Curriculum Vitae

Sílvia Araújo de Barros

Data da última atualização »Last update : 01/10/2018


Sílvia Araújo de Barros. É Professor Adjunto - Politécnico do Porto. Publicou 19 artigos em revistas especializadas e 15 trabalhos em actas de eventos, possui 7 capítulos de livros e 3 livros publicados. Possui 49 itens de produção técnica. Nas suas actividades profissionais interagiu com 99 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9145574560312422


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Sílvia Araújo de Barros
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Barros, Sílvia
Categoria profissional
Position
Professor Adjunto
Endereço profissional
Professional address
Politécnico do Porto
Escola Superior de Educação do Porto
ESE - UTC - Psicologia
Rua Dr. Roberto Frias, 602
Porto
4200-465 Porto
Portugal
Telefone: (+351)225073460
Correio electrónico: silviabarros@ese.ipp.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2002-2008 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Psicologia (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.

1996-2001 Licenciatura
Licentiate degree
Psicologia (Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação) (5 anos » years) .
Universidade do Porto, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2011-2013 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Neuropsicologia pediátrica.
Instituto CRIAP- Psicologia e Formação Avançada, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Politécnico do Porto
Jun/2015-Actual Professor Adjunto
Out/2007-Mai/2015 Assistente 1º triénio
Out/2006-Set/2007 Assistente 1º triénio
Out/2005-Set/2006 Assistente 1º triénio
Out/2002-Set/2005 Assistente 1º triénio





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Politécnico do Porto
Fev/2012-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Centro de Investigação e Inovação em Educação


Dez/2008-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Centro de Psicologia da Universidade do Porto (Desenvolvimento e Educação)






Atividades de Ensino (Teaching activities)
Politécnico do Porto
Out/2007-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Várias(Docente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Politécnico do Porto
Out/2015-Actual
Membro de Conselho Científico


Out/2015-Actual
Outro


Out/2014-Actual
Elemento da Comissão de Auto-avaliação do Mestrado em Educação e Intervenção Social


Fev/2010-Actual
Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Educação e Intervenção Social






Linhas de Investigação (Research fields)
1. Centro de Psicologia da Universidade do Porto (Desenvolvimento e Educação)

Domínio Científico: Ciências Sociais / Área Científica: Psicologia.
2. Centro de Investigação e Inovação em Educação




Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável
Participation as responsible Researcher
2013-2015
Transição dos Bebés para a Creche: Comunicação Família-creche, Qualidade dos Contextos e Adaptação do Bebé (FCOMP-01-0124-FEDER-029509; FCT - PTDC/MHC-CED/4007/2012)-Infant transition to child care: parent-caregiver communication, early education qua ity and infant adjustment
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-CED/4007/2012.
Parceiro(s)»Partners: Universidade do Porto; Politécnico do Porto.
Financiador(es)»Funding: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Participação como Investigador
Participation as Researcher
2017-2020
A Blog as open learning platform for the field of Early Childhood Education about Research and Innovation to support Disadvantaged and Diverse children
Referência do projeto»Project reference: 2017-1-BE02-KA201-034755.

2011-2014
Promoting the Professional Development of Early Childhood Education / Early-C
Referência do projeto»Project reference: 517999-LLP-2011-GR-COMENIUS-CM.
Lifelong Learning Programme of the European Union, Comenius Multilateral Project






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem).

