Curriculum Vitae

Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa

Data da última atualização »Last update : 01/10/2018


Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa. Concluiu o doutoramento em Linguística, especialidade Linguística Educacional, pela Universidade de Lisboa em 2010. É Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Setúbal. Publicou 13 artigos em revistas especializadas e 5 trabalhos em actas de eventos, possui 9 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui 71 itens de produção técnica. Co-orientou 1 tese de doutoramento, orientou 5 dissertações de mestrado e co-orientou outras 2 nas áreas de Línguas e Literaturas e Ciências da Educação. Entre 2012 e 2017 participou em 2 projectos de investigação. Atua nas áreas de Humanidades com ênfase em Linguística e em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 54 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Escrita, Leitura, Aprendizagem, Consciência linguística, Educação de infância, Gramática, Histórias infantis, Oficina gramatical, Consciência textual e Desenvolvimento da linguagem oral.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1466390821226659


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Costa, Ana Luísa
Categoria profissional
Position
Professor Adjunto
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Humanidades-Línguas e Literaturas.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Instituto Politécnico de Setúbal
Escola Superior de Educação
Departamento de Comunicação e Linguagem
Campus do IPS, Estefanilha
Setúbal
2914-504 Setúbal
Portugal
Telefone: (+351)265710800
Correio electrónico: ana.costa@ese.ips.pt
Homepage: http://www.clul.ulisboa.pt/pt/researchers-pt/125-costa-ana-luisa
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2004-2010 Doutoramento
Phd
Linguística, especialidade em Linguística Educacional (4 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1995-1996 Licenciatura
Licentiate degree
LLM - Estudos Portugueses e Espanhóis, Ramo Formação Educacional (2 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1990-1994 Licenciatura
Licentiate degree
Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Espanhóis (4 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2012-2015 Pós-Doutoramento
Postdoctorate
2 anos » years. Universidade de Lisboa, Portugal.

2002-2004 Outros
Others
Linguística, especialização em Linguística Educacional.
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Instituto Politécnico de Setúbal
Jan/2015-Actual Professor Adjunto

Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Fev/2015-Actual Outra situação
Set/2012-Jan/2015 Bolseiro
Jan/2011-Ago/2012 Outra situação

Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Lima de Freitas (Setúbal)
Set/2004-Jan/2015 QND

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Set/2000-Ago/2007 Assistente

Escola Básica 2,3 Hermenegildo Capelo (Palmela)
Set/1997-Set/2000 contratado

Escola Secundária D. João de Castro (Lisboa)
Set/1995-Jan/1996 contratado





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Jan/2016-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Linguística Educacional


Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Fev/2015-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Dialetologia e Diacronia




Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Lima de Freitas (Setúbal)
Jan/2008-Dez/2009
Linhas de investigação»Research fields:


Linguística Educacional






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Fev/2015-Actual
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-Escolar

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Didática da Educação de Infância II(Docente)
  • Didática do Português e das Expressões(Docente)
  • Estágio em Educação de Infância II(Docente)
  • Língua Portuguesa, Artes e Motricidade na Educação de Infância(Docente)


Fev/2015-Actual
Curso»Academic program: Licenciatura em Educação Básica

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Introdução à Didática do Português(Regente)
  • Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem(Regente)


Fev/2015-Fev/2017
Curso»Academic program: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Didáticas Específicas do 1.º Ciclo I(Docente)
  • Didática da Educação de Infância I(Docente)
  • Estágio I(Docente)


Out/2015-Fev/2016
Curso»Academic program: Curso Técnico Superior Profissional em Produção Audiovisual

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Língua Portuguesa(Regente)


Out/2015-Fev/2016
Curso»Academic program: Curso Técnico Superior Profissional em Serviço Familiar e Comunitário

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Práticas Textuais(Regente)


Fev/2015-Jul/2015
Curso»Academic program: Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Didática do Português(Regente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Jan/2018-Actual Escola Superior de Educação
Integra, como membro externo, em representação da ESE-IPS, o Conselho Geral da Escola Secundária du Bocage, de Setúbal






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Instituto Politécnico de Setúbal
Mai/2018-Actual Escola Superior de Educação
- Membro do Conselho Técnico-Científico


Set/2017-Actual Escola Superior de Educação
- Cocoordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Básica


Mar/2017-Actual
- Presidente do Júri do Concurso de Estudante Internacional (2017/2018)


Abr/2015-Jul/2017 Escola Superior de Educação
- Coordenadora do Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e em Ensino de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico






Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)


Instituto Politécnico de Setúbal
Fev/2018-Jul/2018 Escola Superior de Educação
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Costa, Ana Luísa, Pinto, Jorge, Rodrigues, Maria do Rosário & Saraiva, Leonor. Ação de formação Pedagogia e Desenvolvimento Curricular no Ensino Superior. Programa de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente do IPS


Fev/2017-Jul/2017 Escola Superior de Educação
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Curso Livre de Gramática


Fev/2017-Jul/2017
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Oficina de Português para fins Académicos


Mar/2017-Mar/2017
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Training assignment under the Erasmus+ programme at Universidad Autónoma de Barcelona, Spain, (E BARCELO2), between 06-03-2017 and 10-03-2017 (person in charge: Professor Xavier Fontich)


Jul/2016-Jul/2016
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Participação no 5th Transitional Meeting do projeto 2Young2Fail, Erasmus+ KA2, Cooperation and Innovation for Good Practices Project, Fondazione per la Scuola, Turim, 4-5 de julho.


