| 
               
                  | Sílvia Teresa de Azevedo Pina Neves |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												22/07/2014 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Sílvia Teresa de Azevedo Pina Neves |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Pina-Neves, S. |  
                     | Categoria profissional Position
 | Professor Auxiliar Convidado |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Ciências Sociais-Psicologia. 
 |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | Universidade da Madeira CAH - Centro de Artes e Humanidades
 Caminho da Penteada - Campus Universitário
 9020-105 Funchal
 Portugal
 Correio electrónico: stpneves@uma.pt
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Feminino»Female |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2003-2008 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Doutoramento em Psicologia. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1995-2001 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Psicologia Social e do Trabalho
                        							(4 anos » years)
                        						. Universidade Fernando Pessoa,
                        			Portugal.
 |  
 Formação complementar ( studies) 
               
                  
                     | 2008-2012 | Pós-Doutoramento Postdoctorate
 |  
                     | 3 anos » years.
                        						Universidade do Porto (PT) / University of Eastern Finland (Finlândia),
                        			Portugal. |  
                  
                     | 2011-2011 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Multilevel Analysis. Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2010-2010 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Introduction to multilevel modeling. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2009-2009 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | QSR Hosted NVivo 8 Workshop. QA-IQ Birmingham,
                        			Reino Unido.
 |  
                  
                     | 2008-2008 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Decisions that make a difference in detecting DIF. Universidad de Oviedo,
                        			Espanha.
 |  
                  
                     | 2008-2008 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Beginning to advanced methods in Structural Equation Modeling. Universität Duisburg-Essen,
                        			Alemanha.
 |  
                  
                     | 2007-2007 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Structural Equation Models: 11th Course of the ECAS Programme. Université Pierre-Mendès - Grenoble,
                        			França.
 |  
                  
                     | 2007-2007 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Modelos de equação estrutural: Teste de hipóteses de mediação e moderação. Universidade do Minho,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2007-2007 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Growth curve modeling and multilevel analysis using HLM 5 software. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2006-2006 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Testing for multigroup invariance: Basic concepts and applications. Universite Catholique de Louvain,
                        			Bélgica.
 |  
                  
                     | 2005-2005 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Estratégias de análise de dados qualitativos e quantitativos. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2005-2005 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | O que nos torna uma espécie inteligente? Em busca de novos rumos. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2005-2005 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Análise Qualitativa de Dados com o NUD IST 6.0. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2005-2005 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Introdução à Análise Factorial Confirmatória com o EQS. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2004-2004 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Aplicaciones de los modelos tipo-Rasch en la medición psicológica. Universidade do Minho,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2000-2000 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | S.P.S.S. for Windows. Universidade Fernando Pessoa,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
               
                  
                     | Mai/2014-Actual | Professor Auxiliar Convidado |  
                  
                     | Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto |  
                  
                     | Set/2010-Set/2013 | Professor Auxiliar Convidado |  
                  
                     | Universidade Fernando Pessoa |  
                  
                     | Set/2008-Jul/2011 | Professor Auxiliar |  
                  
                     | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |  
                  
                     | Set/2008-Jul/2011 | Docente |  
                  
                     | Jan/2001-Dez/2002 | Bolseira Técnica de Investigação |  
                  
                     | Associação Empresarial de Portugal |  
                  
                     | Out/2000-Set/2001 | Consultora de Formação Profissional |  
                  
                     | Colégio Nossa Senhora da Paz |  
                  
                     | Jan/1998-Jul/1999 | Estagiária |  
 Atividades de Ensino (Teaching activities) 
               
               
               