Reading
Inglês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
Actual Associação Portuguesa de Psicologia, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Gregoriadis, A.; Zachopoulou, E.; Grammatikopoulos, V.; Liukkonen, J.; Leal, Teresa; Gamelas, A.; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Loizou, E.; Olesen, L. S; Henriksen, C.; Ciolan, L.. 2014. Good practices in early childhood education: Looking at early educators’ perspectives in six European countries. ed. 1, ISBN: 978-960-8183-88-9. Thessaloniki: Christodoulidi Publishers.
2. Delgado, P; Barros, Sílvia; Serrão, Carla; Veiga, Sofia; Martins, Teresa; Guedes, António J; Diogo, Fernando; Araújo, Maria J. 2014. Pedagogia/Educação Social - Teorias & Práticas. Espaços de investigação, formação e ação. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8969-06-6. Porto: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
3. Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Sampaio, Ruth; Serrão, Carla; Veiga, Sofia; Araújo, Sérgio C. 2010. Psicologia da Educação. ed. 1. Luanda: Plural Editores.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Leal, T.; Gamelas, A. M; Barros, S.; Pessanha, M.. 2018. Quality of early childhood environments: Discussion on the concept of quality and future perspectives..  In Professional development and quality in early childhood education. Comparative European perspectives, ed. A. Gregoriadis, V. Grammatikopoulos, & E. Zachopoulou, 29 - 58. ISBN: 978-3-319-64211-6. New York: Palgrave Macmillan.
2. Gamelas, A. M; Leal, T.; Pessanha, M.; Barros, S.. 2018. Professional development and impact of Early Change project: Reflections from the Portuguese example.  In Professional development and quality in early childhood education. Comparative European perspectives, ed. A. Gregoriadis, V. Grammatikopoulos, & E. Zachopoulou, 115 - 124. ISBN: 978-3-319-64211-6. New York: Palgrave Macmillan.
3. Barros, Sílvia; Pinto, Ana I; Leal, Teresa. 2012. Qualidade em contexto de creche e envolvimento de grupo.  In Família, educação e desenvolvimento no sec. XXI: Olhares interdisciplinares, ed. Ramos, N., Mendes, E., Silva, A. I., & Porfírio, J. , 91 - 97. . Portalegre: Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Educação.
4. Serrão, Carla; Barros, Sílvia. 2010. A psicologia da educação.  In Psicologia da Educação, ed. M. Pessanha, S. Barros, R. Sampaio, C. Serrão, S. Veiga, & S. C. Araújo, 233 - 263. . Luanda: Plural Editores.
5. Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela. 2010. Aprendizagem, motivação e memória.  In Psicologia da Educação , ed. M. Pessanha, S. Barros, Pessanha, M., Barros, S., R. Sampaio, C. Serrão, S. Veiga, & S. C. Araújo, 139 - 205. . Luanda: Plural Editores.
6. Pinto, Ana I; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Grande, Catarina; Aguiar, Cecília; Nunes, Cristina. 2009. Educação e investigação em idades precoces.  In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão, ed. G. Portugal , 63 - 76. . Aveiro: Universidade de Aveiro.
7. Aguiar, Cecília; Cruz, O.; Barros, Sílvia; Bairrão, Joaquim. 2005. Perfis interactivos maternos e envolvimento das crianças em contexto de creche.  In Desenvolvimento: Contextos familiares e educativos , 74 - 97. . Porto: Livpsic.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Coelho, V.; Barros, S.; Burchinal, M. R; Cadima, J.; Pessanha, M.; Pinto, A. I; Peixoto, C.; Bryant, D.. 2018. "Predictors of parent-teacher communication during infant transition to childcare in Portugal", Early Child Development and Care, s/n: 1 - 15.
2. Pessanha, M.; Peixoto, C.; Barros, Sílvia; Cadima, J.; Pinto, Ana I; Coelho, Vera; Bryant, D. M. 2017. "Stability and change in teacher-infant interaction quality over time", Early Childhood Research Quarterly 40, 3: 87 - 97.
3. Barros, Sílvia; Cadima, J.; Pinto, Ana I; Bryant, D. M; Pessanha, M.; Peixoto, C.; Coelho, Vera. 2017. "The quality of caregiver–child interactions in infant classrooms in Portugal: the role of caregiver education", Research Papers in Education 33, 4: 427 - 451.
4. Grande, Catarina R; Nunes, Inês B; Coelho, Vera; Cadima, J.; Barros, Sílvia. 2017. "A experiência do bebé na creche: Perceções de mães e de educadoras no período de transição do contexto familiar para a creche", Análise Psicológica 35, 3: 247 - 262.
5. Peixoto, C.; Barros, S.; Coelho, V.; Cadima, J.; Pinto, A. I; Pessanha, M.. 2017. "Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em Portugal.", Psicologia Escolar e Educacional 21, 3: 427 - 436.
6. Barros, Sílvia; Cadima, Joana; Bryant, Donna M; Coelho, Vera; Pinto, Ana I; Pessanha, Manuela; Peixoto, Carla. 2016. "Infant child care quality in Portugal: Associations with structural characteristics", Early Childhood Research Quarterly 37, 4: 118 - 130.
7. Barros, Sílvia; Leal, Teresa B. 2015. "Parents’ and teachers’ perceptions of quality in Portuguese childcare classrooms", European Journal of Psychology of Education 30, 2: 209 - 226.
8. Coelho, V.; Barros, S.; Pessanha, M.; Peixoto, C.; Cadima, J.; Pinto, A. I. 2015. "Parceria família-creche na transição do bebé para a creche", Análise Psicológica 33, 4: 373 - 389.
9. Coelho, V.; Cadima, J.; Peixoto, C.; Pinto, A. I; Pessanha, M.; Barros, S.. 2015. "Bebés, Famílias e Creches: Relato de um workshop para profissionais e para famílias", Sensos-e 2, 2: 0 - 0.
10. Peixoto, C.; Coelho, V.; Pinto, A. I; Cadima, J.; Barros, Sílvia; Pessanha, M.. 2014. "Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais ", Sensos-e 1, 2: 000 - 000.
11. Barros, S.; Cruz, O.. 2012. "Participação das mães na creche e no jardim de infância em Portugal", AMAzônica 8, 1: 8 - 32.
12. Barros, Sílvia; Leal, Teresa. 2011. "Dimensões da qualidade das salas de creche do distrito do Porto", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 19, 2: 117 - 133.
13. Barros, Sílvia; Aguiar, Cecília. 2010. "Assessing the quality of Portuguese child care programs for toddlers", Early Childhood Research Quarterly 25, 4: 527 - 535.
14. Pessanha, Manuela; Pinto, Ana I; Barros, Sílvia. 2009. "Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança ", Psicologia 23, 2: 55 - 71.
15. Pinto, Ana I; Barros, Sílvia; Aguiar, Cecília; Pessanha, Manuela; Bairrão, Joaquim. 2006. "Relações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e envolvimento observado", Análise Psicológica 4, 24: 447 - 466.
16. Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília; Barros, Sílvia. 2004. "Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: Qualidades psicométricas dos dados", Psico-USF 2, 9: 165 - 171.
17. Aguiar, Cecília; Bairrão, Joaquim; Barros, Sílvia. 2002. "A qualidade em contexto de creche: Situação na área metropolitana do Porto", Infância e Educação: Investigação e Práticas, 5: 7 - 28.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Coelho, V.; Barros, S.; Pessanha, M.; Cadima, J.; Peixoto, C.; Pinto, A. I. 2015. "Predictors of parent-caregiver communication during infant transition to childcare", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga.
2. Pessanha, M.; Peixoto, C.; Barros, S.; Cadima, J.; Pinto, A. I; Coelho, V.. 2015. "Infant childcare classrooms quality in Portugal: understanding stability and change over time", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga.
3. Pinto, A. I; Cadima, J.; Barros, S.; Pessanha, M.; Coelho, V.; Peixoto, C.. 2015. " Infant behavior during the first year and infant childcare quality", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga.
4. Peixoto, C.; Barros, S.; Coelho, V.; Pinto, A. I; Cadima, J.; Pessanha, M.. 2015. "From home to child care: transition practices and infants’ well-being", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga.
5. Cadima, J.; Pinto, A. I; Barros, S.; Pessanha, M.; Bryant, D.; Peixoto, C.; Coelho, V.. 2015. "Caregiver training and process quality in infant classrooms in Portugal", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga.
6. Grammatikopoulos, V.; Gregoriadis, A.; Liukkonen, J.; Zachopoulou, E.; Gamelas, A.; Leal, Teresa; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia. 2014. "Evaluation of early childhood education quality across Europe", Trabalho apresentado em International EIF/LINQ Conference 2014 , In Changing the trajectory. Quality for opening up education., Rethymnon.
7. Barros, Sílvia; Peixoto, C.. 2011. "Quality of early child care and education: analyses at the ITERS-R indicator level", Trabalho apresentado em 15th European Conference on Developmental Psychology, In 15TH EUROPEAN CONFERENCE ON DEVELOPMENTAL PSYCHOLOGY, Bergen, NORWAY.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Cadima, Joana; Barros, Sílvia; Ferreira, Tiago; Serra-Lemos, Marina; Leal, Teresa; Verschueren, Karine. 2018. "Bidirectional associations between vocabulary and self-regulation in preschool and their interplay with teacher–child closeness and autonomy support", Early Childhood Research Quarterly, online: 1 - 12.
2. Neto, A. B; Añaños-Bedriñana, F.; Barros, S.. 2015. "Cidadania ativa e direitos sociais em período de crise e mudança social", Sensos 6, 1: 159 - 167.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Barros, Sílvia; Cadima, J.; Pinto, A. I; Coelho, V.; Leal, Teresa. 2013. "Observation of student engagement in Portuguese elementary schools", Trabalho apresentado em 16th European Conference on Development Psychology, In Proceedings of the 16th European Conference on Development Psychology , Lausanne.
2. Zachopoulou, E.; Grammatikopoulos, V.; Gregoriadis, A.; Gamelas, A.; Leal, Teresa; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Liukkonen, J.; Loizou, E.; Henriksen, C.; Sanders Olesen, L; Ciolan, L.. 2013. "Comparing aspects of the process quality in six European early childhood educational settings", Trabalho apresentado em 6th International Conference of Education, Research and Innovation, In ICERI2013 Proceedings, Sevilha.
3. Zachopoulos, E.; Grammatikopoulous, V.; Gregoriadis, A.; Gamelas, A. M; Leal, T.; Pessanha, M.; Barros, S.; Liukkonen, L.; Loizou, J.; Henriksen, C.; Olesen, L; Ciolan, L.. 2013. "Comparing aspects of the process quality in six european early childhood educational settings", Trabalho apresentado em 6th International Conference of Education, Research and Innovation , In In L. Gómez Chova, A. López Martínez, I. Candel Torres, Proceedings of the 6th International Conference of Education, Research and Innovation , Sevilha.
4. Barros, Sílvia; Peixoto, C.. 2011. "O sistema de cotação alternativo da Escala de Avaliação do Ambiente de Creche - Edição Revista", Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Lisboa.
5. Cruz, O.; Abreu-Lima, I.; Barros, Sílvia; Costa, P.; Macedo, C.. 2011. "A Escala de Avaliação do Ambiente Familiar. Comparação dos resultados observados com três versões da HOME", Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Lisboa.
6. Aguiar, Cecília; Bairrão, J.; Barros, Sílvia. 2006. "Escala de Avaliação do Ambiente de Creche – Edição Revista", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.
7. Barros, Sílvia; Bairrão, J.. 2006. "Como é uma creche de boa qualidade? Estudo qualitativo acerca das ideias dos educadores", Trabalho apresentado em VI Simpósio de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio de Investigação em Psicologia, Évora.
8. Pinto, A. I; Aguiar, Cecília; Barros, Sílvia; Cruz, O.. 2004. "O Sistema de Avaliação da Qualidade do Envolvimento III: Um procedimento de avaliação do envolvimento da criança em contexto de creche", Trabalho apresentado em X Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da X Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga.