Fev/2016-Jul/2016
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Oficina de Português para fins Académicos






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)


Instituto Politécnico de Setúbal
Jan/2016-2018 Escola Superior de Educação
Atividade realizada»Activity:

Integra a equipa de Português do Projeto Aprendizagem para Todos (PAT), um proj. de parceria entre a ESE.IPS, a F. C. Gulbenkian, o Banco Mundial e o Gov. de Angola (produção de materiais de apoio à formação e ao ensino da Língua Portuguesa)




Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Lima de Freitas (Setúbal)
Set/2008-Set/2012
Atividade realizada»Activity:

Funções técnico pedagógicas de planeamento, coordenação, elaboração, validação, aplicação e controlo de instrumentos de avaliação externa das aprendizagens (com mobilidade de parte do horário), no Gabinete de Avaliação Educacional.




Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Jan/2002-2002
Atividade realizada»Activity:

(Em colaboração com Inês Duarte) Villalva et al. Classes de Palavras ; Sintaxe In Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário. DEB.ME [CD'ROM]






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Linguística Educacional
2. Dialetologia e Diacronia
3. Linguística Educacional




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2012-2017
Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha na época moderna-P.S. Post Scriptum. A Digital Archive of Ordinary Writing (Early Modern Portugal and Spain)
Referência do projeto»Project reference: 7FP/ERC Advanced Grant - GA 29.
European Research Council

2015-2016
2Young2Fail-2Young2Fail
Referência do projeto»Project reference: Erasmus+ KA2.
Erasmus+ KA2






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco).

