Escola Básica 2,3 Fernando Pessoa
Quanto mede a espada de um Jedi
Equipa
Os Fotões (Bruna Silva, Fábia Teixeira, Pedro Serrano)
Coordenação
Natália da Conceição Nogueira Pereira
Categoria A – 3º ciclo do Ensino Basico
Resumo do trabalho
A Equipa ‘Os fotões’, para dar resposta à questão colocada, elaborou uma pesquisa sobre a origem da espada no universo cinematográfico. Posteriormente, procurou os fundamentos físicos subjacentes a esta invenção.
A espada de Jedi aparece na saga Star Wars, um clássico do cinema de 1977, que nos mostra um universo fictício e futurista, aliando a tecnologia à ciência. Nesta saga uma elite guerreira representada pelos cavaleiros Jedi usa espadas-laser em vez de armas de fogo. As espadas usadas pelos cavaleiros de Jedi foram inspiradas nas espadas dos Samurais. São denominadas por sabres de luz, e foram usadas pelas duas mais importantes ordens das galáxias: os Sith e os Jedi. Para os Jedi, o sabre de luz é uma forma de defesa e uma ligação ao mundo espiritual da “Força”, enquanto que os Sith utilizam-no como arma de agressão.
A espada de Jedi, apresentada em Star Wars, resulta da ficção científica, tratando-se por isso de uma simulação, algo impossível de ocorrer na realidade.
O comprimento de uma espada Jedi corresponde ao comprimento do difusor onde está aprisionada a luz emitida pelo laser que a constitui. De uma forma mais abrangente, pode-se referir que o seu comprimento será infinito se não encontrar nenhum obstáculo, durante a sua propagação, que provoque a sua reflexão, refração ou absorção.
Um laser é um dispositivo que produz radiação eletromagnética monocromática, com comprimento de onda bem definido. A luz é emitida pelo laser através de um processo de amplificação ótica baseado na emissão estimulada de fotões e só é visível nos meios onde existir matéria, por esse motivo, na elaboração do vídeo apresentado foi utilizado fumo para melhor visualização do feixe. Em função da intensidade da fonte emissora, o laser tem maior ou menor energia de radiação.
Sabe-se que quando uma fonte de luz, extensa ou pontual, emite um feixe de luz, essa luz passa a propagar-se a uma velocidade de 300 000 km/s, no vácuo. Mas também tem a capacidade de se propagar noutros meios. Ao propagar-se, a luz pode atravessar meios materiais transparentes e translúcidos, mas não atravessa os materiais opacos.
A espada de Jedi ou sabre de luz é de facto uma grande invenção da história do cinema de ficção científica.