                  
                     | Curso»Academic program: 1.º Ciclo em Psicologia Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Teorias da Motivação e da Personalidade(Regente) |  
                  
                     | Curso»Academic program: Mestrado em Psicologia da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Avaliação Psicológica em Psicologia da Educação(Regente) |  
                  
                     | Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto |  
                  
                     | Curso»Academic program: Mestrado Integrado em Medicina Dentária Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Psicologia II(Regente)Psicologia I(Docente) |  
                  
                     | Curso»Academic program: Doutoramento em Medicina Dentária Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Diagnóstico e Terapêutica I(Docente) |  
                  
                     | Universidade Fernando Pessoa |  
                  
                     | Curso»Academic program: Mestrado em Psicologia - 2.º Ciclo de Estudos e Mestrado de Transição Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Questões Aprofundadas de Métodos, Técnicas e Análise de Dados Qualitativos(Docente)Questões Aprofundadas de Métodos, Técnicas e Análise de Dados Quantitativos(Docente) |  
                  
                     | Curso»Academic program: Licenciatura em Criminologia Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Técnicas Quantitativas de Análise de Dados(Docente)Técnicas Qualitativas de Análise de Dados(Docente) |  
                  
                     | Curso»Academic program: Mestrado em Psicologia Jurídica Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Metodologia da Investigação(Docente)Métodos, Técnicas e Análise de Dados Quantitativos e Qualitativos(Docente) |  
                  
                     | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |  
                  
                     | Curso»Academic program: Mestrado em Temas de Psicologia Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I(Docente)Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia II(Docente) |  
 Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities) 
                  
                     | Associação Empresarial de Portugal |  
                  
                     | Out/2000-Set/2001 |  |  
                     | Serviço realizado»Executed service: Avaliação de projectos de formação profissional
 | 
 Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities) 
                  
                     | Colégio Nossa Senhora da Paz |  
                  
                     | Nov/1998-Jul/1999 |  |  
                     | Atividade realizada»Activity: Estágio nos Serviços de Psicologia e Orientação
 | 
 Projetos de Investigação (Research projects)  
               
                  
                     | Participação como Investigador Participation as Researcher
 |  
                  
                     | 2009-2010 Concepções pessoais de competência de alunos e eficácia colectiva de turmas, professores e escolas: Contributos para a promoção
                        do sucesso escolar no ensino secundário
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: Ref.: FSE/CED/83522/2008. Financiador(es)»Funding:
                        							Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Ministério da Educação.
 |  
                  
                     | 2001-2002 Motivação e realização escolar. Desenvolvimento diferencial de padrões adaptativos em contextos educativos
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: Ref.: POCTI/PSI/36447/99. Financiador(es)»Funding:
                        							Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
 |  
 Línguas (Languages) 
               
                  
                     | Compreende Understandig
 | Inglês (Bem), Francês (Bem), Alemão (Razoavelmente), Italiano (Bem), Espanhol (Bem), Português (Bem). |  
                     | Fala Speaking
 | Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Alemão (Pouco), Italiano (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Português (Bem). |  
                     | Lê Reading
 | Inglês (Bem), Francês (Bem), Alemão (Razoavelmente), Italiano (Bem), Espanhol (Bem), Português (Bem). |  
                     | Escreve Writing
 | Inglês  (Bem), Francês  (Bem), Alemão (Razoavelmente), Italiano (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Português  (Bem). |  
 Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership) 
               
                  
                     | 2010- Actual | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro efectivo. |  
                     | 2006- Actual | International Test Commission, Membro. Membro individual.
 |  
                     | 2002- Actual | Associação Portuguesa de Psicologia, Membro. Sócia Efectiva.
 |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions
 |  
                  