Reading
Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem).
Escreve
Writing
Espanhol (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Portuguesa de Linguística (APL), Membro.
Actual Associação de Professores de Português (APP), Membro.
Actual Movimento da Escola Moderna (MEM), Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Costa, João; Costa, Ana L. 2001. O que é um advérbio? . ed. 1, ISBN: 972-772-232-6. Lisboa: Associação de Professores de Português, Colibri.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Costa, Ana L; Costa, Armanda; Gonçalves, Anabela. 2017. Consciência linguística: aspetos sintáticos.  In Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português, ed. Maria João Freitas & Ana Lúcia Santos, 409 - 438. ISBN: 978-3-96110-016-3. Berlim: Language Science Press.
2. Costa, Ana; Rodrigues, Sónia V; Sebastião, Isabel. 2017. Para que serve a didática?: Um estudo no âmbito da didática do português.  In O tempo dos professores, ed. Correia, Luís Grosso; Leão, Ruth Capela; Poças, Sara (Org.), 811 - 827. ISBN: 978-989-8471-26-0. Porto: CIIE - Centro de Investigação e intervenção Educativas / FPCE da Univ. do Porto.
3. Costa, Ana L. 2016. Gramática – ensino, aprendizagem e avaliação.  In Manual de língua portuguesa para professores do ensino primário, ed. Ana Costa, Fernanda Botelho, Luísa Solla & L. Soares, 111 - 141. . Luanda: Ministério da Educação.
Manual no âmbito do Projeto Aprendizagem para Todos (PAT).
4. Carvalheiro, Catarina; Costa, Ana L; Marquilhas, Rita; Pinto, Clara; Pratas, Fernanda; Vaamonde, Gael. 2016. A Idade dos ‘desvios’: diacronia, variação social e linguística de corpus.  In Lingüística de corpus y lingüística histórica iberorrománica, ed. Johannes Kabatek & Carlota de Benito Moreno (eds.), 177 - 198. ISBN: 978-3-11-046022-3. Berlim: De Gruyter.
5. Costa, Ana L. 2015. Concessivas num corpus da Idade Moderna.  In Textos selecionados do XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, ed. António Moreno, Fátima Silva e João Veloso (orgs.), 195 - 212. ISBN: 978-989- 97440-4-. Porto : Associação Portuguesa de Linguística.
6. Costa, Ana L. 2014. Um Pois Comentador.  In Textos selecionados. XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, ed. João Veloso et al. (orgs.), 199 - 211. ISBN: 978-989-97440-3-5. Porto: Associação Portuguesa de Linguística.
7. Costa, Ana L; Alexandre, Nélia; Santos, Ana L; Soares, Nuno V. 2008. Efeitos de modelização no input: o caso da aquisição de conectores.  In Textos Selecionados do XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, ed. Ana Lúcia Santos e Sónia Frota (orgs.), 131 - 142. . Lisboa: Colibri e Associação Portuguesa de Linguística.
8. Costa, Ana L. 2007. Complexidade estrutural de conectores concessivos.  In Textos Selecionados do XXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, ed. Antónia Coutinho e Maria Lobo (orgs.)., 287 - 302. . Lisboa: Colibri, Associação Portuguesa de Linguística.
9. Duarte, Inês; Costa, Ana L. 2004. O lugar da Língua Materna no Currículo Nacional do Ensino Básico: competências essenciais.  In Flexibilidade Curricular. Cidadania e Comunicação, ed. Miguel Zabalza (coord.), 323 - 331. . Lisboa: Ministério da Educação.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Costa, Ana L; Sebastião, Isabel; Camps Mundó, A. 2018. "Una educación lingüística para formar ciudadanos críticos", Didacticae: Revista de Investigación en Didácticas Específicas, 3: 5 - 15.
2. Costa, Ana. 2018. "Variação linguística e ensino de Português, Língua não Materna: O caso dos pronomes átonos", Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal 6, 1: 147 - 161.
3. Costa, Ana L; Cerqueira, Sónia; Carreto, Vanessa. 2017. "E essa é a minha opinião: para o estudo da emergência da escrita argumentativa", Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 3: 51 - 73.
4. Costa, Ana L. 2016. "Concessivas num corpus da Idade Moderna", Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 1: 261 - 284.
5. Costa, Ana L. 2016. "No limiar da escrita argumentativa: um estudo exploratório", Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 2: 173 - 203.
6. Costa, Ana L. 2015. "Gramática & escrita: o caso das contrastivas", Palavras, 46-47: 72 - 89.
7. Costa, Ana L. 2014. "Estas duas regras: Construção da referência em cartas", Estudos Linguísticos/Linguistic Studies: Revista do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa , 10: 49 - 64.
8. Marquilhas, Rita; Costa, Ana L; Pinto, Clara; Pratas, Fernanda; Vaamonde, Gael. 2014. "Post Scriptum: Archivo Digital de Escritura Cotidiana en Portugal y España en la Época Moderna", Janus. Humanidades digitales: desafíos, logros y perspectivas de futuro., 2014: 473 - 482.
9. Costa, Ana L. 2008. "Para a descrição da plurifuncionalidade de ainda que", Estudos Linguísticos. Revista do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, 2: 161 - 177.
10. Costa, Ana L; Santos, Ana L; Diogo, Carla I. 1994. "Inovação lexical nos textos de Mia Couto", Revista Internacional de Língua Portuguesa, 12: 58 - 63.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Boléo, Ana; Costa, Ana; Silva, Carolina. 2017. "Oficina de Português para fins académicos", Trabalho apresentado em CNaPPES 2017 – 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, In CNaPPES 2017: 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Setúbal, Portugal, 13 e 14 de julho de 2017 , Setúbal.
2. Costa, Ana L; Mendes, Fátima. 2017. "Leitura e matemática em diálogo", Trabalho apresentado em 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, In Língua e literatura na escola do século XXI: Atas do 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Lisboa.
3. Costa, Ana L; Mendes, Fátima. 2017. "Investigação na sala do jardim-de-infância: Uma história infantil com matemática", Trabalho apresentado em VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües, In VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües, Vic.
4. Mendes, Fátima; Costa, Ana L. 2016. "Livros de histórias – Um recurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância", Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática 2016 (EIEM 2016) – Recursos no ensino e na aprendizagem da Matemática, In Livro de Atas do EIEM 2016, Encontro em Investigação em Educação Matemática, Évora.
5. Costa, Ana L. 2015. "Pois é...", Trabalho apresentado em XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, In Literatura e gramática: Um diálogo infinito: Atas do XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Évora.
Edição das Atas em suporte eletrónico (CD).

