Saltar para Saltar conteúdo

O Mundo na Escola

saber_porque
Colégio Cedros

Coruja e GPS

Equipa
Francisco Machado, Francisco Dias, Luís Almeida
Coordenação
Prof. Nuno Miguel Gaspar da Silva Francisco
Categoria B – Ensino secundário


Resumo do trabalho

Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de responder à pergunta proposta pelo “Mundo na escola” (http://www.mundonaescola.pt/) : “O que têm em comum as corujas e os GPS?”. Perguntámo-nos a nós mesmos como apresentar uma resposta com rigor científico e dados concretos mas de uma forma bastante criativa, sem cair nos “clichês” que tanto vemos hoje em dia. Para isto, decidimos fazer um pequeno teatro em que um dos elementos do grupo faria de neto, curioso e impaciente, e outro tomaria o papel de avô, sábio e sempre pronto a responder a qualquer pergunta. Desenvolvemos então um guião com os aspetos fundamentais da nossa resposta, o facto de ambas as corujas e os GPS utilizarem a triangulação para acharem o que pretendem, mas explicada da mesma maneira que um avô responde ao seu neto, calma e pausadamente mas também de uma forma minuciosa. Com a permissão do nosso colégio, o Colégio Cedros e do nosso professor, Nuno Francisco, para filmar um pequeno vídeo, e com tudo preparado, começámos então as filmagens para este trabalho, tarefa que demorou pouco. A edição do mesmo foi mais trabalhosa e exigiu mais tempo da nossa parte, tudo para assegurar que o vídeo corresponda de facto às nossas expetativas e com rigor científico e a criatividade exigidas pelo concurso. O resultado final ficou de acordo com o pretendido e esperamos que esclareça as mentes curiosas que porventura se questionem acerca deste mesmo assunto.

Saber Porquê Saber Porquê é um concurso de divulgação de ciência em vídeo, dirigido às escolas. Todos os meses são lançadas perguntas sobre temas de ciência a que as escolas devem responder em vídeos de 3 minutos, com rigor e originalidade. Saber mais.

Links

  • laser
  • Coruja
  • laser