                     | 1. |  Faria, L.; Pina-Neves, S.; Stocker, J.; Costa, A.; Costa, M..  2010. Concepções pessoais de competência de alunos e eficácia colectiva de escolas: Que contributos para o sucesso no ensino secundário?. ed. 1, ISBN: 978-989-8148-60-5. Porto: Livpsic/Legis Editora. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Lima Santos, N; Pina-Neves, S..  2004. Avaliação do impacto organizacional de estratégias de consultoria formativa em PME: Da concepção de uma metodologia à reflexão
                           sobre boas práticas. ed. 1. Leça da Palmeira: EURISKO / AEP. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Lima Santos, N; Pina-Neves, S.; Anjos Ribeiro, C.  2003. O papel das chefias intermédias nas organizações: cenários e desafios – Caderno temático publicado no âmbito do Programa Nacional
                           de Qualificação de Chefias Intermédias (PRONACI). ed. 1. Leça da Palmeira: AEP. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Lima Santos, N; Pina-Neves, S..  2001. Formação e Assistência Técnica às Micro Empresas 2000/01: Divulgação dos Resultados do Projecto CONSOLIDAR. ed. 1. Leça da Palmeira: AEP. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. | Pina-Neves, S.; Teixeira, V.; Corrêa, F. N. P; Guedes Pinto, A. C; Andrade, David J. C.  2014. Contributos da Psicologia para a Odontopediatria.  In Odontopediatria (Vol. I), ?? - ??. . Lisboa: LIDEL (Aceite para publicação). |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. |  Pina-Neves, S.; Faria, L..  2008. Papel das concepções pessoais de competência na realização escolar: Análise do impacto do nível sócio-económico com modelos
                        de equações estruturais.  In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (Volume XIII), 2515 - 2530. . Braga: Disponível em CD-ROM. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Lima Santos, N; Magalhães, S.; Pina-Neves, S..  2004. Escala de Auto Conceito de Competência (E.A.C.C.): Novo estudo das qualidades psicométricas.  In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (Volume X), 454 - 462. . Braga: Psiquilíbrios Edições. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Lima Santos, N; Pina-Neves, S..  2004. Questionário sobre Valores Associados ao Trabalho (Q.V.A.T.): Qualidades psicométricas revisitadas.  In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (Volume X), 251 - 260. . Braga: Psiquilíbrios Edições. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Pina-Neves, S.; Faria, L..  2004. Auto-eficácia académica: Definição conceptual e recomendações metodológicas para a construção de instrumentos de avaliação.  In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (Volume X), 391 - 399. . Braga: Psiquilíbrios Edições. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. |  Pina-Neves, S.; Faria, Luísa; Räty, Hannu.  2013. "Students’ individual and collective efficacy: Joining together two sets of beliefs for understanding academic achievement", European Journal of Psychology of Education 28, 2: 453 - 474. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Stocker, J.; Pina-Neves, S.; Faria, L..  2010. "Competência percebida e realização escolar: Que relações em alunos do ensino secundário?", Psychologica, 52 (1): 427 - 446. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Pina-Neves, S.; Faria, L..  2009. "Auto-conceito e auto-eficácia: Semelhanças, diferenças, inter-relação e influência no rendimento escolar", Revista da FCHS da UFP, 6: 215 - 226. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Pina-Neves, S.; Faria, L..  2008. "Atribuições e dimensões causais: Reformulação, adaptação e validação de um questionário", Psychologica, 48: 47 - 75. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. |  Pina-Neves, S.; Faria, L..  2007. "Auto-eficácia académica e atribuições causais em Português e Matemática", Análise Psicológica 25, 4: 635 - 652. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. |  Pina-Neves, S.; Faria, L..  2006. "Construção, adaptação e validação da Escala de Auto-Eficácia Académica (EAEA)", Psicologia 20, 2: 45 - 68. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Pina-Neves, S.; Faria, L..  2006. "Escala de Concepções Pessoais de Inteligência (ECPI): Contributos para a validade de construto através da análise factorial
                        confirmatória", Psicologia e Educação 5, 1: 5 - 19. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Pina-Neves, S.; Faria, L..  2005. "Concepções pessoais de competência: Da integração conceptual à intervenção psicopedagógica", Psicologia 18, 2: 101 - 128. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Magalhães, S.; Pina-Neves, S.; Lima Santos, N.  2003. "Auto-conceito de competência: Diferenças entre cursos de carácter geral e profissional no ensino secundário português", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 8, 10: 263 - 272. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Pina-Neves, S.; Faria, L..  2003. "Concepções pessoais de competência e realização escolar: Apresentação de um modelo integrador", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 8, 10: 283 - 294. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Pina-Neves, S.; Faria, L..  2012. "Developmental changes in academic efficacy beliefs: A latent growth curve model", Trabalho apresentado em 1st International Conference on Time Perspective, In 1st International Conference on Time Perspective: Book of Abstracts, Coimbra. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Pina-Neves, S.; Faria, L..  2012. "Exploring developmental changes in students’ individual and collective efficacy beliefs", Trabalho apresentado em 16th European Conference on Personality Psychology, In 16th European Conference on Personality Psychology: Book of Abstracts, Trieste. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Magalhães, S.; Lima Santos, N; Pina-Neves, S..  2011. "Auto-conceito de competência e auto-aprendizagem no ensino secundário português: Diferenças em função do género e do ano de
