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O Mundo na Escola

saber_porque
Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia

Números Guardiães

Equipa
Scientia (Carlos Teixeira, Mariana Carlota, Ricardo Oliveira)
Coordenador/a
Cristina Castilho
Categoria B – Ensino Secundário


Resumo do trabalho

Esta é a pergunta a que nos propusemos a responder este mês. Concluindo que 2, 3, 5, 7, 11, 13… se trata da sequência dos números primos iniciámos por pesquisar quais são as aplicações destes números tão carismáticos. Uma das suas utilizações, dadas as suas características únicas, é codificar mensagens. A partir destas informações conseguimos rapidamente ligar todos os restantes elementos da questão e concluímos que se tratava de um mecanismo de encriptação chave pública-chave privada. Em transacções online ou em sistemas informáticos internos existe necessidade de manter certas informações inacessíveis ao público geral. Uma mensagem ou informação é considerada o segredo e queremos enviá-la ao nosso banco. Este codifica todas as informações segundo a mesma chave, esta é a pública. Depois volta a codificar a mensagem desta vez com uma chave única que apenas o banco conhece, a chave privada. Cada uma destas codificações trata-se de multiplicar por um número com enorme ordem de grandeza. Assim a mensagem é facilmente encriptada mas a factorização necessária para inverter o processo é dificílima. No mundo das trocas de informação na internet as informações que devem ser mantidas em segredo conseguem sê-lo graças a sistemas de codificação que se baseiam quase unicamente nas características singulares de massivos números primos. Assim a mensagem é facilmente encriptada mas a factorização necessária para inverter o processo é dificílima.

 

 

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