| 
               
                  | Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues Cymbron |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												03/12/2013 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues Cymbron |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Cymbron, Luísa |  
                     | Categoria profissional Position
 | Professor Associado |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Humanidades-Outras Humanidades. 
 |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
 Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
 Av. de Berna, 26C
 Lisboa
 1069--061 Lisboa
 Portugal
 Telefone: (+351)2179083
 Correio electrónico: lcymbron@fcsh.unl.pt
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Feminino»Female |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 1999 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Ciências Musicais Históricas. Universidade Nova de Lisboa,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1990 | Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability
 |  
                     | Ciências Musicais. Universidade Nova de Lisboa,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1981-1985 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Licenciatura em Ciências Musicais
                        							(4 anos » years)
                        						. Universidade Nova de Lisboa,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
                  
                     | Universidade Nova de Lisboa |  
                  
                     | Set/2012-Actual | Professor Associado |  
                  
                     | Universidade Nova de Lisboa |  
                  
                     | Jul/1999-Set/2012 | Professor Auxiliar |  
                  
                     | Universidade Nova de Lisboa |  
                  
                     | Dez/1990-Jul/1999 | Assistente |  
                  
                     | Universidade Nova de Lisboa |  
                  
                     | Jun/1986-Dez/1990 | Assistente Estagiário |  
 Atividades de Ensino (Teaching activities) 
                  
                     | Universidade Nova de Lisboa |  
                  
                     | Curso»Academic program: Licenciatura em Ciências Musicais Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Análise Musical IV (Romantismo)História da Música III (Período Clássico)História da Música V (Romantismo)História da Música em Portugal IISeminário de Investigação: “O Arquivo do Teatro de S. Carlos: estudo de fontes e produção de ópera italiana no século XIX”Seminário de Investigação “Questões de historiografia e dramaturgia verdianas: Nabucco, Macbeth, Aida”Seminário de Musicologia do Mestrado em Ciências Musicais: “Os compositores portugueses de meados do século XIX e a ópera”Análise e Teoria Musical – Séc. XIXHistória da Música – Séc. XIX(Regente)Seminário de Investigação: “A carreira e a produção de Francisco de Sá Noronha (1820-1881)”(Regente)História da Música Ibérica e Latino-Americana Análise e Teoria Musical 1815-1890História da Música 1815-1890Temas de investigação em Musicologia: “O virtuosismo instrumental do século XIX em Portugal: o violino”Seminário B “Fontes para o estudo da história da música em Portugal (sécs. XVIII-XX)”Organologia(Regente)História da Música 1750-1820(Regente)Análise e Teoria Musical 1750-1820(Regente) | 
 Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)  
               
                  
                     | Universidade Nova de Lisboa |  
                  
                     | Jul/2013-Actual | Departamento de Ciências Musicais,Faculdade de Ciências Sociais e Humanas |  
                     | - 
                           								Coordenadora Executiva |  
                  
                     | Abr/2013-Actual | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas |  
                     | - 
                           								Membro Eleito do Conselho Científico |  
                  
                     | Abr/2009-Abr/2013 | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas |  
                     | - 
                           								Membro eleito do Conselho Pedagógico |  
                  
                     | Mai/2010-Mai/2012 | Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical,Faculdade de Ciências Sociais e Humanas |  
                     | - 
                           								Secretária da Direcção |  
                  
                     | Mai/2008-Mai/2010 | Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical,Faculdade de Ciências Sociais e Humanas |  
                     | - 
                           								Secretária da Direcção |  
 Línguas (Languages) 
               
                  
                     | Compreende Understandig
 | Francês (Bem), Italiano (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |  
                     | Fala Speaking
 | Francês (Bem), Italiano (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Bem). |  
                     | Lê Reading
 | Francês (Bem), Italiano (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |  
                     | Escreve Writing
 | Francês  (Bem), Italiano  (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |  
 Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership) 
               
                  
                     | Actual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Membro. |  
                     | 2009- 2012 | Caravelas -Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, Membro. Membro da Comissão Coordenadora e do Conselho Científico.
 |  
                     | 1992- 2002 | Associação Portuguesa de Ciências Musicais , Membro fundador. Secretária da Mesa da Assembleia Geral .
 |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions
 |  
                  
