| 
               
                  | Irene Maria Dias Cadime |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												29/09/2018 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Irene Maria Dias Cadime |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Cadime, Irene |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | Universidade do Minho Instituto de Educação
 Centro de Estudos da Criança (CESC)
 Campus de Gualtar
 4710-057 Braga
 Portugal
 Correio electrónico: irenecadime@ie.uminho.pt
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Feminino»Female |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2007-2012 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Psicologia, na especialidade de Psicologia da Educação
                        							(3 anos » years)
                        						. Universidade do Minho,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
               
                  
                     | Mai/2012-Actual | Outra Situação |  
                  
                     | Mar/2008-Fev/2012 | Outra Situação |  
 Projetos de Investigação (Research projects)  
               
                  
                     | Participação como Investigador Participation as Researcher
 |  
                  
                     | 2014-2016 Ainda estou a aprender… desenvolvimento de uma plataforma educativa online de avaliação e intervenção nas dificuldades de
                        aprendizagem da leitura
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: Fundação Calouste Gulbenkian. |  
                  
                     | 2013-2015 Assess for preventing: Tracking Studies and Validation of the MacArthur-Bates Communicative Development Inventories for European
                        Portuguese
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-PED/4725/2012. |  
                  
                     | 2012-2013 Reading research and assessment in elementary education: development of reading assessment inventories
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PED/098592/2008. |  
                  
                     | 2009-2010 Projecto Litteratus Um projecto em parceria para a promoção da literacia-Litteratus Project: A project in partnership to promote literacy
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: N/A. Financiador(es)»Funding:
                        							Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
 |  
 Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours) 
               
                  
                     | 2011 | 7º Prémio Cegoc atribuído ao trabalho - Teste de Compreensão da Leitura,
                        					Cegoc. |  
                     | 2013 | 9º Prémio Cegoc atribuído ao trabalho BAL - Bateria de Avaliação de Leitura,
                        					Cegoc. |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions
 |  
                  
