Saltar para Saltar conteúdo

O Mundo na Escola

A Física no dia-a-dia em Timor Leste

Formação de Professores na Escola Portuguesa de DiliEstendendo a Timor-Leste a itinerância de “A Física no dia a dia na escola” promovida pelo programa O Mundo na Escola, uma réplica da exposição viajou para Díli.

A exposição foi inaugurada no dia 5 de maio na Escola Portuguesa Ruy Cinatti (EPRC), com a presença do Vice-Ministro para o Ensino Superior e Ciência de Timor-Leste, Marçal Avelino Ximenes. Ficará patente ao público nesta escola até ao final do mês de Junho, depois do que realizará uma itinerância por outras escolas do país, estando já agendado até ao final do ano de 2014 paragens em escolas do distrito de Díli e de Aileu.

Esta iniciativa é enquadrada por um protocolo de colaboração entre o Ministério da Educação e Ciência de Portugal e o Ministério da Educação de Timor-Leste, no domínio da dinamização do ensino da ciência no sistema educativo timorense, na altura em que Timor assume a presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), sendo Díli capital da ciência e tecnologia.

Esta inauguração foi precedida de uma semana de formação na EPRC assegurada pelos físicos Pedro Brogueira e Filipe Mendes, professores do Instituto Superior Técnico e Graça Brites da equipa executiva do Mundo na Escola, com o objectivo de familiarizar as equipas das escolas por onde está prevista a itinerância com os conteúdos científicos da exposição, discutir as melhores formas de a explorar em contexto escolar e explicar o modelo de gestão da itinerância.

“A Física no dia-a-dia na escola” é uma exposição baseada no livro Física no dia-a-dia de Rómulo de Carvalho que foi adaptada de uma grande exposição do Pavilhão do Conhecimento a uma dimensão adequada para percorrer as escolas do país. Desde Novembro de 2012, já foi exibida em 45 escolas tendo já sido visitada por mais de 63 mil crianças ou jovens.

-->