                        escolaridade", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Libro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, A Coruña. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Magalhães, S.; Lima Santos, N; Pina-Neves, S..  2011. "Auto-conceito de competência e auto-aprendizagem: Comparação entre alunos de cursos científico-humanísticos e cursos profissionais", Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, In Libro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, A Coruña. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Passeira Torres, D; Pina-Neves, S..  2010. "Estratégias de aprendizagem, auto-eficácia académica e rendimento escolar: Estudo de um modelo de inter-relações", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Pina-Neves, S.; Faria, L..  2010. "A influência das crenças de eficácia individual e colectiva no rendimento escolar: Estudo com alunos do ensino público e privado", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” , In Actas do I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” , Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Pina-Neves, S.; Faria, L..  2009. "Concepções pessoais de competência e rendimento escolar: Análise dos efeitos moderadores do sexo e do ano de escolaridade
                        através de equações estruturais", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia , In Actas do X Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia , Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Pina-Neves, S.; Faria, L..  2007. "Diferenciação das concepções de inteligência, das atribuições, do auto conceito e da auto eficácia académica na transição
                        do ensino básico para o ensino secundário", Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagoxia , In Libro de Actas do Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagoxia , Coruña. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Lima Santos, N; Pina-Neves, S.; Quintela, A..  2006. "Auto-aprendizagem, auto-regulação e estratégias de organização pessoal no contexto dos e-cursos: Qualidades psicométricas
                        de dois instrumentos de avaliação", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Actas da XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Lima Santos, N; Pina-Neves, S.; Quintela, A..  2006. "E-learning: Das características dos e-aprendizes à avaliação de estratégias organização pessoal, de auto-regulação e de auto-aprendizagem", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. | Pina-Neves, S.; Faria, L..  2005. "Questionário de Atribuições e Dimensões Causais (QADC): Análises factoriais exploratórias e diferenças entre 9º e 10º anos", Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia , In Actas do VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia , Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 12. | Pina-Neves, S.; Faria, L..  2003. "Contribuições para o desenvolvimento de um modelo integrador das concepções pessoais de competência", Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Resumos do V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 13. | Pina-Neves, S.; Lima Santos, N.  2003. "Emergência de novos perfis de valores profissionais em função do género", Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , In Livro de Resumos do V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , Lisboa. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 14. | Lima Santos, N; Magalhães, S.; Pina-Neves, S..  2003. "Auto-conceito de competência, aspirações e expectativas de alunos de cursos de carácter geral e profissional", Trabalho apresentado em VII Congresso Galego Portugués de Psicopedagoxia, In Actas do VII Congresso Galego Portugués de Psicopedagoxia, Coruña. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 15. | Lima Santos, N; Pina-Neves, S..  2002. "Questionário sobre Valores Associados ao Trabalho (Q.V.A.T.): Estudo de adaptação no contexto sócio-laboral do norte de Portugal", Trabalho apresentado em V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, In Actas do V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 16. | Lima Santos, N; Pina-Neves, S..  2002. "Teorias e práticas de concepção, execução e avaliação da Formação Profissional", Trabalho apresentado em V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, In Actas do V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 17. | Pina-Neves, S.; Lima Santos, N.  2002. "Valores profissionais no contexto sócio-laboral português: Diferenças em função do sexo", Trabalho apresentado em V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, In Actas do V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 18. | Lima Santos, N; Pina-Neves, S..  2001. "O Projecto CHANCE – Competências e Habilidades Adquiridas Numa Comunidade Empresarial", Trabalho apresentado em Modelos e Práticas em Educação de Adultos, In Modelos e Práticas em Educação de Adultos. Actas das II Jornadas, Coimbra. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 19. | Lima Santos, N; Pina-Neves, S..  2001. "Questionário sobre Valores da Vida Profissional (Q.V.V.P.): Estudo de adaptação com adolescentes portugueses", Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 20. | Pina-Neves, S.; Lima Santos, N.  2001. "Estudo diferencial dos valores profissionais entre adolescentes portugueses", Trabalho apresentado em VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, In Actas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Lima Santos, N; Pina-Neves, S..  2001. "Da valorização e centralidade do trabalho à emergência de novos perfis de valores profissionais", Revista da UFP, 6: 215 - 226. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Outra produção científica Other scientific production
 |  
                  
                     | 1. | Pina-Neves, S..  2007. "Concepções pessoais de competência: Contributos para a construção e validação de um modelo compreensivo no contexto de realização
                        escolar", 500 pp.. Tese não Publicada: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Tese de Doutoramento.
 |  
                  
                     | 2. | Pina-Neves, S..  2000. "Estudo dos valores profissionais em contexto escolar". Monografia não Publicada: Universidade Fernando Pessoa. Trabalho Monográfico de Licenciatura.
 |  
                  
                     | Apresentação oral de trabalho Oral work presentation
 |  
                  
                     | 1. | Pina-Neves, S.; Leitão, M.; Bronze, M.; Ramos, M.; Marchão, N.; Bernardo, R.. Beliefs and representations in dentistry: A small study with children and elderly people,6.º Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto,Porto,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 2. | Pina-Neves, S.; Teixeira, V.. "Persona": Uma experiência pedagógica na FMDUP,Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da Universidade do Porto,Porto,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 3. | Pina-Neves, S.; Faria, L.. Exploring developmental changes in students’ individual and collective efficacy beliefs,16th European Conference on Personality Psychology,Trieste,2012 (Poster). |  
                  
                     | 4. | Pina-Neves, S.; Jorge, A.; Teixeira, V.. Psicologia e Medicina Dentária: Um encontro de saberes para uma visão mais compreensiva do ser humano e uma intervenção mais
                        eficaz,1.º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | 5. | Mota, M.; Pina-Neves, S.. Crenças de eficácia pessoal dos professores: Proposta e pré validação de um modelo explicativo,1.º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | 6. | Pina-Neves, S.; Faria, L.. Developmental changes in academic efficacy beliefs: A latent growth curve model,1st International Conference on Time Perspective,Coimbra,2012 (Poster). |  
                  
                     | 7. | Pina-Neves, S.; Faria, L.. Crenças de eficácia académica individual e colectiva: Estudo da invariância configuracional e métrica de dois instrumentos,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica e XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica:
                        Formas e Contextos,Lisboa,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 8. | Passeira Torres, D; Pina-Neves, S.. Estratégias de aprendizagem, auto-eficácia académica e rendimento escolar: Estudo de um modelo de inter-relações,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 9. | Pina-Neves, S.; Stocker, J.; Faria, L.. Students´ individual and collective efficacy: Joining together two sets of beliefs for understanding academic achievement,12th International Conference on Motivation,Braga,2010 (Poster). |  
                  
                     | 10. | Faria, L.; Pina-Neves, S.. Personal conceptions of competence and academic achievement: Testing the predictive power of motivational beliefs using structural
                        equation modeling,12th International Conference on Motivation,Porto,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 11. | Pina-Neves, S.; Faria, L.. A influência das crenças de eficácia individual e colectiva no rendimento escolar: Estudo com alunos do ensino público e privado,I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contexto Educativos”,Braga,2010 (Comunicação). |  
                  