                     | 1. |  Cymbron, Luísa M. O. R.  2012. Olhares sobre a Música em Portugal no Século XIX: ópera, virtuosismo e música doméstica. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-689-248-7. Lisboa: Edições Colibri-CESEM. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Cymbron, Luísa M. O. R.  2002. “Writing Opera in Nineteenth Century Portugal: Francisco de Sá Noronha and L'arco di Sant'Anna” . ed. 1, 1 vol.. New York: Pendragon Press. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Cymbron, Luísa M. O. R.  2001. Verdi em Portugal 1843-2001 . ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-565-327-0. Lisboa: Biblioteca Nacional - Teatro Nacional de S. Carlos. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Cymbron, Luísa M. O. R.  1996. A Arte Musical 1873-1875; 1890-1891. ed. 1, 1 vol.. Ann Arbor, Michigan: UMI. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. |  Brito, Manuel C..  1992. História da Música Portuguesa. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Universidade Aberta. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Cymbron, Luísa M. O. R; Carvalho, João S..  1985. Bibliografia da Música do Baixo Alentejo. ed. 1, 1 vol.. Beja: n.c.. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. |  Cymbron, Luísa M. O. R.  2008. “Don Giovanni as Performed by the Orchestra of the Teatro S. Carlos: Nineteenth-Century Reception¿? .  In The Opera Orchestra in 18th-and 19th-Century Europe, II: The Orchestra in the Theatre – Composers, Orchestras and Instruments, ed. Niels Martin Jensen e Franco Piperno, 47 - 66. ISBN: 978-3-8305-1488-6. Berlim: BWV. Berliner Wissenschafts-Verlag. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Cymbron, Luísa M. O. R; Brito, Manuel C..  2008. “Opera orchestras in Portugal: Lisbon and Oporto¿? .  In The Opera Orchestra in 18th- and 19th- Century Europe, I: The Orchestra in Society, ed. Niels Martin Jensen e Franco Piperno, 441 - 475. ISBN: 978-3-8305-1487-9. Berlim: BWV Berliner Wissenschafts-Verlag. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Cymbron, Luísa M. O. R; Gonçalves, Isabel N.  2007. "Scribe’s theatre in Lisbon during the early Liberal period (1834-1853)¿? .  In Eugène Scribe und das europäische Musiktheater des 19. Jahrhunderts, ed. Sebastien Werr, 153 - 174. ISBN: 978-3-8258-0967-6. Berlim: Lit Verlag. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Cymbron, Luísa M. O. R.  2002. “‘O celebre auctor dos Lombardos e do Hernani’: Verdi in Portugal in the 1840’s¿?.  In Pensieri per un Maestro. Studi in onore di Pierluigi Petrobelli, ed. Stefano Lavia e Roger Parker, 253 - 272. . Turim: EDT. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Cymbron, Luísa M. O. R.  2001. “A produção e recepção das óperas de Verdi em Portugal no século XIX (com algumas notas sobre a relação do compositor com
                        o nosso país)¿?.  In Verdi em Portugal 1843-2001 (Catálogo da Exposição Comemorativa do Centenário da Morte do Compositor), 21 - 39. . Lisboa: Biblioteca Nacional de Lisboa . |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Cymbron, Luísa M. O. R.  2000. “L´egemonia dell’opera italiana nel Portogallo del XIX secolo¿?.  In Il teatro dei due mondi: l’opera italiana nei paesi di lingua iberica, ed. Ana Laura Bellina, 125 - 140. ISBN: n.c.. Treviso: Diastema Libri. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Cymbron, Luísa M. O. R.  2009. "«"Algumas modinhas de bom gosto e duetos italianos para meninas": a música e a educação de uma família micaelense do início
                        do século XIX»", Arquipélago-História, Revista da Universidade dos Açores  13, 13: 87 - 118. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Cymbron, Luísa M. O. R.  2011. "“A complexa teia do exotismo: aspectos da personalidade e da obra do violinista e compositor Francisco de Sá Noronha¿?", Trabalho apresentado em XXI Congresso da ANPPOM, In Anais do XXI Congresso da ANPOM, Uberlândia. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Cymbron, Luísa M. O. R.  2006. ""A estreia de Don Giovanni no Teatro de S. Carlos em 1839: um projecto romântico adiado?" ", Trabalho apresentado em Mozart, Marcos Portugal e o seu tempo, In Mozart/Marcos Portugal e o seu tempo. Actas, Lisboa. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Cymbron, Luísa M. O. R.  2011. "“À margem do Risorgimento: as primeiras óperas de Verdi e o mundo da ópera em Portugal"", Estudos Italianos em Portugal, 6 (2011), 6: 77 - 94. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Cymbron, Luísa M. O. R.  2006. "“À descoberta das ilhas: os Açores nas rotas do virtuosismo oitocentista¿?", Insulana. Órgão do Instituto Cultural de Ponta Delgada, 62: 107 - 122. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Cymbron, Luísa M. O. R.  2000. "“Entre o modelo italiano e o drama romântico – os compositores portugueses de meados do século XIX e a ópera¿? ", Revista Portuguesa de Musicologia, nº 10 (2000), 10: 117 - 150. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Cymbron, Luísa.  1999. " As óperas garrettianas e as suas fontes ", Leituras. Revista da Biblioteca Nacional, 4: 279 - 284. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Cymbron, Luísa M. O. R.  1995. "“O Teatro de S. João do Porto: novos dados sobre o seu funcionamento (1834-1876)¿? ", Revista Portuguesa de Musicologia, 4-5: 147 - 166. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Cymbron, Luísa M. O. R.  1995. "“'A crude and eccentric genius': Francisco de Sá Noronha (1820-1881) violinista e compositor português” ", Colóquio-Artes, 105: 47 - 52. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Cymbron, Luísa M. O. R.  1992. "“Para uma discografia da música portuguesa¿? ", Revista Portuguesa de Musicologia, 2: 13 - 56. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Cymbron, Luísa M. O. R; Latino, Adriana.  1988. "“Música e liturgia na historiografia açoriana quinhentista e seiscentista” ", Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical, nº 58 (Julho/Setembro 1988), 58: 34 - 37. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Cymbron, Luísa M. O. R.  1987. "“O piano e a sociedade açoriana oitocentista: subsídios para um estudo organológico em Ponta Delgada” ", Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical, nº 52 (Janeiro/Março 1987), 52: 83 - 85. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Cymbron, Luísa M. O. R; Cruz, Nuno I.  1986. "“A importância da música na publicidade em Portugal” ", Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical, nº 48 (Janeiro/Março 1986), 48: 55 - 57. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Cymbron, Luísa M. O. R; Artiaga, Maria J.  2009. "“Before the arrival of Lohengrin: the Wagner phenomenon and its consequences in Portugal between 1861 and 1883"", Trabalho apresentado em Consequences of Wagner International Conference , In Consequences of Wagner International Conference , Lisboa. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Prefácio, Posfácio Preface, Postface
 |  
                  
                     | 1. | Cymbron, Luísa M. O. R.  2013. "Prefácio". Lisboa. (Prefácio) |  
                  
                     | 2. | Cymbron, Luísa.  2000. ""Introdução"". Lisboa. (Introdução) |  
                  
                     | Outra produção científica Other scientific production
 |  
                  
                     | 1. |  Cymbron, Luísa.  2000. "Editora da Revista Portuguesa de Musicologia nº 10", 300 pp.. Lisboa: Associação Portuguesa de Ciências Musicais. |  
                  
                     | Organização de evento Event organization
 |  
                  
                     | 1. | Cymbron, Luísa M. O. R. Colóquio Internacional "As Práticas da Comédia",2013 (Congresso / Organização). |  
                  
                     | 2. | Cymbron, Luísa M. O. R. ”'O Gosto pela Música' homenagem a João de Freitas Branco, no 90º aniversário do seu nascimento”,2012 (Congresso / Curadoria). |  
                  
                     | 3. | Cymbron, Luísa M. O. R. Colóquio “O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal”,2010 (Encontro / Organização). |  
                  
                     | 4. | Cymbron, Luísa M. O. R. “Texts and Singers”,2009 (Oficina / Organização). |  
                  
                     | 5. | Cymbron, Luísa M. O. R. XIII Encontro de Musicologia “Os Espaços da Música”,2005 (Congresso / Curadoria). |  
                  
                     | 6. | Cymbron, Luísa M. O. R. XI Encontro de Musicologia “Música e Processos de Formação: perspectivas históricas e etnomusicológicas”,2002 (Congresso). |  
                  
                     | 7. | Cymbron, Luísa M. O. R. Verdi em Portugal (1843-2001),2001 (Exposição / Curadoria). |  
                  
                     | 8. | Cymbron, Luísa M. O. R. “Verdi e o Mundo Operático do Século XIX” ,2001 (Congresso). |  
                  
                     | 9. | Cymbron, Luísa M. O. R. IX Encontro de Musicologia,1998 (Congresso). |  
                  
                     | 10. | Cymbron, Luísa M. O. R. VIII Encontro Nacional de Musicologia “Música e Identidade”,1997 (Congresso). |  
 Dados Complementares (Additional data) 
               
                  
                     | Tese de Doutoramento Phd Thesis
 |  
                  
                     | 1. | Jorge Alexandre Cardoso Marques da Costa, António Luís Miró (18?-1853): um maestro concertatore português nos Teatros das Laranjeiras e de S. Carlos, 2010. Tese (Sociologia da Cultura) - Universidade do Porto (Co-orientador). |  
                  
                     | 1. | Maria Isabel Albergaria Sousa, O órgão nos Açores do século XIX: estudo histórico e organológico, 2011. Tese (Ciências Musicais Históricas) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador). |  
                  
                     | 2. | Walter Luiz Alves da Silva, Heinrich e Cécile Däniker-Haller – A música doméstica na vida de um casal de negociantes suíços entre Zurique e o Rio de Janeiro
                        imperial (1811-1863), 2010. Tese (Ciências Musicais Históricas) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador). |  
                  
                     | 3. | Pedro Alexandre Marcelino Marquês de Sousa, As Bandas de música no distrito de Lisboa entre a Regeneração e a República (1850-1910): História, organologia, repertórios
                        e práticas interpretativas, 2009. Tese (Ciências Musicais Históricas) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |  
                  
                     | Dissertação de Mestrado Master degree dissertation
 |  
                  
                     | 1. | Luísa Fonte Gomes, A opereta em Portugal na viragem para o século XX: 'Tição Negro' de Augusto Machado (1902), 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Musicais) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |  
                  
                     | 2. | Ana Margarida Alves Marques, O programa Semanário Musical da Emissora Nacional (1968 a 1973): estudo de caso sobre a divulgação radiofónica no “período
                        marcelista, 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Musicais) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |  
                  
                     | 3. | Ana Carolina Ferreira da Cruz, António Luís Miró (18?-1853): um maestro concertatore português nos Teatros das Laranjeiras e de S. Carlos, 2009. Dissertação (iências Musicais) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |  
                  
                     | 4. | Vânia Mariete Pereira Ferreira, L’assedio di Diu (1841): melodramma italiano, drama histórico e orientalismo na obra de Manuel Inocêncio Liberato dos Santos, 2007. Dissertação (Ciências Musicais) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |  
                  
                     | 5. | João Luís Meireles Santos Leitão da Silva, O diário A Revolução de Setembro (1840-1857): Música, poder e construção social de realidade em Portugal nos meados do século
                        XIX, 2006. Dissertação (Ciências Musicais) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |  
                  
