Saltar para Saltar conteúdo

O Mundo na Escola

Garcia de Orta, o sábio prático

Garcia de OrtaO sábio protagonista desta peça, talvez refugiado na índia, pertenceu à geração de Renascentistas portugueses que souberam, na ciência, na aventura marítima, no campo artístico e literário e na gestão do estado cultivar a experiência, madre de todas as cousas e criar um convívio ético com todos aqueles cujo heroísmo, inteligência e sofrimento produziam grandeza da Pátria. Por isso o ligaram com o seu amigo Camões e com a escrava Bárbara, estabelecendo a ponte entre o estudo, a criatividade, o humor e a afetividade. É uma homenagem simples a uma época e a figuras da nossa história absolutamente excecionais.

Hélder Costa é dramaturgo, encenador e diretor do grupo de teatro A BARRACA. Autor de mais de 50 peças de teatro, tem textos em cena em vários países e dirigiu espetáculos em Espanha, Brasil, Dinamarca e Moçambique. Autor de “Encontros Imaginários”, conversas ficcionadas entre figuras da história universal em exibição em várias cidades portuguesas, Madrid e em preparação em Barcelona e Brasil. Foi autor e encenador das peças O professor de Darwin, estreada na Fundação Calouste Gulbenkian a 21 de fevereiro de 2009, integrada na Exposição A Evolução de Darwin e As peúgas de Einstein, com estreia nos dias 7 e 8 de novembro de 2013 em Sobral e Fortaleza, Ceará, Brasil, integrada no Ano Mundial da Astronomia da ONU.
Em Portugal, esta peça estreou na Barraca a 13 de abril de 2011.

O Mundo na Escola é um programa do Ministério da Educação e Ciência que visa aproximar a escola dos vários saberes, das artes às ciências e às letras.
O tema deste ano letivo é Ciência e Tecnologia.
Saber mais

Brochura
O Mundo na Escola