Externato Delfim Ferreira – Vila Nova de Famalicão
Onde está a capicua de Haydn?
Equipa
Cilindros (Inês Guimarães, Joana Veloso, Maria Silva, Sofia Marques)
Coordenador
Carlos Alberto Barbosa Folhadela Simões
Categoria A – 3º Ciclo do Ensino Básico
Resumo do trabalho
É impressionante como as áreas mais improváveis podem estar relacionadas. Neste vídeo, pudemos constatar uma íntima ligação entre a Matemática e a Música, o que nos fascinou bastante.
Feita a pergunta em consideração, é importante entender dois conceitos essenciais para a compreensão da mesma e formulação da resposta final: o que é uma capicua e quem foi Haydn.
Desta forma, vimos que Haydn foi um grande compositor Austríaco, nascido em 1732, que marcou o “classicismo vienense” ao lado de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven. É considerado o pai da sinfonia, pois foi o primeiro a realmente desenvolver esta forma musical.
Haydn escreveu diversas sonatas para piano, trios, fugas, óperas e concertos, como também músicas de câmara, divertimentos e missas. O seu trabalho foi deveras notável.
Relativamente ao outro ponto, uma capicua ou número palíndromo é um número que se lê de igual forma da esquerda para a direita e da direita para a esquerda, acabando por apresentar uma espécie de simetria. São exemplos de capicuas os números 232, 4114 ou 11. Estas podem ser obtidas por um processo onde é somado sucessivamente um número e o seu reverso. Note-se que, caso este seja uma capicua, já representará o seu reverso.
Finalmente pudemos constatar que a capicua de Haydn se encontra na sua Sinfonia n.º 47, uma peça para orquestra, mais especificamente no minueto e trio que compõe o terceiro andamento da mesma. Isto significa que na primeira parte do minueto e trio há uma determinada sequência de notas que irá ser repetida pela ordem contrária na segunda parte. É por isso que esta sinfonia é conhecida por palíndromo.
Tendo descoberto a capicua de Haydn, compreendemos uma parte do génio musical que este compositor foi ao relacionar um fascinante conceito matemático com a sua música.