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Costa, Ana L; Mendes, Fátima. 2018. "Para uma bibliografia comentada de livros infantis “com matemática”", Educação e Matemática, 147: 3 - 8.
2. Costa, Ana L; Sebastião, Isabel. 2017. "Uma educação linguística para formar cidadãos críticos: Ana Luísa Costa e Isabel Sebastião entrevistam Anna Camps", Palavras, 50-51: 7 - 17.
3. Costa, Ana L. 2012. "Book review «Ackerlind, S. & R. Jones Kellogg, Portuguese. A reference manual. Austin: University of Texas Press». ", Journal of Portuguese Linguistics, 11-2: 69 - 73.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Costa, Ana L. P. M. B. G. 2010. "Estruturas contrastivas: desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita". Lisboa: dissertação apresentada à Universidade de Lisboa.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Costa, Ana L. A contribution to the implicit / explicit debate on grammar learning: The case of contrast connectors,Seminar of the Special Interest Group Educational Linguistics (SIG EduLing Seminar) - Linguistics for language teaching and learning,Bialystok,2018 (Comunicação).
2. Cunha, Mariana; Mendes, Fátima; Costa, Ana L. Investigar sobre a prática de usar as histórias infantis como recurso para a aprendizagem da matemática,Simpósio A investigação sobre a prática na formação inicial de professores: Contributos de estudos focados no ensino da matemática e das ciências. In 6th International Congress of Educational Sciences and Development,Setúbal,2018 (Comunicação).
3. Costa, Ana L. Gramática e escrita: O caso das contrastivas,À Conversa com...,Coimbra,2018 (Comunicação).
Oradora convidada.
4. Costa, Ana L. Ler na era digital,Ciência à Conversa,Setúbal,2018 (Conferência ou palestra).
Oradora convidada.
5. Costa, Ana L; Sequeira, Ana P. Que gramática ensinar?: Contributos para uma reflexão sobre gramática nos primeiros anos de escolaridade,III Encontro Temático APL/ESE - Formação, investigação e ensino da língua,Setúbal,2018 (Comunicação).
6. Costa, Ana L. Academic writing development through language awareness,Seminar of the Special Interest Group Educational Linguistics (SIG EduLing Seminar) - Linguistics for language teaching and learning,Bialystok,2018 (Poster).
7. Pinto, Jorge; Rodrigues, Maria R. S; Saraiva, Leonor; Costa, Ana L. Pedagogia e desenvolvimento curricular no Ensino Superior,CNaPPES 2018 - 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior,Braga,2018 (Comunicação).
8. Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Livros com matemática,III Encontro Temático APL/ESE - Formação, investigação e ensino da língua,Setúbal,2018 (Outra).
9. Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Leitura e matemática em diálogo,12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português,Lisboa,2017 (Comunicação).
10. Costa, Ana L. Bridges for reading,EUROLIS Seminar 2017 - Fit for Purpose: Skills for Tomorrow's Information Professionals,London,2017 (Conferência ou palestra).
11. Costa, Ana L; Rodrigues, Sónia V; Sebastião, Isabel. Para que serve a didática? Um estudo no âmbito da Didática do Português,Congresso Internacional O Tempo dos Professores,Porto,2017 (Comunicação).
12. Costa, Ana L; Boléo, Ana; Silva, Carolina. Oficina de Português para fins académicos,Congresso Nacional de Praticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.17),Setúbal,2017 (Comunicação).
13. Costa, Ana L. Que metas para o ensino da gramática? ,II Encontro Temático APL/ESE Diálogos entre a investigação e as práticas educativas no ensino da língua,Porto,2017 (Comunicação).
14. Batalha, Joana; Costa, Ana L. Para um mapa das fronteiras e das pontes na investigação em didática da língua,3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas,Porto,2017 (Comunicação).
15. Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Investigação na sala do jardim-de-infância: Uma história infantil com matemática,VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües,Vic,2017 (Comunicação).
16. Costa, Ana L. Revisitar as contrastivas em português para repensar o ensino da gramática,Colóquio Internacional de Homenagem ao Professor Óscar Lopes,Porto,2017 (Comunicação).
17. Costa, Ana L. Estruturas linguísticas em vias de extinção: Um desafio,IV Jornadas Pedagógicas de Português 2017,Copenhagen,2017 (Comunicação).
18. Costa, Ana L. Linguistic knowledge through early argumentative writing,Symposium: Metalinguistic Education in the 21st Century. In The 11th Conference of the International Association for Research in L1 Education (ARLE2017),Tallinn,2017 (Comunicação).
19. Costa, Ana L. Learning grammar to argue better,II Congreso Internacional sobre Enseñanza de la Gramática,València,2016 (Comunicação).
20. Costa, Ana L. A grammar for writing,ARLE SIG Educational Linguistics 2016 Seminar,Setúbal,2016 (Comunicação).
21. Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Uma cadela amarela e vários amigos dela,ETEN Annual Conference 2016,Setúbal,2016 (Comunicação).
22. Costa, Ana L. Estudar Letras,Ciclo de Palestras "Amanhã como será? Um passo em frente para o futuro",Pinhal Novo,2016 (Conferência ou palestra).
23. Costa, Ana L; Cerqueira, Sónia; Carreto, Vanessa. "E essa é a minha opinião" – para o estudo da emergência da escrita argumentativa,XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Aveiro,2016 (Comunicação).
24. Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Livros de histórias – Um recurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância,Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM 2016) – Recursos no ensino e na aprendizagem da Matemática,Évora,2016 (Comunicação).
25. Costa, Ana L. Criar leitores – Uma conversa com pais e com educadores,Setúbal,2015 (Conferência ou palestra).
26. Costa, Ana L. Pois é…,XI Encontro Nacional da Associação de Professores de Português,Évora,2015 (Comunicação).
27. Costa, Ana L. Para o ensino da variação de padrões de colocação de pronomes átonos,III Jornadas Pedagógicas de Português: A Palavra e o Mundo: tecnologia e informação no ensino de português como língua estrangeira e materna,Falun, Suécia,2015 (Comunicação).
28. Costa, Ana L. Variação linguística no ensino de PLE: o caso dos clíticos,III Jornadas de PLE – Aquisição e Didática,Lisboa,2015 (Comunicação).
29. Costa, Ana L. Os textos de opinião no limiar da escrita compositiva,XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Braga,2015 (Comunicação).
30. Costa, Ana L. Concessivas num corpus da Idade Moderna,XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Porto,2014 (Comunicação).
31. García Prieto, E; Pampliega Pedreira, V; Costa, Ana L. Public versus private through letters,International Conference "Reading and Writing from Below: Exploring the Margins of Modernity" ,Helsinki,2014 (Comunicação).
32. Costa, Ana L. Não posso escrever a minha opinião?,VII Encontro Língua Portuguesa nos 1ºs anos de Escolaridade - Investigação e Boas Práticas,Lisboa,2014 (Comunicação).