                     | 1. | Viana, F. L; Cadime, I.; Silva, C.; Santos, A. L; Ribeiro, I.; Santos, S.; Lima, R.; Costa, J.; Acosta, V.; Meira, A.; Sucena, A.; Lucas, M. I; Monteiro, J..  2017. MacArthur-Bates Inventários de Desenvolvimento Comunicativo. ed. 1. Maia: Lusoinfo. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Ribeiro, I.; Viana, F. L; Baptista, A; Choupina, C.; Santos, S.; Brandão, S.; Cadime, I.; Silva, C.; Ferreira, A.; Costa, L.; Azevedo, H.; Carvalho, M.; Freitas, T.; Chaves-Sousa, S.; Cruz, J.; Fernandes, I.; Cosme, M. C; Rodrigues, B..  2016. Ainda Estou a Aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura. ed. 1, ISBN: 978-989-8619-22-8. Maia: Lusoinfo. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Cadime, I.; Santos, S.; Spinillo, A..  2014. TCTML-n – Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura – Narrativo (Manual Técnico). ed. 1, ISBN: 978-972-8817-79-4. Lisboa: Cegoc Edições. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Viana, F.L.; Ribeiro, I.; Santos, S.; Cadime, I..  2014. TCTMO-n – Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral – Narrativo (Manual Técnico). ed. 1, ISBN: 978-972-8817-77-0. Lisboa: Cegoc Edições. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Viana, F.L.; Ribeiro, I.; Vale, A. P; Chaves-Sousa, S.; Santos, S.; Cadime, I..  2014. TLP – Teste de Leitura de Palavras. ed. 1, ISBN: 978-972-8817-76-3. Lisboa: Cegoc Edições. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Cadime, I.; Santos, S.; Spinillo, A..  2014. TCTML-i – Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura – Informativo (Manual técnico). ed. 1, ISBN: 978-972-8817-80-0. Lisboa: Cegoc Edições. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Viana, F.L.; Ribeiro, I.; Santos, S.; Cadime, I..  2014. TCTMO-i – Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral – Informativo (Manual Técnico). ed. 1, ISBN: 978-972-8817-78-7. Lisboa: Cegoc Edições. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L..  2012.  TCL – Teste de Compreensão da Leitura (Manual Técnico). ed. 1. Lisboa: Cegoc Edições. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Cadime, I.; Fernandes, I.; Ferreira, A.; Leitão, C; Gomes, S.; Mendonça, S; Pereira, L.  2011. Compreensão da leitura: dos modelos teóricos ao ensino explícito. Um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico. ed. 1. Coimbra: Almedina. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Cadime, I.; Fernandes, I.; Ferreira, A.; Leitão, C; Gomes, S.; Mendonça, S; Pereira, L.  2011. Aprender a Compreender. Do Saber... Ao Saber Fazer – Um Programa de Intervenção Para o 5.º e 6.º Anos E.B. ed. 1. Coimbra: Almedina. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. | Cadime, I..  2018. The relationship between vocabulary and reading development.  In The linguistics of vocabulary, ed. Christine Hansen, 73 - 92. ISBN: 978-1-53613-860-3. New York: Nova Science Publishers. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Viana, F.L.; Silva, C.; Ribeiro, I.; Cadime, I..  2017. Instrumentos de avaliação da linguagem: uma perspetiva global.  In Aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português, ed. M. J. Freitas & A. L. Santos, 333 - 357. . Berlim: Language Science Press. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Viana, F. L; Ribeiro, I.; Baptista, A; Brandão, S.; Cadime, I.; Santos, S..  2017. Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática.  In DECOLE: Desenvolvendo competências de letramento emergente, ed. F. L. Viana, I. Ribeiro, & S. D. Barrera, 59 - 92. . São Paulo: Penso Editora. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F. L.  2014. Teste de Compreensão da Leitura (TCL).  In Instrumentos e contextos de avaliação psicológica – Vol. II, ed. L. S. Almeida, M. R. Simões & M. M. Gonçalves, 53 - 67. . Coimbra: Almedina Edições. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Santos, S.; Cadime, I.; Spinillo, A.; Chaves-Sousa, S.; Vale, A. P.  2014. Bateria de Avaliação de Leitura: Descrição e opções de construção.  In BAL-Bateria de Avaliação de Leitura: Abordagens teóricas e opções metodológicas, ed. I. Ribeiro & F. L. Viana, 49 - 56. . Lisboa: Cegoc Edições. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Santos, S.; Cadime, I..  2014. Avaliar leitura: Questões concetuais e de medida.  In BAL-Bateria de Avaliação de Leitura: Abordagens teóricas e opções metodológicas , ed. I. Ribeiro & F. L. Viana, 15 - 26. . Lisboa: Cegoc Edições. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L..  2014. Opções metodológicas e estatísticas na construção dos testes da Bateria de Avaliação de Leitura.  In BAL-Bateria de Avaliação de Leitura: Abordagens teóricas e opções metodológicas , ed. I. Ribeiro & F. L. Viana, 57 - 73. . Lisboa: Cegoc Edições. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Viana, F.L.; Cruz, J.; Cadime, I..  2014. Ler antes de ler. Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita?.  In  Falar, ler e escrever: Propostas integradoras para Jardim de Infância, ed. F. L. Viana & I. Ribeiro, 6 - 23. . Carnaxide: Santillana. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Viana, F.L.; Sucena, A.; Ribeiro, I.; Cadime, I..  2014. Alicerces da aprendizagem da leitura e da escrita.  In  Ler para ser. Os caminhos antes, durante e … depois de aprender a ler, ed.  F. L. Viana, I. Ribeiro, & A. Baptista, 15 - 31. . Coimbra: Almedina. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Dias, P. C; Cadime, I..  2018. "Percepções dos educadores sobre a inclusão na educação pré-escolar: o papel da experiência e das habilitações", Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 26, 98: 91 - 111. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Dias, P. C; Cadime, I.; Castillo-López, A G; García-Castillo, F.; García del C. J. A.  2018. "Uso abusivo de Facebook entre universitarios portugueses: contribución a la adaptación de la Bergen Facebook Addiction",  Health and Addictions 18, 1: 131 - 139. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. |  Cadime, I.; Silva, C.; Ribeiro, I.; Viana, F.L..  2018. "Early lexical development: Do day care attendance and maternal education matter?", First Language, 38: 503 - 519. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Meira, A.; Cadime, I.; Viana, F.L..  2018. "The structure of phonological awareness in European Portuguese: A study of preschool children", Journal of Educational Research, na: na - na. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Chaves-Sousa, S.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Vale, A. P; Santos, S.; Cadime, I..  2017. "Validity Evidence of the Test of Word Reading for Portuguese Elementary Students", European Journal of Psychological Assessment, 33: 460 - 466. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Viana, F.L.; Cadime, I.; Santos, S.; Brandão, S.; Ribeiro, I..  2017. "O ensino explícito da compreensão da leitura. Análise do impacto de um programa de intervenção", Revista Brasileira de Educação 22, 71: 1 - 30. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Sousa, P.; Dias, P. C; Cadime, I..  2017. "Predictors of primary school teachers’ knowledge about developmental dyscalculia", European Journal of Special Needs Education, 32: 204 - 220. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Cadime, I.; Santos, S.; Leal, T.; Viana, F.L.; Rodrigues, B.; Cosme, M. C; Ribeiro, I..  2017. "Compreensão de textos: diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de pergunta", Análise Psicológica, 3: 351 - 366. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Santos, S.; Cadime, I.; Viana, F.L.; Chaves-Sousa, S.; Gayo, E.; Maia, J.; Ribeiro, I..  2017. "Assessing reading comprehension with narrative and expository texts: Dimensionality and relationship with fluency, vocabulary
                        and memory", Scandinavian Journal of Psychology 58, 1: 1 - 8. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. |  Cadime, I.; Rodrigues, B.; Santos, S.; Viana, F. L; Chaves-Sousa, S.; Cosme, M. C; Ribeiro, I..  2017. "The role of word recognition, oral reading fluency and listening comprehension in the simple view of reading: a study in an
                        intermediate depth orthography", Reading and Writing, 30: 591 - 611. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. | Dias, P. C; Cadime, I..  2017. "Protective factors and resilience in adolescents: the mediating role of self-regulation", Psicología Educativa, 23: 37 - 43. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 12. | Chaves-Sousa, S.; Santos, S.; Viana, F. L; Vale, A. P; Cadime, I.; Prieto, G.; Ribeiro, I..  2017. "Development of a word reading test: Identifying students at-risk for reading problems", Learning and Individual Differences, 56: 159 - 166. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 13. | Silva, C.; Cadime, I.; Ribeiro, I.; Santos, S.; Santos, A. L; Viana, F.L..  2017. "Parents’ reports of lexical and grammatical aspects of toddlers’ language in European Portuguese: developmental trends, age
                        and gender differences", First Language, 37: 267 - 284. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 14. | Silva, C.; Cadime, I.; Ribeiro, I.; Acosta, V.; Lima, R.; Viana, F.L..  2017. "Communicative development of Portuguese infants aged between 8 and 15 months", Revista de Logopedia, Foniatría y Audiología, 37: 121 - 129. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 15. | Viana, F. L; Pérez-Pereira, M.; Cadime, I.; Silva, C.; Santos, S.; Ribeiro, I..  2017. "Lexical, morphological and syntactic development in toddlers between 16- and 30- month-old: a comparison across European Portuguese
                        and Galician", First Language, 37: 285 - 300. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 16. | Ribeiro, I.; Santos, S.; Baptista, A; Choupina, C.; Brandão, S.; Cadime, I.; Silva, C.; Azevedo, H.; Viana, F.L..  2017. "A utilização da plataforma “Ainda estou a aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura:
                        Um estudo de caso", Calidoscopio, 15: 30 - 44. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 17. | Cadime, I.; Cruz, J.; Silva, C.; Ribeiro, I..  2017. "Homework self-regulation strategies: a gender and educational level invariance analysis", Psicologia-Reflexao e Critica, 30: 1 - 10. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 18. |  Cadime, I.; Silva, C.; Santos, S.; Ribeiro, I.; Viana, F.L..  2017. "The interrelatedness between infants’ communicative gestures and lexicon size: A longitudinal study", Infant Behavior & Development, 48: 88 - 97. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 19. | Oliveira, I.; Taveira, M. C; Cadime, I.; Porfeli, E..  2016. "Psychometric Properties of a Career Exploratory Outcome Expectations Measure", Journal of Career Assessment 24, 2: 380 - 396. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 20. | Ribeiro, I.; Cadime, I.; Freitas, T.; Viana, F.L..  2016. "Beyond word recognition, fluency, and vocabulary: The influence of reasoning on reading comprehension", Australian Journal of Psychology, 68: 107 - 115. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 21. | Dias, P. C; Cadime, I..  2016. "Effects of personal and professional factors on teachers’ attitudes towards inclusion in preschool", European Journal of Special Needs Education 31, 1: 111 - 123. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 22. | Cadime, I.; Lima, S.; Marques Pinto, A; Ribeiro, I..  2016. "Measurement invariance of the Utrecht Work Engagement Scale for Students: A study across secondary school pupils and university
