Saltar para Saltar conteúdo

O Mundo na Escola

Acta da Primeira Reunião do Júri do Concurso Saber Porquê

29 de Maio de 2013

O Júri do Concurso Saber Porquê do programa O Mundo na Escola reuniu no dia 29 de Maio de 2013, às 11h00, nas instalações do Ministério da Educação e Ciência, no Palácio das Laranjeiras, Estrada das Laranjeiras, 205.

Estiveram presentes os cinco membros do júri: Ana Eiró, que presidiu; Jorge Relvas; José Vítor Malheiros; Pedro Ferreira Mira e Vasco Trigo.

Esteve ainda presente, a pedido do Júri, a coordenadora do projecto Saber Porquê, Filipa Vala, que não participou nas deliberações.

O Júri discutiu e aprovou por unanimidade os Procedimentos a seguir na Avaliação Final do Concurso Saber Porquê – Segunda Fase que constam em anexo desta acta e que fazem dela parte integrante.

Lisboa, 29 de Maio de 2013

Ana Eiró
Jorge Relvas
José Vítor Malheiros
Pedro Ferreira Mira
Vasco Trigo


 

ANEXO 1

 

Procedimentos a seguir na Avaliação Final do Concurso Saber Porquê – Segunda Fase

Primeira reunião do Júri

Os elementos do júri receberão na sua primeira reunião uma lista de todos os videos seleccionados na primeira fase do Concurso Saber Porquê (16 na categoria A e 29 na categoria B), com os respectivos links para a sua página Web.

Os trabalhos seleccionados na primeira fase serão avaliados pelo Júri com base em quatro critérios:

  • Clareza
  • Rigor científico e profundidade
  • Criatividade e originalidade
  • Qualidade técnica do vídeo

Cada membro do Júri deve classificar cada vídeo individualmente, a partir de sua casa, de acordo com todos e cada um destes critérios, dando uma classificação de 1 (mínimo) a 5 (máximo).

Esta classificação deve ser introduzida por cada membro do júri num formulário que será disponibilizado online para o efeito.

Com base na classificação atribuída online pelo Júri serão seleccionados os seis melhores trabalhos da categoria A e os seis melhores trabalhos da categoria B, através de média aritmética simples.

Segunda reunião do Júri

O júri reunirá numa segunda reunião presencial, no dia 5 de Junho, para proceder à selecção final dos quatro trabalhos premiados:

  • primeiro prémio da categoria A
  • segundo prémio da categoria A
  • primeiro prémio da categoria B
  • segundo prémio da categoria B

Nesta reunião do júri far-se-á a visualização dos doze trabalhos seleccionados e proceder-se-á a nova votação dos trabalhos por parte de todos os membros do júri, usando os mesmos critérios de classificação usados nas fases anteriores.

Qualquer membro do júri tem a prerrogativa de propor a exclusão de qualquer dos trabalhos a concurso devido a falhas de carácter científico ou outras que sejam consideradas graves. A exclusão de um trabalho deve ser proposta por um jurado, deve ser votada pelo júri na reunião presencial e deve reunir maioria simples. Em caso deempate caberá ao presidente do Júri o voto de qualidade.

Serão primeiro visualizados os seis trabalhos mais votados pelos jurados na categoria A e em seguida serão escolhidos, por votação individual:

  • o primeiro prémio da categoria A
  • o segundo prémio da categoria A

Serão depois visualizados os seis trabalhos mais votados pelos jurados na categoria B e em seguida serão escolhidos, por votação individual:

  • o primeiro prémio da categoria B
  • o segundo prémio da categoria B

As votações finais que terão lugar nesta reunião presencial são soberanas e não devem levar em conta, de forma alguma, as votações anteriores (quer as atribuídas na primeira fase de selecção por parte do Painel de Avaliadores quer as atribuídas pelo mesmo Júri através da votação online prévia à reunião presencial).

Não são admitidos empates nem haverá prémios ex-aequo. Em caso de empate numa dada classificação, o Júri deverá proceder a nova votação para desempate.

O Júri pode atribuir Menções Honrosas, de acordo com os critérios que entenda definir.

Uma mesma equipa não pode receber dois prémios (isto é: não pode receber o 1º e 2º prémio de uma dada categoria, mesmo que dois vídeos da sua autoria reúnam a classificação necessária para tal).

Da reunião do júri deverá ser lavrada acta.

As decisões do júri são soberanas e não admitem recurso.

29 Maio 2013

Saber Porquê Saber Porquê é um concurso de divulgação de ciência em vídeo, dirigido às escolas. Todos os meses são lançadas perguntas sobre temas de ciência a que as escolas devem responder em vídeos de 3 minutos, com rigor e originalidade. Saber mais.

Links

  • laser
  • Coruja
  • laser