Escola Profissional Gustave Eiffel
Onde está a capicua de Haydn?
Equipa
Betão Armado (Diogo Ferreira, João Vigário, Gabriel Romão, Sara Pereira)
Coordenador
Rui Pedro Ferreira Januário
Categoria B – Ensino Secundário
Resumo do trabalho
O filme recria um programa de televisão que entrevista pessoas com características muito especiais. A convidada é a senhora Palíndromo que como se percebe ao longo da sua apresentação tem muitas caraterísticas que são palíndromos (exemplo: nome, idade, peso, altura, código postal da terra natal, entre outras).
O livro favorito da convidada é NOGEGON de Luc e François Shuiten (1990). O título da banda desenhada é um palíndromo, mas todo o livro também é construído sobre este princípio. O mundo da Nogegon é governado por simetria. As pessoas têm nomes simétricos e todos os eventos têm um oposto simétrico. A forma de palíndromo do livro é o que realmente traz a história de vida. Os esquemas de painel são todos em pares, uma página sendo o inverso da outra página na extremidade oposta do livro. As páginas são numeradas de 1 a 36 e, em seguida, a partir de 36 a 1.
A música favorita da convidada é a Sinfonia Nº47 de Joseph Haydn, que é onde está escondida a “capicua de Haydn”. Na sinfonia Nº47 de Joseph Haydn, no seu terceiro andamento Minueto e Trio, a sequência de notas é tocada numa ordem e de seguida na ordem inversa, sendo chamado também de “Palíndrome”.
Despois de se definir capicua e palíndromo, e como hobbie da convidada, é apresentado um processo de obter números capicua partindo de um outro qualquer número. É destacado o número 196 por ser o número natural mais pequeno segundo o qual ainda se conseguiu obter um número capicua através do processo indicado.
No último segmento do filme, uma aluna da escola que está a aprender o instrumento violoncelo, através das partituras encontradas, toca um excerto adaptado da obra de Joseph Haydn. Para consultar toco o excerto tocado pela aluna, consultar:
https://www.facebook.com/