Regulamento do concurso Saber Porquê
I - Definição, origem, âmbito e objetivo
1. O concurso Saber Porquê é um concurso de vídeos de divulgação de ciência. Os vídeos devem fornecer a resposta a uma questão de carácter científico que é previamente divulgada no site do programa “O Mundo na escola” (www.mundonaescola.pt).
2. O concurso Saber Porquê foi criado pelo programa “O Mundo na Escola” (MnE) e constitui parte integrante das atividades deste programa.
3. O concurso Saber Porquê está aberto à participação de equipas de estudantes do 3º ciclo do ensino básico ou do ensino secundário, de qualquer escola ou agrupamento de escolas de Portugal.
4. O concurso Saber Porquê visa:
a. Estimular nos estudantes o gosto pela pesquisa de informação científica, pela resolução de problemas de carácter científico e pela comunicação inovadora da ciência;
b. Promover a colaboração entre alunos;
c. Dinamizar as atividades de divulgação de ciência na escola;
d. Incentivar um espírito de competição saudável.
II - Participantes
5. Podem participar no concurso Saber Porquê todos os estudantes que frequentem, em Portugal, o 3º ciclo do ensino básico ou o ensino secundário e com idade entre os 12 e os 20 anos, a 30 de Setembro de 2013.
6. Apenas são admitidos a concurso trabalhos realizados em grupo. Cada grupo deve ser constituído por 3 ou 4 elementos, pertencentes ao mesmo ciclo de ensino e à mesma escola ou agrupamento de escolas. Cada grupo deve ser orientado por um professor coordenador, da mesma escola ou agrupamento, que é o responsável pela submissão da candidatura e será a pessoa de contacto entre o grupo e o MnE.
7. Consideram-se, neste concurso, duas categorias:
a. Categoria A – grupos formados por alunos do 3º ciclo do ensino básico
b. Categoria B – grupos formados por alunos do ensino secundário.
III - Mecânica do Concurso
8. A partir do dia 10 de Outubro de 2012, em todos os dias 10 de cada mês, às 20h00, serão publicadas no site do programa “O Mundo na Escola” (www.mundonaescola.pt) as perguntas colocadas a concurso nesse mês. O número de perguntas colocado por mês pode ser variável.
9. Cada grupo de alunos deve escolher uma pergunta e responder-lhe através de um vídeo com a duração máxima de 3 minutos. Cada grupo só pode responder a uma pergunta por mês.
10. Uma vez produzido o vídeo, este deve ser publicado na Internet, num site de acesso público. Cada equipa deve, em seguida, preencher o formulário de participação no concurso Saber Porquê, que se encontra no site do programa O Mundo na Escola (www.mundonaescola.pt).
11. No mesmo dia em que termina o prazo para submissão de candidaturas ao concurso Saber Porquê lançado no mês anterior, a equipa do programa O Mundo na Escola publicará, no site, um vídeo com a resposta dada por um investigador a cada pergunta colocada.
IV - Trabalhos e candidaturas
12. As equipas candidatas devem respeitar os seguintes requisitos:
a. Cada equipa deve ter um nome que a identifique.
b. O vídeo produzido deve ter uma duração máxima de 3 minutos, um tamanho máximo de 200MB e estar em formato mov.
c. O vídeo deve responder apenas a uma questão colocada no site. www.mundonaescola.pt. No vídeo deverá ser clara a questão escolhida e a sua resposta. O genérico final deve incluir o nome da equipa, o nome da escola/agrupamento de escolas e a morada do portal do MnE.
d. Deverá ser elaborado um resumo do trabalho, com um máximo de 400 palavras, escrito em português, que deve incluir os aspetos mais relevantes do trabalho, incluindo a pergunta escolhida e as principais ideias utilizadas na elaboração da resposta.
e. Os trabalhos devem ser submetidos através da Internet pelo professor coordenador, até às 20h00 do dia 10 do mês seguinte à data da publicação das perguntas (ver Calendário abaixo).
f. No ato de submissão da candidatura, o professor coordenador e os alunos devem preencher o formulário online, que inclui o URL do vídeo e o resumo do trabalho (http://www.mundonaescola.pt/?page_id=950).
Calendário:
V - Duas fases do concurso
13. O concurso Saber Porquê possuirá duas fases.
a. Na primeira fase do concurso selecionam-se, em cada categoria (A e B), os melhores vídeos de cada mês (2 a 6, independentemente da questão escolhida, desde que obedeçam a critérios mínimos de qualidade). Estes vídeos serão disponibilizados no site do programa O Mundo na Escola e passarão automaticamente à segunda fase do concurso.
b. A segunda fase do concurso decorrerá no final do ano letivo, estando em competição os vídeos selecionados ao longo das sete edições do concurso. Nesta fase serão selecionados os dois melhores vídeos do ano letivo em cada categoria, a que serão atribuídos um primeiro e um segundo prémios. Será dado destaque aos trabalhos vencedores no site do MnE.
14. Todos os vídeos selecionados na primeira fase serão exibidos no evento de entrega de prémios, a decorrer no final do presente ano letivo, em data e local a anunciar.
15. O número de vídeos a selecionar em cada categoria é decidido pela direção do MnE, tendo por base a classificação feita pelos avaliadores.
VI – Avaliação das candidaturas
1ª Fase
15. Os trabalhos recebidos serão avaliados por um painel de avaliadores, num mínimo de cinco, escolhidos entre professores de diferentes áreas disciplinares do 3º ciclo do ensino básico ou do ensino secundário, comunicadores de ciência e profissionais das artes/audiovisual.
16. Os trabalhos a concurso serão avaliados com base quatro critérios:
a. Clareza
b. Rigor científico e profundidade
c. Criatividade e originalidade.
d. Qualidade técnica do vídeo
17. O painel funciona com base num conjunto de orientações que define os seus procedimentos internos, sendo coordenado por um elemento exterior ao painel que distribui os vídeos concorrentes pelos diversos avaliadores, e que é responsável pela publicação dos vídeos selecionados para a segunda fase do concurso.
18. Os trabalhos que apresentem erros grosseiros do ponto de vista científico, identificados como tal pelos avaliadores no critério b, serão excluídos da seleção e da passagem para a 2ª Fase, independentemente da classificação que obtenham nos outros critérios.
19. Das decisões do painel não pode haver recurso.
2ª Fase
20. Os trabalhos selecionados na primeira fase do concurso são submetidos a uma segunda avaliação, no final do ano letivo, por um júri, formado por um número ímpar de jurados, num mínimo de cinco, que incluirá professores do ensino básico ou secundário, comunicadores de ciência e profissionais das artes/audiovisual.
21. O Júri funciona com base num regulamento que define os seus procedimentos internos.
22. Das decisões do júri não pode haver recurso.
VII - Prémios
23. Na segunda fase do concurso, serão atribuídos prémios aos 2 melhores trabalhos de cada categoria:
a. 1º Prémio: 1 iPad para cada elemento da equipa
b. 2º Prémio: 1 iPod Nano para cada elemento da equipa
24. O Júri pode atribuir prémios ex-aequo.
25. O Júri pode atribuir Menções Honrosas aos trabalhos que possuam um nível de qualidade relevante.
26. Será atribuído um prémio ao Professor Coordenador do projeto vencedor, em cada uma das categorias:
a. um voucher para a participação na Ecsite Annual Conference 2014.
27. Será organizado um encontro de ciência nas escolas das equipas vencedoras no ano letivo 2013/2014.
Veja o regulamento em PDF aqui.