                        students", European Journal of Developmental Psychology 13, 2: 254 - 263. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 23. | Santos, S.; Cadime, I.; Viana, F. L; Prieto, G.; Chaves-Sousa, S.; Spinillo, A.; Ribeiro, I..  2016. "An application of the Rasch model to reading comprehension measurement", Psicologia-Reflexao e Critica, 29: 1 - 19. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 24. | Dias, P. C; Cadime, I.; Castelar-Perim, P..  2016. "Further evidence for the structure of the Resilience Scale in Portuguese Language countries: An invariance study with Brazilian
                        and Portuguese adolescents", Psicologia 30, 2: 33 - 46. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 25. | Cadime, I.; Marques Pinto, A; Lima, S.; Rego, S.; Pereira, J.; Ribeiro, I..  2016. "Well-being and academic achievement in secondary school pupils: The unique effects of burnout and engagement", Journal of Adolescence, 53: 169 - 179. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 26. | Santos, S.; Viana, F.L.; Ribeiro, I.; Prieto, G.; Brandão, S.; Cadime, I..  2015. "Development of listening comprehension tests with narrative and expository texts for Portuguese students", Spanish Journal of Psychology 18, E5: 1 - 7. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 27. | Ribeiro, I.; Dias, O.; Oliveira, I.; Miranda, P.; Ferreira, G.; Saraiva, M.; Paulo, R.; Cadime, I..  2015. "Adaptation and validation of the reading strategy use scale for the Portuguese population | [Adaptação e Validação da Escala
                        Reading Strategy use para a População Portuguesa]", Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion-e Avaliacao Psicologica 40, 1: 25 - 36. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 28. | Viana, F.L.; Santos, S.; Ribeiro, I.; Chaves-Sousa, S.; Brandão, S.; Cadime, I.; Maia, J..  2015. "Listening comprehension assessment: Validity studies of two vertically scaled tests for Portuguese students.", Universitas Psychologica 14, 1: 345 - 354. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 29. | Dias, P. C; Cadime, I.; García del C. J. A.  2015. "PEER RELATIONS AND GENDER: CONTRIBUTES OF THE ADAPTATION OF PEER RELATIONS QUESTIONNAIRE TO PORTUGUESE ADOLESCENTS", Revista Iberoamericana de Educacion, 68: 151 - 168. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 30. | Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Santos, S.; Prieto, G..  2014. "Calibration of a reading comprehension test for Portuguese students", Anales de Psicologia 30, 3: 1025 - 1034. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 31. | Brandão, S.; Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F. L.  2014. "Evaluating listening comprehension in children using a dynamic assessment approach: An exploratory study", European Journal of Developmental Psychology 11, 6: 746 - 753. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 32. |  Cadime, I.; Viana, F. L; Ribeiro, I..  2014. "Invariance on a reading comprehension test in European Portuguese: A differential item functioning analysis between students
                        from rural and urban areas", European Journal of Developmental Psychology 11, 6: 754 - 766. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 33. | Gayo, E.; Deaño, M.; Conde, A; Ribeiro, I.; Cadime, I.; Alfonso, S..  2014. "Effect of an intervention program on the reading comprehension processes and strategies in 5th and 6th grade students", Psicothema 26, 4: 464 - 470. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 34. |  Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Santos, S.; Prieto, G.; Maia, J..  2013. "Validity of a reading comprehension test for Portuguese students", Psicothema 25, 3: 384 - 389. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 35. | Viana, F.L.; Ribeiro, I.; Santos, S.; Cadime, I..  2012. "Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica", Exedra, Número temático -  Português: Investigação e Ensino , 0: 448 - 465. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Ribeiro, I.; Rodrigues, B.; Santos, S.; Cadime, I.; Viana, F.L..  2015. "Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In Proceedings of the 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga, Universidade do Minho. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Baptista, A; Choupina, C.; Brandão, S.; Azevedo, H.; Santos, S.; Cadime, I.; Cruz, J..  2015. "I’m still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology , In Proceedings of the 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga, Universidade do Minho. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Ribeiro, I.; Viana, F.L.; Santos, S.; Cadime, I.; Chaves-Sousa, S.; Vale, A. P; Spinillo, A..  2014. "Battery of reading assessment: description and validity studies", Trabalho apresentado em 10º Encontro Nacional (8º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração , In Atas do 10º Encontro Nacional (8º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração , Braga. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Cadime, I.; Fernandes, I.; Brandão, S.; Nóvoa, P.; Rodrigues, A.; Ferreira, A..  2009. "A aquisição da leitura e da escrita: variáveis preditoras no nível pré-escolar", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In  In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Produto com registo ou patente Product with patent or official record
 |  
                  