33. Marquilhas, Rita; Costa, Ana L; Castanheira, Catarina; Pinto, Clara; Pratas, Fernanda; Vaamonde, Gael. A idade dos ‘desvios’: Diacronia, variação social e linguística de corpus,Internationales Kolloquium zu historischen Corpora der Iberoromanischen Sprachen / III Coloquio Internacional sobre Corpus Diacrónicos en Lenguas Iberorrománicas (CODILI 3),Zúrich,2014 (Comunicação).
Colóquio realizado de 22 a 25 de junho de 2014.
34. Marquilhas, Rita (; Costa, Ana L; Pinto, Clara; Pratas, Fernanda; Vaamonde, Gael. Post Scriptum: Archivo Digital de Escritura Cotidiana en Portugal y España en la Época Moderna,I Congreso Internacional de la HDH: Humanidades Digitales Hispánicas. Sociedad Internacional,A Coruña,2013 (Comunicação).
35. Marquilhas, Rita (; Costa, Ana L; Pinto, Clara; Pratas, Fernanda; Vaamonde, Gael. P.S. - Post Scriptum: A Digital Archive of Ordinary Writing (Early Modern Portugal and Spain),Internacional Conference on Historical Linguistics,Oslo,2013 (Comunicação).
36. Costa, Ana L. ‘Estas duas regras’: Construção da referência em cartas,3ª Conferência Internacional em Gramática &Texto – GRATO 2013,Lisboa,2013 (Comunicação).
37. Costa, Ana L; Tapadas, Paulo. A gramática além das metas,XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Coimbra,2013 (Comunicação).
38. Costa, Ana L. Um Pois comentador,XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Coimbra,2013 (Comunicação).
39. Costa, Ana L. Estruturas contrastivas: Desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita,Quid Novi. Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística,Porto,2011 (Comunicação).
40. Costa, Ana L. Conectores contrastivos e competência de escrita – Implicações para o ensino,2.º Encontro «A Linguística na Formação dos Professores de Português»,Porto,2010 (Comunicação).
41. Costa, Ana L. Advérbios conectivos para quê?,8.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português - “Gramática, para que te quero?! - O Ensino da Gramática: Sentido(s) e Possibilidades” ,Lisboa,2009 (Comunicação).
42. Costa, Ana; Alexandre, Nélia; Santos, Ana L; Soares, Nuno. Input adaptation effects: The case of connectives,IASCL 2008 - XI Congress of the International Association for the Study of Child Language ,Edinburgh, UK,2008 (Poster).
43. Costa, Ana L; Pedro, Ana; Chambel, Clarinda. Leituras & Companhia,Seminário Os Centros de Formação de Professores de Associação de Escolas e as Bibliotecas Escolares: Avaliação e Perspetivas,Seixal,2008 (Comunicação).
44. Costa, Ana L; Alexandre, Nélia; Santos, Ana L; Soares, Nuno V. Efeitos de modelização no input: O caso da aquisição de conectores,XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística (XXIII ENAPL 2007),Évora,2007 (Comunicação).
45. Costa, Ana L. Complexidade estrutural de conectores concessivos,XXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística,Coimbra,2006 (Comunicação).
46. Costa, Ana L. Para a descrição da plurifuncionalidade de «ainda que»,Encontro Científico Internacional «Connectives and Discourse Markers»,Lisboa,2006 (Comunicação).
47. Costa, Ana L. Desenvolvimento linguístico e literacia de escrita,Encontro Internacional de Linguística Aplicada «As Línguas no Ensino Superior: Mudanças e Vivências»,Aveiro,2006 (Comunicação).
48. Costa, Ana L. Aspectos sintáctico-semânticos de estruturas contrastivas,XX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2005 (Comunicação).
49. Costa, Ana L. Estruturas contrastivas: Desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita,Simpósio de Doutorandos do II Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Didáctica das Línguas e das Literaturas,Faro,2004 (Comunicação).
50. Costa, Ana L. O que é que é «é que»?: O estudo de pseudo-clivadas invertidas de «é que» para o desenvolvimento do conhecimento explícito no ensino secundário,5.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português,Aveiro,2003 (Comunicação).
51. Costa, Ana L. Aspectos das construções de relativização no português do séc. XV,XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2003 (Comunicação).
52. Costa, Ana L; Moniz, Helena; Nunes, Marta. Queres saber o que é uma pergunta?: Uma sequência de aprendizagem sobre aspectos sintácticos e entoacionais de interrogativas em PE,XIX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística,Lisboa,2003 (Comunicação).
53. Costa, Ana L. O que é que é «é que»? ,Encontro «Linguística e Ensino do Português, Língua Materna e não Materna»,Braga,2002 (Poster).
54. Costa, Ana L. Ferramentas para a Língua Portuguesa,TIC-TAC Línguas (Tecnologias da Informação e Comunicação – Traz Outro Amigo Contigo: Sessão de Apresentação e Divulgação dos Projectos Desenvolvidos na Oficina de Formação Tecnologias e Línguas – Vale a Pena o Desafio?),Setúbal,2000 (Outra).
Trabalho inscrito no modalidade "Relato de práticas".
55. Costa, Ana L. As T.I.C. em apoio educativo: Aprender e gostar de escrever,Seminário Internacional Encontros, Percursos e Recursos - As T.I.C. na Escola,Setúbal,2000 (Comunicação).
56. Costa, Ana L. Pensar e aperfeiçoar a escrita,Encontro da Primavera «Linguística e Educação»,Vila Real,1997 (Poster).
57. Gaspar, Ana L. Santa Maria de Terena nas Cantigas de Afonso X,Congreso Internacional Luso-Español de Lengua y Cultura en la Frontera,Cáceres,1994 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Costa, Ana L; Mendes, Fátima. Workshop Compreender e Expressar o Pensamento Matemático , 2018 (Outra), promovido por APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância.
Duração: 3 horas. Local: Fórum Municipal Luísa Todi, Cidade: Setúbal, Tipo de participação: Docente.
Workshop realizada no âmbito do XV Encontro Nacional da APEI – Integração Curricular, 6-7 julho 2018.
2. Brocardo, Joana; Costa, Ana L; Pinto, Jorge; Saraiva, Leonor. Avaliação para as aprendizagens no 1º ciclo do Ensino Básico, 2018 (Outra), promovido por Centro de Formação Ordem de Santiago.
Duração: 50 horas. Local: Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, Cidade: Setúbal, Tipo de participação: Docente.
A Oficina de formação decorreu de 16.10.17 a 23.01.2018. Registo de Acreditação: CCPFC/ACC – 92035/17.
3. Costa, Ana L. Para a didática do Português no 1.º ciclo, 2016 (Aperfeiçoamento), promovido por Centro de Formação de Escolas dos Concelhos Barreiro e Moita.
Duração: 3 horas. Local: Escola Básica D. Luís Mendonça Furtado, Cidade: Barreiro, Tipo de participação: Docente.
4. Costa, Ana L; Viegas, Filomena; Teixeira, Madalena; Ramos, Luís; Loureiro, Cristina; Silva, Encarnação; Mendes, Fátima; Santos, Raquel; Martins, Maria C; Gorgulho, Ana R; Carvalho, Renata; Mestre, Célia. Matemática e Português: transversalidades, 2016 (Aperfeiçoamento), promovido por Associação de Professores de Português (APP) e Associação de Professores de Matemática (APM).
Duração: 25 horas. Local: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
Oficina de formação.
5. Costa, Ana L. Conhecimento explícito da língua: enquadramento e práticas de ensino, 2015 (Aperfeiçoamento), promovido por Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos.
Duração: 3 horas. Local: Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos, Cidade: Vila Franca de Xira, Tipo de participação: Docente.

