A Física no dia-a-dia está em
Penacova e Figueiró dos Vinhos
28.01.2013 – As duas réplicas da exposição itinerante A Física no dia-a-dia estão em exibição desde dia 28 na Escola Básica José Malhoa, em Figueiró dos Vinhos, e na EB 2,3/S de Penacova. Ambas as réplicas, que são idênticas, foram baptizadas com nomes de poemas de António Gedeão, já que a exposição que lhes deu origem se baseou no livro homónimo de Rómulo de Carvalho: a que se encontra em Figueiró dos Vinhos é a Vidro Côncavo e a de Penacova chama-se Máquina do Mundo.
A inauguração da Física no dia-a-dia na Escola Básica José Malhoa, em Figueiró dos Vinhos, contou com a presença de Leonor Parreira, Secretária de Estado da Ciência; Fernanda Dias, diretora do Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos; Ana Eiró, diretora do programa O Mundo na Escola; e de Rui Silva, presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos.
Na inauguração da exposição na EB 2,3/S de Penacova estiveram presentes Ana Clara Almeida, diretora do Agrupamento de Escolas de Penacova; Ana Eiró, diretora do programa O Mundo na Escola; Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova; e Cristina Oliveira, diretora dos Serviços Regionais da Educação do Centro.
A Física no dia-a-dia
Últimos dias no Fundão e na Guarda
A exposição A Física no dia-a-dia vai terminar a sua estadia no Fundão e na Guarda na próxima 6ª-feira, dia 25, e prepara-se para seguir viagem, desta vez para Penacova e Figueiró dos Vinhos, onde vai continuar a desvendar os segredos da física e a cativar alunos, pais e professores.
Durante os próximos 15 dias os anfitriões da Física serão a Escola Básica 2/3 de Penacova e a Escola Básica de José Malhoa, de Figueiró dos Vinhos.
As inaugurações de ambas as exposições vão ter lugar no dia 28 de Janeiro – às 10h30 em Penacova e às 15h00 em Figueiró dos Vinhos – contando com a presença da diretora do programa O Mundo na Escola, Ana Maria Eiró.
As visitas às exposições serão, como sempre, acompanhadas pelos monitores Teresa Carvalho e Rui Fonseca que contam, como habitualmente, com a preciosa colaboração dos docentes dos respetivos estabelecimentos de ensino.