Perguntas de março
Como sobrevive o mexilhão das hidrotermais?
A resposta do Mundo na Escola
Os mexilhões das hidrotermais vivem a enormes profundidades num ambiente tóxico e sem luz, condições em que os mexilhões comestíveis nunca desejariam viver. Que características lhes permitem sobreviver nestas circunstâncias é o que nos explica Inês Martins, bióloga marinha do Centro do IMAR da Universidade dos Açores. Ficha técnica
Onde está a capicua de Haydn?
A resposta do Mundo na Escola
Neste episódio vamos descobrir capicuas nos locais mais inesperados. A palavra mágica é simetria e quem nos guia é Carlota Simões, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Ficha técnica
Porque há insetos pretos e amarelos?
A resposta do Mundo na Escola
Em vez de se esconderem, os insetos pretos e amarelos parecem anunciar a sua presença de forma muito conspícua. Porque se anunciam estes animais, é o que nos explica Paulo Gama Mota, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Ficha técnica
Respostas selecionadas para a segunda fase
Categoria A
Escola: Externato Delfim Ferreira – Vila Nova de Famalicão
Vídeo: Onde está a capicua de Haydn?
Equipa: Cilindros
Categoria B
Escola: Escola Profissional Gustave Eiffel – Lisboa
Vídeo: Onde está a capicua de Haydn?
Equipa: Betão Armado
Escola: Escola Secundária Dr. Ginestal Machado – Santarém
Vídeo: Onde está a capicua de Haydn?
Equipa: GinestalSec
Escola: Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia – Tavira
Vídeo: A capicua de Haydn
Equipa: Scientia
Escola: Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo – Leiria
Vídeo: Capicua de Haydn
Equipa: Lobos
Escola: Escola Básica e Secundária da Calheta – Madeira
Vídeo: Onde está a capicua de Haydn?
Equipa: LEDS
Os outros vídeos concorrentes
Escola: Colégio Conciliar de Maria Imaculada – Leiria
Vídeo: Onde está a capicua de Haydn?
Equipa: Néon’s