Lurdes Lopes Veríssimo Lisboa
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
29/01/2015 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Lurdes Lopes Veríssimo Lisboa |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Lurdes Veríssimo |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Psicologia. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e psicologia Rua Diogo Botelho 1327 N/I 4169-005 Porto Portugal Telefone: (+351)226196235 Correio electrónico: lverissimo@porto.ucp.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2008-2012 |
Doutoramento Phd |
Psicologia (Especialização em Psicologia da Educação).
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1999-2001 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Psicologia Social
(2 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
1994-1999 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2011 |
Curso de curta duração Short course |
Atualização pedagógica para docentes.
Universidade Católica Portuguesa,
Portugal.
|
2008 |
Curso de curta duração Short course |
CIF - CJ.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2007 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Formação Dificuldades de Aprendizagem.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2007 |
Curso de curta duração Short course |
Refworks.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2007 |
Curso de curta duração Short course |
O tutor e o seu papel como fator de sucesso.
Universidade Católica Portuguesa,
Portugal.
|
2006 |
Outros Others |
Atualização de Competências Pedagógicas. Universidade Católica Portuguesa,
Portugal.
|
2003 |
Outros Others |
Formadora certificada. Conselho-Pedagógico de Formação Contínua,
Portugal.
|
2001 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Estágio Pós-Graduado em Psicologia Social.
Universidad del Pais Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea,
Espanha.
|
2001 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Estudos Avançados em Psicologia Social.
Universitá degli Studi di Bari,
Itália.
|
2001 |
Outros Others |
Formadora certificada. Instituto do Emprego e Formação Profissional,
Portugal.
|
2000 |
Curso de curta duração Short course |
Formação no terreno psico-pedagógica (comportamentos desviantes de jovens).
Associozione Quarieri Spanogli,
Itália.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade Católica Portuguesa |
Jan/2015-Actual |
Professor Auxiliar |
Fev/2006-Dez/2014 |
Assistente Regente |
Jan/1999-Dez/2013 |
Outra Situação |
Fundação Portuguesa: A Comunidade Contra a Sida |
Jan/2007-Dez/2009 |
Outra Situação |
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração |
Universidade Católica Portuguesa |
Universidade Lusíada Porto |
PsiAnima: Centro de Estimulação e Consulta Pedagógica |
Jan/2001-Dez/2004 |
Técnico Superior Principal |
Instituto Politécnico de Coimbra |
Jan/2002-Set/2003 |
Outra Situação |
Universidade Fernando Pessoa |
Instituto Politécnico de Coimbra |
Set/2001-Set/2002 |
Outra Situação |
Lar de São Martinho (Coimbra) |
Jan/1998-Dez/1999 |
Estagiário |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade Católica Portuguesa |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Católica Portuguesa |
Curso»Academic program: Ciências da Educação Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Teórica)(Docente)
- Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Práticaa)(Docente)
- Necessidades Educativas Especiais(Docente)
- Seminários Aprofundados em Psicologia(Docente)
- Área de Aprofundamento I - Educação Especial(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Teórica)(Docente)
- Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Prática)(Docente)
- Necessidades Educativas Especiais(Docente)
- Projeto de Dissertação(Docente)
- Seminários Aprofundados em Psicologia(Docente)
- Psicologia da Educação(Docente)
- Políticas Educativas e Educação Especial(Docente)
- Necessidades Especifícas de Aprendizagem I(Docente)
- Seminário de Projeto(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida (Teórica)(Docente)
- Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida (Prática)(Docente)
- Necessidades Educativas Especiais(Docente)
- Projeto de Dissertação(Docente)
- Seminários Aprofundados em Psicolgia(Docente)
- Área de Aprofundamento I - Psicologia da Aprendizagem(Docente)
- Psicologia da Educação(Docente)
- Pensamento e Comportamento Social(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida (Teórica)(Docente)
- Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida (Prática)(Docente)
- Psicologia Social(Docente)
- Necessidades Educativas Especiais(Docente)
- Projeto de Dissertação(Docente)
- Psicologia da Educação(Docente)
- Pensamento e Comportamento Social(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Teórica)(Docente)
- Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Prática)(Docente)
- Psicologia Social(Docente)
- Intervenção Precoce e Necessidades Educativas Especiais(Docente)
- Projeto de Dissertação em Psicologia da Educação e Orientação(Docente)
- Psicologia da Educação(Docente)
- Área de Aprofundamento I - Psicologia da Aprendizagem(Docente)
- Psicologia, Comunicação e Direito(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Teórica)(Docente)
- Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Prática)(Docente)
- Psicologia Social(Docente)
- Intervenção Precoce e Necessidades Educativas Especiais(Docente)
- Projeto de Dissertação em Psicologia da Educação e Orientação(Docente)
- Psicologia, Comunicação e Direito(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Teórica)(Docente)
- Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Prática)(Docente)
- Intervenção Precoce e Necessidades Educativas Especiais(Docente)
- Projeto de Dissertação em Psicologia da Educação e Orientação(Docente)
- Psicologia, Comunicação e Direito(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Teórica)(Docente)
- Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Prática)(Docente)
- Intervenção Precoce e Necessidades Educativas Especiais(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Teórica)(Docente)
- Psicologia da Educação e Formação ao Longo da Vida I (Prática)(Docente)
- Aprendizagem e Desenvolvimento Psicológico(Docente)
|
Universidade Católica Portuguesa |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia Social (FEG-UCP)(Docente)
|
Universidade Lusíada Porto |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Avaliação Psicológica de Crianças com Necessidades Educativas Especiais(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia Social I(Docente)
- Psicologia Social II(Docente)
- Psicologia da Criança e do Adolescente(Docente)
- Psicologia do Desenvolvimento(Docente)
- Avaliação Psicológica de Crianças com Necessidades Educativas Especiais(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia Social I(Docente)
- Psicologia Social II(Docente)
- Psicologia da Criança e do Adolescente(Docente)
- Psicologia do Desenvolvimento(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia Social I(Docente)
- Psicologia Social II(Docente)
- Psicologia da Criança e Adolescente(Docente)
- Psicologia do Desenvolvimento(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia Social I(Docente)
- Psicologia Social II(Docente)
- Psicologia da Criança e do Adolescente (Docente)
- Psicologia do Desenvolvimento(Docente)
|
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Avaliação Psicológica de Crianças com Necessidades Educativas Especiais(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Avaliação Psicológica de Crianças com Necessidades Educativas Especiais(Docente)
|
Instituto Politécnico de Coimbra |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia Social(Docente)
|
Universidade Fernando Pessoa |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia Social I (Psicologia)(Docente)
- Psicologia Social II (Serviço Social)(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia das Organizações(Docente)
- Psicologia da Comunicação(Docente)
|
Instituto Politécnico de Coimbra |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia Social (Educação Social)(Docente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Universidade Católica Portuguesa |
Mar/2014-Actual |
|
Membro de Comissão |
Jul/2011-Jul/2014 |
|
Membro de Conselho Superior |
Jan/2012-Dez/2012 |
|
Membro de Comissão |
Jan/2008-Jan/2012 |
|
Membro de Comissão |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade Católica Portuguesa |
Set/2014-Actual |
|
-
Coordenador de Curso |
Jan/2013-Actual |
|
-
Coordenador de Curso |
Jan/2012-Actual |
|
-
Coordenador de Programa |
Jan/2010-Actual |
|
-
Coordenador de Programa |
Jan/2006-Actual |
|
-
Coordenador de Programa |
Out/2012-Out/2012 |
|
-
Coordenador de Curso |
Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities)
Universidade Católica Portuguesa |
Jan/2011-Actual |
|
Serviço realizado»Executed service: FAPSI - Formação Avançada em Psicologia (responsável pela conceção e acreditação) |
Jan/2006-Actual |
|
Serviço realizado»Executed service: Coordenadora do Serviço de Extensão Universitária |
Jan/2004-Jan/2008 |
|
Serviço realizado»Executed service: Coordenação do Serviço Ciomunitário (Licenciatura FEP-UCP) |
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Universidade Católica Portuguesa |
Jan/2013-Actual |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Coordenadora do Programa Aprender a Educar - Profissionais |
Jan/2007-Actual |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia (FEP-UCP) |
Jan/2006-Actual |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Formadora do Programa Aprender a Educar |
Jan/2004-Actual |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Formadora no SAME (Serviço de Melhoria das Escolas da FEP) |
Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Universidade Católica Portuguesa |
Jan/2014-Actual |
|
Atividade realizada»Activity: Supervisora do Lar de Infãncia e Juventude Lar Nossa Senhora do Acolhimento |
Jan/2012-Actual |
|
Atividade realizada»Activity: Coordeñação de Estágios Curriculares |
Jan/2011-Actual |
|
Atividade realizada»Activity: Supervisão de Estágios da Ordem dos Psicólogos Portugueses |
Set/2008-Actual |
|
Atividade realizada»Activity: Supervisão de Estágios Curriculares em Contexto Escolar |
Jan/2007-Actual |
|
Atividade realizada»Activity: Consultora e Formadora do GAS Africa (Grupo de Ação Social da UCP) |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Family diversity and intergenerational relations - 'Psychological development, Vulnerabilities, and Well-being' |
|
|
2. |
Comissão de Avaliação de Relatórios Finais da área Ciências e Políticas de Educação |
|
|
3. |
Developmental, Educational, and Clinical Research on Children and Adolescents |
|
Domínio Científico:
Ciências Sociais / Área Científica:
Psicologia.
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2013-2015 Projeto MERLINO: Towards a juvenile delinquency prevention policy: a multistate experiment on integration and efficacy |
Referência do projeto»Project reference: HOME/2011/ISEC/AG/2611.
|
2010-2013 Assessment of psychopathology in children and adolescents: validation of the ASEBA battery |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PCL/105489/2008. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
1999-2001 Categorização Social e Dinâmica de Grupo: Consenso, Reacções ao Desvio, Atracção Social e Comunicação em Contexto Intra e
Intergrupal
|
Referência do projeto»Project reference: PRAXIS C/ PSI/ 13192/ 1998. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Participação como Doutorando Participation as Phd student |
2006-2012 Dificuldades de Aprendizagem. Estudo longitudinal com 4 momentos de recolha de dados durante 2 anos com medidas repetidas
em 18 escolas de 1º Ciclo
|
Referência do projeto»Project reference: SFRH/BD/22199/2005. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Participação como Desenvolvimento técnico Participation as Technical developer |
Referência do projeto»Project reference: --. Parceiro(s)»Partners:
Associação Unificar.
|
Referência do projeto»Project reference: --. Parceiro(s)»Partners:
Fundação Calouste Gulbenkian.
|
Referência do projeto»Project reference: --. Parceiro(s)»Partners:
Associação Vida Norte; Associação Foste Visitar-me. Financiador(es)»Funding:
Quadro Nacional de Referência Estratégico.
|
2012-2013 GPS – Género, Parentalidade e Inclusão Social |
Referência do projeto»Project reference: --. Parceiro(s)»Partners:
Associação Vida Norte; Associação Foste Visitar-me; Direção Geral dos Serviços Prisionais; Santa Casa da Misericórdia do Porto. Financiador(es)»Funding:
Quadro de Referência Nacional Estratégico (POPH).
|
2009-2010 Põe-te a milhas das pastilhas |
Referência do projeto»Project reference: --. Parceiro(s)»Partners:
Universidade do Porto.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Português (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Português (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
2012- Actual |
Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Membro.