                     | 1. | Meira, A.; Viana, F.L.; Cadime, I.. PACOF – Prova de avaliação da consciência fonológica,2014. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 4215/2014,"PACOF   Prova de avaliação da consciência fonológica".
 |  
                  
                     | 20. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5020/2013,"TCTML-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano".
 |  
                  
                     | 19. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5111/2013,"TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano ".
 |  
                  
                     | 12. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5008/2013,"TCTMO-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo. Manual Técnico ".
 |  
                  
                     | 9. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5022/2013,"TCTML-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano".
 |  
                  
                     | 6. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5113/2013,"TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano".
 |  
                  
                     | 22. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5006/2013,"TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano ".
 |  
                  
                     | 4. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5105/2013,"TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano ".
 |  
                  
                     | 2. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5007/2013,"TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano ".
 |  
                  
                     | 23. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5021/2013,"TCTML-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo. Manual Técnico ".
 |  
                  
                     | 21. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5104/2013,"TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano ".
 |  
                  
                     | 13. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5024/2013,"TCTML-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano".
 |  
                  
                     | 11. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5017/2013,"TCTML-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano ".
 |  
                  
                     | 18. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5108/2013,"TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano ".
 |  
                  
                     | 17. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 4978/2013,"TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo. Manual Técnico ".
 |  
                  
                     | 7. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5103/2013,"TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano".
 |  
                  
                     | 5. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5109/2013,"TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano".
 |  
                  
                     | 3. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5016/2013,"TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo.".22 set. 2014(Depósito);22 set. 2014(Exame).
 |  
                  
                     | 16. | Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Spinillo, Alina G. TCTML-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5023/2013,"TCTML-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo ".
 |  
                  
                     | 14. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; vale, Ana P; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TLP - Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5106/2013,"TLP - Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico ".
 |  
                  
                     | 15. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5004/2013,"TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano ".
 |  
                  
                     | 10. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano ,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5005/2013,"13. TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano ".
 |  
                  
                     | 8. | Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano,2013. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 5009/2013,"TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano ".
 |  
                  
                     | 26. | Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.. TCL – Teste de Compreensão da Leitura (material de teste para o 3.º ano),2012. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 3236/2012,"TCL – Teste de Compreensão da Leitura (material de teste para o 3.º ano)".
 |  
                  
                     | 27. | Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.. TCL – Teste de Compreensão da Leitura (material de teste para o 4.º ano),2012. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 3233/2012,"TCL – Teste de Compreensão da Leitura (material de teste para o 4.º ano)".
 |  
                  
                     | 24. | Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.. TCL – Teste de Compreensão da Leitura: Manual Técnico,2012. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 3234/2012,"TCL – Teste de Compreensão da Leitura: Manual Técnico".
 |  
                  
                     | 25. | Cadime, I.; Ribeiro, I.; Viana, F.L.. TCL – Teste de Compreensão da Leitura (material de teste para o 2.º ano),2012. Tipo de produto: Projeto;Natureza do produto: Instrumento.
 Patente: Patente de Invenção.n. 3235/2012,"TCL – Teste de Compreensão da Leitura (material de teste para o 2.º ano)".
 |  
 Dados Complementares (Additional data) 
               
