A Rede TIC e Sociedade é o mais novo esforço a ser realizado em Portugal contra a info-exclusão e a iliteracia digital.

Estamos no limiar de uma nova era e um novo modelo de sociedade firma-se e modifica todas as convenções conhecidas desde a Revolução Industrial. A Sociedade da Informação e do Conhecimento está a mudar, até mesmo as metáforas que tanto conhecemos. Por exemplo, quando falamos em desenvolver algo novo relacionamos sempre esta ação com as definições das “bases”. Até mesmo quando lançamos um novo empreendimento estamos a dizer que “fundamos” algo, uma associação, uma empresa, uma construção. A metáfora do “pilar central” domina o imaginário quando estamos a falar de algo que se inicia. O pilar sobre o qual será “erguido” um novo empreendimento.

Na Sociedade da Informação e do Conhecimento o que domina é a Rede. São os nós que atam a Rede que suportam e mantém as novas estruturas. Deixamos de ter um “pilar” uma “fundação” para estarmos ligados e unidos. É a Estrutura da Rede que permite o desenvolvimento dos novos empreendimentos. É a lógica da Rede que a todos interliga que distribui o esforço necessário para atingirmos os nossos objetivos. Somos um e somos todos ao mesmo tempo. Cada um na sua individualidade e todos nas nossas similaridades.

É este o nosso princípio, estamos unidos e a trabalhar em prol de um objetivo único. E qual é este objetivo? A redução da percentagem da população portuguesa que nunca utilizou a Internet e que se encontra excluída dos benefícios que se obtêm através deste novo modo de interação. Atualmente 1 em cada 3 portugueses (33%) nunca utilizou a Internet. Nunca recebeu um email, nunca esteve numa videochamada com um parente distante, nunca acedeu aos serviços públicos que estão disponíveis a todos os cidadãos. Não tem acesso ao “universo de informação” que é disponibilizado através da Internet, depende dos outros – os media tradicionais – para receber a informação que necessita ou deseja.

O que pretendemos é que cada cidadão possa beneficiar dos serviços, das funcionalidades e de toda a informação que necessitar e que estão à nossa disposição à distância de um clique. Que a utilização, ou não, da Internet possa ser uma escolha de cada cidadão e não uma imposição pela falta de acesso, oportunidade ou conhecimento. É este o nosso principal objetivo. É por este motivo que nos lançamos neste desafio, o desafio de tecer a Rede TIC e Sociedade.

Contacte-nos: 213 911 554/213 917 634

ou envie-nos um email para: ticsociedade@fct.pt

Foto de:  Esmeralda Gonçalinho Foto de:  Fábio Mortari

Formulário de procura