                     | 12. | Pina-Neves, S.; Faria, L.. Concepções pessoais de competência e rendimento escolar: Análise dos efeitos moderadores do sexo e do ano de escolaridade
                        através de equações estruturais,X Congresso Internacional Galego-Português de Picopedagogia,Braga,2009 (Poster). |  
                  
                     | 13. | Pina-Neves, S.; Faria, L.. Papel das concepções pessoais de competência na realização escolar: Análise do impacto do nível sócio-económico com modelos
                        de equações estruturais,XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga ,2008 (Poster). |  
                  
                     | 14. | Pina-Neves, S.. Escala de Auto-Eficácia Académica (EAEA): Passos dados na construção, adaptação e validação do instrumento,Seminário: “Concepções pessoais de inteligência: Do enquadramento conceptual às práticas de investigação”,Porto,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 15. | Pina-Neves, S.; Faria, L.. Diferenciação das concepções de inteligência, das atribuições, do auto conceito e da auto eficácia académica na transição
                        do ensino básico para o ensino secundário,IX Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagoxia,A Coruña,2007 (Poster). |  
                  
                     | 16. | Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. Recent findings on gender differences in work values of Portuguese workers,10th European Congress of Psychology,Prague ,2007 (Poster). |  
                  
                     | 17. | Faria, L.; Pina-Neves, S.. Personal Conceptions of Intelligence Scale (PCIS): Contributions to the construct validity using confirmatory factor analysis,10th European Congress of Psychology,Prague ,2007 (Poster). |  
                  
                     | 18. | Pina-Neves, S.; Faria, L.. The comparison of conceptions of intelligence, attributional patterns, self concept and academic self efficacy in the transition
                        from basic to secondary school,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena,2007 (Poster). |  
                  
                     | 19. | Lima Santos, N; Pina-Neves, S.; Quintela, A.. E-learning: Das características dos e-aprendizes à avaliação de estratégias organização pessoal, de auto-regulação e de auto-aprendizagem,VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Évora,2006 (Poster). |  
                  
                     | 20. | Pina-Neves, S.; Faria, L.. Academic self-efficacy expectancies in the Portuguese context: An exploratory study using confirmatory factor analysis,4th Biennial SELF Research Conference: Self concept, Motivation, Social and Personal Identity for the 21st Century,Ann Arbor,2006 (Poster). |  
                  
                     | 21. | Pina-Neves, S.; Faria, L.. Escala de Concepções Pessoais de Inteligência (ECPI): Contributos para a validade de construto através da análise factorial
                        confirmatória,XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Poster). |  
                  
                     | 22. | Lima Santos, N; Pina-Neves, S.; Quintela, A.. Auto aprendizagem, auto regulação e estratégias de organização pessoal no contexto dos e cursos: Qualidades psicométricas
                        de dois instrumentos de avaliação,XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Poster). |  
                  
                     | 23. | Pina-Neves, S.; Faria, L.. Concepções pessoais de competência no contexto escolar: Contributos para a compreensão do (in)sucesso em Português e Matemática,XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Comunicação). |  
                  
                     | 24. | Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. Avaliação do impacto de acções de consultoria formativa em PME,VI Simpósio sobre Comportamento Organizacional,Lisboa,2005 (Comunicação). |  
                  
                     | 25. | Pina-Neves, S.; Faria, L.. Auto-eficácia académica e atribuições causais na Língua Portuguesa e na Matemática: Estudo com alunos dos 9º e 10º anos,VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia,Braga,2005 (Comunicação). |  
                  
                     | 26. | Pina-Neves, S.; Faria, L.. Questionário de Atribuições e Dimensões Causais (QADC): Análises factoriais exploratórias e diferenças entre 9º e 10º anos,VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia,Braga,2005 (Poster). |  
                  
                     | 27. | Pina-Neves, S.; Faria, L.. Auto-eficácia académica: Definição conceptual e recomendações metodológicas para a construção  de instrumentos de avaliação,X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga ,2004 (Comunicação). |  
                  
                     | 28. | Lima Santos, N; Magalhães, S.; Pina-Neves, S.. Escala de Auto Conceito de Competência (E.A.C.C.): Novo estudo das qualidades psicométricas,X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2004 (Poster). |  
                  
                     | 29. | Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. Questionário sobre Valores Associados ao Trabalho (Q.V.A.T.): Qualidades psicométricas revisitadas,X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2004 (Comunicação). |  
                  
                     | 30. | Magalhães, S.; Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. Auto-conceito de competência: Diferenças entre cursos de carácter geral e profissional no ensino secundário português,VII Congreso Galego Portugués de Psicopedagoxia,A Coruña,2003 (Comunicação). |  
                  
                     | 31. | Pina-Neves, S.; Faria, L.. Concepções pessoais de competência e realização escolar: Apresentação de um modelo integrador,VII Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxia,A Coruña,2003 (Comunicação). |  
                  
                     | 32. | Pina-Neves, S.; Faria, L.. Contribuições para o desenvolvimento de um modelo integrador das concepções pessoais de competência,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia da Associação Portuguesa de Psicologia,Lisboa,2003 (Comunicação). |  
                  
                     | 33. | Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. Emergência de novos perfis de valores profissionais em função do género,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia da Associação Portuguesa de Psicologia,Lisboa,2003 (Poster). |  
                  
                     | 34. | Lima Santos, N; Magalhães, S.; Pina-Neves, S.. Auto-conceito de competência, aspirações e expectativas de alunos de cursos de carácter geral e profissional,VII Congreso Galego-Portugués de Psicopedagoxia,A Coruña,2003 (Poster). |  
                  
                     | 35. | Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. Valores profissionais no contexto sócio laboral português: Diferenças em função do sexo,V Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia,Braga,2002 (Comunicação). |  
                  
                     | 36. | Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. Teorias e práticas de concepção, execução e avaliação da Formação Profissional,V  Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia,Braga,2002 (Poster). |  
                  
                     | 37. | Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. Questionário sobre Valores Associados ao Trabalho (Q.V.A.T.): Estudo de adaptação no contexto sócio-laboral do norte de Portugal,V  Simpósio sobre Comportamento Organizacional da Associação Portuguesa de Psicologia,Braga,2002 (Poster). |  
                  
                     | 38. | Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. Questionário sobre Valores da Vida Profissional (Q.V.V.P.): Estudo de adaptação com adolescentes portugueses,VI Congresso Galaico Português de Psicopedagogia,Braga,2001 (Poster). |  
                  
                     | 39. | Pina-Neves, S.; Lima Santos, N. Estudo diferencial dos valores profissionais entre adolescentes portugueses,VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2001 (Poster). |  
                  
                     | 40. | Lima Santos, N; Pina-Neves, S.. O Projecto CHANCE – Competências e Habilidades Adquiridas Numa Comunidade Empresarial,2as Jornadas “Modelos e Práticas em Educação de Adultos”,Coimbra,2001 (Poster). |  
 Dados Complementares (Additional data) 
               
                  
                     | Dissertação de Mestrado Master degree dissertation
 |  
                  
                     | 1. | Ana Alexandra Sousa Valente, Qualidade de vida, autoestima, autoimagem e perceções de saúde oral em crianças e adolescentes, 2013. Dissertação (Mestrado Integrado em Medicina Dentária) - Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (Orientador). |  
                  
                     | 2. | Bruna Passeado Branco Ribeiro, Contributos para compreender, avaliar e gerir a ansiedade em Medicina Dentária, 2012. Dissertação (Mestrado Integrado em Medicina Dentária) - Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (Orientador). |  
                  
                     | 3. | Maria Susana Nogueira Magalhães, Auto-conceito de competência e auto-aprendizagem em alunos do ensino secundário: Diferenças entre cursos de prosseguimento
                        de estudos e cursos profissionais , 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Ramo de Saúde e Intervenção Comunitária)) - Universidade Fernando Pessoa (Co-orientador). |  
                  
                     | 4. | Susana Maria Veiga de Sousa Vieira, Impacto do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) na auto-estima e na auto-aprendizagem
                        de adultos, 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Ramo de Educação e Intervenção Comunitária)) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador). |  
                  