                  
                     | Tese de Doutoramento Phd Thesis
 |  
                  
                     | 1. | Ângela Sofia Martins Meira, Consciência Fonológica. Do constructo à avaliação, 2017. Tese (Estudos da Criança) - Universidade do Minho. |  
                  
                     | Dissertação de Mestrado Master degree dissertation
 |  
                  
                     | 1. | Sara Pires Lima, Psychometric properties of the Utrecht Work Engagement Scale for Students in a Portuguese sample of high school and college
                        students, 2015. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 2. | Jorge André Rocha Alves Soveral Collus, Impacto da fluência de leitura e da metacompreensão na compreensão da leitura, 2015. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Co-orientador). |  
                  
                     | 3. | Ana Rita Guimarães Teixeira de Novais Lopes, Test of reading fluency: validation studies, 2014. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Co-orientador). |  
                  
                     | 4. | Tânia Catarina da Silva Freitas, Influency of fluency, vocabulary, and reasoning on reading comprehension, 2014. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Co-orientador). |  
                  
                     | 5. | Olga Alexandra Coelho Lopes Dias, Adaptação da escala Reading Strategy Use para a população Portuguesa, 2013. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Minho (Co-orientador). |  
                  
                     | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 |  
                  
                     | 1. | Cadime, Irene. Learning and Individual Differences, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Elsevier. 
  |  
                     | 2. | Cadime, Irene. British Journal of Developmental Psychology, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Wiley. 
  |  
                     | 3. | Cadime, Irene. First Language, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: SAGE. 
  |  
                     | 4. | Cadime, Irene. Anales de Psicología, Função ou tipo de participação: Reviewer. 
  |  
                     | 5. | Cadime, Irene. International Journal of Child-Computer Interaction, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Elsevier. 
  |  
                     | 6. | Cadime, Irene. Sensos-e, Função ou tipo de participação: Reviewer. 
  |  
                     | 7. | Cadime, Irene. Applied Neuropsychology: Adult, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor & Francis. 
  |  
                     | 8. | Cadime, Irene. Psicologia: Reflexão e Crítica/Psychology: Research and Review, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Springer. 
  |  
                     | 9. | Cadime, Irene. Journal of Happiness Studies, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Springer. 
  |  
                     | 10. | Cadime, Irene. Reading & Writing Quarterly, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor & Francis. 
  |  
                     | 11. | Cadime, Irene.  Infancia y Aprendizaje: Journal for the Study of Education and Development , Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor & Francis. 
  |  
                     | 12. | Cadime, Irene. Neuropsychiatric Disease and Treatment, Função ou tipo de participação: Reviewer. 
  |  
                     | 13. | Cadime, Irene. Studies in Educational Evaluation, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Elsevier. 
  |  
                     | 14. | Cadime, Irene. Pensando Psicología, Função ou tipo de participação: Reviewer. 
  |  
                     | 15. | Cadime, Irene. Early Childhood Education Journal, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Springer. 
  |  
                     | 16. | Cadime, Irene. Scandinavian Journal of Psychology, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Wiley. 
  |  
                     | 17. | Cadime, Irene. Science Education, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Wiley. 
  |  
                     | 18. | Cadime, Irene. International Journal of Testing, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Taylor & Francis. 
  |  
                     | 19. | Cadime, Irene. Psicologia: Reflexão e Crítica/Psychology: Research and Review, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Springer. 
  |  
                     | 20. | Cadime, Irene. Psicología Educativa, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Elsevier. 
  |  
                     | 21. | Cadime, Irene. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Função ou tipo de participação: Reviewer. 
  |  
                     | 22. | Cadime, Irene. International Journal of Psychology, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Wiley. 
  |  
                     | 23. | Cadime, Irene. SAGE Open, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: SAGE. 
  |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Produção técnica Technical production
 |  
                     | Dados complementares data
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 58 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 19 |  
                     
                        | Livros publicados ou organizados Published or organized books
 | 10 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 9 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 35 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 35 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 4 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 4 |  
 
                     
                        | Produção técnica Technical production
 | 27 |  
 
                     
                        | Produtos com registo ou patente Products with patent or official record
 | 27 |  
 
                     
                        | Dados complementares (Additional data)
 | 29 |  
 
                     
                        | Orientações Orientations
 | 6 |  
                     
                        | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 | 23 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												3849
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											13-10-2018
                     											às
                     											21:15:12 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |