Conversas na Escola:
Rómulo de Carvalho e António Gedeão
Ponto final parágrafo
linha a baixo travessão
- Entre Rómulo e António
quantos homens é que estão?
Graça Brites membro da equipa do Programa O Mundo na Escola tem vindo a realizar, no âmbito da exposição A Física no dia-a-dia, a itinerar pelas escolas do país, uma série de conversas com os alunos sobre Rómulo de Carvalho/ António Gedeão.
Esta atividade tem por objetivo apresentar aos alunos as facetas do homem cujas obras, a do professor e a do poeta, são um modelo admirável do encontro e do cruzamento entre a ciência e a literatura. Pretende-se, por esta via, estimular para a leitura da obra de António Gedeão, incutir o interesse pela poesia, mostrar que a compreensão da arte está ao alcance de todos, mas, principalmente, que o poema é algo que se sente, que nos molda a personalidade, nos alimenta e aprimora a sensibilidade, nos desenvolve a capacidade de interpretação e expressão verbal e escrita das nossas emoções, as quais, por vezes, nos parecem impossíveis de traduzir.
A sessão realiza-se em duas partes. A primeira está dividida em três momentos que são de análise e discussão conjunta e na segunda parte os alunos são convidados a realizarem em grupo um breve exercício de estímulo à criatividade.