Saltar para Saltar conteúdo

O Mundo na Escola

Escola Básica e Secundária da Calheta

Onde está a capicua de Haydn?

Equipa
LEDS (Diogo Recharte, João Sousa, Marina Moreira, Sónia Gonçalves)
Coordenadora
Cláudia Costa
Categoria B – Ensino Secundário


 

Resumo do trabalho

Com o propósito de responder à pergunta ” Onde está a capicua de Haydn?”, elaboramos um vídeo onde tentamos expor conceitos tais como o que é uma capicua, quem foi Haydn e efetivamente onde estão localizadas as capicuas.
Uma capicua é uma sequência de caracteres cuja leitura da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita é igual. Usualmente as capicuas são utilizadas em números ou datas como 12321 e 2002, até em palavras como o nome Ana, mas não é só! Na música também podemos usar capicuas ou palíndromos. Músicos como Bach e Haydn foram marcantes neste campo.
Joseph Haydn foi um dos mais importantes compositores do período clássico. Viveu entre 1732 e 1809. Escreveu 108 sinfonias, nomeou 29 delas com todo tipo de nomes como “Filósofo”, “Mercúrio”, “Funeral”, “Maria Tereza”, “Militar”, “Relógio” ou “Tambor”. Mas a Sinfonia 47, chama-se “O Palíndromo” por causa do terceiro andamento que é composto por várias capicuas. Haydn é considerado o pai da sinfonia clássica e do quarteto de cordas.
Os palíndromos são cálculos complexos, modelos soberbos transformados em arte por músicos. As capicuas são resultados do impulso humano de inventar, calcular, criar e brincar. Tudo isto despertou-nos a curiosidade e fez-nos querer saber porquê.

Saber Porquê Saber Porquê é um concurso de divulgação de ciência em vídeo, dirigido às escolas. Todos os meses são lançadas perguntas sobre temas de ciência a que as escolas devem responder em vídeos de 3 minutos, com rigor e originalidade. Saber mais.

Links

  • laser
  • Coruja
  • laser