Externato Delfim Ferreira
De que cor é o céu à noite?
Equipa
Cilindros (Inês Guimarães, Joana Veloso, Maria Silva, Sofia Marques)
Coordenador
Carlos Alberto Barbosa Folhadela Simões
Categoria A – 3º Ciclo do Ensino Básico
Resumo do trabalho
Com a finalidade de responder à pergunta “de que cor é o céu à noite?” decidimos explorar vários aspetos: o porquê do céu ser azul de dia, as dispersões de Rayleigh e de Mie, a luz que a lua nos transmite e as células cone dos nossos olhos, para finalmente chegar a uma resposta final.
Durante o dia, a Terra é iluminada pela luz branca Sol que sofre dispersão. É dispersa mais luz azul do que vermelha – dispersão de Rayleigh. Para além disto o céu também se apresenta azul de dia devido à quantidade de água existente na Terra, cujas moléculas absorvem a maior partes dos constituintes avermelhados da luz. Existe ainda a dispersão de Mie que está relacionada com partículas existentes na atmosfera e que explica a razão pela qual o céu é branco quando nublado.
Já ao pôr-do-sol, a radiação azul é desviada, pelo que o céu se torna mais avermelhado.
Há noite, apesar de a luz do sol não incidir diretamente na Terra, existe a lua que reflete a luz solar. Desta forma, a dispersão de Rayleigh acontece na mesma, tornando o céu azul.
Assim, de noite, o céu é na mesma azul. Contudo, como a luz da lua é mais fraca que a luz solar, as células cone dos nossos olhos não são estimuladas fazendo com que o céu nos pareça negro.