E.B. 2,3 Fernando Pessoa
Todas as cores dão branco ou preto?
Equipa
Os Fotões (Bruna Silva, Fábia Teixeira, Pedro Serrano)
Coordenação
Natália Pereira
Categoria A – 3º ciclo do Ensino Basico
Resumo do trabalho
A Equipa ‘Fotões’, para dar resposta à questão colocada, elaborou uma pesquisa sobre os fundamentos teóricos subjacentes aos conceitos físicos de luz e cor. Posteriormente, selecionou o material necessário para a elaboração do vídeo e colocou mãos à obra!
A luz branca é policromática, isto é, constituída por radiações de diferentes cores, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta, radiações que formam o espetro visível da luz branca.
A cor é uma propriedade da luz e representa a perceção provocada pela ação de um feixe de fotões sobre as células especializadas da retina, que transmitem, através de informação pré-processada no nervo ótico, impressões para o sistema nervoso. Os objetos não têm cor própria, apenas refletem um determinado comprimento de onda do espectro de cores. As cores dos objetos só são percebidas na presença da luz. Sem a luz, os olhos do Homem não conseguem captar as cores.
Misturar todas as cores dá…?
Misturar todas as cores dá branco!! Embora a luz branca do Sol seja constituída pelas sete cores do arco-íris, na nossa retina só temos células sensíveis ao vermelho, verde e azul; estas três cores (cores óticas) quando sobrepostas dão branco. A cor detetada pelos olhos é aquela refletida pelo objeto no qual os raios solares incidem.
A luz branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias (vermelho, verde e azul), enquanto o preto corresponde à absorção de todas as cores contidas na luz branca.
Quem pela primeira vez explicou que a luz considerada branca é, na verdade, formada por luzes de várias cores, foi o físico inglês Isaac Newton, observando a luz do Sol depois de a atravessar por um prisma de vidro.
Para comprovar que a luz branca é proveniente da soma dos espectros luminosos, construiu o disco de Newton.
É ainda de referir, que existem dois modelos a considerar quando se estuda a cor: RGB (utiliza luz para produzir cor) e CMYK (baseia-se na qualidade de absorção de luz da tinta impressa em papel).
Na teoria da cor pigmento, ao contrário, da teoria cor luz: misturando-se todas as cores o resultado será preto. Essa mistura de cor-pigmento é chamada de síntese subtrativa, por ser oposta a mistura aditiva que acontece com a cor-luz.