Saltar para Saltar conteúdo

O Mundo na Escola

saber_porque

 

Resumo de trabalho – Colégio Cedros
Vídeo: Qual o comprimento de uma espada Jedi?

 

Este trabalho surge em resposta à pergunta do mês de novembro do “Mundo na Escola”: “Qual o tamanho de uma espada Jedi?”. Como tal, o objetivo do trabalho é explorar o mundo ficcional da saga “Star Wars” e tentar perceber o conceito da espada Jedi (“sabre de luz”), como é constituida e em que é que isso afeta o seu tamanho. Para ter sido elaborado, foi necessário fazer uma pesquisa. Ao nível da constituição, o sabre de luz é composto por um manípulo e plasma acelerado. Este plasma, o quarto estado da matéria, como fluído de partículas ionizadas, verá as suas cargas separadas quando nele atuar um campo magnético. Se nesse plasma introduzirmos uma partícula, este será acelerado, criando o efeito produzido pelas espadas da saga. Na tentativa de abordar questões como a cor e o ruído, verificámos que existem fenómenos de plasma que possuem comportamentos semelhantes: as lâmpadas de halogénios, tai s como as de Néon são também de plasma, e emitem radiação vermelha, ou então as de Árgon e Mercúrio, que emitem uma radiação azul, que são as cores características das ordens, respetivamente, Sith e Jedi, da saga; por outro lado, tal como num trovão, onde existe uma descarga massiva de energia, ocorre a produção de vibrações que resultam em som.
Assim, concluímos que, apesar desta tecnologia não estar ainda disponível, é plausível imaginá-las como possíveis, mas de comprimento indeterminável, uma vez que, sendo o plasma acelerado, este propagar-se-á infinitamente, se não tiver nenhum tipo de obstáculo, o que se vê efetivamente na saga: um sabre onde o plasma está exposto e sem qualquer tipo de cobertura ou guia. No fundo, porque as forças que atuam nele não são limitadas, este teria o comprimento que quiséssemos.

Saber Porquê Saber Porquê é um concurso de divulgação de ciência em vídeo, dirigido às escolas. Todos os meses são lançadas perguntas sobre temas de ciência a que as escolas devem responder em vídeos de 3 minutos, com rigor e originalidade. Saber mais.

Links

  • laser
  • Coruja
  • laser