Saltar para Saltar conteúdo

O Mundo na Escola

Entrega de prémios do Concurso Saber Porquê teve lugar no Teatro Thalia

Primeiros prémios foram para equipas do Externato Delfim Ferreira e do Colégio Cedros

Claquete

Os primeiros prémios do Concurso Saber Porquê foram atribuídos à equipa Cilindros, do Externato Delfim Ferreira, de Vila Nova de Famalicão (categoria A), e à equipa Bananas, do Colégio Cedros, de Vila Nova de Gaia (categoria B). Os Cilindros conquistaram o prémio com o seu vídeo “Onde está a capicua de Haydn?” e os Bananas com o vídeo “Quanto mede a espada de um jedi”.

Os vencedores  foram anunciados na tarde do dia 12 de Junho de 2013, numa cerimónia pública que teve lugar  no Teatro Thalia, nas instalações do Ministério da Educação e Ciência na Estrada das Laranjeiras, em Lisboa, e que contou com a presença do ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.

Os segundos prémios couberam à equipa Os Fotões, da EB 2,3 Fernando Pessoa, de  Santa Maria da Feira (categoria A, com o vídeo “Quanto mede a espada de um Jedi”) e à equipa Scientia, da Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia, de Tavira (categoria B, com o vídeo “Números Guardiães”).

O júri decidiu ainda atribuir duas menções honrosas à equipa Betão Armado, da Escola Profissional Gustave Eiffel, de Lisboa, e à equipa GinestalSec, da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, de Santarém.

Ao longo dos sete meses que durou a primeira fase do Concurso Saber Porquê, concluída com as perguntas de Abril, um painel de avaliadores foi seleccionando, de entre as dezenas de vídeos recebidos, as melhores respostas, que passaram à segunda fase de avaliação. Nesta segunda fase, o trabalho de avaliação passou para as mãos de um júri composto por cinco elementos que teve de escolher, de entre os 16 seleccionados na categoria A e dos 29 seleccionados na categoria B, os quatro trabalhos a premiar (um primeiro e um segundo prémio em cada categoria). A lista completa dos premiados encontra-se abaixo.

Pode ler aqui o regulamento do Concurso Saber Porquê e aqui as actas da primeira e da segunda reuniões do júri.

-->