Membro Integrada
.
|
2011- Actual |
Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Membro.
Membro Efetivo.
|
2008- Actual |
European Network for social and emotional competence (ENSEC) , Membro.
|
2011- 2013 |
European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) / SIG Motivation and Emotion, Outros (especifique).
Coordenação.
|
2006- 2013 |
Centro de Psicologia da Universidade do Porto, Membro.
|
2007- 2009 |
Society for Research in Child Development (SRCD), Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Veríssimo, Lurdes. ed. 2010. Aprender a Educar – Um Guia para Pais e Educadores ed. 1. Gaia: Fundação Manuel Leão. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Carvalho, M.C.; Veríssimo, Lurdes; Summavielle, T.. 2015. Prevenção do consumo de álcool e drogas: da centralidade da informação à centralidade da relação. In Studies about alcohol, tobacco and other drugs: research contributes to practice, 0 - 0. . -: -. No prelo. |
|
|
|
2. |
Veríssimo, Lurdes. 2014. Dificuldades de Aprendizagem: Aspetos cruciais na intervenção. In CUPBook – Contributos para a intervenção em psicologia, 45 - 81. . Porto: Universidade Católica Editora. |
|
|
|
3. |
Veríssimo, Lurdes. 2013. Motivar os alunos, motivar os professores: faces de uma mesma moeda. In Melhorar a escola – Sucesso disciplinar, Disciplina, Motivação, Direção de Escolas e Políticas educativas, 73 - 90. . Porto: SAME & CEDH. |
|
|
|
4. |
Veríssimo, Lurdes. 2010. Auto-estima e auto-confiança: Bens Preciosos. In Aprender a Educar – Um Guia para Pais e Educadores, 0 - 0. . Gaia: Fundação Manuel Leão. |
|
|
|
5. |
Veríssimo, Lurdes. 2010. Regras, Limites, Castigos e Recompensas: Quando e Como?. In Aprender a Educar Um Guia para Pais e Educadores, 0 - 0. . Gaia: Fundação Manuel Leão. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Barradas, F.; Carvalho, M.C.; Veríssimo, Lurdes. 2011. "Perceções de pais sobre os usos de substâncias psicoativas na adolescência – um estudo qualitativo", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 10: 213 - 231. |
|
|
|
2. |
Veríssimo, Lurdes; Carvalho, M.C.; Guimarães, M. M; Silva, V.P.; Aguiar, F.F.; Machado Caetano, J. A. 2008. "Um Modelo de Educação Sexual pelos Pares em Escolas Portuguesas", Contrapontos, 3: 337 - 351. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Magalhães, J.; Veríssimo, Lurdes. 2010. "Special and Inclusive Education: The Standpoint of Portugal", Education Sciences, --: 107 - 112. |
|
|
|
2. |
Fontes, I.; Boissel, M.; Veríssimo, Lurdes; Veiga, E.. 2010. "Relação família-Escola: Perceções de PAIS E Professores relativamente às práticas de envolvimento parental na escola", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 9: 137 - 148. |
|
|
|
3. |
Cardoso, C.L.; Veríssimo, Lurdes. 2010. "Estudo da Relação entre Competência Académica e Competência Social", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 9: 137 - 148. |
|
|
|
4. |
Magalhães, J.; Veríssimo, Lurdes; Veiga, E.. 2010. "Percepção dos Professores de Educação Regular e Educação Especial acerca das Novas Políticas de Educação Inclusiva em Portugal", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 9: 43 - 60. |
|
|
|
5. |
Veríssimo, Lurdes; Lopes, J.; Lemos, M.S.. 2007. "Dificuldades de Aprendizagem: Obstáculos à definição e Investigação", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 6: 47 - 60. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Lemos, M.S.; Veríssimo, Lurdes. 2014. "The relationships between intrinsic motivation, extrinsic motivation, and achievement, along elementary school", Trabalho apresentado em Procedia, In Procedia - Social and Behavioral Sciences, -. |
|
|
|
2. |
Dias, P.; Carneiro, A.; Lima, V.S.; Machado, B. C; Veríssimo, Lurdes; Xavier, M. R. 2012. "Assessment of psychopathology in preschool children with the ASEBA battery: Preliminary psychometric data from the Portuguese
population", Trabalho apresentado em World Congress: Babies in Mind - the Minds of Babies: A View from Africa, In Infant Mental Health Journa, Cidade do Cabo. |
|
|
|
3. |
Veríssimo, Lurdes; Matos, R.. 2008. "As Dificuldades de Aprendizagem na 1ª pessoa: “Queria um «cérebro novo» para aprender melhor", Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de Estudos da Criança, In Actas do 1º Congresso Internacional de Estudos da Criança, Braga. |
|
|
|
4. |
Lemos, M.S.; Veríssimo, Lurdes. 2006. "Escala de orientação intrínseca-extrínseca em sala de aula: Dados de uma nova adaptação", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica, In Actas da XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Veríssimo, Lurdes. 15 jan. 2010. "Educação parental e Bullying" Revista das ASAS de Santo Tirso, 0 - 0. |
2. |
Veríssimo, Lurdes. 15 abr. 2008. "Educar: O desafio Maior" Revista da Escola Secundária Alcaides Faria, 0 - 0. |
1. |
Veríssimo, Lurdes. 2014. "Manual de Psicologia Clínica da Criança e do Adolescente: Uma abordagem contextual". Braga: Psiquilíbrios. Revisão científica de tradução da versão portuguesa dos seguintes capítulos
- Capítulo 8 - Deficiência Mental, Dificuldades de Aprendizagem e Problemas de Comunicação
- Capítulo 9 – Autismo e Perturbações Globais do Desenvolvimento
- Capítulo 11 – Perturbações de Atenção e Hiperatividade
. |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Oswald, P.; Redford, D.; Negrão, M.; Veríssimo, Lurdes. 2011. "Uma Escolha de Futuro: Empreendedorismo e Capacitação de Jovens. Manual para alunos". Lisboa: Programa Escolhas 4ª Geração. |
2. |
Oswald, P.; Redford, D.; Negrão, M.; Veríssimo, Lurdes. 2011. "Uma Escolha de Futuro: Empreendedorismo e Capacitação de Jovens. Manual para técnicos". Lisboa: Programa Escolhas 4ª Geração. |
