Entre 23 a 29 de março de 2015, a Europa é convidada a participar num mundo digital pleno de benefícios. Com 20% dos europeus que nunca utilizaram a Internet e 39% da força de trabalho europeia que não possui as competências digitais necessárias [1] para colmatarem oportunidades disponíveis, os parceiros da campanha têm muito a fazer, sobretudo quando pensamos nas centenas de milhares de empregos digitais disponíveis no mercado. Em Portugal, o desafio é ainda maior: colocar 30% da população online e sensibilizar 49% para aproveitarem as oportunidades que o mundo digital oferece.
A campanha aborda duas questões fundamentais e é construída em torno de mensagens simples:
- Capacitação digital – sensibilizar os cidadãos e promover o desenvolvimento das competências necessárias no âmbito da empregabilidade digital;
- Inclusão Digital – assegurar que ninguém fica para trás com ações de sensibilização e através do incentivo à utilização da Internet pelos offliners e grupos desfavorecidos.
Em 2015, a Get Online Week procurará contribuir para alargar a campanha eSkills for Jobs da Comissão Europeia. Juntos, podemos contribuir para um maior impacto e possibilitar novas oportunidades para os participantes.
Atividades sugeridas
- Capacitação Digital
-
- Formação e atividades TIC: Employment Toolkit;
- Eventos TIC (gaming; quiz; hackatons e Lan parties) e de empregabilidade (seminários, conferências, workshops, etc.);
- Utilização de ferramentas como Microsoft YouthSpark Hub ;
- Avaliação de competências digitais através do Skillage (versão disponível em português);
- Criação de portfólios online para desempregados - YouRock; cv’s; candidatura a empregos; simulação de entrevistas; job shadowing;
- Empreendedorismo e formação TIC - HP Life; soft skills;
- Promover a aprendizagem online (p.e. FutureLearn);
- Criação de guias, materiais digitais e recursos online.
- Inclusão Digital
-
- eParticipação em formação e eventos;
- Netizenship – The Web We Want;
- Primeiro clique para os séniores e atividades intergeracionais – Internet Buttons;
- Segurança online para crianças – Internet Segura;
- Competências digitais para principiantes – Telecentre Multimedia Academy;
- Seminários de eAccessibilidade direcionados a cidadãos com limitações funcionais;
- Workshops sobre os benefícios das redes sociais;
- Oportunidades de acesso e aprendizagem para todos;
- Criação de guias, materiais digitais e recursos online;
- Consulta de recursos formativos já disponíveis – Rede TIC e Sociedade.
Estratégia de Comunicação
Como estratégia de comunicação, as Redes Sociais desempenham um papel fundamental para mobilizar a audiência e para mostrar o impacto da campanha.
Deste modo, como forma de dar visibilidade e dinamizar as vossas iniciativas sugerimos que partilhem os vossos vídeos, testemunhos ou atividades não esquecendo de identificar a TIC & Sociedade na vossa página do Facebook, assim como de promover a participação da audiência através do Twitter (#gowPortugal).
Inscreva-se na campanha "Get Online Week
Para aderir à campanha Get Online Week e ser considerado um parceiro [2] deverá preencher online o Formulário da Campanha.
---
[1] Digital Agenda scoreboard - Digital inclusion and skills in the EU 2014 (PPT) - ^
[2] Carece de registo prévio como membro da Rede TIC e Sociedade.^