Fotografia da reunião de trabalho

“O mundo cada vez mais global e voltado para as novas tecnologias de informação e comunicação exige das instituições um esforço significativo na implementação de projetos que visem a modernização dos seus canais de comunicação, com o intuito de melhorar, continuamente, a eficiência e eficácia das suas ações. Neste âmbito, não deixaremos de estar atentos à necessidade de melhoria dos serviços e informações disponibilizados online, através da implementação de novas iniciativas e na consolidação de projetos, já iniciados, …”

Esta frase faz parte da mensagem do presidente da Câmara Municipal de Bragança.

A partilhar deste mesmo sentimento, e empenhados em combater a info-exclusão da população do Distrito de Bragança, estiveram reunidos na Escola Superior de Educação de Bragança (ESEB) vários stakeholders da Rede TIC e Sociedade.

Neste encontro foi apresentado aos participantes, e posteriormente debatido, a problemática da info-exclusão e a intersecção desta com a população do distrito.

O grupo de pessoas que nunca utilizou a Internet em Portugal é constituído, maioritariamente, por pessoas acima dos 45 anos e com baixa escolaridade (até ao ensino básico completo). Ao circunscrevermos a população do Distrito de Bragança com estas duas características, encontramos mais de 50% da população. A conclusão que podemos tirar desta constatação é que, neste distrito, a percentagem da população que nunca utilizou a Internet deverá ser maior que a encontrada em Portugal (33% em 2013).

Um problema relatado pelos participantes, foi a dificuldade estrutural encontrada nos rincões mais distantes das sedes dos concelhos. Este problema tem efeito sobre a população ao limitar o acesso à Internet quer pela rede móvel quer pela rede fixa. Se, por um lado, se encontram nestas zonas mais remotas as populações mais envelhecidas, também é lá que a carência da infra-estrutura é mais sentida.

Apesar das dificuldades, os participantes mostraram-se ansiosos em começar a trabalhar com a Rede TIC e Sociedade. A colaboração começou mesmo logo neste encontro, com muitas sugestões de materiais formativos e de ações levadas a campo pelos nossos stakeholders do Distrito de Bragança.

Contacte-nos: 213 911 554/213 917 634

ou envie-nos um email para: ticsociedade@fct.pt

Foto de:  Esmeralda Gonçalinho Foto de:  Fábio Mortari

Formulário de procura