3. |
Lemos, M.S.; Gonçalves, T.; Veríssimo, Lurdes; Menezes, H.. 2010. "Book of Abstracts". Porto: Livpsic. |
Trabalho técnico Technical work |
1. |
Carvalho, M.C.; Veríssimo, Lurdes. Conhecimentos e Perceções de Pais e Professores Sobre o Uso de Drogas na Adolescência - um estudo exploratório,2009 (Relatório técnico). Não publicado. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Lemos, M.S.; Veríssimo, Lurdes; Lopes, J.. The impact of low academic achievement on intrinsic and extrinsic motivation: a longitudinal study,14th International Conference on Motivation,Helsínquia,2014 (Comunicação). |
2. |
Lemos, M.S.; Veríssimo, Lurdes; Lopes, J.. The impact of low academic achievement on engagement and perceived academic competence: a longitudinal study,14th International Conference on Motivation,Helsínquia,2014 (Poster). |
3. |
Dias, P.; Campos, J.; Carneiro, A.; Lima, V.S.; Machado, B. C; Xavier, M. R; Veríssimo, Lurdes. Assessment of Psychopathology in Clinically Referenced Children with Portuguese Battery ASEBA: Cross-Informant Agreement,1º Congresso Mundial de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis,Viseu,2013 (Poster). |
4. |
Veríssimo, Lurdes; Lemos, M.S.; Lopes, J.. The role of academic competence in developing Social Competence,4th ENSEC Conference,Zagreb,2013 (Comunicação). |
5. |
Lopes, A.R.; Negrão, M.; Veríssimo, Lurdes. Literacia Empreendedora: Impacto da implementação de um programa de empreendedorismo na escola, Iº Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na escola: perspetivas da psicologia e educação,Lisboa,2013 (Poster). |
6. |
Dias, P.; Carneiro, A.; Campos, J.; Lima, V.S.; Machado, B. C; Veríssimo, Lurdes; Xavier, M. R. Avaliação da psicopatologia em crianças clinicamente referenciadas portuguesas com a bateria ASEBA: acordo inter-informadores,VIII Seminário de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster). |
7. |
Veríssimo, Lurdes; Lemos, M.S.; Lopes, J.. The evolution of social competence in students with learning disabilities through primary school,35th International School Psychology Association Conference,Porto,2013 (Comunicação). |
8. |
Dias, P.; Carneiro, A.; Campos, J.; Lima, V.S.; Machado, B. C; Veríssimo, Lurdes; Xavier, M. R. Assessment of Psychopathology in Children and Adolescents with the ASEBA Battery: Psychometric Data from the Portuguese Population,IV Congreso Internacional de Psicología da FIUC,Buenos Aires,2013 (Comunicação). |
9. |
Dias, P.; Lima, V.S.; Veríssimo, Lurdes; Negrão, M.; Cunha, L.; Trigo, L.. Attachment styles and attitudes towards entrepreneurship,VI International Attachment Conference,Pavia,2013 (Poster). |
10. |
Lemos, M.S.; Veríssimo, Lurdes. The relationships between intrinsic motivation, extrinsic motivation, and achievement, along elementary school,4th International Conference on Education & Educational Psychology /ICEEPSY,2013 (Comunicação). |
11. |
Carneiro, A.; Dias, P.; Lima, V.S.; Machado, B. C; Xavier, M. R; Veríssimo, Lurdes. Avaliação da psicopatologia em crianças e adolescentes portugueses com a bateria ASEBA em amostras normativas e clínicas:
estudo preliminar,I Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Lisboa,2012 (Poster). |
12. |
Veríssimo, Lurdes; Lemos, M.S.. O impacto das Dificuldades de Aprendizagem na Motivação: Um estudo longitudinal,12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação,Lisboa,2012 (Comunicação). |
13. |
Dias, P.; Carneiro, A.; Campos, J.; Lima, V.S.; Machado, B. C; Veríssimo, Lurdes; Xavier, M. R. Psicopatologia da Infância e a Bateria ASEBA: Resultados Preliminares da Amostra Clínica Portuguesa,VIII Congresso Nacional de Psiquiatria 2012,Porto,2012 (Poster). |
14. |
Veríssimo, Lurdes. Uma Escolha de Futuro – empreendedorismo e capacitação dos Jovens,1º FÓRUM EPRD,Porto,2012 (Comunicação). |
15. |
Veríssimo, Lurdes. Consequências Sociais das Dificuldades de Aprendizagem.,VII Jornadas de Psicologia – Saber e Intervir,Viseu,2012 (Comunicação). |
16. |
Matos, I.; Veríssimo, Lurdes; Dias, P.. Contributos da expressão musical para o desenvolvimento da consciência fonológica no ensino Pré-escolar,XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía,Corunha,2011 (Comunicação). |
17. |
Dias, P.; Carneiro, A.; Lima, V.S.; Machado, B. C; Veríssimo, Lurdes; Xavier, M. R. Avaliação da psicopatologia em crianças e adolescentes portugueses com a bateria ASEBA: resultados preliminares com amostra
normativa,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica: XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas
e Contextos,Lisboa,2011 (Comunicação). |
18. |
Veríssimo, Lurdes; Lemos, M.S.; Lopes, J.. The relation between social competence, perceived academic competence and academic achievement along time,3rd Biennial Conference of the European Network for Social and Emotional Competence in Children ,Manchester,2011 (Comunicação). |
19. |
Veríssimo, Lurdes. Educação Parental: Formação "para levar para casa”,III Jornadas de Educação e Formação de Adultos,Coimbra,2011 (Comunicação). |
20. |
Dias, P.; Carneiro, A.; Campos, J.; Lima, V.S.; Machado, B. C; Veríssimo, Lurdes; Xavier, M. R. Avaliação da psicopatologia em crianças e adolescentes portugueses com a bateria ASEBA: resultados preliminares com amostra
normativa,VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica: XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas
e Contextos,Lisboa,2011 (Poster). |
21. |
Dias, P.; Carneiro, A.; Lima, V.S.; Machado, B. C; Santos, S.; Veríssimo, Lurdes; Xavier, M. R. Assessment of psychopathology in Portuguese referred children: preliminary psychometric data with the ASEBA battery,25th European Health Psychology Conference “Engaging with Other Health Professions: Challenges and Perspectives,Creta,2011 (Poster). |
22. |
Carvalho, M.C.; Pinto de S. M; Frango, P.; Carvalho, L.; Dias, P.; Veríssimo, Lurdes. Crisis Intervention in Recreational Settings: Data from Kosmicare 2010 Process Evaluation Results,2nd International Conference of the European Society for Prevention Research – Synergy in prevention and health promotion:
individual, community and environmental approaches,Lisboa,2011 (Comunicação). |
23. |
Carvalho, M.C.; Pinto de S. M; Carvalho, J.; Frango, P.; Dias, P.; Veríssimo, Lurdes. Crisis intervention in recreational settings. Data from Kosmicare 2010 Process Evaluation,Clubhealth – 7th International Conference on Nightlife, Substance Abuse and related Health issues,Praga,2011 (Comunicação). |
24. |
Lima, V.S.; Dias, P.; Carneiro, A.; Machado, B. C; Xavier, M. R; Veríssimo, Lurdes. Utilização da bateria ASEBA na avaliação da psicopatologia em crianças e adolescentes,1º Seminário de Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes: Intervenções empiricamente validadas para a população
portuguesa,Lisboa,2011 (Comunicação). |
25. |
Fonseca, A.; Fernandes, L.; Carvalho, M.C.; Veríssimo, Lurdes; Barbosa, M.. Ecologia Urbana: representações e pessoas… a propósito do Morro da Sé,Seminário Sustentabilidade das Operações de Reabilitação Urbana,Porto,2010 (Comunicação). |
26. |
Completo, S.; Veríssimo, Lurdes; Carvalho, M.C.. Avaliação de um modelo de Educação pelos Pares: percepção dos agentes e dos alvos de intervenção,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação). |
27. |
Veríssimo, Lurdes; Lemos, M.S.; Lopes, J.; Rodrigues, L.P.. The trajectories of intrinsic and extrinsic motivation along primary school: differences depending on academic achievement,12th ICM Porto,Porto,2010 (Poster). |
28. |
Carvalho, I.P.; Campos, L.; Veríssimo, Lurdes. A experiência de prestação de cuidados informais a crianças/adolescentes com perturbações do espectro do autismo,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Poster). |
29. |
Mansilha, T.; Veríssimo, Lurdes. O Papel da Escola e da Família nas Dificuldades de Aprendizagem,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Comunicação). |
30. |
Lemos, M.S.; Veríssimo, Lurdes. Analyzing relations between intrinsic and extrinsic motivations and their relations with academic achievement across basic
school,13th Biennial Conference EARLI,Amesterdão,2009 (Comunicação). |
31. |
Veríssimo, Lurdes; Lemos, M.S.; Lopes, J.. The relation between academic achievement and social competence along schooling: Focusing on learning disabled students,12th Earli JURE Conference,Amesterdão,2009 (Comunicação). |
32. |
Veríssimo, Lurdes; Lemos, M.S.; Lopes, J.; Gonçalves, T.. Analyzing relations between intrinsic and extrinsic motivations and their relations with academic achievement across basic
school,13th Biennial Conference EARLI,Amesterdão,2009 (Poster). |
33. |
Veríssimo, Lurdes; Lemos, M.S.; Lopes, J.. The impact of self-esteem in academic achievement,2nd ENSEC Conference: Promoting Social and Emotional Education in Children and Young Persons,2009 (Comunicação). |
34. |
Veríssimo, Lurdes; Lemos, M.S.; Lopes, J.; Menezes, H.. Longitudinal analysis of the relation between Academic Achievement and Academic Self-Concept along elementary school,11th European Congress of Psychology,Oslo,2009 (Poster). |
35. |
Veríssimo, Lurdes; Lemos, M.S.; Lopes, J.. Learning Disabilities: Implications for Social Competence,11th Earli JURE Conference,Leuveun,2008 (Poster). |
36. |
Veríssimo, Lurdes; Lemos, M.S.. New Look At Intrinsic and Extrinsic Motivation: Interrelations Between Two Independent Motivational Orientations,11th International Conference on Motivation – SIG – EARLI,2008 (Comunicação). |
37. |
Veríssimo, Lurdes; Carvalho, M.C.; Negrão, M.; Gonçalves, D.; Trigo, L.. Community service in university: Personal and social skills, career knowledge and career development,IAEVG International Conference 2007,Pádova,2007 (Comunicação). |
38. |
Veríssimo, Lurdes. Dificuldades de aprendizagem: definir e prevenir,1ªs Jornadas de Psicologia da Educação de Barcelos.,Barcelos,2007 (Comunicação). |
39. |
Lemos, M.S.; Veríssimo, Lurdes. Escala de orientação intrínseca-extrínseca em sala de aula: Dados de uma nova adaptação.,XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Poster). |
40. |
Trigo, L.; Veríssimo, Lurdes. Community Service in University: A contribute to career development,IAEVG International Conference 2005,Lisboa,2005 (Poster). |
41. |
Marques, J. M; Páez, D.; Martinez-Taboada, C.; Zubieta, E.; Veríssimo, Lurdes. Dealing with collective shame and guilt: Effects of group membership on the transmission of negative historical events,Simpósio “Representions of social identity In Discursive Processes”. XIII General Meeting European Association of Experimental
Social Psychology,San Sebastián ,2002 (Comunicação). |
42. |
Veríssimo, Lurdes. Saber Ser e saber Estar com a criança institucionalizada,I Encontro do IAC,Cernache,2000 (Comunicação). |
43. |
Marques, J. M; Carneira, M.; Pinto, I.; Serôdio, R.; Veríssimo, Lurdes. Identidade social e processos normativos,Iº Congresso Hispano-Português de Psicologia,Santiago de Compostela ,2000 (Comunicação). |
44. |
Veríssimo, Lurdes. Sentir-se amado: Uma reflexão sobre a criança institucionalizada,I Congresso “Humanizar a Relação Educativa",Coimbra,2000 (Comunicação). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Veríssimo, Lurdes. Motivação para aprender - Caminhos para a Construção do Sucesso Educativo - Uma Pedagocia de Transformação, 2014 (Extensão), promovido por Agrupamento de Escolas de Pinheiro.Tipo de participação: Docente. |
2. |
Veríssimo, Lurdes. Indisciplina, 2014 (Extensão), promovido por Agrupamento de Escolas João da Silva Correira. |
3. |
Veríssimo, Lurdes. Motivação - Escola, Autonomia e avaliação , 2014 (Extensão), promovido por Agrupamento de Escolas Virgínia Moura. |
4. |
Veríssimo, Lurdes. Desenvolvimento Profissional: a questão da Motivação - Desenvolvimento profissional e Organizacional: Dinâmicas de Implicação,
Conhecimento e Melhoria, 2014 (Extensão), promovido por Agrupamento de Escolas de Freixo de Espada à Cinta.Tipo de participação: Organizador. |
5. |
Veríssimo, Lurdes. Dificuldades de aprendizagem - Temas e Problemas da Escola para Todos, 2014 (Extensão), promovido por Agrupamento de Escolas de Pedrouços. |
6. |
Veríssimo, Lurdes. Diversidade e Multiculturalidade: motivação na escola para todos - Temas e Problemas da Escola para Todos, 2014 (Extensão), promovido por Agrupamento de Escolas Óscar Lopes. |
7. |
Veríssimo, Lurdes. Parentalidade Positiva, 2014 (Extensão), promovido por IPSS de Mãos Dadas.Tipo de participação: Docente. |
8. |
Veríssimo, Lurdes. Curso de Formação Motivação, (In)disciplina e Sucesso Educativo, 2013 (Extensão), promovido por Agrupamento de Escolas Luís António Verney. |
9. |
Veríssimo, Lurdes. Indisciplina, 2013 (Extensão), promovido por Agrupamento de Escolas de São João da Madeira. |
10. |
Veríssimo, Lurdes. Gestão Comportamental na Sala de Aula, 2013 (Extensão), promovido por Colégio Nossa Senhora da Paz. |
11. |
Veríssimo, Lurdes. Desenvolvimento Profissional e Organizacional em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária , 2013 (Extensão), promovido por Universidade Católica Portuguesa.Tipo de participação: Docente. |
12. |
Veríssimo, Lurdes. Relações interpessoais, 2013 (Extensão), promovido por Colégio dos Carvalhos. |
13. |
Veríssimo, Lurdes. Parentalidade Positiva , 2013 (Extensão), promovido por Santa Casa da Misericórdia de Espinho.Tipo de participação: Outra. |
14. |
Veríssimo, Lurdes. Dificuldades de aprendizagem: Aspetos cruciais de intervenção, 2012 (Extensão), promovido por FEP-UCP.Tipo de participação: Docente. |
15. |
Veríssimo, Lurdes. Prevenir o Bullying, 2012 (Extensão), promovido por Hospital da Boa Nova. |
16. |
Veríssimo, Lurdes. Formação dos Técnicos de Intervenção Social no âmbito do Diagnóstico dos Fatores de Risco nas Famílias, 2012 (Extensão), promovido por CLDS+; FEP-UCP. |
17. |
Veríssimo, Lurdes. Formação dos Técnicos de Intervenção Social no âmbito do diagnóstico dos fatores de risco nas famílias, 2012 (Extensão). |
18. |
Veríssimo, Lurdes. Motivação Académica, 2012 (Extensão), promovido por Universidade Católica Portuguesa.Tipo de participação: Docente. |
19. |
Veríssimo, Lurdes. Educação para a Sexualidade, 2011 (Extensão), promovido por Universidade Católica Portuguesa.Tipo de participação: Organizador. |
20. |
Veríssimo, Lurdes. Programa Pais Presentes, 2010 (Extensão), promovido por Agrupamento de Escolas de Lourosa.Tipo de participação: Docente. |
21. |
Veríssimo, Lurdes. O Decreto-Lei n.º3/2008 e a utilização do referencial CIF - CJ no processo de avaliação e intervenção” - Curso de Formação
em Educação Especial, 2008 (Extensão). |
22. |
Veríssimo, Lurdes. Curso de Formação em Educação Especial – Intervenção Pedagógica com Alunos com Multideficiência e com Alunos com Perturbações
do Espectro do Autismo , 2008 (Extensão), promovido por Ministério da Educação. |
Edição técnica Technical edition |
1. |
Veríssimo, Lurdes. Manual de Formação de Formadores: Prevenção da exclusão na infância (0 – 6 anos): Con¬tributos para uma abordagem transdisciplinar,2001 (Livro). |
Organização de evento Event organization |
1. |
Veríssimo, Lurdes. 2015 EARLI Conference,2014 (Conferência / Outra). |
2. |
Veríssimo, Lurdes. 14th International Conference on Motivation,2014 (Conferência / Outra). |
3. |
Veríssimo, Lurdes. 12th International Conference on Motivation,2010 (Conferência / Organização). |
Programa de rádio ou TV Radio or TV show |
1. |
Veríssimo, Lurdes. Educação Parental,2014 (Entrevista). |
2. |
Veríssimo, Lurdes. Estado dos Professores,2013 (Entrevista). |
3. |
Veríssimo, Lurdes. Birras: Como evitar? - Sociedade Civil,2013 (Mesa redonda). |
4. |
Veríssimo, Lurdes. Educação Parental,2011 (Entrevista). |
5. |
Veríssimo, Lurdes. Educação Parental,2010 (Entrevista). |
6. |
Veríssimo, Lurdes. Crianças Institucionalizadas,2001 (Entrevista). |
Relatório de investigação Technical report |
1. |
Carvalho, M.C.; Pinto de S. M; Frango, P.; Carvalho, J.; Dias, P.; Veríssimo, Lurdes. Kosmicare Research Project – Process Evaluation Report on the 2010 Edition,2011. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Isabel Maria Gomes Garcia de Matos, Contributos da expressão musical para o desenvolvimento da consciência fonológica no pré-escolar, 2014. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
1. |
Marina Alexandra Gonçalves Machado, A influência da consciência fonológica no desempenho da leitura e da escrita, 2015. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
2. |
Daniela Gomes Cardoso de Sá Cachada, Insucesso escolar no Ensino Secundário, 2015. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Hugo Carvalho, Delinquência Juvenil em Contexto Escolar: o Impacto do Desporto Escolar, 2014. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
2. |
Inês Carvalho, Coparentalidade em Situação de Divórcio: Rituais e Rotinas das crianças em idade pré-escolar e escolar, 2014. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
3. |
Miguel Moreno, Fatores de risco e fatores protetores na delinquência juvenil: o papel do envolvimento escolar, 2014. Dissertação (Atualização pedagógica para docentes) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
4. |
Liliana Teixeira, Famílias Reconstituídas: Rotinas e Rituais com crianças em idade pré-escolar e escolar, 2014. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
5. |
Miriam Emanuel Varandas Marques , Empreendedorismo e competências sociais: Avaliação do impacto de um programa de promoção do empreendedorismo em contexto escolar, 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
6. |
Katerina Mikusova, Impacto das crenças de autoeficácia no desempenho dos alunos de música, 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
7. |
Liliana Leal, Relação Família-Escola no ensino articulado da Música, 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
8. |
Ana Rita Pereira Simões Lopes , Literacia empreendedora: Avaliação do impacto de um programa de promoção de competências empreendedoras em contexto escolar, 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
9. |
Rita da Silva Alves, Transição do Decreto-lei 319/91 para o 3/2008 no âmbito da Educação Especial - Um estudo de caso, 2012. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
10. |
Ana Catarina Pinheiro da Silva Carvalho, Fatores de satisfação e de stress na Paternidade de filhas adolescentes, 2012. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
11. |
Filipe José Carvalho da Costa, A indisciplina: representações dos docentes/discentes e contributos para a sua prevenção, 2012. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
12. |
Joana Maria de Pinho Cruz, Fatores de satisfação e de stress no Pai divorciado com filhos em idade pré-escolar, 2012. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
13. |
Inês Águeda de Azevedo Moura Bessa , Percepções e Conhecimentos de Professores sobre o Consumo de Substâncias Psicoactivas na Adolescência: Um estudo qualitativo, 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
14. |
Inês Sofia Fontes Urriça Nunes, Relação Família-Escola: Percepções dos professores relativamente às práticas de envolvimento parental na escola, 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
15. |
Madalena Boissel Valença, Relação Família-Escola: Percepções dos Pais relativamente ao seu envolvimento na escola, 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
16. |
Filipa Maria Archer da Matta Antunes Barradas , Percepções e Conhecimentos dos Pais sobre o Consumo de Substâncias Psicoactivas na Adolescência: Um estudo qualitativo, 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
17. |
Catarina da Costa Lima Lopes Cardoso, Estudo da relação entre competência académica e competência social, 2010. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
18. |
Joana Patrícia Machado Magalhães, Percepções de Professores de Educação Regular e de Professores de Educação Especial acerca das novas políticas de Educação
Inclusiva, 2010. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
19. |
Ângela Sofia Carvalho Areal, Fatores de Stress no Sistema Familiar, 2010. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
20. |
Genoveva Augusta Martins de Menezes dos Santos Borges, Infantário, Família e qualidade de Contextos de Educação Pré-Escolar: um estudo de caso, 2009. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
21. |
Maria Teresa Mansilha da Costa, Dificuldades de Aprendizagem: Impacto do Sistema Familiar e Escolar, 2009. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
22. |
Sandra Marisa Barbosa Completo , Avaliação de um Modelo de Educação pelos Pares: Perceção dos alunos e dos jovens universitários, 2009. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
23. |
Inês Sarmento de Beires Proença de Carvalho, A experiência de prestação de cuidados a crianças/adolescentes com Perturbação do Espectro do Autismo, 2009. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
1. |
Isabel Manso, Repercussões das Dificuldades de Aprendizagem da Competência Social em Contexto Escolar nos Alunos do 2.º ciclo do Ensino
Básico, 2015. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
2. |
Diana Ribeiro, O papel da motivação no desempenho dos alunos de música, 2015. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Lurdes Veríssimo. Participação no júri de Micaela Cristina Sousa Santos. Aprendizagem da Leitura e Escrita em Crianças com Trissomia 21: Proposta de um modelo de Intervenção, 2013. Tese (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
1. |
Lurdes Veríssimo. Participação no júri de Bruno Ricardo Correia da Silva. “Projeto: Programa Estuda +: Contributos para a promoção da autorregulação da aprendizagem em contexto escolar, 2015. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa. |
2. |
Lurdes Veríssimo. Participação no júri de Nânci Patrícia Ferreira Carvalho. O trabalho em radioterapia: profissionais, práticas e dinâmicas, 2014. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa. |
3. |
Lurdes Veríssimo. Participação no júri de Filipa Raquel Sousa Macedo. Adaptação escolar: trajetórias de um grupo de crianças nascidas prematuramente, 2014. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa. |
4. |
Lurdes Veríssimo. Participação no júri de Tânia Filipa Alves Neiva Poças. Análise das relações entre trabalho e saúde no setor da radioterapia, 2014. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa. |
5. |
Lurdes Veríssimo. Participação no júri de Telma Ariana Moreira Silva. Dificuldades de Aprendizagem e Competências Sociais, 2014. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa. |
