Agrupamento de Escolas da Batalha
Misturar todas as cores dá branco ou dá preto?
Equipa
4Science (Andreia Caetano, Bernardo Carapito, Rui Batista)
Coordenação
Idalina Rodrigues Carapito
Categoria B – Ensino Secundário
Resumo do trabalho
A resposta esta pergunta não é única, depende do que estamos a falar, de mistura de luzes ou da mistura de pigmentos.
No século XVIII, Isaac Newton fez experiências de decomposição da luz reunindo as cores do espectro visível, o que o levou à conclusão de que a luz branca é uma mistura de luzes de diferentes cores. Mas para obter a luz branca não é necessário todo o espetro da luz branca, bastam luzes vermelha, verde e azul. É por esta razão que estas são apelidadas de cores primárias (RGB- Red, Green, Blue), a base da tecnologia dos ecrãs.
Quando uma luz verde e uma luz vermelha se juntam, a cor resultante não é vermelho-esverdeado nem verde-avermelhado, é amarelo. E se adicionarmos uma terceira luz azul, a cor resultante muda, obtém-se luz branca.
A luz branca é o resultado da adição das cores de luzes primárias , ou o resultado da adição de todas as cores. Para evidenciar este aspeto existe o chamado disco de Newton, que ao ser rodado, origina o branco.
Quanto aos pigmentos a interpretação é diferente, pois estamos a falar da interação da luz com a matéria, em que esta absorve a luz que nela incide.
O mundo que nos rodeia (materiais) é colorido. Essas cores não se devem à emissão de luz por parte dos materiais, mas sim à subtração de uma parte da luz branca que neles incide.
Se tivermos uma luz branca (luz do Sol) a incidir num pigmento verde, este absorve a maior parte da luz, exceto o verde, que é refletido.
No caso de um pigmento amarelo, toda a luz branca que nele incide é absorvida, excepto as luzes vermelha e verde que são refletidas, que em conjunto são interpretadas pelo nosso cérebro como amarelo.
Um pigmento tem a cor da luz ou luzes não absorvidas pelo mesmo. Assim se juntarmos vários pigmentos toda a luz branca é absorvida pois cada pigmento absorve uma parte da luz e todos os pigmentos juntos absorvem a totalidade da luz, resultando assim o preto. É assim que funcionam as impressoras, a tinta preta resulta da mistura de pigmentos magenta, ciano e amarelo (CMYK).
Em suma, podemos afirmar que:
A adição de todas as luzes dá uma luz branca.
A adição de todos os pigmentos dá preto, pois toda a luz que neles incide é absorvida.