Curriculum Vitae

Licínio Gomes Roque

Data da última atualização »Last update : 09/10/2013


Licínio Gomes Roque. É Professor Auxiliar na Universidade de Coimbra. Publicou 7 artigos em revistas especializadas e 50 trabalhos em actas de eventos, possui 3 capítulos de livros e 2 livros publicados. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Engenharia Electrotécnica, Electrónica e Informática Nas suas actividades profissionais interagiu com 37 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9960450103002719


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Licínio Gomes Roque
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Roque, L.
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Engenharia e Tecnologia-Engenharia Electrotécnica, Electrónica e Informática.
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Coimbra
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento de Engenharia Informática
Dep Eng Informática - Polo II da Universidade de Coimbra
Coimbra
3030--290 Coimbra
Portugal
Telefone: (+351)239790000
Correio electrónico: lir@dei.uc.pt
Homepage: www.uc.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
1993-2004 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Engenharia Informática.
Universidade de Coimbra, Portugal.

1989-1993 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Engenharia Informática (5 anos » years) .
Universidade de Coimbra, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Coimbra
Jan/2004-Actual Professor Auxiliar





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2013 AudioMostly 2013 Best Paper Award, Interactive Institute Swedish ICT.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, Membro.
Actual Sociedade Portuguesa de Ciências de Videojogos, Membro fundador e Presidente da Assembleia.
Mai/2005 - Actual Digital Games Research Association, Member.
Dez/1997 - Actual Association for Computing Machinery, ACM Professional Member.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Roque, Licinio; Nakamura, R.; Bonifácio, R.. eds. 2012. XI Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital ed. 1. n/a: Sociedade Brasileira de Computação.
2. Roque, Licinio; Alves, Valter. eds. 2011. Proceedings of the 6th Audio Mostly Conference: a Conference on Interaction with Sound ed. n/a, ISBN: 978-1-4503-1081-9. n/a: ACM International Conference Proceeding Series, ACM New York, NY, USA.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Alves, Valter; Roque, Licinio. 2011. Guidelines for Sound Design in Computer Games.  In Game sound technology and player interaction: Concepts and developments, ed. Grimshaw, M., 362 - 383. . n/a: IGI Global.
2. Maciel, C.; Roque, Licinio; Garcia, A.C.B.. 2009. Applying the Discourse Theory to the Moderator\'s Interferences in Web Debates.  In Enterprise Information Systems (LNBIP), 882 - 893. . n/a: Springer-Verlag.
3. Roque, Licinio; Figueiredo, A. D. 2005. Context Engineering for Learning: A Sociotechnical Approach.  In Managing Learning in Virtual settings: The Role of Context, ed. Information Science Publishing (Idea Group), ISBN 1-59140-488-6, 1-59140-489-4, 1-59140-490-8, n/a - n/a. . n/a: Information Science Publishing (Idea Group).