6. |
Lurdes Veríssimo. Participação no júri de Ana Margarida Guedes Rodrigues Gonçalves. A legitimação da violência de Estado na perspetiva de militares, 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa. |
7. |
Lurdes Veríssimo. Participação no júri de Anabela Leite Alves. Refletir no passado preparando o futuro, 2013. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
8. |
Lurdes Veríssimo. Participação no júri de Raquel Alexandra Regadas Magalhães Sereno. Prematuridade e Desenvolvimento: Competências Pré-académicas num grupo de crianças nascidas prematuramente, 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa. |
9. |
Lurdes Veríssimo. Participação no júri de Ruben Filipe Fraga Fontes. Bullying entre pares em contexto escolar: Investigar e intervir para prevenir, 2013. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
10. |
Lurdes Veríssimo. Participação no júri de Anabela Cristina Mendes Gonçalves. Ensinar e aprender matemática: refletindo sobre um percurso, em busca de novos horizontes, 2013. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
11. |
Lurdes Veríssimo. Participação no júri de Sílvia Ferreira Gonçalves. Entrevista Forense: contributos para adaptação ao contexto português do Protocolo do NICHD, 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa. |
12. |
Lurdes Veríssimo. Participação no júri de Andreia Isabel Valente da Silva. Avaliação da Adaptação Escolar de um grupo de crianças nascidas prematuramente, 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa. |
13. |
Lurdes Veríssimo. Participação no júri de Joana Martins Castro Malheiro. Competências sociais e emocionais em contexto de acolhimento institucional: Implementação e avaliação da eficácia de um programa
de intervenção, 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa. |
14. |
Lurdes Veríssimo. Participação no júri de Mariana Figueiredo Tavares de Lima. O diagnóstico de necessidades formativas: a análise de práticas dominantes, 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa. |
15. |
Lurdes Veríssimo. Participação no júri de Mónica Catarina Soares. A legitimação da violência de Estado na perspetiva de polícias”, Mestrado em Psicologia, 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade Católica Portuguesa. |
16. |
Lurdes Veríssimo. Participação no júri de Sandra Maria Gomes Lima. Comunicação/linguagem matemática e características das crianças, 2013. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
17. |
Lurdes Veríssimo. Participação no júri de Maria de Lurdes Carvalho Barreira. Um olhar reflexivo sobre a escola de hoje partindo do autismo e trissomia, 2013. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
18. |
Lurdes Veríssimo. Participação no júri de Cristina Maria da Rocha Matos. O papel das estruturas de Gestão Intermédia na inclusão dos alunos com NEE no ensino secundário, 2012. Dissertação (Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1. |
Saúde Mental na Escola, 2014 (Conferência). Nome da Instituição: Colégio Novo da Maia. |
2. |
Motivação Escolar, 2014 (Conferência). Nome do evento: Jornadas de Educação - Lousada; Nome da Instituição: CFAE Sousa Nascente. |
3. |
Comemoração dos 25 anos do Colégio de Educação Integral, 2013 (Conferência). Nome do evento: Comemoração dos 25 anos do Colégio de Educação Integral. |
4. |
IV Jornadas de Educação, 2013 (Conferência). Nome do evento: IV Jornadas de Educação; Cidade do evento: São João da Madeira. |
5. |
Educação para a Sexualidade, 2013 (Workshop). Nome do evento: Dias da Psicologia; Nome da Instituição: FEP-UCP; Cidade do evento: Porto. |
6. |
Dificuldades de aprendizagem: Como intervir?, 2013 (Seminário). Nome do evento: Seminário FEP-UCP; Nome da Instituição: FEP-UCP; Cidade do evento: Porto. |
7. |
2.º Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração e Organização Escolar: Sucesso Escolar, Indisciplina, Motivação,
Direção de Escolas e Políticas , 2012 (Conferência). Nome do evento: 2.º Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração e Organização Escolar: Sucesso Escolar, Indisciplina, Motivação,
Direção de Escolas e Políticas . |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
1º Seminário Temático 'Curso de Profissionalização em serviço para os docentes do ensino Profissional sobre empreendedorismo', 2013 (Seminário).
|
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Lurdes Veríssimo. Revista Eletrónica de Educação e Psicologia - EduPsi, desde 2014/04/01, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: UTAD. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
23 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
6 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
5 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
7 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
2 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
5 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
4 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
4 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
2 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
4 |
Produção técnica Technical production |
78 |
Trabalhos técnicos Technical works |
1 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
77 |
Dados complementares (Additional data) |
56 |
Orientações Orientations |
28 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
19 |
Participação em Eventos Event participation |
8 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1 |
Visualizações do curriculum [
2472
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
27-10-2018
às
02:26:54
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|