                     | 5. | Diana Isabel Passeira Torres, Estratégias de aprendizagem e auto-eficácia académica: Contributos para a explicação do rendimento em Língua Portuguesa e
                        Matemática, 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Ramo de Educação e Intervenção Comunitária)) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador). |  
                  
                     | 6. | Maria de Fátima Vieira Caetano Ferreira da Mota, Crenças de eficácia individual e colectiva de professores: Estudo num estabelecimento de ensino particular e cooperativo do
                        Norte de Portugal, 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Ramo de Educação e Intervenção Comunitária)) - Universidade Fernando Pessoa (Orientador). |  
                  
                     | Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 |  
                  
                     | 1. | Pina-Neves, S.. Participação no júri de Ana Cláudia Marques de Pinho Assis. Estudo da qualidade de vida de pacientes portadores de prótese dentária removível, 2013.  Dissertação (Mestrado Integrado em Medicina Dentária) - Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto. |  
                  
                     | 2. | Sílvia Teresa de Azevedo Pina Neves. Participação no júri de Marisa Raquel da Silva Costa. Competência emocional no contexto de saúde: Estudo exploratório com enfermeiros e voluntários, 2008.  Dissertação (Psicologia, Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde) - Universidade do Porto. |  
                  
                     | 3. | Pina-Neves, S.. Participação no júri de Ana Cristina Fontes da Costa. A inteligência emocional no contexto de enfermagem: Estudo exploratório com o Emotional Skills and Competence Questionnaire
                        (ESCQ), 2008.  Dissertação (Psicologia, Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde) - Universidade do Porto. |  
                  
                     | Bacharelato/Licenciatura Degree of licentiate
 |  
                  
                     | 1. | Sílvia Teresa de Azevedo Pina Neves. Participação no júri de Cristiano Dias da Silva. Avaliar a formação profissional: Contributos do modelo de Kirkpatrick, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Psicologia Social e do Trabalho) - Universidade Fernando Pessoa. |  
                  
                     | 1. | Pina-Neves, S.. Participação no júri de
                        						Manuela Vasconcelos Rodrigues. Relatório de Atividades de Estágio - Mestrado em Psicologia da Educação, 2014. Outra, Universidade da Madeira. |  
                  
                     | 2. | Pina-Neves, S.. Participação no júri de
                        						Frederico Sérgio Correia de Nóbrega Freitas Teixeira. Relatório de Atividades de Estágio - Mestrado em Psicologia da Educação, 2014. Outra, Universidade da Madeira. |  
                  
                     | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 |  
                  
                     | 1. | Pina-Neves, S.. Revista Portuguesa de Educação, de 2010/12/01 até 2011/01/31, Função ou tipo de participação: Reviewer. |  
                     | 2. | Pina-Neves, S.. Psicologia, de 2009/06/01 até 2009/07/31, Função ou tipo de participação: Reviewer. |  
                     | 3. | Pina-Neves, S.. Psicologia, de 2009/03/01 até 2009/04/30, Função ou tipo de participação: Reviewer. |  
                     | 4. | Pina-Neves, S.. Psicologia, de 2007/06/01 até 2007/07/31, Função ou tipo de participação: Reviewer. |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Produção técnica Technical production
 |  
                     | Dados complementares data
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 42 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 9 |  
                     
                        | Livros publicados ou organizados Published or organized books
 | 4 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 5 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 11 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 10 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 1 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 20 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 20 |  
                     
                        | Outros tipos de produção científica Other scientific production
 | 2 |  
 
                     
                        | Produção técnica Technical production
 | 40 |  
 
                     
                        | Outros tipos de produção técnica Other technical production
 | 40 |  
 
                     
                        | Dados complementares (Additional data)
 | 16 |  
 
                     
                        | Orientações Orientations
 | 6 |  
                     
                        | Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 | 6 |  
                     
                        | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 | 4 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												3404
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											23-04-2019
                     											às
                     											02:35:08 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |