Curriculum Vitae

Sílvia Maria Cabrita Nogueira Amaral da Silva Ferreira

Data da última atualização »Last update : 18/10/2018


Sílvia Maria Cabrita Nogueira Amaral da Silva Ferreira. É da Universidade Nova de Lisboa. Publicou 29 artigos em revistas especializadas e 12 trabalhos em actas de eventos, possui 28 capítulos de livros e 3 livros publicados. Possui 105 itens de produção técnica. Participou em 1 evento no estrangeiro e 4 em Portugal. Actua na área de Filosofia, Ética e Religião Nas suas actividades profissionais interagiu com 26 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7773956028693732


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Sílvia Maria Cabrita Nogueira Amaral da Silva Ferreira
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Ferreira, Sílvia Maria Cabrita Nogueira Amaral da Silva
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Humanidades-Filosofia, Ética e Religião.
Endereço profissional
Professional address
Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Instituto de História da Arte
Av. de Berna 26 C
Lisboa
1069--061 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217903335Extensão: 1540
Correio electrónico: iha@fcsh.unl.pt
Homepage: www.iha.fcsh.unl.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2004-2010 Doutoramento
Phd
História (Especialidade: Arte, Património e Restauro) (1 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1999-2002 Mestrado
Master degree
História da Arte (2 anos » years) .
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal.

1995-1998 Licenciatura
Licentiate degree
Artes Decorativas Portuguesas (2 anos » years) .
Escola Superior de Artes Decorativas, Portugal.

1990-1994 Licenciatura
Licentiate degree
Filosofia (4 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Mai/2013-Nov/2014 Outra Situação

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Mar/2010-Fev/2013 Outra Situação

Escola Superior de Artes Decorativas
Fev/2012-Jul/2012 Outra Situação





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação Portuguesa de Historiadores de Arte, Membro.
Mar/2015 - Actual Grupo Amigos de Lisboa, Membro.
Vogal.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J. 2014. Artistas e Artífices da Lisboa Barroca. A Irmandade de Nossa Senhora da Doutrina da Igreja de São Roque. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-680-136-6. Lisboa: Esfera do Caos.
2. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2008. A Igreja de Santa Catarina. A Talha da Capela-mor. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-24-1550-7. Lisboa: Livros Horizonte.
3. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2008. A Talha. Esplendores de um passado ainda presente (sécs. XVI_XIX). ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-96026-0-1. Lisboa: Nova Terra.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2018. Os altares de talha deslocados: Metamorfoses e conversões de sentido. O caso da igreja de S. João Baptista do Lumiar.  In Genius Loci. Lugares e Sgnificados/Places and Meanings, ed. CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», 189 - 202. ISBN: 978-989-8351-83-8. Porto: CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória».
2. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J. P. 2018. Lisbon’s Processions and Festivities Reinvented by the Society of Jesus at the Time of the Habsburgs.  In Portuguese and international religious orders and congregations: A contemporary approach, ed. Theya, 1 - 36. ISBN: 978-989-8916-02-0. Lisboa: Theya.
3. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J. P. 2017. Em Memória do Fidelíssimo. As exéquias de D. João V na real basílica de Mafra.  In Mafra Sacra. Memória e Património, ed. Zéfiro e Real e Venerável Irmandade do Santísismo Sacramento de Mafra, 338 - 351. ISBN: 978-989-677-153-9. Mafra: Zéfiro e Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra.
4. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2017. From Stone to Wood: Claude Laprade (c. 1675-1738) and his journey from Provence to Portugal.  In Artists and Migration 1400-1850. Britain, Europe and beyond, ed. Cambridge Scholars Publishing, 53 - 70. ISBN: 1-4438-9974-7. Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing.
5. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2016. A Retabulística Barroca de Lisboa entre o Liberalismo e a Actualidade. Mecanismos de alienação e de conservação de um património. O papel do Museu Nacional de Arte Antiga.  In O Retábulo no Espaço Ibero-americano. Forma, Função e Iconografia, ed. Instituto de História de Arte da FCSH/Universidade NOVA de Lisboa, 247 - 261. . Lisboa: Instituto de História de Arte da FCSH/Universidade NOVA de Lisboa.
6. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2016. A Talha Barroca de Setúbal. Entre os primórdios triunfantes e os caminhos da diáspora.  In Casas Religiosas de Setúbal e Azeitão, ed. Estuário História e Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, 229 - 251. ISBN: 978-972-8017-26-2. Setúbal: Estuário História.
7. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2016. A Arte da Talha Portuguesa: intermitências do gosto entre a unanimidade e a rejeição.  In O Gosto Português na Arte, ed. Scribe, 67 - 80. ISBN: 979-989-8410-55-9. Lisboa: Scribe.
8. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2016. Igreja do Convento-hospital de S. João de Deus: da fundação à dessacralização.  In Convento-Hospital de S. João de Deus. Centro Clínico da GNR. História, arquitectura e arte, ed. GNR- Guarda Nacional Republicana, 89 - 110. ISBN: 978-989-99685-1-6. Lisboa: GNR- Guarda Nacional Republicana.
9. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2016. O impacto das directrizes tridentinas na produção da arte da talha de estilo nacional: o exemplo da escola de Lisboa.  In Concílio de Trento. Inovar na Tradição. História, Teologia, Projecão, ed. Universidad de Alcalá, 453 - 463. ISBN: 978-84-16978-03-8. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá.
10. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2015. A Devoção e a Espiritualidade dos Dominicanos: As capelas colaterais- a talha.  In Locais de Oração no Mosteiro da Batalha, ed. Direcção Geral do Património Cultural, 54 - 55. ISBN: 978-989-805283-4. Batalha: Direcção Geal do Património Cultural.
11. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2015. Reflexos em Vermelho e Ouro: chinoiserie e talha ou a construção de um modelo de renovação artística.  In Património Cultural Chinês em Portugal, ed. Centro Científico e Cultural de Macau, 129 - 142. ISBN: 978-972-8586-44-7. Lisboa: Centro Científico e Cultural de Macau.
12. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2015. Desenhar para a Talha: Processos e práticas em Portugal nos séculos XVII e XVIII.  In Dibujo y Ornamento. Trazas y dibujos de artes decorativas entre Portugal, España, Italia, Malta y Grecia. Estudios en Honor de Fuensanta García de la Torre, ed. Diputación de Córdoba e De Luca Editori D´Arte, 24 - 35. ISBN: 978-84-8154-386-5. Córdova: De Luca Editori D´Arte.
13. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2015. A Devoção e a Espiritualidade dos Dominicanos: A capela-mor- a talha.  In Lugares de Oração no Mosteiro da Batalha, ed. Direcção Geral do Património Cultural, 46 - 49. ISBN: 978-989-8052 82-4. Batalha: Direcção Geral do Património Cultural.
14. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2015. A Devoção e a Espiritualidade dos Dominicanos: A Sacristia- a talha e o mobiliário.  In Locais de Oração no Mosteiro da Batalha, ed. Direcção Geral do Património Cultural, 68 - 69. ISBN: 978-989-805283-4. Batalha: Direcção Geral do Património Cultural.
15. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J. 2014. As Festas de Beatificação de São Francisco Xavier na Igreja de São Roque de Lisboa: Magnificência, erudição e arte ao serviço da fé.  In Para a História das Ordens e Congregações Religiosas em Portugal, na Europa e no Mundo, ed. Paulinas Editora, 855 - 871. ISBN: 978-989-673-334-6. Prior Velho: Paulinas Editora.
16. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2014. Nas Malhas da Lei. Os contratos de obra de talha em Portugal na época barroca.  In Documentos para a História da Talha Dourada e Azulejos em Évora, ed. Arquivo Distrital de Évora, 31 - 44. ISBN: 978-989-98150-2-5. Évora: Arquivo Distrital de Évora.
17. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Flor, Pedro; Coutinho, Maria J. P; Flor, Susana. 2014. Problemas em Torno do "Grande Panorama de Lisboa" em Azulejo.  In Contributos para o Estudo e Salvaguarda do Azulejo de lisboa, ed. Câmara Municipal de Lisboa/Departamento do Património Cultural, 120 - 133. ISBN: 978-972-8543-26-6. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa/Departamento do Património Cultural.
18. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J. P. 2014. Construindo Identidades: Reconhecimento dos elementos decorativos comuns na azulejaria, embutidos marmóreos e talha dourada.  In A Herança de Santos Simões - Novas perspectivas para o Estudo da Azulejaria e da Cerâmica, ed. Colibri, 393 - 411. ISBN: 978-989-689-400-9. Lisboa: Colibri.
19. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2013. Representações Escultóricas de Nossa Senhora da Conceição no Barroco Português: Interacção entre Imaginária e Obra de Talha Retabular.  In Santa Beatriz da Silva. Uma Estrela para Novos Rumos, ed. Principia, 347 - 365. ISBN: 978-989-716-103-2. Lisboa: Principia.
20. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2011. Carmelitas: A Intimidade que Transfigura.  In O Esplendor da Austeridade. Mil Anos de Empreendedorismo das Ordens e Congregações em Portugal. Arte, Cultura e Solidariedade, ed. Imprensa Nacional Casa da Moeda, 299 - 314. ISBN: 978-972-27-2005-2. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda.
21. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2011. Talha.  In O Esplendor da Austeridade. Mil Anos de Empreendedorismo das Ordens e Congregações em Portugal. Arte, Cultura e Solidariedade, ed. Imprensa Nacional Casa da Moeda, 498 - 504. ISBN: 978-972-27-2005-2. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda.
22. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2010. A Retabulística. Presença e Memória.  In Mosteiro de São Vicente de Fora. Arte e História, ed. Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa, 278 - 293. ISBN: 978-989-96757-0-4. Lisboa: Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa.
23. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2010. A Arte da Talha nas Igrejas Dominicanas de Lisboa: Memória e Actualidade.  In Dominicanos em Portugal. História, Cultura e Arte, ed. Aletheia Editores, 333 - 349. ISBN: 978-989-622-156-0. Lisboa: Aletheia Editores.
24. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2010. A Presença da Arte da Talha na Igreja Matriz de Bucelas.  In Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação de Bucelas. Templo de Memórias, ed. Junta de Freguesia de Bucelas, 16 - 21. . Bucelas: Junta de Freguesia de Bucelas.
25. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2010. Ordens e Congregações Femininas.  In Dicionário Histórico das Ordens e Instituições Afins em Portugal, ed. Gradiva, 307 - 309. ISBN: 978-989-616-369-3. Lisboa: Gradiva.
26. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2008. As diversas campanhas de obras retabulares da igreja da Misericórdia de Montemor-o-Novo.  In Misericórdia de Montemor-o-Novo. História e Património,, ed. Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo, 135 - 146. ISBN: 978-972-8799-89-2. Montemor-o-Novo: Misericórdia de Montemor-o-Novo.
27. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2008. A mulher na obra de Sena Freitas e as representações do feminino na arte do seu tempo.  In Home de Palavra. Padre Sena Freitas, ed. Roma Editora, 587 - 593. ISBN: 978-989-8063-22-0. Lisboa: Roma Editora.
28. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2008. Acerca do Carácter Transitório da Obra de Talha. O caso exemplar dos mosteiros de monjas dominicanas de Lisboa.  In Monjas Dominicanas. Presença, Arte e Património em Lisboa, ed. Aletheia Editores, 167 - 186. ISBN: 978-989-622-153-9. Lisboa: Aletheia Editores.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2018. "Memórias de ausência, testemunhos de persistência: a talha barroca das igrejas de Nossa Senhora do Socorro, de Santo Estêvão e de São Miguel, em Lisboa", Cadernos do Arquivo Municipal, 2.ª série, n.º 9, janeiro-junho 2018, 9: 81 - 96.
2. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2017. ""O Pavilhão do Mar": A Nau Portugal da Exposiçao do Mundo Português (1940) ou a arte da talha ao serviço da cenografia política", Cadernos do Arquivo Municipal, 7: 257 - 288.
3. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2017. "A Igreja do Colégio Beneditino de Nossa Senhora da Estrela de Lisboa: génese, destruição e recuperação/reinvenção de um património", Conservar Património, 26: 79 - 90.
4. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2016. "A Fortuna das Obras de Talha de Lisboa no Contexto da Extinção das Ordens Religiosas: percursos de uma herança patrimonial", Artin On, 3: 104 - 111.
5. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2016. "Reshaping the Law. Nineteenth-Century Anticlericalism in Portugal and its Impact on Religious Art. The case of gilded wood carving", Art, Antiquity and Law 21, 3: 257 - 268.
6. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2015. "Claude Laprade: Um escultor provençal na Lisboa de Setecentos", Cadernos do Arquivo Municipal, 3: 19 - 37.
ISSN 2183-3176.

7. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Sandu, Irina C; Murta, Elsa; Candeias, António; Pereira, Manuel. 2015. "Creating the illusion: the marble and stone-like decoration of the main altar of St. Francis church, in Viseu", International Journal of Conservation Science, 6: 473 - 486.
ISSN 2067-533X.
8. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Sandu, Irina C; Murta, Elsa; Pereira, Manuel; Candeias, António. 2015. "A Comparative Multi-technique Investigation on Material Identification of Gilding Layers and the Conservation State of 7 Manneirist Portuguese Altarpieces", International Journal of Conservation Science 6, 2: 439 - 454.
ISSN 2067-8223.
9. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2015. "Dourar e Pintar. A polivalência artística dos mestres douradores de Lisboa na época barroca", Conservar Património, 22: 1 - 20.
ISNN 2182-9942.
10. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Sandu, Irina C; Murta, Elsa. 2014. " Os Púlpitos da Igreja de Nossa Senhora da Pena, em Lisboa: Um estudo histórico, estilístico, técnico e material", Conservar Património, 19: 1 - 16.
ISSN 2182-9942 .

11. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J; Flor, Pedro; Flor, Susana. 2014. "Grande Panorama de Lisboa em Azulejo: novos contributos para a fixação da data, encomenda e autoria", Revista de História da Arte. Lisboa: Arte e Património, 11: 87 - 105.
ISSN 1646-1762.
12. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Pinho, Inês G.; Coutinho, Maria J. P. 2014. "A Devoção do Senhor Jesus do Bonfim. Origem, culto e disseminações", Santuários, 1: 160 - 167.
ISSN 2183-3184.
13. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J; Flor, Pedro; Flor, Susana. 2013. "Rediscovering the Great Panorama of Lisbon in Tiles", TACS Journal, 19: 20 - 27.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2016. "O Património Reinventado: o processo de alienação (1930) e de remontagem do espólio artístico da igreja de Nossa Senhora da Estrela de Lisboa (1946)", Trabalho apresentado em Congresso Ibero-Americano Património, suas matérias e imatérias, In Património, suas matérias e imatérias, Lisboa.
2. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2015. "Nos Bastidores da Obra de Talha: Dinâmicas sociais da profissão de entalhador na Lisboa barroca", Trabalho apresentado em Arquivo Municipal de Lisboa. Um Acervo para a História II, In Arquivo Municipal de Lisboa: Um Acervo para a História, Lisboa.
3. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2006. "Manuel João da Fonseca (act. 1668-1703): mestre entalhador da Lisboa seiscentista", Trabalho apresentado em Lisboa Barroca e o Barroco de Lisboa, In Lisboa Barroca e o Barroco de Lisboa. Colóquio de História da Arte, Lisboa.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Flor, Susana; Flor, Pedro; Almada, Carmen O. 2015. "A Igreja de S. Pedro de Peniche no Tempo do Barroco", Invenire. Revista de Bens Culturais da Igreja, 11: 24 - 33.
2. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2013. "Félix Adaucto da Cunha (act. 1716 - †1773): mestre escultor e entalhador da Lisboa setecentista. Novos contributos para o estudo da sua obra", Rossio, 2: 186 - 195.
3. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2012. "Revestimentos Murais Furtados: Talha", Invenire. Revista de Bens Culturais da Igreja, 4: 49 - 49.
4. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2012. "O Lugar do Risco no Processo Criativo da Talha Barroca", Invenire. Revista de Bens Culturais da Igreja, 5: 12 - 15.
5. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J; Flor, Susana; Serrão, Vítor. 2011. "Contributos para o Conhecimento dos Pintores de Lisboa na Época Barroca (1664-1720)", Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa 1, 96: 39 - 98.
6. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2007. "A Talha Retabular da Igreja de Santa Catarina em Lisboa", Revista Monumentos, 27: 196 - 203.
7. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2007. "O retábulo-mor da Igreja Matriz de Loures: uma obra emblemática do entalhador Bento da Fonseca Azevedo", Revista de Artes Decorativas, 1: 91 - 113.
8. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2007. "Os antecedentes artísticos de Caetano da Costa. A fase lisboeta", Laboratorio de Arte, Revista del Departamento de Historia del Arte, 20: 193 - 202.
9. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Andrade, Sara. 2006. "Ordens e Congregações Católicas Femininas em Portugal: história, carisma e actualidade", Brotéria 162, 1/2: 65 - 71.
10. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2004. "Do Culto de Nossa Senhora em Portugal: Esplendor e função das imagens", Brotéria 158, 3: 269 - 286.
11. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Franco, José E; Pinto, Paulo M. 2004. "Dicionário Histórico das Ordens e Congregações em Portugal e no Brasil: Mais que um "dicionário", um projecto de investigação", Brotéria 158, 4: 391 - 405.
12. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J. 2004. "José Rodrigues Ramalho (c. 1660-1721): Um artista do barroco lusófono na casa professa de S. Roque", Brotéria 159, 2/3: 165 - 194.
13. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2004. "Reflexões em Torno dos Ornamentos Padrão da Talha Barroca Setecentista em Portugal", Lumen 10, 24: 83 - 116.
14. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J. 2004. "As Irmandades da Igreja de S. Roque. Tempo, propósito e legado", Revista Lusófona de Ciência das Religiões, 5/6: 201 - 215.
15. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J. 2004. ""Com toda a perfeição que pede a arte": a capela do santíssimo sacramento da igreja de São Roque em Lisboa. A obra e os artistas", Artis, 3: 267 - 295.
16. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2004. "A Igreja de Santa Catarina e o seu Retábulo-mor", Revista Olisipo, 19: 48 - 64.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2017. "A talha retabular dos mosteiros dominicanos de Elvas: caminhos e descaminhos de uma arte", Trabalho apresentado em 750 anos de São Domingos em Elvas, In Elvas Conferências Internacionais, Elvas.
2. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2013. "Entre o assombro e a perplexidade: a arte da talha da Lisboa barroca visto pelos estrangeiros", Trabalho apresentado em Colóquio Lisboa e os estrangeiros, Lisboa dos estrangeiros até ao terramoto de 1755, In Lisboa e os estrangeiros, Lisboa dos estrangeiros até ao terramoto de 1755. Textos de História, História da arte e literatura, Lisboa.
3. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2009. "A Vez da Escultura. A obra de talha barroca de Lisboa: da cumplicidade à complementaridade das formas", Trabalho apresentado em A Escultura em Portugal da idade Média ao Início da idade Contemporânea. História e Património, In A Escultura em Portugal da idade Média ao Início da idade Contemporânea. História e Património, Lisboa.
4. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2009. "Gravura e Obra de Talha Barroca na Lisboa de Setecentos. Apropriação dos modelos e reinvenção das formas", Trabalho apresentado em Iconografia e Fontes de Inspiração. Imagem e Memória da Gravura Europeia. Actas do 3.º Colóquio de Artes Decorativas, In Iconografia e Fontes de Inspiração. Imagem e Memória da Gravura Europeia, Lisboa.
5. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2007. "A Extinção das Ordens Religiosas em 1834 e o seu Impacte na Obra de Talha de Lisboa", Trabalho apresentado em Lisboa e as Ordens Religiosas, In Lisboa e as Ordens Religiosas. Colóquio de História e História da Arte, Lisboa.
6. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2008. "Manuel de Brito. Mestre entalhador do barroco joanino de Lisboa (act. 1720-1739). Uma obra entre dois continentes", Trabalho apresentado em As Artes Decorativas e a Expansão Portuguesa. Imaginário e Viagem, In As Artes Decorativas e a Expansão Portuguesa. Imaginário e Viagem. Actas do 2.º colóquio de Artes Decorativas, Lisboa.
7. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2008. "A Talha Barroca de Lisboa (1670-1720)", Trabalho apresentado em Encontro Aprendizes de Feiticeiro, In Encontro Aprendizes de Feiticeiro, Investigações de doutoramento dos cursos do Instituto de História da Arte da FLUL, Lisboa.
8. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J. 2008. "Devoção e Recreação. Celebrações na igreja inaciana de S. Roque", Trabalho apresentado em Lisboa e a Festa. Celebrações Religiosas e Civis na Cidade Medieval e Moderna, In Lisboa e a Festa. Celebrações Religiosas e Civis na Cidade Medieval e Moderna, Lisboa.
9. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2005. "As Procissões na Lisboa Barroca: Alguns Exemplos de Celebração ao Divino", Trabalho apresentado em Colóquio Formas e Espaços de Sociabilidade, In Actas do Colóquio Formas e Espaços de Sociabilidade, Lisboa.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2015. "Talha e Mobiliário da Sacristia", 1 pp.. Batalha: Direcção Geral do Património Cultural.
2. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2015. "Retábulo de Nossa Senhora do Rosário", 2 pp.. Batalha: Direcção Geral do Património Cultural.
3. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2010. "Carmelitas Descalças", 349-352 pp.. Lisboa: Gradiva.
4. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2010. "Gaspar dos Reis", 1 pp.. Pisa: Edizioni della Normale.
5. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2010. "Carmeliitas do Sagrado Coração de Jesus", 2 pp.. Lisboa: Gradiva.
6. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2010. "Carmelitas de Orihuela", 3 pp.. Lisboa: Gradiva.
7. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2010. "Carmelitas Missionárias Teresianas", 2 pp.. Lisboa: Gradiva.
8. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2010. "Jorge de Santiago", 1 pp.. Pisa: Edizioni della Normale.
9. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2005. "Irmãs de S. José de Cluny", 2 pp.. Lisboa: Livros Horizonte.
10. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2005. "Mariologia", 4 pp.. Lisboa: Livros Horizonte.
11. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2005. "Fraternidade Franciscana da Divina Providência", 2 pp.. Lisboa: Livros Horizonte.
12. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2005. "Culto de Nossa Senhora em Portugal", 6 pp.. Lisboa: Livros Horizonte.
13. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 2005. "Carmelitas Descalças", 4 pp.. Lisboa: Livros Horizonte.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A escultura e a talha da capela-mor da igreja de Santa Maria de Loures (1688-1721): uma nova obra para um novo tempo,Igreja de Santa Maria de Loures: descodificar o passado, projectar o futuro,Loures,2018 (Comunicação).
2. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. O esplendor do ouro: Retábulos de talha dourada na Lisboa do Barroco. Marcas de permanência e de ausência ,O apogeu do Império visto através da ourivesaria ,Lisboa,2018 (Conferência ou palestra).
3. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Vestir e despir a arquitectura: Desmontagem e dispersão de talha barroca nos alvores do século XX, em Portugal ,XXII Congresso Nacional de História del Arte. Vestir la arquitectura,Burgos,2018 (Comunicação).
4. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. O escultor Claude Laprade. De Avignon para Portugal: Geografia de uma obra ,Dia internacional dos Monumentos e Sítios. Modos de Ver: O património religioso na capela de Nossa Senhora da Penha de França,Aveiro-Ílhavo,2018 (Conferência ou palestra).
5. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. O palácio setecentista de Domingos Mendes Dias, ao Chiado. Idealização e construção de uma obra modelar na cidade de Lisboa.,V Colóquio A Casa Senhorial. Anatomia dos interiores,Fafe,2018 (Comunicação).
6. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Fernandes, Ana C. M. Peça em Exposição: o sacrário,Convento do Bom Sucesso. Locutório 1: moradas em diálogo,Lisboa,2017 (Comunicação).
7. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Capela de Talha do Palácio do Manteigueiro ou Condeixa, em Lisboa: um caso de estudo,O Fio da Memória,Lisboa,2017 (Comunicação).
8. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Igreja do Convento Beneditino da Estrelinha: construção/descontrução/reinvenção,Ciclo de palestras Janeiro-Março de 2017,Lisboa,2017 (Conferência ou palestra).
9. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Do convento da Esperança de Lisboa para a igreja matriz de Alpiarça. Caminhos do património móvel desamortizado: Novos usos e funções,VI Jornada Diocesana para os Bens Culturais da Igreja. Diocese de Santarém. Património deslocado. Percurso dos bens conventuais, entre a paróquia e o mercado da arte,Alpiarça, Santarém,2017 (Conferência ou palestra).
10. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. O Escultor Caetano Alberto da Costa: de aprendiz em Lisboa a mestre em Sevilha,Sevilla Lusa. La nación portuguesa en el reino de Sevilla en tiempos del barroco,Sevilha,2017 (Comunicação).
11. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Talha Retabular dos Mosteiros Dominicanos de Elvas: caminhos e descaminhos de uma arte,Conferências Internacionais de Elvas: 750 anos de S. Domingos em Elvas,Elvas,2017 (Comunicação).
12. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Rosada, Mateus. Deslocação, circulação e adaptação de altares de talha dourada nos séculos XIX e XX: casos de estudo entre Portugal e o Brasil,III Simpósio Internacional Jovens Investigadores do Barroco Iberoamericano,Sevilha,2017 (Comunicação).
13. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Presença africana na escultura, em Lisboa, séculos XVII a XX. Expressões de exotismo e convivência,Presença Africana na Arte em Lisboa,Lisboa,2017 (Comunicação).
14. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Talha Barroca de Lisboa e os Movimentos Anticlericais dos séculos XIX e XX,Ciclo de conferências Temas olissiponenses,Lisboa,2016 (Comunicação).
15. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Eloquência do Ouro: Púlpitos Barrocos em Talha Dourada,II Curso Livre de Artes Decorativas. O Aparato Barroco: entre o Sagrado e o Profano,Lisboa,2016 (Conferência ou palestra).
16. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Desenhos e Projectos Preparatórios para a Talha,Colóquio A Talha na Arte Portuguesa,Oeiras,2016 (Comunicação).
17. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. O Património Reinventado. o processo de alienação (1930) e de remontagem do espólio artístico da igreja de Nossa Senhora da Estrela de Lisboa,Congresso Ibero-americano Património, suas matérias e imatérias,Lisboa,2016 (Comunicação).
18. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J. P. Cortejos de Cor. Festas sacras na Lisboa dos Áustria e dos Bragança,Colóquio As Cores de Lisboa,Lisboa,2016 (Comunicação).
19. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Os Altares de Talha Deslocados: metamorfoses e conversões de sentido,Genius Loci-Espaços Sagrados,Porto,2016 (Comunicação).
20. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Do Regular ao Secular: a segunda vida dos altares barrocos conventuais,Seminário o Património Móvel das Ordens Religiosas Face à Desamortização Oitocentista: dinâmicas e desafios,Lisboa,2016 (Comunicação).
21. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. From the Convent to the Museum: displacement and exhibition of baroque gilded woodcarving altars in Portugal,International conference of the Leibniz Research Alliance “Historical Authenticity” Museums – Places of Authenticity?,Mainz,2016 (Comunicação).
22. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. O escultor Claude Laprade: itinerários de um artista do barroco português entre a Provença e Lisboa,Ciclo de Conferências Setembro-Dezembro 2016,Lisboa,2016 (Conferência ou palestra).
23. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Os Tondi della Robbia: difusão, mimetismo e reinvenção das formas nas artes decorativas portuguesas entre o Renascimento e o Barroco ,Robbiana. Esculturas Della Robbia em Portugal. História, Arte e Laboratório (PTDC/HIS-HEC/116742/2010) ,Lisboa,2015 (Comunicação).
24. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Nos Bastidores da Obra de Talha: Dinâmicas sociais da profissão de entalhador na Lisboa barroca,Arquivo Municipal de Lisboa. Um Acervo para a História II,Lisboa,2015 (Comunicação).
25. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Retabulística Barroca de Lisboa entre o Liberalismo e a Actualidade: mecanismos de alienação e de conservação de um património,I Simpósio de História da Arte. O Retábulo no Espaço Iberoamericano: forma, função e iconografia,Lisboa,2015 (Comunicação).
26. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Dourar, Estofar, Encarnar e Pintar: A polivalência artística dos mestres douradores de Lisboa na época barroca ,Gilt-Enart2015- Gilding Materials and Techiques in European Art,Évora,2015 (Comunicação).
27. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Os Retábulos de Talha da Igreja de S. João Baptista do Lumiar: entre cataclismos, remodelações e reformas de sentido ,Colóquio: A Igreja de S. João Baptista do Lumiar. História e Arte,Lisboa,2015 (Comunicação).
28. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Carmelitas. A intimidade que transfigura,Curso Livre de História parte II. História das Ordens e Congregações Religiosas. Cultura, Arte, Património,Lisboa,2015 (Conferência ou palestra).
29. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Arte da Talha Portuguesa: Intermitências do gosto entre a unanimidade e a rejeição,O Gosto 2,Lisboa,2015 (Comunicação).
30. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Reshaping the Law. 19th-century anticlericalism in Portugal and its impact on religious art: the case of gilded wood carving ,Art & Law: Art in Peril ,Cambridge,2015 (Comunicação).
31. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Entalhadores e Douradores nas Irmandades de Lisboa (séculos XVII e XVIII),"Irmãos por Devoção": artistas e relações de trabalho no tempo das irmandades (séculos XVI a XVIII),Lisboa,2015 (Comunicação).
32. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Entre Lisboa e Sevilha: Paralelismos sobre a desamortização dos bens da igreja no século XIX e o seu impacto na obra de talha,II Simpósio Internacional "ENTRE LISBOA E SEVILHA: FAZER AS AMÉRICAS" ,Sevilha,2015 (Comunicação).
33. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Assunção, Ana P. As Campanhas de Obra de Talha da Igreja Matriz de Bucelas: Novos dados,Igreja Matriz de Bucelas,Loures,2015 (Comunicação).
34. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. O Retábulo da Ordem Terceira de S. Francisco de Évora: um caso de estudo no contexto da talha barroca eborense,Retábulos da Cidade de Évora,Évora,2014 (Comunicação).
35. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Fortuna das Obras de Talha de Lisboa no Contexto da Extinção das Ordens Religiosas: Percursos de uma herança patrimonial,Colóquio O Património Artístico das Ordens Religiosas: entre o Liberalismo e a actualidade,Lisboa,2014 (Comunicação).
36. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Vozes do Passado. A arte da talha barroca de Setúbal entre memórias e presenças,Casas Religiosas de Setúbal e Azeitão,Setúbal,2014 (Comunicação).
37. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Talha Barroca: Diálogos entre a Fé e a Arte,Semana dos Museus 2014,Cascais,2014 (Comunicação).
38. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J. P; Pinho, Inês G.. A Devoção do Senhor Jesus do Bonfim. Origem, culto e disseminações, I Congresso Internacional Santuários, Cultura, Arte, Romarias, Peregrinações, Paisagens e Pessoas,Alandroal,2014 (Comunicação).
39. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Nau Portugal de 1940: Talha barroca e cenografia política,A Cidade do Tejo. História, Vida & Imaginário,Lisboa,2014 (Comunicação).
40. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Arte da Talha nas Igrejas da Mouraria: entre a presença e a memória,Conversas da Mouraria: História, Sociedade e Arte,Lisboa,2014 (Comunicação).
41. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. I Tondi Della Robbia e il Sistema delle arti Decorative dal Rinascimento al Barocco in Portogallo,Dialogo Artistico Tra Italia e Portogallo,Bolonha,2014 (Comunicação).
42. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Pereira, Manuel; Sandu, Irina C; Candeias, António; Mirão, José; Miguel, Catarina; Paba, Francesca. More than Gold– An Interdisciplinary, Complementary Study of Gilding Materials and Techniques in Baroque Altarpieces from Portugal ,6th European Symposium on Religious Art, Restoration and Conservation,Florença,2014 (Comunicação).
43. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Murta, Elsa; Sandu, Irina C. Creating the illusion: the marble and stone-­like decoration of the main altarpiece of S. Francis Church, in Viseu,ICOM-CC Working Group Interim Meeting -Polychrome Sculpture: Decorative Practice and Artistic Tradition,Tomar ,2013 (Comunicação).
44. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J; Câmara, Alexandra G.. El uso e pratica del dibujo de ornamentation en Portugal (siglos XVI e XVII),Dibujar las artes aplicadas: dibujo de ornamentación, arquitectura efímera y retablística entre Portugal, España y ltalia,Córdova ,2013 (Comunicação).
45. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Olhares cruzados: o mimetismo ornamental na arte da talha e do azulejo barrocos,Jornada AzuleJaría y Cerámica en Portugal en la Edad Moderna (siglos XVI-XVIII),Sevilha,2013 (Comunicação).
46. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Exaltação da Fé e do Reino: a Retabulística Barroca de Lisboa e o seu papel na construção de um discurso hegemónico da capital ,Os Rostos de Lisboa,Lisboa,2013 (Comunicação).
47. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. O Impacto das Directrizes Tridentinas na Produção da Arte da Talha de Estilo Nacional: O exemplo da escola de Lisboa,Concílio de Trento Restaurar ou Inovar. 450 anos de História,Braga,2013 (Comunicação).
48. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Entre o assombro e a perplexidade: a arte da talha da Lisboa barroca vista pelos Estrangeiros,Lisboa e os Estrangeiros, Lisboa dos Estrangeiros,Lisboa,2013 (Comunicação).
49. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J. Iconografia Olisiponense em Azulejo,Colóquio DIGITILE E ROBBIANA: projectos de investigação e disseminação em Azulejaria e Cerâmica,Lisboa,2013 (Comunicação).
50. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. From Stone to Wood: Claude Laprade and his journey from Provence to Portugal,Inter-Culture 1400-1850: Art, Artists and Migration,Liverpool,2013 (Comunicação).
51. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J. The Portuguese baroque woodcarved altarpieces with marble inlay. The fortune of a joint art in Portugal and old overseas territories,Congresso Internacional Cultural Encounters in the Luso-Hispanic World,Coventry,2013 (Comunicação).
52. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Talha de “Estilo Nacional” da Escola de Lisboa no Tempo e nas Obras de João Antunes,Simpósio João Antunes (1643-1712) e a Arte do seu Tempo,Lisboa,2012 (Comunicação).
53. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. "Entre a Memória e o Presente: A arte da talha na igreja de Nossa Senhora da Purificação de Bucelas",Igreja Matriz de Bucelas: História e Arte,Bucelas,2012 (Comunicação).
54. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Murta, Elsa; Sandu, Irina C. Os púlpitos da Igreja de Nossa Senhora da Pena, em Lisboa: Um estudo histórico, estilístico técnico e material,IV Colóquio de Artes Decorativas: O Móvel e o Seu Espaço,Lisboa,2012 (Comunicação).
55. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A presença da talha nas igrejas de Alfama: Entre os faustos do passado e a vivência do presente,Conversas de Alfama: Doze conferências de História e Arte,Lisboa,2012 (Comunicação).
56. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J. Between Portugal and Europe: identification and analysis of common decorative elements in tiles, woodcarving anda marble inlay in the churches of Lisbon,Journée d`études: L`Art de l`azulejo, histoire d`une pratique ornementale,Paris,2012 (Comunicação).
57. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Reflexos em Vermelho e Ouro: chinoiserie e talha ou a construção de um modelo de renovação artística,Património Cultural Chinês em Portugal,Lisboa,2012 (Comunicação).
58. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Representações Escultóricas de Nossa Senhora da Conceição no Barroco Português. Interacção entre imaginária e obra de talha retabular,Congresso Internacional Ordem da Imaculada Conceição – 500 anos. Santa Beatriz da Silva, Estrela para Novos Rumos,Fátima,2011 (Comunicação).
59. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J; Flor, Susana; Flor, Pedro. Lisboa em Azulejo antes do Terramoto: resultados de uma investigação em curso ,I Encontro de Património Azulejar de Lisboa: O Azulejo e a Cidade,Lisboa,2011 (Comunicação).
60. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Os Altares de Talha Dourada. Do deslumbre do olhar ao abraçar da fé,Colóquio 300 anos da Sé de Santarém. História e Arte,Santarém,2011 (Comunicação).
61. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J. A Panorâmica de Lisboa em Azulejo. Novas Leituras,Ciclo de conferências anuais do Grupo Amigos de Lisboa,Lisboa,2011 (Comunicação).
62. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J. Habsburg spectacle in Lisbon: the arrival of the relics donated by D. João de Borja to the church of Saint Roch (1588),Re-creating Renaissance and Baroque Spectacle: The Hispanic Habsburg Dynasty in Context,Edimburgo,2010 (Comunicação).
63. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. As festas de beatificação de S. Francisco Xavier na igreja de S. Roque de Lisboa: magnificência, erudição e arte ao serviço da fé,Congresso Internacional Ordens e Congregações Religiosas em Portugal. Memória, Presença e Diásporas,Lisboa,2010 (Comunicação).
64. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Saldanha, Sandra. A Retabulística e a Escultura,S. Vicente de Fora. Colóquio, Livro, Exposições Mostra de Produtos Conventuais,Lisboa,2010 (Comunicação).
65. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J. Construindo identidades: reconhecimento dos elementos decorativos comuns na azulejaria, embutidos marmóreos e talha dourada”,Congresso Internacional A Herança de Santos Simões: novas perspectivas para o estudo da Azulejaria e da Cerâmica ,Lisboa,2010 (Comunicação).
66. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Arte da Talha na época Barroca. Identidade e Contexto Artístico,Seminário de Artes Decorativas do Doutoramento em História (especialidade Arte, Património e Restauro),Lisboa,2010 (Conferência ou palestra).
67. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J. A Igreja de Santos-o-Velho e o antigo convento dos Paulistas: História e implantação geográfica na Lisboa do pré-terramoto,Seminário Internacional Visões de Lisboa antes do Terramoto,Lisboa,2010 (Comunicação).
68. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A vez da Escultura. A obra de talha barroca de Lisboa: da cumplicidade à complementaridade das formas,Colóquio Colóquio Internacional de História da Arte A Escultura em Portugal: da Idade Média ao início da Idade Contemporânea: História e Património,,Lisboa,2009 (Comunicação).
69. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Talha Barroca nas Igrejas de Lisboa,Ciclo de Conferências no Palácio do Beau Séjour,Lisboa,2009 (Conferência ou palestra).
70. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Gravura e Obra de Talha Barroca na Lisboa de Setecentos. Apropriação dos modelos e reinvenção das formas,Iconografia e Fontes de Inspiração. Imagem e Memória da Gravura Europeia,Lisboa,2009 (Comunicação).
71. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Talha Barroca de Lisboa (1670-1720),Encontro Aprendizes de Feiticeiro,Lisboa,2008 (Comunicação).
72. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J. Devoção e Recreação. Celebrações na igreja inaciana de S. Roque,colóquio Lisboa e a Festa. Celebrações Religiosas e Civis na Cidade Medieval e Moderna,Lisboa,2008 (Comunicação).
73. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Manuel de Brito: mestre entalhador do barroco joanino de Lisboa (act. 1720-1739). Uma obra entre dois continentes,Colóquio Imaginário e Viagem: As Artes Decorativas e a Expansão Portuguesa,Lisboa,2008 (Comunicação).
74. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Talha Barroca na Esfera da Corte: Recepção, Reinvenção e Difusão dos Modelos,Colóquio O Barroco Duriense sob o Signo de Nicolau Nasoni,Régua,2008 (Comunicação).
75. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Extinção das Ordens Religiosas em 1834 e o seu Impacte na Obra de Talha de Lisboa,Colóquio Lisboa e as Ordens Religiosas ,Lisboa,2007 (Comunicação).
76. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. O Altar-mor da Igreja de Santa Catarina. Um paradigma do barroco joanino,I Ciclo de Conferências para o Estudo dos Bens Culturais da Igreja. Ars Sacra. Formas de Religiosidade e Sacralidade nas Artes Decorativas Portuguesas,Lisboa,2007 (Comunicação).
77. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Arte da Talha em Portugal,Seminário: Artes Decorativas Portuguesas, disciplina curricular do 4.º ano do curso de Licenciatura em Artes Decorativas Portuguesas da Escola Superior de Artes Decorativas Portuguesas, Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva,Lisboa,2006 (Conferência ou palestra).
78. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Arte da Talha do Barroco Joanino de Lisboa,Ciclo de conferências anuais do Grupo Amigos de Lisboa (GAL),Lisboa,2006 (Conferência ou palestra).
79. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Manuel João da Fonseca (act. 1668-1703): Mestre Entalhador da Lisboa Seiscentista,Colóquio Lisboa Barroca e o Barroco de Lisboa,Lisboa,2006 (Comunicação).
80. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Arte da Talha nas Igrejas Dominicanas de Lisboa: Memória e Actualidade,Congresso Internacional Os Dominicanos em Portugal - VIII Centenário,Porto,2006 (Comunicação).
81. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J. As Procissões na Lisboa Barroca. Alguns Exemplos de Celebração ao Divino,Colóquio Formas e Espaços de Sociabilidade,Lisboa,2005 (Comunicação).
82. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J. As Irmandades da Igreja de São Roque: Subsídios para o seu Estudo ,Poder, Sociedade e Cultura Religiosa em Portugal na Época Moderna,Lisboa,2004 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. 16º Curso sobre Ordens Militares: Produção artística de e para as Ordens Religioso-Militares em museus e templos de Lisboa, 2018 (Aperfeiçoamento), promovido por Câmara Municipal de Palmela/Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago/Artis /Faculdade de Letras/universidade de Lisboa.
Duração: 2 dias. Local: Biblioteca municipal de Palmela, Cidade: Palmela, Tipo de participação: Docente.
2. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Formação Avançada em Turismo e Património Religioso, 2017 (Extensão), promovido por Universidade Católica Portuguesa. Lisboa.
Duração: 6 horas. Local: Universidade Católica Portuguesa. Lisboa, Cidade: Lisboa.
3. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Arte da Talha em Portugal: "uma poética da refulgência", 2014 (Extensão), promovido por Museu Casa de Santa Maria.
Duração: 8 horas. Local: Museu Casa de Santa Maria, Cidade: Cascais, Tipo de participação: Docente.
4. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Tesouros das Artes Decorativas Portuguesas: A Arte da Talha entre o Maneirismo e o Barroco, 2011 (Extensão), promovido por Casa Museu Anastácio Gonçalves.
Duração: 4 horas. Local: Casa Museu Anastácio Gonçalves, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
5. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Arte da Talha em Portugal (sécs. XVI-XIX), 2010 (Extensão), promovido por Associação Elucid´art.
Duração: 10 horas. Local: Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, Cidade: Setúbal, Tipo de participação: Docente.
6. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. O Esplendor da Talha, 2010 (Extensão), promovido por Sector dos Bens Culturais do Patriarcado de Lisboa.
Duração: 2 dias. Local: Mosteiro de S. Vicente de Fora -Patriarcado de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
7. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Arte e Património Cristão na Diocese de Lisboa: A arte da Talha na Diocese de Lisboa do Maneirismo ao Barroco, 2009 (Extensão), promovido por Sector dos Bens Culturais do Patriarcado de Lisboa.
Duração: 2 horas. Local: Universidade Católica de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
8. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. I Curso Livre de Artes Decorativas: módulo: Arte da Talha, 2009 (Extensão), promovido por Sector dos Bens Culturais do Patriarcado de Lisboa.
Duração: 6 horas. Local: Universidade Católica Portuguesa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
9. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. História da Arte da Talha em Portugal, 2007 (Extensão), promovido por Instituto de Artes e Ofícios da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva.
Duração: 20 horas. Local: Museu de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.

Edição técnica
Technical edition
1. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Coutinho, Maria J. Actas do Colóquio Lisboa: 1850 até ao Futuro,2013 (Actas).
2. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Ferreira, Maria J; Vale, Teresa. Lisboa e a Festa: Celebrações Religiosas e Civis na Cidade Medieval e Moderna,2009 (Actas).

Organização de evento
Event organization
1. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Igreja de Santa Maria de Loures. Descodificar o passado, construir o futuro,2018 (Simpósio / Organização).
2. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S; Mendonça, Isabel; Coutinho, Maria J. P; Sousa, Gonçalo V. e. A arte do ornamento: sentidos, arquétipos, formas e usos,2017 (Congresso / Organização).
3. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. O Património Móvel das Ordens Religiosas Face à Desamortização Oitocentista: dinâmicas e desafios,2016 (Seminário / Organização).
4. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Conversas da Mouraria. História, Sociedade e Arte,2014 (Simpósio / Organização).
5. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Os Rostos de Lisboa,2013 (Simpósio / Organização).
6. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Conversas de Alfama: Doze Conferências de História e Arte,2012 (Simpósio / Organização).
7. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Lisboa: 1850 até ao Futuro,2011 (Simpósio / Organização).
8. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Cidade Pombalina: História, Urbanismo e Arquitectura. Os 250 anos do Plano da Baixa,2008 (Simpósio).
9. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Lisboa e a Festa. Celebrações Religiosas e Civis na Cidade Medieval e Moderna,2008 (Congresso / Organização).
10. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. Congresso Internacional Inquisição Portuguesa: Tempo, Razão e Circunstância, ,2004 (Congresso / Organização).

Programa de rádio ou TV
Radio or TV show
1. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Arte da Talha do Mosteiro de Tibães,2014 (Comentário).
2. Ferreira, Sílvia M. C. N. A. S. A Arte da Talha do Mosteiro de Tibães,2014 (Comentário).





Dados Complementares (Additional data)


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. Ferreira, Sílvia Maria Cabrita Nogueira Amaral da Silva. Participação no júri de Cristina Edite Cardoso.  Igreja de S. Bartolomeu. Retábulos Colaterais em madeira. Tecnologias de construção e princípios regentes de reabilitação, 2015.  Dissertação (História (Especialidade: Arte, Património e Restauro)) - Universidade de Lisboa.


Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
1. Referee da Revista Anais do Museu Paulista, 2016.
2. Juri do Prémio Fernão Mendes Pinto atribuído pela UALP, 2016.
3. Referee da Revista de Artes Decorativas Da Universidade Católica do Porto, 2015.
4. Referee da revista Cadernos do Arquivo Municipal de Lisboa, 2015.
5. Referee da Revista Cadernos do Arquivo Municipal de Lisboa, 2014.


Participação em eventos
Event participation
Participação como Membro da Comissão Científica
Participation as Member of the Program Committee
1. José Risueño y su época. 1665-1732, 2018 (Simpósio).
Nome do evento: José Risueño y su época. 1665-1732; Nome da Instituição: Universidad de Granada; Cidade do evento: Granada / Palacio de la Madraza.
2. A cópia pictórica, 2017 (Simpósio).
Nome do evento: A cópia pictórica; Nome da Instituição: IHA/FCSH/Universidade NOVA de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian.
3. I Simpósio de História de Arte. O Retábulo no Espaço Iberoamericano. Forma, função e iconografia, 2015 (Simpósio).
Nome do evento: I Simpósio de História da Arte. O Retábulo no Espaço Iberoamericano. Forma, função e iconografia; Nome da Instituição: Instituto de História da Arte/FCSH/Universidade NOVA de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / FCSH/Universidade NOVA de Lisboa.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. International Conference: The art of ornament. Meanings, archetypes, forms and uses, 2017 (Congresso).
Nome do evento: International Conference: The art of ornament. Meanings, archetypes, forms and uses; Nome da Instituição: Instituto de História da Arte/FCSH/universidade NOVA de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa/Sintra / Fundação Calouste Gulbenkian e Palácio de Monserrate.
2. I Simpósio de História da Arte. O Retábulo no Espaço Iberoamericano. Forma, função e iconografia, 2015 (Simpósio).
Nome do evento: I Simpósio de História da Arte. O Retábulo no Espaço Iberoamericano. Forma, função e iconografia; Nome da Instituição: Instituto de História da Arte/FCSH/Universidade Nova de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / FCSH/Universidade NOVA de Lisboa.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
85

Livros e capítulos
Books and book chapters
31
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
3
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
28
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
29
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
13
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
16
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
12
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
9
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
13

Total
Produção técnica
Technical production
105

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
105

Total
Dados complementares
(Additional data)
11

Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
1
Participação em Comissões de Avaliação
Evaluation comissions participation
5
Participação em Eventos
Event participation
5


Outras informações relevantes
Consultora do projecto de estudo financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia intitulado: “GILT-Teller: um estudo interdisciplinar multi-escala das técnicas e dos materiais de douramento em Portugal, 1500-1800” (PTDC/EAT-EAT/116700/2010), desde Fevereiro de 2012 Membro da Comissão Externa de Avaliadores da Revista "Cadernos do Arquivo Municipal" 2.
ª série.
Publicação do Arquivo Municipal de Lisboa - Câmara Municipal de Lisboa.


Visualizações do curriculum [ 2352 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 31-10-2018 às 20:35:38
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis