Resumo do Trabalho – E.B. 2,3 Júdice Fialho
Equipa: Extraordinariamente malucos pela ciência
Vídeo: Uma aula de ciências Coruja e GPS – Saber porquê
Foi proposto, pela nossa professora de Ciências Físico-químicas, ao nosso grupo participar neste projeto ao qual dissemos que sim. Pesquisámos sobre a pergunta e descobrimos que ambos se orientavam por ecolocalização que é quando a coruja emite um som que não conseguimos ouvir e que se propaga por altas frequências até encontrar um obstáculo e quando chega a esse obstáculo as ondas sonoras voltam novamente para a coruja e ela consegue saber a distância até esse obstáculo para se desviar e o GPS envia ou emite um som idêntico que quando chega ao satélite as ondas sonoras voltam para o GPS.
Tivemos a ideia de fazer uma sala de aula ao qual essa sala tinha uma professora e dois alunos que estavam a aprender a matéria da ecolocalização quando uma aluna pergunta como é que a coruja se orientava à noite? Ao qual a professora explica. Logo de seguida um aluno pergunta sobre o GPS e aí eles percebem que é da mesma maneira; a professora diz exatamente muito bem e explica que se chama ecolocalização.