Escola Básica e Secundária da Calheta
Qual a cor do céu à noite?
Equipa
LEDS (Diogo Recharte, João Sousa, Marina Moreira, Sónia Gonçalves)
Coordenador
Cláudia Costa
Categoria B – Ensino Secundário
Resumo de trabalho
Com o propósito de responder à pergunta ” De que cor é o céu à noite?”, elaboramos um vídeo onde tentamos expor conceitos tais como: difração da luz, efeito de Doppler, e a resposta à pergunta.
De dia o céu é azul uma vez que a luz, ao atingir as moléculas da atmosfera, difrata-se em todas as direções, devido aos gases e partículas existentes no ar. A cor azul é mais difratada que as outras cores pois tem um comprimento de onda menor.
A Lua, por exemplo, como não tem atmosfera, a luz não se difrata e o céu é preto, de noite e de dia.
No pôr-do-sol, o tom avermelhado surge pois, devido ao ângulo entre os raios solares e atmosfera, há mais partículas para a luz atravessar. Como o azul é das primeiras cores a serem difratadas, predomina o vermelho.
Para nós é tentador dizer que a cor do céu à noite é preta, mas não é bem assim. À noite, devido à falta de luz, os nossos olhos interpretam como preto. Num dia de lua cheia, longe das luzes da cidade ou outras fontes de luz, podemos comprovar que o céu é azul.
Resumindo, devido à refração da luz, à noite o céu é azul.
O facto de o céu ser escuro à noite é uma prova que o universo teve um início e que está em expansão
Esta pergunta inspirou-nos para o interessante e complexo mundo das física relacionada com astronomia, levando-nos a investigar o porquê das coisas.