Eduardo Marques de Sá levou os seus piões a Leiria
O ginásio da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria, encheu-se de estudantes no passado dia 13 de março para ouvir o matemático Eduardo Marques de Sá, do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, falar sobre “Piões que voam e piões que dormem” em mais uma Grande Aula do programa Mundo na Escola.
Eduardo Marques de Sá demonstrou diferentes tipos de piões, desde o “pião troiano” criado talvez há mais de 3.000 anos – que, como Marques de Sá lembrou, foi uma das estrelas do filme “Inception”, de Christopher Nolan (2010), “a par do outro protagonista, Leonardo DiCaprio” – até ao “pião cambalhota” e a uma colecção de piões caseiros feitos a partir de espetos de madeira e suportes para panelas de cortiça ou de espremedores de limão que se revelaram particularmente dotados.
Durante a aula foram explicados os diferentes movimentos que os piões executam e as regras para fabricar um pião perfeito, capaz de girar durante um longo período de tempo e de permanecer em equilíbrio mesmo a uma baixa velocidade de rotação.
Além dos tradicionais piões de brinquedo a aula abordou ainda os giroscópios, dispositivos que usam as propriedades dos piões para garantir que os navios e os aviões sabem sempre onde está o horizonte, os bumerangues e o voo de cilindros em rotação, capazes de descrever espirais verdadeiramente contra-intuitivas.
Esta foi a segunda aula de Eduardo Marques de Sá sobre piões e boomerangues. A primeira teve lugar no Agrupamento de Escolas de Arganil, no passado mês de Novembro.