Pergunta de Outubro
O que têm em comum as corujas e o GPS?
A resposta do Mundo na Escola
Uma característica muito singular da matemática é que, por vezes, apresenta respostas idênticas para problemas aparentemente muito diferentes… Será o caso das corujas e do GPS? Miguel Abreu, do Instituto Superior Técnico, responde a esta questão.
Ficha técnica completa
Respostas selecionadas para a segunda fase
Categoria A
Escola: Agrupamento de Escolas Fernão do Pó – Bombarral
Vídeo: O que as corujas têm em comum com o GPS?
Equipa: Alexandre, Ana, Catarina, Cláudia, Micael
Categoria B
Escola: Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia – Tavira
Vídeo: Corujas e GPS: calculando o percurso…
Equipa: Scientia
Escola: Secundária de Pinheiro e Rosa – Faro
Vídeo: GPS vs Corujas
Equipa: Alexandre Mendes, Emanuel Noivo, Gonçalo Raminho
Escola: Escola Secundária Dr. Ginestal Machado – Santarém
Vídeo: O que têm em comum as corujas e o GPS
Equipa: GinestalSec (João Serrão, Pedro Amaral, Paulo Tomas, Pedro Trigo)
Escola: Colégio Cedros – Vila Nova de Gaia
Vídeo: Coruja e GPS
Equipa: Francisco Machado, Francisco Dias, Luís Almeida
Escola: Escola Profissional Gustave Eiffel – Lisboa
Vídeo: O que têm em comum as corujas e o GPS
Equipa: Betão armado
Nota: Tínhamos inicialmente anunciado a selecção de 4 vídeos (um na categoria A e três na categoria B, mas este número foi posteriormente ampliado para seis (um na categoria A e cinco na categoria B devido à detecção de um erro, que consistiu numa introdução em duplicado de votações online de dois dos avaliadores. O erro foi detectado e corrigido, não tendo prejudicado de forma alguma qualquer dos concorrentes.
Os outros vídeos concorrentes
E.B. 2,3 Júdice Fialho – Portimão
Título: Notícias Corujas e GPS – Saber porquê
Categoria A – 3º Ciclo do Ensino Básico
Coordenadora: Profª Ana Santos
Equipa As Curiosas: Petra Takacs, Jéssica Pomba, Xin Chen
Resumo do Trabalho
E.B. 2,3 Júdice Fialho – Portimão
Título: Cientistas Famosos Corujas e GPS – Saber Porquê
Categoria A – 3º Ciclo do Ensino Básico
Coordenadora: Profª Ana Santos
Equipa Jogadores da Ciência: Catarina Freire, Diogo Guerreiro, Jéssica Silva
Resumo do Trabalho
E.B. 2,3 Júdice Fialho – Portimão
Título: Uma aula de ciências Coruja e GPS – Saber porquê
Categoria A – 3º Ciclo do Ensino Básico
Coordenadora: Profª Ana Santos
Equipa Extraordinariamente malucos pela ciência: Christopher Takacs, Eva Francisco, Mª Beatriz Roque
Resumo do Trabalho
Colégio Cedros – Vila Nova de Gaia
Título: Corujas e GPS – um modelo de explicação
Categoria B – Ensino secundário
Coordenador: Prof Nuno Miguel Gaspar da Silva Francisco
Equipa: Pedro Nunes, João Paulo Salvador, José Pedro Santos
Resumo do Trabalho
Colégio Cedros – Vila Nova de Gaia
Título: A semelhança entre o GPS e as corujas
Categoria B – Ensino secundário
Coordenador: Prof Nuno Miguel Gaspar da Silva Francisco
Equipa: Afonso Melo, João Campos, Tiago Meireles
Resumo do Trabalho
Colégio Conciliar de Maria Imaculada – Leiria
Título: Neons: Corujas e GPS
Categoria A – 3º Ciclo do Ensino Básico
Coordenadora: Profª Sandra Paula
Equipa: Mariana Bento, Raquel Martins, Márcia Francisco, Francisco Sousa
Resumo do Trabalho
Escola Secundária de Pinheiro e Rosa – Faro
Título: Coruja vs GPS
Categoria B – Ensino secundário
Coordenador: Prof. Orlando Sacramento Alho
Equipa: Catarina Duarte, Raquel Duarte, Guilherme Martins
Resumo do Trabalho
Escola Secundária Rainha Dona Amélia – Lisboa
Título: Saber porquê (pergunta de Outubro)
Categoria B – Ensino secundário
Coordenadora: Profª Leonor Santos
Equipa Os três mosqueteiros: Sebastião Rabaça, Miguel Branco, Vasco Câmara
Resumo do Trabalho
Escola Básica 2,3 de Azeitão
Título: Semelhança entre corujas e GPS
Categoria A – 3º Ciclo do Ensino Básico
Coordenadora: Profª Anabela Machado Aguieiras
Equipa: Inês Maria Reis, Ísis Calado, Madalena Mela, Mariana Vales
Resumo do trabalho
Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis – Porto
Título: O que é que a coruja e o GPS têm em comum?
Categoria B – Ensino secundário
Coordenadora: Prof.ª Maria José Campante
Equipa: Ana Catarina Moura, João Silva, Jorge Fidalgo, Maria Clara Lousada
Resumo do Trabalho