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Castelhano, Nuno; Silva, Fabiana; Rezende, Márcia; Roque, Licínio; Magalhães, Lívia. 2013. "Ludic Content in Multisensory Stimulation Environments: An Exploratory Study about Practice in Portugal", Occupational Therapy International 20, 3: 134 - 143.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Mealha, Ó.; Veloso, A.; Almeida, S.J.; Rodrigues, R.; Roque, Licinio; Marques, R.; Manteigueiro, C.. 2012. "Eye Tracking Data Representation and Visualization: on Information and Communication studies at CETAC. MEDIA", Journal of Eye tracking, Visual Cognition and Emotion 1, 2: n/a - n/a.
2. Alves, Valter; Roque, Licinio. 2011. "Empowering independent game developers to perform sound design", Revista de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação do CETAC.MEDIA - Prisma.Com 14, 2011: n/a - n/a.
3. Alves, Valter; Roque, Licinio. 2010. "Notes on adopting auditory guidelines in a game design case", Revista de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação do CETAC.MEDIA - Prisma.Com 10, 2009: n/a - n/a.
4. Craveirinha, R.; Roque, Licinio. 2010. "Drama Online - a New Interactive Narrative Model designed for Online Play", Revista Prisma, 10: n/a - n/a.
5. Maciel, C.; Roque, Licinio; Garcia, A.C.B.. 2010. "Interaction and communication resources in collaborative e-democratic environments: The democratic citizenship community", Information Polity 15, 1: 73 - 88.
6. Silva, C.; Roque, Licinio; Almeida, A.S.. 2006. "MAPP–A web-based decision support system for the mould industry", Decision Support Systems 42, 2: 999 - 1014.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Pereira, L.L.; Roque, Licinio. 2012. "Towards a game experience design model centered on participation", Trabalho apresentado em The 30th ACM Conference on Human Factors in Computing Systems CHI2012 Extended Abstracts, Austin, Texas, USA, In The 30th ACM Conference on Human Factors in Computing Systems CHI2012 Extended Abstracts, Austin, Texas, USA, n/a.
2. Almeida, S.J.; Veloso, A.; Mealha, Ó.; Roque, Licinio; Moura, A.. 2012. "A Video Game Level Analysis Model Proposal", Trabalho apresentado em 16th International Conference on Information Visualisation (IV), In 16th International Conference on Information Visualisation (IV), n/a.
3. Alves, Valter; Roque, Licinio. 2011. "An Inspection on a Deck for Sound Design in Games", Trabalho apresentado em 6th Audio Mostly Conference: A Conference on Interaction with Sound, In 6th Audio Mostly Conference: A Conference on Interaction with Sound, n/a.
4. Alves, Valter; Roque, Licinio. 2011. "A Deck for Sound Design in Games - Enhancements based on a Design Exercise", Trabalho apresentado em 8th International Conference on Advances in Computer Entertainment Technology - ACE 2011, In 8th International Conference on Advances in Computer Entertainment Technology - ACE 2011, n/a.
5. Almeida, S.J.; Veloso, A.; Mealha, Ó.; Roque, Licinio. 2011. "The Eyes and Games: A Survey of Visual Attention and Eye Tracking Input in Video Games", Trabalho apresentado em X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, In X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, n/a.
6. Craveirinha, R.; Roque, Licinio. 2011. "Zero Lecture in Game Design", Trabalho apresentado em X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, In X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, n/a.
7. Castelhano, N.; Roque, Licinio. 2011. "LED-ME Project - A Game Design Report", Trabalho apresentado em X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, In X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, n/a.
8. Pereira, L.L.; Roque, Licinio. 2011. "Um Modelo de Game Design orientado à Participação", Trabalho apresentado em X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, In X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, n/a.
9. Penicheiro, F.; Roque, Licinio. 2011. "Contributos metodológicos para a implementação de uma aprendizagem baseada em jogos na aula de história", Trabalho apresentado em X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, In X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, n/a.
10. Alves, Valter; Roque, Licinio. 2010. "A Pattern Language for Sound Design in Games", Trabalho apresentado em 5th Audio Mostly Conference: A Conference on Interaction with Sound, In 5th Audio Mostly Conference: A Conference on Interaction with Sound, n/a.
11. Santos, S.; Roque, Licinio. 2010. "Ensaio de Reescrita de Comportamentos em Videojogos com Base no Ajuste e Computação de Modelos de Petri Net", Trabalho apresentado em IX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, In IX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, n/a.
12. Alves, Valter; Roque, Licinio. 2010. "Empowering independent game developers to perform sound design", Trabalho apresentado em Videojogos2010 - 3ª Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos, In Videojogos2010 - 3ª Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos, n/a.
13. Roque, Licinio. 2010. "Early Game Design Rehearsal with Paper Prototyping", Trabalho apresentado em IX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, In IX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, n/a.
14. Craveirinha, R.; Roque, Licinio. 2010. "Looking for the Heart of Interactive Media - Reflections on Video Games Emotional Expression", Trabalho apresentado em Fun and Games Conference 2010, Leuven, In Fun and Games Conference 2010, Leuven, n/a.
15. Costa, R.; Alves, G.; Rela, M.A.Z.; Roque, Licinio. 2010. "Contextual Analysis of Remote Experimentation Using the Actor-Network Theory", Trabalho apresentado em ECEL2010, In ECEL2010, n/a.
16. Penicheiro, F.; Carvalho, J.; Roque, Licinio. 2010. "Um estudo das dinâmicas de apropriação do jogo Portugal 1111 - A Conquista de Soure em contexto escolar", Trabalho apresentado em IX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, In IX Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, n/a.
17. Alves, Valter; Roque, Licinio. 2009. "A Proposal of Soundscape Design Guidelines for User Experience Enrichment", Trabalho apresentado em 4th Audio Mostly Conference: A Conference on Interaction with Sound, In 4th Audio Mostly Conference: A Conference on Interaction with Sound, n/a.
18. Castelhano, N.; Roque, Licinio. 2009. "The integration of the Computer-mediated Ludic Experience in Multisensory Environments", Trabalho apresentado em DiGRA 2009 - Breaking New Ground: Innovation in Games, Play, Practice and Theory, In DiGRA 2009 - Breaking New Ground: Innovation in Games, Play, Practice and Theory, n/a.
19. Maciel, C.; Roque, Licinio; Garcia, A.C.B.. 2009. "Identifying discourse mistakes in web debates: moderation in the DCC", Trabalho apresentado em Annual ACM Symposium on Applied Computing, In Annual ACM Symposium on Applied Computing, n/a.
20. Alves, Valter; Roque, Licinio. 2009. "Notes on adopting auditory guidelines in a game design case", Trabalho apresentado em Videojogos2009 - 2ª Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos, In Videojogos2009 - 2ª Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos, n/a.
21. Pereira, L.L.; Roque, Licinio. 2009. "Design Guidelines for Learning Games: the Living Forest Game Design Case", Trabalho apresentado em DIGRA2009 - Breaking New Ground: Innovation in Games, Play, Practice and Theory, In DIGRA2009 - Breaking New Ground: Innovation in Games, Play, Practice and Theory, n/a.
22. Araújo, M.E.; Roque, Licinio. 2009. "Modeling Games with Petri Nets", Trabalho apresentado em DIGRA2009 - Breaking New Ground: Innovation in Games, Play, Practice and Theor, In DIGRA2009 - Breaking New Ground: Innovation in Games, Play, Practice and Theor, n/a.
23. Maciel, C.; Roque, Licinio; Garcia, A.C.B.. 2009. "Democratic Citizenship Community: a social network to promote e-Deliberative process", Trabalho apresentado em 10th International Digital Government Research Conference (dg.o), In 10th International Digital Government Research Conference (dg.o), n/a.
24. Maciel, C.; Roque, Licinio; Garcia, A.C.B.. 2009. "Princípios para o projeto de comunidades virtuais governamentais com fins e-Democráticos", Trabalho apresentado em I Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrónico, In I Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrónico, n/a.
25. Araújo, M.E.; Roque, Licinio. 2009. "Uma proposta metodológica para organizar o desenvolvimento de jogos originais", Trabalho apresentado em Videojogos 2009, In Videojogos 2009, n/a.
26. Pereira, L.L.; Roque, Licinio; Ribeiro, B.. 2009. "Classificação da estratégia de jogo utilizando Radial Basis Function e Support Vector Machines", Trabalho apresentado em Videojogos 2009, In Videojogos 2009, n/a.
27. Sousa, J.; Craveirinha, R.; Roque, Licinio. 2009. "Games as Interactive Art - a Design Experiment", Trabalho apresentado em Videojogos 2009, In Videojogos 2009, n/a.
28. Maciel, C.; Roque, Licinio; Garcia, A.C.B.. 2008. "Measuring the e-Participation in Decision-Making Processes Through Online Surveys", Trabalho apresentado em International Conference on Enterprise Information Systems, In International Conference on Enterprise Information Systems, n/a.
29. Maciel, C.; Roque, Licinio; Garcia, A.C.B.. 2008. "Struturing e-Deliberative Process with Online Surveys: Methodology and Evaluation", Trabalho apresentado em 7th International Conference of Electronic Government, In 7th International Conference of Electronic Government, n/a.
30. Maciel, C.; Roque, Licinio; Garcia, A.C.B.. 2008. "Comunidade Democrática Cidadã (CDC): um ambiente para consulta e votação na Web", Trabalho apresentado em Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, In Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, n/a.
31. Alves, T.; Roque, Licinio. 2007. "Because Players Pay: The Business Model Influence on MMOG Design", Trabalho apresentado em DiGRA2007 - Digital Games Research Association, In DiGRA2007 - Digital Games Research Association, n/a.
32. Tavares, J.P.d.S.S.; Roque, Licinio. 2007. "Games 2.0: Participatory Game Creation", Trabalho apresentado em SBGames2007, In SBGames2007, n/a.
33. Maciel, C.; Roque, Licinio; Garcia, A.C.B.. 2007. "Democratic Citizenship Community: an e-Democratic application", Trabalho apresentado em ESF-LiU Electronic Democracy: Achievements and Challenges, In ESF-LiU Electronic Democracy: Achievements and Challenges, n/a.
34. Gil, R.; Tavares, J.P.d.S.S.; Roque, Licinio. 2005. "Architecting Scalability for Massively Multiplayer Online Gaming Experiences", Trabalho apresentado em DiGRA 2005 Conference: Changing Views - Worlds in Play, In DiGRA 2005 Conference: Changing Views - Worlds in Play, n/a.
35. Tavares, J.P.d.S.S.; Gil, R.; Roque, Licinio. 2005. "Players as Authors: Conjecturing Online Game Creation Modalities and Infrastructure", Trabalho apresentado em DiGRA 2005 Conference: Changing Views - Worlds in Play, In DiGRA 2005 Conference: Changing Views - Worlds in Play, n/a.
36. Roque, Licinio. 2005. "A Sociotechnical Conjecture about the Context and Development of Multiplayer Online Game Experiences", Trabalho apresentado em DiGRA 2005 Conference: Changing Views - Worlds in Play, In DiGRA 2005 Conference: Changing Views - Worlds in Play, n/a.
37. Alves, T.; Roque, Licinio. 2005. "Using Value Nets to Map Emerging Business Models in Massively Multiplayer Online Games", Trabalho apresentado em PACIS 2005, In PACIS 2005, n/a.
38. Roque, Licinio. 2004. "Creative Grips and Emancipatory Movements: a Sociotechnical Conjecture about Development Approaches and Online Game Experiences", Trabalho apresentado em Games2004 - Workshop Entretenimento Digital e Jogos Interactivos, In Games2004 - Workshop Entretenimento Digital e Jogos Interactivos, n/a.
39. Roque, Licinio; Almeida, A.S.; Figueiredo, A. D. 2004. "Context engineering: An IS Development Research Agenda", Trabalho apresentado em European Conference on Information Systems, ECIS 2004, In European Conference on Information Systems, ECIS 2004, n/a.
40. Roque, Licinio; Almeida, A.S.; Figueiredo, A. D. 2003. "Context Engineering: An IS Development Approach", Trabalho apresentado em Action in Language, Organisations and Information Systems, ALOIS 2003, In Action in Language, Organisations and Information Systems, ALOIS 2003, n/a.
41. Roque, Licinio. 2002. "Teaching and learning engineering design through active socio-technical contexting", Trabalho apresentado em International Conference on Engineering Education, In International Conference on Engineering Education, n/a.
42. Almeida, A.S.; Roque, Licinio. 2002. "Some Reflections on IS development as Operator of Organisational Change - A perspective based on Activity Theory and Expansive Learning", Trabalho apresentado em ICEIS2002, In ICEIS2002, n/a.
43. Roque, Licinio; Almeida, A.S.. 2002. "The Context Engineering Approach", Trabalho apresentado em ICEIS2002, In ICEIS2002, n/a.
44. Roque, Licinio; Andrade, V.; Almeida, A.S.. 2001. "A Engenharia do Contexto Educativo", Trabalho apresentado em II Conferência Internacional Challenges 2001/ Desafios 2001, In II Conferência Internacional Challenges 2001/ Desafios 2001, n/a.
45. Almeida, A.S.; Roque, Licinio. 2001. "A Actividade de Desenvolvimento de SI enquanto operador de mudança organizacional: uma perspectiva baseada na Teoria de Actividade e no modelo de Aprendizagem Expansiva", Trabalho apresentado em 2ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, In 2ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, n/a.
46. Roque, Licinio; Almeida, A.S.. 2001. "Engenharia do Contexto: um modelo de intervenção sócio-técnica", Trabalho apresentado em 2ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, In 2ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, n/a.
47. Roque, Licinio; Almeida, A.S.. 2000. "Towards the Design of Context", Trabalho apresentado em Research Directions in Situated Computing Workshop at CHI 2000, In Research Directions in Situated Computing Workshop at CHI 2000, n/a.
48. Almeida, A.S.; Roque, Licinio. 2000. "Simpler, Better, Faster, Cheaper, Contextual: requirements analysis for a methodological approach to Interaction Systems development", Trabalho apresentado em n/a, In n/a, n/a.
49. Almeida, A.S.; Roque, Licinio; Figueiredo, A. D. 1995. "Cyberspace: The HCI Frontier? A new model in Human-Computer Interaction", Trabalho apresentado em Proceedings of the HCI'95, In Proceedings of the HCI'95, n/a.
50. Almeida, A.S.; Roque, Licinio; Figueiredo, A. D. 1994. "Cyberspace: Beyond Sensorial Immersion", Trabalho apresentado em Workshop IFIP TC 5 WG 5.10, In Workshop IFIP TC 5 WG 5.10, n/a.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
62

Livros e capítulos
Books and book chapters
5
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
2
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
3
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
7
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
1
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
6
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
50
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
50


Visualizações do curriculum [ 1350 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 13-10-2018 às 23:15:59
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (7)
 Co-authors listed in Degóis