Saltar para Saltar conteúdo

O Mundo na Escola

Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia

Tudo ou nada

Equipa
Scientia (Carlos Moura Teixeira, Mariana Casimiro Carlota, Ricardo Rolim Oliveira)
Coordenadora
Cristina Pereira Castilho
Categoria B – Ensino Secundário


Resumo do trabalho

Problema: Misturar todas as cores dá preto ou dá branco?

Para contextualizar o problema, iniciámos por introduzir alguns conceitos relevantes e, posteriormente, realizámos quatro actividades experimentais que possibilitam visualizar a resposta à questão proposta.

Para ajudar a compreender que a cada cor corresponde um determinado comprimento de onda (ou frequência), utilizámos na nossa primeira atividade um espectrofotómetro.

A segunda actividade foi realizada com o objectivo de mostrar que a luz branca é policromática podendo assim ser decomposta, utilizando uma rede de difracção, no conjunto de radiações que a constituem – espectro luminoso.

A terceira actividade é simétrica da anterior – sintetizar a luz branca. Apenas utilizámos candeeiros com filtros das cores primárias – azul, vermelho e verde. Estes filtros absorvem as radiações da luz branca à excepção da cor do filtro. Foi então possível visualizar as cores secundárias da luz e começar a dar resposta à nossa questão – a soma das cores primárias da luz é o branco.

No entanto, ao misturarmos todas as cores primárias da tinta: amarelo, azul-ciano e magenta, juntámos todas as frequências possíveis de serem absorvidas daí que nenhuma é reflectida e observamos o preto. Esta última actividade permitiu chegar a uma resposta.

Ao misturarmos todas as cores em pigmentos, resulta o preto e, se misturarmos todas as cores da luz, obtemos o branco.

Saber Porquê Saber Porquê é um concurso de divulgação de ciência em vídeo, dirigido às escolas. Todos os meses são lançadas perguntas sobre temas de ciência a que as escolas devem responder em vídeos de 3 minutos, com rigor e originalidade. Saber mais.

Links

  • laser
  • Coruja
  • laser