.; Aires, A.P.. 2014. "Sums, products and identities involving k-fibonacci and k-lucas sequences", JP Journal of Algebra, Number Theory and Applications 32, 1: 63 - 77.
11. Aires, A.P.; Catarino, P.; Campos, H.; Borges, A.; Vasco, P.. 2014. "s-Generalized Fibonacci numbers: Some identities, a generating function and Pythagorean triples", International Journal of Mathematical Analysis 8, 33-36: 1757 - 17.
12. Campos, H.; Catarino, P.; Aires, A.P.; Vasco, P.; Borges, A.. 2014. "On some identities of k-Jacobsthal-Lucas numbers", International Journal of Mathematical Analysis 8, 9-12: 489 - 494.
13. Campos, Helena M. B.. 2007. "Basis of homology adapted to the trigonal automorhpism of a Riemann surface", RACSAM 2, 101: 167 - 172.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Campos, Helena M. B.; Costa, Ana M. 2018. "MATH MAGIC AS AN EDUCATIONAL RESOURCE IN TEACHING AND LEARNING MATHEMATICS", Trabalho apresentado em 10th International Conference on Education and New Learning Technologies, In EDULEARN18 Proceedings, Palma, Spain.
2. Campos, Helena M. B.; Matos, Ana. 2018. "MATHEMATICAL MODELLING IN THE FIRST YEARS OF BASIC EDUCATION", Trabalho apresentado em 10th International Conference on Education and New Learning Technologies, In EDULEARN18 Proceedings, Palma, Spain.
3. Campos, Helena M. B.; Soares, Joana; Catarino, Paula. 2018. "MANIPULATIVE MATERIALS TO LEARN MATHEMATICAL CONCEPTS IN PRIMARY SCHOOL", Trabalho apresentado em 12th International Technology, Education and Development Conference, In INTED2018 Proceedings, Valencia, Spain.
4. Campos, Helena M. B.; Costa, Cláudia. 2018. "MATHEMATICAL COMMUNICATION: CONCEPTIONS AND PRACTICES OF FUTURE TEACHERS", Trabalho apresentado em 12th International Technology, Education and Development Conference, In INTED2018 Proceedings, Valencia, Spain.
5. Campos, Helena M. B.; Morgado, Bárbara; Catarino, Paula. 2018. "MATHEMATICS IN EVERYDAY LIFE AROUND PROBLEM SOLVING", Trabalho apresentado em 12th International Technology, Education and Development Conference, In INTED2018 Proceedings, Valencia, Spain.
6. Campos, Helena M. B.; Ferreira, Tânia. 2018. "THE END OF CLASS TASK IN THE DEVELOPMENT OF CRITICAL THINKING IN MATHEMATICS", Trabalho apresentado em 12th International Technology, Education and Development Conference, In INTED2018 Proceedings, Valencia, Spain.
7. Campos, Helena M. B.; Sampaio, Sofia. 2017. "A FACEBOOK PAGE TO SHARE DIDACTIC RESOURCES: A CASE STUDY", Trabalho apresentado em 10th annual International Conference of Education, Research and Innovation, In ICERI2017 Proceedings, Seville, Spain.
8. Campos, Helena M. B.; Teixeira, Sofia; Sampaio, Sofia. 2017. "CLASS BLOG: AN EXPERIENCE IN ELEMENTARY SCHOOL", Trabalho apresentado em 10th annual International Conference of Education, Research and Innovation, In ICERI2017 Proceedings, Seville, Spain.
9. Campos, Helena M. B.; Costa, Bruna; Catarino, Paula. 2017. "MATHEMATICS AND MUSIC: AN INTERDISCIPLINARY PROPOSAL FOR PRIMARY SCHOOL", Trabalho apresentado em International Technology, Education and Development Conference, In INTED2017 Proceedings, Valencia, Spain.
10. Montenegro, Paula; Campos, Helena M. B.; Aires, Ana P. F. 2017. "TASKS INVOLVING PERIMETER AND AREA OF PLANE FIGURES: ANALYSIS OF A MATHEMATICAL TEXTBOOK", Trabalho apresentado em International Conference on Education and New Learning Technologies, In EDULEARN17 Proceedings, Barcelona, Spain.
11. Campos, Helena M. B.; Ferreira, Tânia. 2017. "THE QUESTIONING AS A SUPPORTER OF CRITICAL THINKING IN PROBLEM SOLVING", Trabalho apresentado em International Conference on Education and New Learning Technologies, In EDULEARN17 Proceedings, Barcelona, Spain.
12. Catarino, Paula; Vasco, Paulo; Campos, Helena M. B.. 2016. "“CIÊNCIA VIVA" IN SUMMER: AN EXPERIENCE WITH FIBONACCI SEQUENCE", Trabalho apresentado em International Technology, Education and Development Conference, In ICERI2016 Proceedings, Seville, Spain.
13. Catarino, Paula; Nascimento, Maria M; Morais, Eva; Campos, Helena M. B.; Vasco, Paulo. 2016. "Mathematical creativity's understanding in engineering students of a Portuguese university", Trabalho apresentado em 2016 2nd International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE), In 2016 2nd International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE), Vila Real, Portugal.
14. Rodrigues, A.,; Catarino, P.; Aires, A.P.; Campos, H.. 2014. "Students’ conceptions about the use of geogebra in teaching and learning of geometry", Trabalho apresentado em END 2014 Proceedings – International Conference on Education and new Developments , In Mafalda Carmo (Ed.). END 2014 Proceedings, madrid.
15. Santos, V.; Quaresma, P.; Campos, H.. 2014. "A Collaborative Laboratory for Geometry: A Case Study at Portugal and Serbia", Trabalho apresentado em CADGME (Computer Algebra and Dynamic Geometry Systems in Mathematical Education), , In Proceedings of the Conference CADGME, Halle (Saale).
16. Rodrigues, A.,; Catarino, P.; Aires, A.P.; Campos, H.. 2014. "A criatividade matemática na resolução de tarefas de investigação e exploração: uma experiência de ensino no 7.º ano de escolaridade.", Trabalho apresentado em SPCE 2014 - As Ciências de Educação: espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar. , In Livro de atas do XII congresso da SPCE 2014 - As Ciências de Educação: espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar., Vila real.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Aires, A.P.; Campos, H.. 2012. "Afinal, do que falamos quando falamos em Simetria?", Trabalho apresentado em I Jornadas Pedagógicas O professor faz a diferença no desempenho escolar, In Atas das Jornadas Pedagógicas, Vila Real.
2. Aires, A.P.; Campos, H.. 2008. "Espelho, espelho meu… O mundo mágico das simetrias…", Trabalho apresentado em Profmat, In Actas do Profmat, Évora.



Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Campos, H.; Santos, V.. A Plataforma WGL, 2014 (Especialização), promovido por Centro de Formação de Vila Real.
Duração: 30 horas. Local: Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Cidade: Vila Real, Tipo de participação: Docente.
2. Aires, A.P.; Campos, H.. Aprender a pensar resolvendo problemas, 2009 (Especialização), promovido por UTAD.
Duração: 25 horas. Local: UTAD, Cidade: Vila Real, Tipo de participação: Docente.

Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico
Didactic and pedagogic material development
1. Campos, Helena M. B.; Aires, Ana P. F; Catarino, Paula. Elementos de matemática para o Ensino Básico. Teoria de Conjuntos, Lógica e Relações Binárias (Edição Revista e Aumentada),2012. 
2. Campos, Helena M. B.; Aires, Ana P. F; Catarino, Paula. Elementos de matemática para o Ensino Básico. Teoria de Conjuntos, Lógica e Relações Binárias,2010. 

Organização de evento
Event organization
1. Aires, A.P.; Bastos, A. M; Campos, H.; Ferreira, C.; Lopes, J.; Raimundo, F.; Silva, H.. II Jornadas Pedagógicas “O professor faz a diferença no desempenho escolar”, ,2013 (Encontro).
2. Campos, H.; Aires, A.P.; Silva, Maria H. R. S; Ferreira, Carlos A; Lopes, José P. I Jornadas pedagógicas O professor faz a diferença no desempenho escolar,2012 (Encontro / Organização).
3. Aires, A.P.; Almeida, Eugénia; Alves, Olga; Assunção, Margarida; Campos, H.; Machado, Maria J; Nascimento, Maria M. XV Encontro de “Matemática nos primeiros anos”. ,2012 (Encontro / Organização).
4. Aires, A.P.; Campos, H.. “À Descoberta da Matemática” (5ª edição),2011 (Exposição / Organização).
5. Aires, A.P.; Campos, H.. “À Descoberta da Matemática” (4ª edição),2010 (Exposição / Organização).
6. Aires, A.P.; Amaral, Elza; Campos, H.; Nascimento, Maria M. I Jornadas de História e Metodologia da Matemática,2010 (Encontro / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Vanda Alexandre Marques dos Santos, Ambientes Computacionais Colaborativos e Adaptativos para a Geometria, 2016. Tese (Didática de Ciências e Tecnologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Co-orientador).
Em curso
Ongoing
1. Vera Lúcia Viana Lopes, Ensinar e Aprender Geometria Descritiva, 2013. Tese (Didática de Ciências e Tecnologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Co-orientador).
2. Aldina da Conceição Rodrigues, A Criatividade Matemática nos Processos de Raciocínio Geométrico: um estudo de caso no 3.º Ciclo do Ensino Básico, 2013. Tese (Didática de Ciências e Tecnologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Co-orientador).
3. Vladimiro Sérgio de Sousa Machado, A Negociação de Significados em aulas de Geometria no 3º Ciclodo Ensino Básico, 2012. Tese (Didática de Ciências e Tecnologia) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Co-orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Filipa Henriques Morais, Conceitos geométricos: a primeira abordagem na Educação Pré-Escolar, 2015. Dissertação (2.º Ciclo em Educação Pré-Escolar) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
2. Joana Marisa Marinho Soares, A utilização de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da Matemática. Uma experiência de ensino no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, 2015. Dissertação (Educação Básica) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
3. Ana Patrícia Faria Carvalho, O ensino e aprendizagem da matemática através de jogos na Educação pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico, 2015. Dissertação (Educação Básica) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
4. Rute Sofia Teixeira Moreira, O jogo como recurso educativo no ensino e aprendizagem da matemática. Uma experiência de ensino no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, 2014. Dissertação (Educação Básica) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
5. Eurídice Dalila Alves Teixeira, Os e-books como elo de ligação entre a Matemática e a Literatura Infantil no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, 2014. Dissertação (Educação Básica) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
6. Diana Paula de Castro Cruz, As contagens no desenvolvimento dos algoritmos das quatro operações elementares em Matemática, 2014. Dissertação (Educação Básica) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
7. Sónia Iolanda Baptista Ramos Alves, Conexões das Isometrias com outros tópicos matemáticos, 2013. Dissertação (3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
8. Maria de Fátima Martins da Silva, A utilização do pantógrafo no ensino-aprendizagem da Matemática no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2013. Dissertação (Educação Básica) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
9. Helena Maria Martins Teixeira, O Ensino das cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção, 2013. Dissertação (3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
10. Cristiana de Jesus Magalhâes Gonçalves, A Matemática no Jardim de Infância, 2012. Dissertação (Educação Básica) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
11. António João da Costa Cardoso, O Círculo Trigonométrico Uma abordagem didática com recurso à utilização do computador, 2012. Dissertação (3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).
12. Elsa Maria Martins Borges Esteves, Actividades de projecto no jardim de Infância, 2011. Dissertação (3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Orientador).


Iniciação científica
Scientific initiation
Concluídas
Completed
1. Paula Cristina Garcia da Cruz, Organização e Tratamento de dados no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2010. Iniciação científica (Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Campos, H.; Aires, A.P.; Bastos, A. M.. Participação no júri de Cláudia Patrícia Mourão Lemos. Os materiais didáticos utilizados no ensino da matemática no 2.º ciclo do ensino básico da Escola E. B. 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral,, 2013.  Dissertação (Educação Básica) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
2. Campos, Helena B.; Aires, Ana Paula Florêncio; Roçadas, Luís. Participação no júri de Maria José Alves Teixeira Mesquita. O Teorema de Pitágoras ao longo dos tempos e a sua abordagem no Programa de matemática do Ensino Básico, 2012.  Dissertação (3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
3. Helena Maria Barros de Campos; Maria Helena Ribeiro dos Santos Silva; José Joaquim Jacinto Escola. Participação no júri de Bruna Luciana Gonçalves da Cunha. O contributo da aprendizagem cooperativa e da avaliação formativa no rendimento escolar e no desenvolvimento de competências sociais (um estudo no 5.º ano de escolaridade) , 2012.  Dissertação (Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
4. Helena Maria Barros de Campos; Ana Paula Florêncio Aires; Luís Filipe dos Santos Roçadas Ferreira. Participação no júri de Luísa Margarida Ferreira Pinto. Sequências e Regularidades Uma experência de Ensino longitudinal ao 7º e 8º anos de escolaridade, 2012.  Dissertação (3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
5. Campos, Helena B.; Aires, Ana Paula Florêncio; Matias, João Luís Honório. Participação no júri de Isaac Manuel Martins dos Reis. As Sequências no Programa de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico, 2012.  Dissertação (3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
6. Helena Maria Barros de Campos; Ana Paula Florêncio Aires; Armindo Teixeira Mesquita. Participação no júri de Sílvia Maria Vieira Saraiva Pereira. A participação dos pais no Jardim de Infância, 2011.  Dissertação (Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
7. Helena Maria Barros de Campos; Ana Paula Florêncio Aires; José Joaquim Jacinto Escola. Participação no júri de Ana Cristina Sabrosa de Castro. Resolução de problemas no Ensino da Matemática no 3º ano do Ensino Básico e as Tecnologias da Informação e da Comunicação, 2010.  Dissertação (Ensino Básico) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
40

Livros e capítulos
Books and book chapters
9
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
5
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
13
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
13
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
18
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
16
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2

Total
Produção técnica
Technical production
10

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
10

Total
Dados complementares
(Additional data)
24

Orientações
Orientations
17
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
7


Visualizações do curriculum [ 2211 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 27-10-2018 às 02:12:05
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (7)
 Co-authors listed in Degóis