Tradução
Translation
1. Barros, Sílvia; Pinto, Ana I; Peixoto, Carla; Pessanha, Manuela. 2012. "Escala de Avaliação do Ambiente em Creche". Não publicado.: Não publicado.. (Outra)

Outra produção científica
Other scientific production
1. Peixoto, C.; Barros, S.; Pinto, A. I; Coelho, V.; Cadima, J.; Pessanha, M.. 2015. "Brochura para pais e profissionais de creche: Práticas de transição do contexto familiar para a creche". Porto: NE.
2. Barros, S.; Cadima, J.; Pessanha, M.; Pinto, A. I; Bryant, D.; Peixoto, C.; Coelho, V.. 2015. "Brochura para pais: O que procurar num berçário de elevada qualidade". Porto: NE.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Barros, S.; Peixoto, C.; Pessanha, M.; Ferreira, T.; Barros, A.; Kiel, E.; Weiß, S.; Keller-Schneider, M.. Choosing a career in teaching: Motives of Portuguese student teachers,Porto International Conference on Research in Education - ICRE'17,Porto, Portugal,2017 (Comunicação).
2. Barros, S.; Pessanha, M.; Bryant, D.; Cadima, J.; Peixoto, C.; Pinto, A. I; Coelho, V.. Infant child care quality in Portugal: The use of the ITERS-R, CIS and Class-Infant to assess teacher-child interactions and its stability over time,International Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting,Sevilha, Espanha,2017 (Comunicação).
3. Pinto, A. I; Cadima, J.; Barros, S.; Coelho, V.; Bryant, D.; Pessanha, M.; Peixoto, C.. Infant engagement in childcare centers: Associations with teacher-child relationship quality, EARLI 2017 Conference,Tampere, Finland,2017 (Comunicação).
4. Barros, S.; Peixoto, C.; Pessanha, M.; Cadima, J.; Pinto, A. I; Coelho, V.; Bryant, D.. Comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé: principais resultados do projeto “Transição dos bebés para a creche,1.ª Conferência Mais e Melhor Educação,Maia, Portugal,2017 (Comunicação).
5. Barros, Sílvia; Tavares, V.. Educação e Intervenção Social em contexto de centro de dia: relatos e reflexões acerca de um projeto com a metodologia de Investigação-Ação Participativa ,Porto International Conference on Research in Education - ICRE'17,Porto,2017 (Comunicação).
6. Cadima, J.; Barros, Sílvia; Ferreira, Tiago; Coelho, Vera; Peixoto, C.; Pinto, Ana I; Pessanha, M.. Variations of classroom quality in infant classrooms in Portugal,EARLI Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood - Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education,Porto,2016 (Comunicação).
7. Leal, T; Gamelas, A. M; Barros, Sílvia; Pessanha, M.. Discussing quality in Portuguese pre-school settings: the use of the ECERS-R in professional development,EARLI Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood - Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education,Porto,2016 (Simpósio).
8. Peixoto, Carla; Barros, Sílvia; Coelho, Vera; Cadima, J.; Pinto, Ana I; Pessanha, M.. Práticas de transição do contexto familiar para a creche e bem-estar emocional dos bebés,3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses,Porto,2016 (Comunicação).
9. Barros, S.; Cadima, J.; Pessanha, M.; Pinto, A. I; Bryant, D.; Peixoto, C.; Coelho, V.. Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé: Da candidatura a financiamento à disseminação de resultados,II Simpósio InED,Porto,2015 (Comunicação).
10. Coelho, V.; Barros, S.; Cadima, J.; Pessanha, M.; Peixoto, C.; Pinto, A. I. Comunicação família-profissionais na transição dos bebés para a creche,I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”,Porto,2015 (Comunicação).
11. Pinto, A. I; Cadima, J.; Barros, S.; Pessanha, M.; Coelho, V.; Peixoto, C.. Infant behavior during the first year and infant childcare quality,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Comunicação).
12. Pessanha, M.; Barros, S.; Cadima, J.; Pinto, A. I; Peixoto, C.; Coelho, V.. Fatores de risco, ambiente familiar e educação de bebés em creche, I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”,Porto,2015 (Comunicação).
13. Gamelas, A. M; Leal, T.; Barros, S.; Pessanha, M.; Raittila, R.; Gregoriadis, A.; Zachopoulos, E.; Grammatikopoulous, V.. Curriculum Guidelines for Preschoolers and the Early Childhood Environment Rating Scale. Discussion across European Countries,ECERS Annual Meeting and Conference,Volos,2015 (Comunicação).
14. Barros, S.; Cadima, J.; Pessanha, M.; Pinto, A. I; Bryant, D.; Peixoto, C.; Coelho, V.. O projeto: “Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé”,I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”,Porto,2015 (Comunicação).
15. Pinto, A. I; Cadima, J.; Coelho, V.; Barros, S.; Pessanha, M.; Peixoto, C.. Envolvimento das crianças e qualidade da creche,I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”,Porto,2015 (Comunicação).
16. Cadima, J.; Peixoto, C.; Coelho, V.; Pinto, A. I; Pessanha, M.. Qualidade da creche: implicações para a formação de profissionais,I Encontro “Bebés, Famílias e Creches: Desafios Atuais e Perspetivas para o Futuro”,Porto,2015 (Comunicação).
17. Barros, Sílvia; Pessanha, M.; Cadima, J.; Pinto, A. I; Bryant, D. M; Peixoto, C.; Coelho, V.. The “Infant Transition to Child Care” research project: studying the quality of early childhood education environments,LINQ Changing the Trajectory – "Quality for Opening up Education",2014 (Comunicação).
18. Peixoto, C.; Barros, Sílvia; Pinto, A. I; Bryant, D. M; Cadima, J.; Pessanha, Manuela; Coelho, V.. Quality of infant childcare classrooms in Portugal: a multi-measure approach,International School Psychology Association Conference,Kaunas,2014 (Comunicação).
19. Leal, Teresa; Gamelas, A.; Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela. Quality of early childhood environments and child outcomes in Portugal,‘EARLY CHANGE Workshop’: International Perspectives on Early Childhood Education,Salónica,2014 (Comunicação).
20. Coelho, V.; Barros, S.; Peixoto, C.; Cadima, J.; Pinto, A. I; Pessanha, M.. Parent-caregiver partnership during the infant transition to child care,24th EECERA Conference,Creta, Grécia,2014 (Comunicação).
21. Leal, Teresa; Gamelas, A.; Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela; Grammatikopoulos, V.; Gregoriadis, A.; Zachopoulou, E.. Early-Change Project. Professional development of early childhood educators in Portugal,International EIF/LINQ Conference 2014, Changing the trajectory. Quality for opening up education,Creta,2014 (Comunicação).
22. Gamelas, A. M; Leal, T.; Barros, S.; Pessanha, M.; Grammatikopoulous, V.; Gregoriadis, A.; Zachopoulos, E.. Early Change project. Professional development of early childhood educators in Portugal,International LINQ Conference. Changing the Trajectory - Quality for Opening up Education,Creta, Grécia,2014 (Comunicação).
23. Pinto, A. I; Coelho, V.; Barros, Sílvia; Peixoto, C.; Cadima, J.. Infant engagement in child care: effects of child characteristics,EARLY Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood,Jyväskylä,2014 (Comunicação).
24. Coelho, V.; Barros, Sílvia; Peixoto, C.; Cadima, J.; Pinto, A. I; Pessanha, M.. Parent-Caregiver Partnership during the infant transition to child care,EECERA 24th Conference,2014 (Comunicação).
25. Grammatikopoulos, V.; Gregoriadis, A.; Liukkonen, J.; Zachopoulou, E.; Gamelas, A.; Leal, Teresa; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia. Evaluation of early childhood education quality across Europe,International EIF/LINQ Conference 2014, Changing the trajectory. Quality for opening up education,2014 (Comunicação).
26. Cadima, J.; Peixoto, C.; Coelho, V.; Barros, Sílvia. The Classroom Assessment Scoring System for infant classrooms in Portugal,EARLY Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood,2014 (Comunicação).
27. Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela; Cadima, Joana; Pinto, Ana I; Bryant, Donna; Peixoto, Carla; Coelho, Vera. The “Infant Transition to Child Care” research project: Studying the quality of early childhood education environments,International LINQ Conference: Changing the Trajectory - Quality for Opening up Education,Creta,2014 (Comunicação).
28. Pinto, Ana I; Coelho, Vera; Barros, Sílvia; Peixoto, Carla; Cadima, Joana; Pessanha, Manuela. Infant engagement in childcare: effects of child characteristics,3rd Biennial Conference of the EARLI SIG 5 Meeting: Learning and Development in Early Childhood,Jyväskylä,2014 (Comunicação).
29. Barros, Sílvia; Peixoto, C.; Pessanha, Manuela; Cadima, J.; Pinto, A. I; Bryant, D. M. Using the Infant/Toddler Environment Rating Scale – Revised to evaluate quality of Portuguese infant classrooms,XIII Conferência Europeia de Psicologia do Desenvolvimento,Lausanne,2013 (Comunicação).
30. Pessanha, M.; Barros, S.; Zachopoulos, E.; Grammatikopoulous, V.; Gregoriadis, A.; Leal, T; Gamelas, A. M. Promoting the Professional Development of Early Childhood Educators: preliminary results.,1st Simposyum Joaquim Bairrão. Transatlantic Trends in Childhood Intervention,Porto, Portugal,2013 (Poster).
31. Barros, S.; Pessanha, M.; Cadima, J.; Pinto, A. I; Bryant, D.. Transição dos bebés para a creche: Comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé,Symposium do InED Projetos, Linhas de intervenção, Linhas de atuação,Porto, Portugal,2013 (Poster).
32. Cadima, J.; Barros, Sílvia; Pinto, A. I; Leal, Teresa; Coelho, V.. Observation of student engagement in Portuguese elementary schools,XIII Conferência Europeia de Psicologia do Desenvolvimento,Lausanne,2013 (Poster).
33. Pessanha, M.; Barros, S.; Leal, T.; Gamelas, A. M. Promoting the Professional Development of Early Childhood Education,Symposium do InED Projetos, Linhas de intervenção, Linhas de atuação,Porto, Portugal,2013 (Poster).
34. Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia; Zachopoulou, E.; Grammatikopoulos, V.; Gregoriadis, A.; Leal, Teresa; Gamelas, A.. Promoting the Professional Development of Early Childhood Educators: preliminary results,1st Symposium Joaquim Bairrão Transatlantic Trends in Childhood Intervention,Porto,2013 (Poster).
35. Cadima, J.; Peixoto, C.; Pinto, A. I; Leal, Teresa; Barros, Sílvia. Classroom interactions at the beginning and at the end of elementary school in Portugal,EARLI 2013 Conference,Munique,2013 (Comunicação).
36. Pessanha, M.; Cadima, J.. Predictors of the quality of the home environment throughout childhood: main and moderating effects of maternal education and family income,1st Simposyum Joaquim Bairrão. Transatlantic Trends in Childhood Intervention,Porto, Portugal,2013 (Comunicação).
37. Barros, Sílvia; Aguiar, C.. Quality in early childhood education and child engagement: Following in the footsteps of Joaquim Bairrão,apresentada no Ist Symposium Joaquim Bairrão 'Transatlantic Trends in Childhood Intervention',Porto,2013 (Comunicação).
38. Barros, Sílvia; Peixoto, Carla; Cadima, Joana D; Pessanha, Manuela; Pinto, Ana I; Bryant, Donna. Using the Infant/Toddler Environment Rating Scale – Revised to evaluate quality of Portuguese infant classroom s.,2013 (Comunicação).
39. Barros, Sílvia; Cadima, J.; Pessanha, Manuela; Pinto, A. I; Bryant, D. M; Peixoto, C.; Coelho, V.. The ‘Infant Transition to Child Care’ research project: The use of the ITERS-R,International Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting – 2013,,Porto,2013 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Pessanha, M.; Barros, S.. Oficina de Formação Práticas adequadas ao desenvolvimento das crianças em creche., 2015 (Aperfeiçoamento), promovido por Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto.
Duração: 25 horas. Local: Escola Superior de Educação, Inatituto Politécnico do Porto, Cidade: Porto, Tipo de participação: Organizador.

Organização de evento
Event organization
1. Sanches-Ferreira, M.; Serrão, C.; Ribeiro, D.; Pinto, J. A; Pessanha, M.; Santos, M.; Delgado, P.; Araújo, S.; Coelho, S. V; Barros, S.. Porto International Conference on Research in Education - ICRE'17,2017 (Conferência / Organização).
2. Sotelo, Adalberto F. 6.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2017)/2nd International Symposium on Qualitative Research (ISQR2017),2017 (Conferência / Outra).
3. Cadima, J.; Abreu-Lima, I.; Leal, T; Grande, Catarina; Pinto, Ana I; Gamelas, A. M; Peixoto, C.; Barros, Sílvia; Ferreira, Tiago; Coelho, Vera. 2016 EARLI Conference of the Special Interest Group on “Learning and Development in Early Childhood” (SIG5), “Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education”,2016 (Congresso).
4. Barros, S.; Pessanha, M.; Cadima, J.; Pinto, A. I; Peixoto, C.; Coelho, V.. I Encontro Bebés, Famílias e Creches: Desafios atuais e perspetivas para o futuro,2015 (Encontro / Organização).
5. Barros, S.; Pessanha, M.; Cadima, J.; Pinto, A. I; Peixoto, C.; Coelho, V.. Workshop Bebés, Famílias e Creches: uma conversa animada,2015 (Oficina / Organização).
6. Delgado, Paulo; Guedes, António; Serrão, Carla; Diogo, Fernando; Araújo, M. J; Barros, Sílvia; Veiga, Sofia; Martins, Teresa. XXVII Seminário Interuniversitário de Pedagogia Social "Pedagogia / Educação Social - Teorias & Práticas. Espaços de investigação, formação e ação",2014 (Congresso).
7. Lambert, Fátima; Veludo, Sérgio; Delgado, Paulo; Barros, Sílvia. Symposium do InED “Projetos, Linhas de intervenção, Linhas de atuação”,2013 (Simpósio / Organização).
8. Abreu-Lima, I.; Leal, Teresa; Pinto, A. I; Cadima, J.; Gamelas, A.; Barros, Sílvia. Early Childhood Environment Rating Scale Annual Meeting, 2013,2013 (Simpósio).
9. Abreu-Lima, Isabel; Leal, Teresa; Gamelas, Ana M; Barros, Sílvia. 12th ECERS International Network Workshop,2009 (Conferência / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Soraia Linda Cavadas dos Santos, Juntos educamos e construímos. Intervenção psicossocial com adolescentes num CATL., 2017. Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto (Orientador).
2. Carla Alexandra Soares Moreira, O Outrora de Hoje. Projeto de Intervenção Social num Centro de Dia, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto (Orientador).
3. Diana Cristina Monteiro Torgo, Participar mais para (con)viver melhor. Um projeto de educação e intervenção social com mulheres acolhidas em comunidade de inserção., 2017. Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto (Orientador).
4. Carla Margarida Padrão Ferreira, Práticas de Educação Social no âmbito da Toxicodependência e da Ação Social no Ensino Superior. Relatório reflexivo acerca de um percurso profissional., 2017. Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto (Orientador).
5. Elisabete Carminda Teixeira Ribeiro, "Um novo sorriso...". Uma intervenção psicossocial num contexto de promoção de saúde oral, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto (Orientador).
6. Sónia Daniela Costa de Pinho Tavares Martins, Fez-se Luz na VOTS. Intervenção psicossocial num Lar e Residência de idosos, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto (Orientador).
7. Vanessa Alexandra Gomes Tavares, A Melodia da Terceira Idade. Projeto de Intervenção Social num Centro de Dia, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto (Orientador).
8. Joana Alexandra Moreira Cardoso, Evoluir, entre amigos. Projeto desenvolvido no âmbito de uma comunidade de inserção, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto (Orientador).
9. Liliana Isabel Jorge Teixeira, Somos capazes. Um projeto desenvolvido com alunos de 5.º ano de uma escola EB 2,3, 2015, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto (Orientador).
10. Sara Liliana Dias, Relatório Reflexivo sobre a Atividade Profissional. O percurso de uma Educadora Social em contexto escolar, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto (Orientador).
11. Luciana Catarina L. Pereira, Máscaras da (in)capacidade. Projeto desenvolvido numa instituição de apoio a pessoas com deficiência intelectual , 2014. Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto (Orientador).
12. Lisett G. Silva, Desatando os nós da solidão com laços de afeto. Intervenção psicossocial em contexto domiciliário , 2014. Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto (Orientador).
13. Maria Guiomar V. M. A. Coelho, Contributos para a promoção da qualidade de contextos pré-escolares inclusivos, 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Co-orientador).
14. Patrícia E. J. P. M. Costa, A qualidade do ambiente familiar: estudo descritivo de três momentos de observação , 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto (Co-orientador).
15. Manuela A. C. Castro, Inclusão de crianças com NEE: Contributos para o estudo das ideias dos educadores de infância no grupo de Educação Especial , 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação ) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Barros, Sílvia; Peixoto, C.; Pessanha, M.. Participação no júri de Bárbara Torres. "A (Re)Viver, A (Re)Sonhar". Projeto de intervenção psicossocial com pessoas beneficiárias de Rendimento Social de Inserção, 2016.  Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto.
2. Barros, Sílvia; Veiga, Sofia; Bertão, Ana. Participação no júri de Joana Vaz Ferreira. Projeto: Reabilitar em Saúde Mental: uma abordagem integrada, integral e participada. Projeto de Investigação e Intervenção em Educação Social, 2016.  Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto.
3. Barros, Sílvia. Participação no júri de Inês M. B. P. Nunes. A adaptação do bebé ao contexto de creche: Relação família-creche, envolvimento da criança e qualidade das interações, 2015.  Dissertação (Psicologia) - Universidade do Porto.
(Arguente principal).
4. Barros, Sílvia. Participação no júri de Bárbara S. C. Nogueira. Viver mais… Pensar o passado, viver o presente e sonhar o futuro. Projeto de educação e intervenção social em Educação Social, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto.
(Presidente do júri).
5. Barros, Sílvia; Grande, Catarina; Pessanha, M.. Participação no júri de Tânia Duarte. Crescer com os desafios. Uma intervenção psicossocial em acolhimento institucional, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto.
6. Barros, Sílvia. Participação no júri de Elisabete M. Ribeiro. A educação social na construção de percursos: formação, educação e transformação, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto.
(Presidente do júri).
7. Barros, Sílvia. Participação no júri de Ana Sofia Moreira. Há vida no Bairro! Um projeto de educação e intervenção social, 2015.  Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto.
(Presidente do júri).
8. Barros, Sílvia. Participação no júri de M. A. N. M. Correia. Um estudo de caso sobre os trabalhos de casa (TPC): O olhar dos alunos. , 2015.  Dissertação (Didática das Ciências da Natureza e da Matemática) - Politécnico do Porto.
(Arguente principal).
9. Barros, Sílvia; Peixoto, C.; Pessanha, M.. Participação no júri de Lígia Caires. Da Procura, Um Encontro. A intervenção psicossocial com pessoas em situação de desemprego, 2014.  Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto.
10. Barros, Sílvia; Cadima, J.; Pessanha, M.. Participação no júri de Luciana Monteiro. No Encontro Comigo e Com os Outros. A intervenção psicossocial com um grupo de mães de pessoas com incapacidades, 2014.  Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto.
11. Barros, Sílvia; Grande, Catarina; Pessanha, M.. Participação no júri de Tânia Ferreira. Heróis de palmo e meio. A intervenção psicossocial e a relação de ajuda no acolhimento institucional, 2013.  Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto.
12. Barros, Sílvia. Participação no júri de Ana Salomé Oliveira. O tempo é mudança, transformação e evolução. Projeto de intervenção com idosos do Centro de Dia, 2013.  Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto.
13. Barros, Sílvia; Grande, Catarina; Pessanha, M.. Participação no júri de Vera Pereira. Tornar-se adulto na casa 5. Promover a autonomia individual em apartamentos de autonomização, 2013.  Dissertação (Mestrado em Educação e Intervenção Social) - Politécnico do Porto.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Comissão Científica do 5.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2016)/1st International Symposium on Qualitative Research (ISQR2016), 2016.


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Manuela Pessanha; Barros, S.. Sensos-e (vol I, n.º 2), desde 2016/02/26, Função ou tipo de participação: Editor.
Editoras do número 2 do vol. I .

2. Rothes, Luís; Barros, Sílvia. Sensos, desde 2013/09/09, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Livpsic.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
47

Livros e capítulos
Books and book chapters
10
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
3
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
7
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
19
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
17
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
15
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
7
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
8
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
3

Total
Produção técnica
Technical production
49

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
49

Total
Dados complementares
(Additional data)
32

Orientações
Orientations
16
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
13
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
2


Visualizações do curriculum [ 2500 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 27-10-2018 às 03:01:42
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (12)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (1)
 Project collaboration in Degóis