Organização de evento
Event organization
1. Costa, Ana L. II Semana da Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal,2018 (Outro / Organização).
Semana da Educação dinamizada por estudantes da LEB - Licenciatura em Educação Básica, 3-4 maio 2018.
2. Costa, Ana L. 3.º Encontro Temático da APL/ESE - Formação, Investigação e Ensino da Língua,2018 (Encontro / Organização).
3. Costa, Ana L. 2.º Encontro Temático da APL/ESE Diálogos entre a investigação e as práticas educativas,2017 (Encontro / Organização).
4. Costa, Ana L. Educational Linguistics 2016 ARLE SIG Seminar – What's grammar in L1 education today?,2016 (Seminário / Organização).
5. Costa, Ana L. 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade: investigação e boas práticas e do 1.º Encontro Temático da APL/ESE Formação para a promoção de competências em Língua Materna,2016 (Encontro / Organização).
6. Costa, Ana L. ETEN Annual Conference 2016,2016 (Conferência / Organização).
7. Costa, Ana L. Seminário da Associação Portuguesa de Linguística «Avaliar o conhecimento gramatical na escola»,2016 (Seminário / Organização).
8. Costa, Ana L. Training Activity e Multiplier Event (do Projeto 2Young2Fail),2016 (Outro / Organização).
9. Costa, Ana L. Encontro "Bruner na Escola",2015 (Encontro / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Concluídas
Completed
1. Joana Maria Rodrigues Batalha Marchão, Relações entre conhecimento explícito da língua e a competência de leitura: Compreensão de dependências referenciais no ensino básico, 2018. Tese (Linguística, especialidade de Linguística e Ensino da Língua) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador).
Apoio financeiro da FCT e do FSE no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio, através da bolsa SFRH / BD / 73881 / 2010.



Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Sara Margarida Moisão Sabina, Gramática e escrita: A expansão de grupos nominais no desenvolvimento da escrita de autorretratos, 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Relatório da componente de investigação de Estágio III do Mestrado.

2. Ana Filipa Bastos Pires, Consciência sintática e uso de vírgulas: Um estudo de conceções de alunos do 5º ano, 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Relatório da componente de investigação de Estágio III do Mestrado.

3. Marta Soares Lehto, O desenvolvimento de competências de compreensão oral: uma intervenção didática de Português em articulação com Estudo do Meio, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Relatório da componente de investigação de Estágio III do MPE1C.

4. Fábio Daniel Hermínio Machuqueiro, A Dimensão Processual da Escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o contributo da tarefa de planificação para a escrita de textos coerentes na fase inicial da escrita compositiva, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Relatório da componente de investigação de Estágio III do MPE1C.

5. Inês Filipa Lopes Borges, Expressão de tempo e construção de narrativa, 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança) - FCSH da Univ. Nova de Lisboa e ESS do Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador).
Coorientação com Maria Lobo, FCSH.UNL.

6. Mariana Matos Cunha Conde de Jesus, Resolução de problemas e histórias infantis, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador).
Relatório da componente de investigação de Estágio III do MPE1C. Coorientação com Fátima Mendes, ESE-IPS.

7. Sónia Cristina Barata Cerqueira, A Família Compreensão como estratégia de metacognição, associada ao ensino explícito da compreensão na leitura no 2.º e 3.º ano do Ensino Básico, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador).
Relatório da componente de investigação de Estágio III do MPE1C.



Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Isabel Joana Aguiar Santos. Mecanismos de conexão frásica: a importância das variáveis sociais, 2017. Tese (Ciências da Linguagem, no ramo de sociolinguística) - Universidade do Minho.
Arguição principal.

2. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Stefania Gatta. Escrita de guerra: uma abordagem sociodiscursiva da relação entre inimigo e esforço de guerra nas correspondências e num diário íntimo durante a Guerra Colonial Portuguesa (1961-1974), 2017. Tese ( Linguística, especialidade de Análise do Discurso) - Universidade de Lisboa.
Arguição principal.

3. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Selene Vázquez Ruiz. Géneros orales y enseñanza de E/LE en el contexto escolar portugués, 2016. Tese (Linguística, especialidade de Linguística e Ensino da Língua) - Universidade Nova de Lisboa.
4. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Mário Gleisse das Chagas Martins. Complexidade textual e progressão escolar em dois registos: um estudo de correlação baseado em um corpus quasi-longitudinal, 2016. Tese (Linguística, especialidade de Linguística Aplicada) - Universidade de Lisboa.
Arguição principal.



Mestrado
Master degree
1. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Sara Albino Silva. Educação para os valores através da literatura, 2017.  Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal.
Relatório do projeto de investigação do M12C1 Presidência do júri.

2. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Serenela Alexandra Rosa Quintanilho Gomes. Leitura, escrita e gramática: síntese e orações subordinadas adjetivas relativas, 2017.  Dissertação (Mestrado em Ens. de Português no 3.º C. EB e Sec. e Espanhol no EB e Sec.) - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada. Arguição principal.

3. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Vanessa Sofia Pereira Caeiro. A poesia como indutora da gestão integrada do curriculum, 2017.  Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal.
Relatório do projeto de investigação do M12C1 Presidência do júri.

4. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Margarida Abreu Almeida. O conhecimento explícito da língua: a oração relativa na aula de Português e Latim, 2016.  Dissertação (Mestrado em Ens. de Português e de Latim no 3.º Ciclo do EB e no Ens. Sec.) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Relatório de Estágio de Mestrado. Arguição principal .

5. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Lúcia dos Santos Rodrigues. Resolução de problemas matemáticos verbais e estratégias de compreensão textual, 2016.  Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal.
Relatório do projeto de investigação do M12C1 Presidência do júri.

6. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Joana Carina Marques Freitas. O blogue como instrumento potenciador de uma escrita de qualidade, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal.
Relatório do projeto de investigação do MPE1C. Arguição.

7. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Rita Gonçalves Casimiro. Desenvolvimento de competências de literacia de leitura e de escrita em creche e pré-escolar, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Politécnico de Setúbal.
Relatório do projeto de investigação do MPE. Arguição.

8. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Mónica Rebelo de Andrade Bastos. O feedback oral: um estudo sobre a própria prática, em matemática, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal.
Relatório do projeto de investigação do MPE1C. Presidência do júri.

9. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Beatriz Lares Rebocho. A escrita de textos narrativos: a utilização de sequências de imagens, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal.
Relatório do projeto de investigação do Presidência do júri.

10. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Carla Alexandra Palma Madeira Marques. Leitura no 1.º Ciclo - o contributo da Biblioteca Escolar, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal.
Relatório da componente de investigação de estágio no 1.º ciclo do MPE1C. Arguição.

11. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Maria Alice Lucas Coutinho Protásio. A oficina gramatical: uma forma apelativa de ensinar conteúdos gramaticais nas aulas de Português (língua materna) e de Espanhol (língua estrangeira), 2015.  Dissertação (Mestrado em Ens. de Português no 3.º C. EB e Sec. e Espanhol nos EB e Sec.) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Relatório de Estágio de Mestrado. Arguição.

12. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Carina Isabel Flor Rodrigues. A escrita: a produção textual numa turma de 2.º ano – Estratégias de aperfeiçoamento textual, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal.
Relatório da componente de investigação de estágio III do MPE1C. Arguição.



Exame de qualificação de doutoramento
Phd qualification test
1. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Stefania Gatta. Escrita de guerra: uma abordagem sociodiscursiva da relação entre inimigo e esforço de guerra nas correspondências e num diário íntimo durante a Guerra Colonial Portuguesa (1961-1974), 2017. Exame de qualificação (Prova intermédia do Curso de Formação Avançada) - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Arguição principal do júri da prova intermédia do curso de formação avançada.
2. Costa, Ana Luísa. Participação no júri de Ana Rita Rufino Faustino. Noticing and bridging the gap: o uso e o efeito do feedback corretivo na aula de língua estrangeira, 2015. Exame de qualificação (Prova pública de avaliação de trabalho final de doutoramento) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Arguição principal.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. 9.º Seminario Internacional El aula como ámbito de investigación sobre la enseñanza y el aprendizaje de lenguas, 2019 (Seminário).
Nome do evento: 9.º Seminario Internacional El aula como ámbito de investigación sobre la enseñanza y el aprendizaje de lenguas; Nome da Instituição: GREIP, Grupo de Investigación en Enseñanza e Interacción Plurilingües, adscrito al Departamento de Didáctica de la Lengua y la Literatura, y de las Ciencias Sociales de la Universidad Autónoma de Barcelona; Cidade do evento: Barcelona / Universidad Autónoma de Barcelona.
Datas de realização do Seminário: 17 e 18 de janeiro de 2019.
2. XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística - 2018 (XXXIV ENAPL 2018), 2018 (Encontro).
Nome do evento: XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística - 2018 (XXXIV ENAPL 2018); Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Linguística (APL); Cidade do evento: Lisboa / Universidade Aberta (Palácio Ceia).
Encontro realizado de 26 a 28 de setembro de 2018.
2. ENDA - Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Ponto de situação da investigação, 2018 (Encontro).
Nome do evento: ENDA - Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Ponto de situação da investigação; Nome da Instituição: Núcleo Temático Discursos e Práticas Discursivas Académicas, do CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra, em parceria com a Esc. Sup. de Educação e de Ci. Sociais do Instituto Politécnico de Leiria; Cidade do evento: Leiria / Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
4. 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas, 2017 (Encontro).
Nome do evento: 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas; Nome da Instituição: Centro de Linguística da Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
5. XII Fórum de Partilha Linguística, 2017 (Outra).
Nome do evento: XII Fórum de Partilha Linguística; Nome da Instituição: Núcleo de Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL); Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
6. XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística - 2017, 2017 (Encontro).
Nome do evento: XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística - 2017 (XXXIII ENAPL 2017); Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Linguística (APL); Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora.
7. Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua, 2017 (Encontro).
Nome do evento: II Encontro Temático APL/ESE - "Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua"; Nome da Instituição: Organização conjunta das Escolas Superiores de Educação de Porto, Lisboa e Setúbal e da Associação Portuguesa de Linguística; Cidade do evento: Porto / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
8. Formação para a promoção de competências em Língua Materna, 2016 (Encontro).
Nome do evento: 8.º Encontro Língua Portuguesa nos 1.os anos de escolaridade – Investigação e boas práticas e 1.º Encontro Temático da APL/ESE "Formação para a promoção de competências em Língua Materna; Nome da Instituição: iniciativa conjunta entre várias Escolas Superiores de Educação (ESE) e a Associação Portuguesa de Linguística (APL); Cidade do evento: Lisboa / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.
9. CLUL-LingMe, 2016 (Conferência).
Nome do evento: CLUL-LingMe; Nome da Instituição: Group of students and young researchers from CLUL (Centre of Linguistics of the University of Lisbon); Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
10. What's grammar in L1 education today?, 2016 (Encontro).
Nome do evento: Educational Linguistics 2016 ARLE SIG Seminar - What's grammar in L1 education today?; Nome da Instituição: ARLE International Association for Research in L1 Education; Cidade do evento: Setúbal / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
Vice-Presidente da Comissão Científica.
11. XI Fórum de Partilha Linguística, 2016 (Outra).
Nome do evento: XI Fórum de Partilha Linguística; Nome da Instituição: Núcleo de Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CNUNL); Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
12. XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2015 (Encontro).
Nome do evento: XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Linguística (APL); Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Costa, Ana Luísa. Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal , Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal .
Vol.6, n.º1 (2018) .

2. Costa, Ana Luísa. Journal of Portuguese Linguistics, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Ubiquity Press.
Vol. 17 (2018).
3. Costa, Ana Luísa. L1-Educational Studies in Language and Literature, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: ARLE: the International Association for Research in L1 Education.
4. Costa, Ana Luísa. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Associação Portuguesa de Linguística.
N.º 4 (2018).

5. Costa, Ana Luísa. Diacrítica. Série Ciências da Linguagem, desde 2016/01/01, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho em colaboração com Edições Húmus – V. N. Famalicão.
N.º 30/1-2016.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
29

Livros e capítulos
Books and book chapters
10
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
9
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
13
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
10
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
5
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
5
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Produção técnica
Technical production
71

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
71

Total
Dados complementares
(Additional data)
43

Orientações
Orientations
8
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
18
Participação em Eventos
Event participation
12
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
5


Visualizações do curriculum [ 670 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 27-10-2018 às 05:13:47
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis