Saltar para Saltar conteúdo

O Mundo na Escola

saber_porque
Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia

“À distância de um feixe”

Equipa
Scientia (Carlos Teixeira, Mariana Carlota, Ricardo Oliveira)
Coordenação
Cristina Pereira Castilho
Categoria B Ensino Secundário


Resumo do trabalho

Visto que o funcionamento do laser não é um conteúdo abordado nos programas curriculares de Física e Química (10º e 11º anos) ou de Física (12º Ano), precisámos de recorrer a fontes de referência, a nível bibliográfico, para chegar a uma resposta.

Depois de muita investigação, compreendemos diversos conceitos que estão por detrás da utilização de um laser e conseguimos obter uma resposta: é impossível medir a espada de um Jedi. O sabre de luz não passa, em suma, de ficção científica, visto que a luz é impossível de solidificar (sendo que só com plasma é que se poderia fazer a espada), bem como o feixe de luz é interminável.

Tendo em vista a publicação do vídeo e a sua exibição perante públicos variados, procurámos utilizar exemplos para ilustrar o que acontece, pois, quer queiramos quer não, quase sempre, uma animação vale mais do que mil palavras.

Socorrendo-nos de vários documentos, séries e informações, fomos capazes de, no final, perceber porquê! Afinal, Saber Porquê não é assim tão difícil… :)

Saber Porquê Saber Porquê é um concurso de divulgação de ciência em vídeo, dirigido às escolas. Todos os meses são lançadas perguntas sobre temas de ciência a que as escolas devem responder em vídeos de 3 minutos, com rigor e originalidade. Saber mais.

Links

  • laser
  • Coruja
  • laser