Escola Secundária 3 EB Dr. Jorge Augusto Correia
Corujas e GPS: calculando o percurso…
Equipa
Scientia: Carlos Teixeira, Mariana Carlota, Ricardo Oliveira
Coordenadora
Prof.ª Cristina Pereira Castilho
Categoria B – Ensino secundário
Resumo do trabalho
Com base nos conhecimentos sobre GPS adquiridos em situação de aula no 11º Ano, realizámos uma pesquisa sobre padrões comportamentais das corujas, selecionando a informação que contivesse alguma semelhança entre estes elementos.
Os sentidos que tornam as corujas seres com incrível capacidade de localização são a visão e a audição. Uma série de características permite-lhes ver a três dimensões, com grande alcance e definição. Complementado com uma audição infalível capaz de determinar posições, estas aves tornam-se pequenos satélites.
De seguida, explorámos alguns detalhes de funcionamento e construção dos elementos do sistema GPS e voltámos a cruzar informações com a pesquisa sobre as corujas. Encontrámos vários pontos em comum e, esperamos, a resposta.
A constante sincronização dos sinais emitidos pelo satélite e recebidos pelos recetor permite a determinação da distância dos mesmos e assim determinar-se a posição do recetor.
A semelhança entre o sistema GPS e as corujas é o método de localização de objetos, pois ambos se baseiam no mesmo princípio:
a) O recetor GPS capta os sinais enviados pelos vários satélites e, com base nos intervalos de tempo entre cada sinal que é recebido, calcula a sua posição apresentando as três coordenadas geográficas: latitude, longitude e altitude.
b) As corujas, por possuírem ouvidos orientados diferentemente, também são capazes de captar o mesmo som em momentos diferentes em cada ouvido. O intervalo de tempo entre a audição do som por cada ouvido e a diferente intensidade sentida em cada um dá à coruja a localização da fonte do ruído (presa).
Recorrendo a várias fontes de referência, satisfizemos a nossa curiosidade, ficámos intelectualmente mais enriquecidos e usámos a nossa criatividade para transmitir o que aprendemos! Afinal, Saber Porquê não é assim tão difícil…