Elisa Maria da Silva Cardoso Saraiva
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
20/10/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Elisa Maria da Silva Cardoso Saraiva |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Saraiva, Elisa |
Categoria profissional
Position |
Assistente 1º triénio |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Exactas-Física. Ciências Exactas-Química. Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Politécnico do Porto Escola Superior de Educação do Porto ESE - UTC - Matemática, Ciências e Tecnologias Rua Dr. Roberto Frias, 602 Porto 4770-457 Porto Portugal Apartado: 4200-465 Correio electrónico: elisasaraiva@ese.ipp.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2007-2017 |
Doutoramento Phd |
Ciências Físicas - Ramo Didáctica das Ciências Físicas
(3 anos » years)
.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro,
Portugal.
|
2004-2007 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Ensino de Física e Química
(2 anos » years)
.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro,
Portugal.
|
1992-1997 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Química - Ramo Química Analítica
(4 anos » years)
.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2016-2017 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Avaliação Educacional.
Universidade de Évora,
Portugal.
|
2014-2015 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Administração Educacional.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
2002-2004 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Ciências da Educação.
Instituto Politécnico de Bragança,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Abr/2018-Actual |
Assistente 1º triénio |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
Mar/2012-Mar/2014 |
Investigador Auxiliar |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
Nov/2008-Dez/2010 |
Investigador Auxiliar |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2012-2014 O papel da mediação do professor usando simulações computacionais para melhorar a aprendizagem de Ciências Físicas e da Engenharia-The role of teacher mediation using computational simulations to improve learning of Physical and Engineering Sciences |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/112303/2009.
|
2008-2010 Princípios orientadores e ferramentas para desenvolver a mediação dos professores de Ciências Físicas em sala de aula-Guiding Principles and Tools for Developing Mediation of Physical Science Teachers in the Classroom |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CED/66699/2006.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco). |
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Lopes, J. B; Silva, A. A; Cravino, J. P; Viegas, C.; Cunha, Ana E; Saraiva, E.; Branco, M. J; Pinto, A.; Santos, C. A. 2010. Investigação sobre a Mediação de professores de Ciências Físicas em sala de aula. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes
e Alto Douro. ed. 1, ISBN: 978-989-704-001-6. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Saraiva, Elisa. 2018. Investigação sobre Práticas Epistémicas. In Melhorar as práticas de Ensino em Ciências e Tecnologia: Registar e Investigar com Narrações Multimodais , ed. J. Bernardino Lopes, Clara Viegas, Alexandre Pinto, Outros, 159 - 171. ISBN: 978-972-618-944-2. Lisboa: Edições Silabo.
|
|
|
|
2. |
Saraiva, Elisa. 2017. Visual representations in the classroom when teaching physical sciences. In Teaching Science : Contributions of Research for Planning, Practice & Professional Development, ed. J. Bernardino Lopes Jose Paulo Cravino, Eliane De Souza Cruz, Antonio Barbot, 227 - 246. ISBN: 1536123617. New York, United States: Nova Science Publishers Inc.
|
|
|
|
3. |
Saraiva, Elisa; Lopes, J. B; Cravino, J. P; Santos, C. A; Cunha, Ana E. 2015. Teacher mediation of students learning using visual representations displayed by computer simulations.. In INTED2015 Proceedings - International Technology, Education and Development Conference, ed. L. Gómez Chova, A. López Martínez, I. Candel Torres, 4996 - 5005. ISBN: 978-84-606-5763-7. Madrid, Spain: IATED Academy.
|
|
|
|
4. |
Santos, Carla A; Lopes, J. B; Saraiva, Elisa; Cunha, Ana E. 2015. Teacher Decisions and Didatical Intentionality using Computer Simulations in Physical Science Classrooms. In INTED2015 Proceedings - International Technology, Education and Development Conference, ed. L.G. Chova, A.L. Martínez, & I.C. Torres , 5347 - 5356. ISBN: 978-84-606-5763-7. Madrid, Spain: IATED Academy.
|
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Cunha, Ana E; Saraiva, Elisa; Santos, Carla A; Dinis, Fernanda; Lopes, J. B. 2014. "Teacher Mediation Actions and Students’ Productive Engagement During the Use of Computer Simulations in Physical Science Classrooms", Procedia Technology 13, 0: 76 - 85.
|
|
|
|
2. |
Lopes, J. B; Silva, A. A; Cravino, J. P; Santos, C. A; Cunha, A.; Pinto, A.; Silva, A.; Viegas, C.; Saraiva, E.; Branco, M. J. 2013. "Constructing and Using Multimodal Narratives to Research in Science Education: Contributions Based on Practical Classroom", Research in Science Education 44, 3: 415 - 438.
|
|
|
|
3. |
Saraiva, Elisa; Lopes, J. B; Cravino, J. P; Santos, C. A. 2012. " How do Teachers of Physical Sciences with Different Professional Experiences Use Visual Representations with Epistemic Functions
in the Classroom.", Problems of Education in the 21st Century 42, 42: 97 - 114.
|
|
|
|
4. |
Lopes, J. B; Cunha, Ana E; Santos, C. A; Cravino, J. P; Saraiva, Elisa; Dinis, Fernanda. 2012. "Envolver os alunos produtivamente em aulas de física e química durante o uso de simulações computacionais: dois professores
com mediações distintas e uso distinto das simulações", Sensos 2, 2: 121 - 137.
|
|
|
|
5. |
Lopes, J. B; Silva, A. A; Cravino, J. P; Viegas, C.; Cunha, Ana E; Saraiva, Elisa; Branco, M. J; Pinto, A.; Santos, Carla A. 2012. "Instrumentos de ajuda à mediação do professor para promover a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento profissional dos
professores", Sensos 2, 1: 125 - 171.
|
|
|
|
6. |
Lopes, J. B; Cravino, J. P; Branco, M. J; Saraiva, E.; Silva, A. A. 2008. "Mediation of students learning: Dimensions and Evidences in Science Teaching", Problems of Education in the 21st Century 9, 9: 42 - 52.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Saraiva, Elisa; Ferreira, Andrea; Azevedo, Maria M. 2018. " STEM in my school backyard", Trabalho apresentado em 3rd Scientix Conference, In Scientix 3rd Conference Programme, Bruxelas.
|
|
|
|
2. |
Afonso, G.; Saraiva, Elisa. 2016. " Valor dos programas de mobilidade no desenvolvimento profissional baseado na escola", Trabalho apresentado em VPCT 2016, In Atas do Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T” VPCT 2016 , Vila Real.
|
|
|
|
3. |
Saraiva, Elisa; Cunha, Ana E; Santos, C. A; Lopes, J. B; Cravino, J. P. 2012. "Papel da mediação do professor na promoção de trabalho epistémico dos alunos durante o uso de simulações computacionais", Trabalho apresentado em Física 2012- Encontro Ibérico para o Ensino da Física , In Atas do XXII Encontro Ibérico para o Ensino da Física (pp. 51-58): Sociedade Portuguesa de Física. , Aveiro.
|
|
|
|
4. |
Cunha, Ana E; Saraiva, Elisa; Dinis, Fernanda; Anacleto, A; Pires, C; Agostinho, A.; Augusto, M.; Santos, C. A; Lopes, J. B. 2012. "The influence of the teacher’s research experience in his mediation of secondary school students learning using computer simulations.
In Roser Pintó, Víctor López, Cristina Simarro ", Trabalho apresentado em Computer Based Learning In Science, In Computer Based Learning In Science - Conference Proceedings 2012 - Learning Science in the Society of Computers, Barcelona.
|
|
|
|
5. |
Saraiva, Elisa; Lopes, J. B; Cravino, J. P. 2009. "Narrações da mediação do professor: um contributo para o desenvolvimento profissional reflexivo. In Paixão, F., Jorge, F.R.
(Eds.) Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania. XIII ENEC (pp 731-739). E Castelo Branco. ", Trabalho apresentado em XIII ENEC, In Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania. XIII ENEC, Castelo Branco. |
|
|
|
6. |
Saraiva, Elisa; Lopes, J. B; Cravino, J. P. 2008. "Papel das práticas de representação e da mediação do professor integradas num currículo com relevância CTS", Trabalho apresentado em V Seminário Ibérico I Seminário Ibero-Americano Ciência Tecnologia - Sociedade no Ensino das Ciências , In Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável. V Seminário Ibérico I Seminário Ibero-Americano Ciência Tecnologia
- Sociedade no Ensino das Ciências, Aveiro. |
|
|
|
7. |
Saraiva, Elisa; Lopes, J. B; Cravino, J. P. 2007. "Situação Formativa como ferramenta de gestão curricular", Trabalho apresentado em XII ENEC, In Relatos de Práticas: A voz dos actores de educação em Ciência em Portugal. XII ENEC , Vila Real. |
|
|
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção científica Scientific production |
18 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
5 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
4 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
6 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
6 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
7 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
7 |
Visualizações do curriculum [
20
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
31-10-2018
às
20:48:13
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|