                     | 6. | João Carlos Soares, O teatro de S. João e a imprensa periódica portuense nas décadas de 1870 a 1890, 2005. Dissertação (Ciências Musicais) - Universidade de Coimbra (Orientador). |  
                  
                     | Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 |  
                  
                     | 1. | Cymbron, Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues. Participação no júri de Isabel Maria Dias Novais Gonçalves. A Musica Teatral na Lisboa de Oitocentos: Uma Abordagem através da Obra de Joaquim Casimiro Junior, 2012. Tese (Ciências Musicais Históricas) - Universidade Nova de Lisboa. |  
                  
                     | Exame de qualificação de doutoramento Phd qualification test
 |  
                  
                     | 1. | Cymbron, Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues. Participação no júri de Luís Miguel da Luz Raimundo. Almeida Garrett e os compositores de ópera portugueses de finais do século XIX: Dona Branca de Alfredo Keil e Frei Luiz de
                        Sousa de Freitas Gazul, 2011. Exame de qualificação (Ciências Musicais Históricas) - Universidade Nova de Lisboa. |  
                  
                     | 1. | Cymbron, Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues. Participação no júri de
                        						Maria Esperanza Clares Clares. La Vida Musical en Múrcia Durante la Segunda Mitad del Siglo XIX, 2012. Outra, Universidad de Barcelona. |  
                  
                     | 2. | Cymbron, Luísa. Participação no júri de
                        						Alberto José Vieira Pacheco. Cantoria Joanina : a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses, 2012. Outra, Universidade Nova de Lisboa. |  
                  
                     | Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation
 |  
                  
                     | 1. | Membro do Painel de artes do Proposals for Research and Development Projects in all Scientific Domains, 2004, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. |  
                  
                     | Participação em eventos Event participation
 |  
                  
                     | Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker
 |  
                  
                     | 1. | “[E]sta sempre maçadora opera”: Don Giovanni e o Teatro de S. Carlos no século XIX”, 2010 (Seminário). Nome do evento: Forum “Música e dramaturgia”; Nome da Instituição: CESEM; Cidade do evento: Lisboa / FCSH.
 |  
                  
                     | 2. | “Depois da Guerra Civil – Repertório italiano”, 2009 (Outra). Nome do evento: Ciclo de concertos “O Teatro de S. Carlos no século XIX”; Nome da Instituição: Teatro Nacional de S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos.
 |  
                  
                     | 3. | “En la periferia de la periferia. La Ópera italiana en Portugal durante el siglo XIX (Lisboa y Oporto)” , 2009 (Conferência). Nome do evento: 60ª Edición, Cursos de Verão de Cadiz; Nome da Instituição: Universidade de Cadiz; Cidade do evento: Cadiz / Universidade de Cadiz.
 |  
                  
                     | 4. | “Os compositores portugueses do liberalismo e a ópera”, 2008 (Outra). Nome do evento: Ciclo de concertos “Os compositores portugueses do liberalismo e a ópera”; Nome da Instituição: Teatro Nacional de S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos.
 |  
                  
                     | 5. | “‘A ópera do fanatismo portuense’: Il trovatore de Verdi e o melodramma italiano do séc. XIX”, 2008 (Conferência). Nome do evento: Ciclo de Conferências “4 séculos de ópera” – Música em Matosinhos; Nome da Instituição: Escola de Música Óscar da Silva; Cidade do evento: Matosinhos / Escola de Música Óscar da Silva.
 |  
                  
                     | 6. | “"Algumas modinhas de bom gosto e duetos italianos para meninas": a música e a educação de uma família micaelense do início
                        do século XIX”, 2008 (Conferência). Nome do evento: A música discute-se; Nome da Instituição: CESEM; Cidade do evento: Lisboa / FCSH.
 |  
                  
                     | 7. | “‘Filho da natureza e do sentimento’: Francisco de Sá Noronha  Violonista”, 2006 (Seminário). Nome da Instituição: CESEM; Cidade do evento: Lisboa / FCSH.
 |  
                  
                     | 8. | “Uma viagem musical pelos Açores” , 2006 (Workshop). Nome do evento: Simpósio Uma Viagem Musical pelas Ilhas do Atlântico; Nome da Instituição: Departamento de Ciências Musicais - FCSH; Cidade do evento: Lisboa / FCSH.
 |  
                  
                     | 9. | “A Ópera em Viena no Tempo de Beethoven”, 2005 (Conferência). Nome do evento: Festa da Música; Nome da Instituição: Centro Cultural de Belém; Cidade do evento: Lisboa / Centro Cultural de Belém.
 |  
                  
                     | 10. | “La donna del lago de Rossini” , 2005 (Conferência). Nome do evento: Apresentação da Ópera; Nome da Instituição: Amigos do S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos.
 |  
                  
                     | 11. | “A Música portuguesa do século XIX e as suas relações com o panorama musical europeu”, 2004 (Conferência). Cidade do evento: Matosinhos / Museu da Quinta de Sant’Iago .
 |  
                  
                     | 12. | “Sitffelio de Verdi” , 2004 (Conferência). Nome do evento: Apresentação da Ópera; Nome da Instituição: Amigos do S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos.
 |  
                  
                     | 13. | “Espanha na ópera do século XIX”, 2002 (Conferência). Nome do evento: Espanha: O diálogo entre culturas ; Nome da Instituição: Departamento de Línguas e Literaturas Românicas; Cidade do evento: Lisboa / FCSH.
 |  
                  
                     | 14. | “Adina de Gioachino Rossini”, 2002 (Conferência). Nome do evento: Apresentação da Ópera; Nome da Instituição: Amigos do S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos.
 |  
                  
                     | 15. | “Verdi e a ópera do século XIX”, 2001 (Conferência). Nome da Instituição: Academia das Artes de Ponta Delgada; Cidade do evento: Ponta Delgada / Academia das Artes de Ponta Delgada.
 |  
                  
                     | 16. | “Do italianismo ao germanismo: perspectivas da música em Portugal no século XIX”, 1993 (Conferência). Nome da Instituição: Universidade de Granada; Cidade do evento: Granada / Universidade de Granada.
 |  
                  
                     | 17. | “A música americana nos anos 1910-20 e as imagens da América na música erudita ocidental”, 1988 (Conferência). Nome do evento: Exposição América 1910-20; Nome da Instituição: Centro de Estudos Americanos da UNL, Embaixada dos EUA; Cidade do evento: Lisboa / FCSH.
 |  
                  
                     | Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee
 |  
                  
                     | 1. | "Camões in Brazil: Operetta and Portuguese culture in Rio de Janeiro circa 1880", 2013 (Congresso). Nome do evento: Conferência Internacional "As Práticas da Comédia"; Nome da Instituição: CESEM; Cidade do evento: Lisboa / Teatro da Trindade.
 |  
                  
                     | 2. | “Francisco de Sá Noronha (1820-1881): perfil de um músico português entre as duas margens do Atlântico”, 2013 (Congresso). Nome do evento: Congresso Internacional “A Música no Espaço Luso-Brasileiro: Um Panorama Histórico”; Nome da Instituição: CESEM - Universidade Federal de Pelotas; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
 |  
                  
                     | 3. | “A difícil procura de um caminho. Os compositores portugueses do primeiro Liberalismo e a ópera: o caso de Manuel Inocêncio
                        dos Santos” , 2010 (Encontro). Nome do evento: Colóquio “O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal”; Nome da Instituição: CESEM - Projecto "O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal"; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos.
 |  
                  
                     | 4. | “Scrivere opere senza cantanti: F. X. Migone e il ruolo di Vannina”, Colóquio “Texts and Singers” , 2009 (Workshop). Nome do evento: Colóquio “Texts and Singers” ; Nome da Instituição: CESEM - Projecto “O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal”; Cidade do evento: Lisboa / FCSH.
 |  
                  
                     | 5. | “‘Sempre Trovador, sempre Rigoletto, sempre Traviata’: a presença de Verdi em L’arco di Sant’Anna de Francisco de Sá Noronha
                        (1820-1881)”, 2001 (Congresso). Nome do evento: Colóquio “Verdi e o Mundo Operático do Século XIX”; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Ciências Musicais -- Teatro Nacional de S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos.
 |  
                  
                     | Participação como Relator Participation as Commentator
 |  
                  
                     | 1. | “I Vespri Siciliani a Lisbona (1857-1863): recezione verdiana e rifiuto della storia portoghese”, 2013 (Congresso). Nome do evento: Convegno Internazionale “Giuseppe Verdi, dalla musica alla messinscena. In ricordo di Pierluigi Petrobelli”; Nome da Instituição: Università La Sapienza; Cidade do evento: Roma / Università La Sapienza.
 |  
                  
                     | 2. | “I Vespri Siciliani em Lisboa (1857-1863): recepção verdiana e recusa da história portuguesa”, 2013 (Encontro). Nome do evento: III Encontro Nacional de Investigação em Música; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; Cidade do evento: Cascais / Museu da Presidência da República.
 |  
                  
                     | 3. | “Compondo sobre textos em língua portuguesa entre o Porto e o Rio de Janeiro: Francisco de Sá Noronha e o mundo do opéra comique
                        e da opereta (1868-80)”, 2012 (Congresso). Nome do evento: Simpósio Internacional A Língua Portuguesa em Música, Lisboa; Nome da Instituição: CESEM; Cidade do evento: Lisboa / Culturgest.
 |  
                  
                     | 4. | “ ‘Ó Istambul! Cabul! Liverpool! Rio Grande do Sul!’: operetta as a cross-cultural space in the Rio de Janeiro of the early
                        1880's”, 2012 (Congresso). Nome do evento: 17th Biennial International Conference on Nineteenth-Century Music; Nome da Instituição: The University of Edinburgh; Cidade do evento: Edimburgo.
 |  
                  
                     | 5. | “Refusing history: Portuguese composers of the second half of the 19th century and the construction of a model of the national
                        hero”, 2012 (Congresso). Nome do evento: 19th IMS Congress; Nome da Instituição: International Musicological Society; Cidade do evento: Roma / Parco della Musica.
 |  
                  
                     | 6. | “Amor tem fogo”: o centenário Camões no Rio de Janeiro através da opereta”, 2012 (Encontro). Nome do evento: II Encontro Nacional de Investigação em Música; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; Cidade do evento: Castelo Branco / Cine-Teatro.
 |  
                  
                     | 7. | Apresentação da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher nº 25 (2011), 2011 (Outra). Nome do evento: Apresentação da revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher nº 25 (2011); Nome da Instituição: Revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher ; Cidade do evento: Lisboa / Salão Nobre do Conservatório Nacional.
 |  
                  
                     | 8. | Projecto bilateral CESEM-UNICAMP: “Música vocal luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX” , 2011 (Workshop). Nome do evento: “Música vocal luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX” ; Nome da Instituição: Universidade de Campinas - CESEM; Cidade do evento: Campinas / Universidade de Campinas.
 |  
                  
                     | 9. | “A corte portuguesa e a música: do Antigo Regime ao Liberalismo”, 2011 (Conferência). Nome do evento: 46º Festival de Sintra; Nome da Instituição: 46º Festival de Sintra; Cidade do evento: Queluz / Palácio de Queluz.
 |  
                  
                     | 10. | “O cair do pano: Francisco de Sá Noronha e a opereta no Rio de Janeiro dos últimos anos do Império”, 2011 (Encontro). Nome do evento: I Encontro Nacional de Investigação em Música; Nome da Instituição: Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; Cidade do evento: Porto / Casa da Música.
 |  
                  
                     | 11. | “A complexa teia do exotismo: aspectos da personalidade e da obra do violinista e compositor Francisco de Sá Noronha”, 2011 (Congresso). Nome do evento: Congresso da ANPPOM; Nome da Instituição: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música; Cidade do evento: Uberlândia / Universidade Federal de Uberlândia.
 |  
                  
                     | 12. | “Revisitando uma obra de juventude: José Francisco Arroyo e a ópera Bianca di Mauleon”, 2011 (Congresso). Nome do evento: Congresso “O Porto Romântico”; Nome da Instituição: Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Porto / Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
 |  
                  
                     | 13. | Los fastos de la nueva élite liberal: Il sogno del zíngano de António Luís Miró (1844) que modelo dramatúrgico?”, 2010 (Encontro). Nome do evento: IV Coloquio de Musicologia La Ópera a la escena: conceptos de dramturgia musical; Nome da Instituição: Universidade de Zaragoza/Instituición Fernando el Católico; Cidade do evento: Zaragoza / Universidade de Zaragoza.
 |  
                  
                     | 14. | “Between operatic models, romantic drama and political celebration: Portuguese composers of the 1830’s-50’s and the search
                        for a national opera”, 2010 (Congresso). Nome do evento: Opera and Nation International Musicological Conference; Nome da Instituição: The Institute for Musicology of the Hungarian Academy of Sciences; Cidade do evento: Budapest / The Institute for Musicology of the Hungarian Academy of Sciences.
 |  
                  
                     | 15. | “Around the Atlantic Ocean: the career and images of a mid-19th century Portuguese virtuoso”, 2010 (Congresso). Nome do evento: Worlds to Conquer: the travelling virtuoso in the long 19th-century; Nome da Instituição: University of Bristol; Cidade do evento: Bristol / University of Bristol.
 |  
                  
                     | 16. | “Before the arrival of Lohengrin: the Wagner phenomenon and its consequences in Portugal between 1861 and 1883”, 2009 (Congresso). Nome do evento: Internacional Conference "Consequences of Wagner"; Nome da Instituição: CESEM - Projecto "O Teatro de S. Carlos e as artes do espectáculo em Portugal" -- Teatro Nacional de S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos.
 |  
                  
                     | 17. | “À descoberta das ilhas: os Açores nas rotas do virtuosismo oitocentista”, 2009 (Workshop). Nome do evento: II Simpósio Informal do Núcleo de Estudos da História da Música Luso-brasileira; Nome da Instituição: Núcleo Caravelas; Cidade do evento: Lisboa / FCSH.
 |  
                  
                     | 18. | “The never-ending story: fontes para o conhecimento da vida e da obra de Francisco de Sá Noronha”, 2009 (Simpósio). Nome do evento: 3º Simpósio - GuimaraMus 2009 – Música e Músicos em Guimarães; Nome da Instituição: Sociedade Musical de Guimarães-Universidade do Minho; Cidade do evento: Guimarães.
 |  
                  
                     | 19. | “Inventar a ópera nacional portuguesa a partir do Brasil: Beatriz de Portugal de Francisco de Sá Noronha (1859)”, 2008 (Congresso). Nome do evento: Colóquio “As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime. Repertórios, Práticas e Representações”; Nome da Instituição: Fundação Calouste Gulbenkian; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
 |  
                  
                     | 20. | "Cosmopolitisme de province: ´Bianca di Mauleon´ de José Francisco Arroyo (1846)", 2007 (Congresso). Nome do evento: Hernani/Ernani-4 siècles d´opéras italiens inspirés par la littérature française; Nome da Instituição: Tours, Université François Rabelais; Cidade do evento: Tours / Tours, Université François Rabelais.
 |  
                  
                     | 21. | “‘[E]sta sempre maçadora opera’: Don Giovanni e o Teatro de S. Carlos no século XIX”, 2006 (Congresso). Nome do evento: Colóquio Internacional “Mozart, Marcos Portugal e o seu Tempo”; Nome da Instituição: CESEM — Teatro Nacional de S. Carlos; Cidade do evento: Lisboa / Teatro Nacional de S. Carlos.
 |  
                  
                     | 22. | “O espaço atlântico nas carreiras dos músicos portugueses de meados do século XIX: o caso do violinista Francisco de Sá Noronha
                        (1820-1881)”, 2005 (Encontro). Nome do evento: 13º Encontro de Musicologia; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Ciências Musicais; Cidade do evento: Lisboa / FCSH.
 |  
                  
                     | 23 | Em torno do romance Correspondência Secreta de Luís Filipe Castro Mendes, 2004 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Em torno do romance Correspondência Secreta de Luís Filipe Castro Mendes; Nome da Instituição: Escola de Música do Conservatório Nacional; Cidade do evento: Lisboa / Conservatório Nacional.
 |  
                  
                     | 24. | “Drammaturgia italiana e melodie brasiliane nell’opera del compositore portoghese Francisco de Sá Noronha (1820-1881)”, 2002 (Congresso). Nome do evento: VI Colloquio di Musicologia del “Saggiatore Musicale”; Nome da Instituição: Associazione “Saggiatore Musicale”; Cidade do evento: Bolonha / Università di Bolonha, Dipartimento di Musica e Spettacolo.
 |  
                  
                     | 25. | “Orchestras of the European Opera Houses in the 18th and 19th centuries”, 2001 (Workshop). Nome do evento: Programa “Musical Life in Europe 1600-1900 Circulation, Institutions, Representation”; Nome da Instituição: European Science Foundation -- Academia das Ciências de Budapeste; Cidade do evento: Budapeste / Academia das Ciências de Budapeste.
 |  
                  
                     | 26 | “Os Encontros em retrospectiva”, 2000 (Mesa-Redonda). Nome do evento: X Encontro de Musicologia ; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Ciências Musicais ; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
 |  
                  
                     | 27. | “Orchestras of the European Opera Houses in the 18th and 19th centuries”, 2000 (Workshop). Nome do evento: Programa  “Musical Life in Europe 1600-1900 Circulation, Institutions, Representation”; Nome da Instituição: European Science Foundation - Biblioteca Nacional de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Biblioteca Nacional de Lisboa.
 |  
                  
                     | 28. | "Piccinni e il Portogallo: fonti e documenti", 2000 (Congresso). Nome do evento: Congresso Internacional Piccinni, musicista europeo; Nome da Instituição: Casa Piccini -- Università di Bari; Cidade do evento: Bari / Casa Piccini -- Università di Bari.
 |  
                  
                     | 29. | “L’orchestre d’opéra au Portugal dans la première moitié du XIXème siécle – un premier bilan”, 1999 (Congresso). Nome do evento: Congresso Internacional “The Opera Orchestra in 18th- and 19th- Century Europe – Social, Institutional, and Artistic Problems”; Nome da Instituição: projecto Musical Institutions and the Circulation of Music and Musicians in Europe 1600-1900, European Science Foundation; Cidade do evento: Copenhaga / The Royal Danish Academy of Sciences and Letters.
 |  
                  
                     | 30. | “A produção e composição de ópera no Porto do século XIX: os casos de José Francisco Arroyo e Francisco de Sá Noronha”, 1999 (Encontro). Nome do evento: Colóquio “A Música Entre Douro e Minho”; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Ciências Musicais em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade do Minho; Cidade do evento: Porto-Braga / Universidade Católica Portuguesa e a Universidade do Minho.
 |  
                  
                     | 31. | “Un compositor español en Oporto: José Francisco Arroyo y la ópera Bianca di Mauleon (1846)”, 1999 (Congresso). Nome do evento: Congresso Internacional “La Opera en España y Hispanoamérica: Una Creación Própria”; Nome da Instituição: Sociedad General de Autores de España; Cidade do evento: Madrid / Sociedad General de Autores de España.
 |  
                  
                     | 32. | “L’Opéra au Portugal au XIXème siècle: une vue à travers les archives”, 1998 (Congresso). Nome do evento: 18º Congresso da International Association of Music Librarians; Nome da Instituição: International Association of Music Librarians; Cidade do evento: San Sebastian / San Sebastian.
 |  
                  
                     | 33 | “Italianismo e tradições nacionais nos séculos XVIII e XIX”, 1997 (Mesa-Redonda). Nome do evento: VIII Encontro Nacional de Musicologia “Música e Identidade”; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Ciências Musicais; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
 |  
                  
                     | 34. | “Nuove fonti per lo studio dell'opera italiana nel Portogallo dell' Ottocento: note intorno al Teatro S. Carlos di Lisbona
                        (1834-1854)”, 1996 (Congresso). Nome do evento: Colóquio “Il teatro dei due mondi: migrazioni e circolazione del dramma per musica fra l'Italia, la Spagna, il Portogallo
                        e le Americhe Latine”; Nome da Instituição: Università degli Studi di Padova, Istituto di Storia del Teatro e dello Spettacolo; Cidade do evento: Pádua / Università degli Studi di Padova, Istituto di Storia del Teatro e dello Spettacolo.
 |  
                  
                     | 35. | “A actividade operática na cidade do Porto e a circulação das companhias (1840-1875)”, 1994 (Workshop). Nome do evento: II Encontro RIIA; Nome da Instituição: IMLA (Istituto per lo Studio della Musica Latino Americana); Cidade do evento: A Coruña / A Coruña.
 |  
                  
                     | 36. | “L’opera in Portogallo nell’Ottocento”, 1993 (Encontro). Nome do evento: I Encontro RIIA (Relazione Italo-Ibero-Americane) subordinado ao tema “La diffusione del melodrama in Italia, Spagna, Portogallo
                        e America Latina dal 1701 al 1914 - Progetto di Ricognizione e organizzazione dei dati in un programa di schedatura; Nome da Instituição: IMLA (Istituto per lo Studio della Musica Latino Americana, Pavia) -- Scuola di Paleografia Musicale da Università degli Studi
                        di Pavia; Cidade do evento: Cremona / Scuola di Paleografia Musicale da Università degli Studi di Pavia.
 |  
                  
                     | 37 | “A vida musical portuguesa de Carlos Seixas a João Domingos Bomtempo”, 1993 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Jornadas de Musicologia 93; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Ciências Musicais -- Biblioteca Nacional de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Biblioteca Nacional de Lisboa.
 |  
                  
                     | 38. | “La Spinalba e a ópera buffa do século XVIII: inovação e persistência na caracterização das personagens”, 1990 (Encontro). Nome do evento: Colóquio Modernidade e Mudança em Portugal; Nome da Instituição: Departamento de Ciências Musicais; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
 |  
                  
                     | 39. | “Manifestações musicais profanas no arquipélago dos Açores na transição do século XV para o XVI”, 1988 (Congresso). Nome do evento: Congresso Internacional Bartolomeu Dias e a sua Época; Nome da Instituição: Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Universidade do Porto.
 |  
                  
                     | 40. | “Música e liturgia na historiografia açoriana quinhen¬tis¬ta e seiscentista”, 1987 (Congresso). Nome do evento: V Encontro Nacional de Musicologia; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Educação Musical - Fundação Calouste Gulbenkian; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
 |  
                  
                     | 41. | “O piano e a sociedade açoriana oitocentista: subsídios para um estudo organológico em Ponta Delgada”, 1986 (Encontro). Nome do evento: IV Encontro Nacional de Musicologia; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Educação Musical -- Fundação Calouste Gulbenkian; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
 |  
                  
                     | 42. | : “A importância da música na publicidade em Portugal”, 1985 (Encontro). Nome do evento: III Encontro de Nacional de Musicologia; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Educação Musical -- Fundação Calouste Gulbenkian; Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian.
 |  
                  
                     | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 |  
                  
                     | 1. | Cymbron, Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues. Revista Portuguesa de Musicologia, desde 2012/05/01, Função ou tipo de participação: Editor. |  
                     | 2. | Cymbron, Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues. Journal of the Royal Musical Association, desde 2010/07/01, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Routledge. |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Produção técnica Technical production
 |  
                     | Dados complementares data
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 29 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 12 |  
                     
                        | Livros publicados ou organizados Published or organized books
 | 6 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 6 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 11 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 1 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 10 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 3 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 2 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 1 |  
                     
                        | Outros tipos de produção científica Other scientific production
 | 3 |  
 
                     
                        | Produção técnica Technical production
 | 10 |  
 
                     
                        | Outros tipos de produção técnica Other technical production
 | 10 |  
 
                     
                        | Dados complementares (Additional data)
 | 83 |  
 
                     
                        | Orientações Orientations
 | 12 |  
                     
                        | Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 | 4 |  
                     
                        | Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation
 | 1 |  
                     
                        | Participação em Eventos Event participation
 | 64 |  
                     
                        | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 | 2 |  Outras informações relevantes 
               
                  
                     | 2011 ao presente, Membro do projecto “LA RECEPCIÓN DE LA ÓPERA ITALIANA Y FRANCESA EN ESPAÑA (1790-1870)” (HAR2010-21498),
                        Universidade de Salamanca, Investigador principal José Máximo Leza Cruz
                        
                        
                        2010-2012, Membro do projecto bilateral CESEM-UNICAMP: “Música vocal luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX” (financiado
                        pela FCT e pela CAPS). 2009-2012, Membro da equipa do projecto "Theater of Laughter": Musical Comedy in Portuguese-speaking Theaters (1849-1900),
                        CESEM (com financiamento já aprovado pela FCT)
                        
                        2007-2010, Membro da equipa do projecto: "The Teatro de S.
 Carlos: Performing Arts in Portugal", CESEM-FCT.
 1998-2001, Membro do grupo português do projecto “Orchestras of the European Opera Houses in the 18th and 19th centuries”,
                        do programa da European Science Foundation “Musical Life in Europe 1600-1900 Circulation, Institutions, Representation”.<br>
                        
                        1994-1999, Membro do Projecto RIPM, Réper¬toire International de la Presse Musicale, sob os auspícios da Sociedade Internacional
                        de Musico¬lo¬gia, da Associação Internacional de Bibliotecas Muusicais, Arquivos e Centros de Documentação, e do Conselho
                        Internacional para a Filosofia e os Estudos Humanísticos da UNESCO.
 
 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												113
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											27-10-2018
                     											às
                     											05:10:58 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |