| 
               
                  | Carolina Sofia Sarrazola Barata |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												30/04/2018 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Carolina Sofia Sarrazola Barata |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Barata, Carolina |  
                     | Categoria profissional Position
 | Professor Auxiliar |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Ciências Exactas-Química. Ciências Naturais-Ciências da Terra e do Ambiente.
 
 |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes Rua Diogo Botelho, 1327
 4169-005 Porto
 Portugal
 Telefone: (+351)226196240Extensão: 128
 Fax: (+351)226196244
 Correio electrónico: cbarata@porto.ucp.pt
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Feminino»Female |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2009-2015 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Programa Doutoral em Geociências
                        							(4 anos » years)
                        						. Universidade de Aveiro,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2005-2008 | Mestrado Master degree
 |  
                     | Química Aplicada ao Património Cultural
                        							(2 anos » years)
                        						. Universidade de Lisboa,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1996-1998 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Peritagem em Arte/ Mobiliário
                        							(2 anos » years)
                        						. Escola Superior de Artes Decorativas,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1993-1996 | Bacharelato Bachelor degree
 |  
                     | Tecnologia em Conservação e Restauro
                        						(2 anos » years)
                        					. Instituto Politécnico de Tomar,
                        			Portugal.
 |  
 Formação complementar ( studies) 
               
                  
                     | 2016-2016 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | limpeza e remoção de substâncias filmogénias em arte antiga e contemporânea. Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2010-2010 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | New Methods of Cleaning Surfaces of Paintings. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2010-2010 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Synthetic Resins for Varnishing and Retouching. Stichting Restauratie Atelier Limburg ,
                        			Países Baixos.
 |  
                  
                     | 2009-2009 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | limpeza e remoção de substâncias filmogénias em arte antiga e contemporânea. Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2008-2008 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | limpeza superficial e remoção de substâncias filmogénias em arte antiga e c. Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2007-2007 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Pigments and the Polarizing Microscope. International Academic Projects,
                        			Reino Unido.
 |  
                  
                     | 2007-2007 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Escrita de um Artigo Científico em Conservação e Restauro. Associação de Conservadores Restauradores de Portugal,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2007-2007 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Técnicas de Conservação e Restauro de Pintura em Atmosfera Modificada. Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2006-2006 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Microcirurgia Têxtil Aplicada ao Tratamento de Suportes de Tela. Universitat de Valencia,
                        			Espanha.
 |  
                  
                     | 2002-2002 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Formação Pedagógica de Formadores. Centro de Formação Profissional Para o Comércio e Afins,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 2001-2001 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Curso Elementar de Preservação de Fotografia. Câmara Municipal de Lisboa,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1994-1994 | Curso de curta duração Short course
 |  
                     | Curso Livre de Conservação em Fotografia. Instituto Politécnico de Tomar,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
                  
                     | Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |  
                  
                     | Mar/2009-Actual | Professor Auxiliar |  
                  
                     | Jan/2009-Actual | Outra Situação |  
                  
                     | Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |  
                  
                     | Set/2005-Fev/2009 | Assistente Estagiário |  
                  
                     | Câmara de Comércio Italiana |  
                  
                     | Mai/2002-Ago/2005 | Outra Situação |  
                  
                     | José de Mello Serviços Lda |  
                  
                     | Abr/2002-Ago/2005 | Outra Situação |  
                  
                     | Jan/2002-Abr/2002 | Outra Situação |  
                  
                     | Câmara Municipal de Lisboa |  
                  
                     | Mar/2001-Dez/2001 | Outra Situação |  
                  
                     | Nov/1996-Fev/2001 | Outra Situação |  
 Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities) 
               
                  
                     | Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |  
                  
                     | Jan/2009-Actual |  |  
                     | Linhas de investigação»Research fields: 
 GeoBioTec
 |  
                  
                     | Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |  
 Atividades de Ensino (Teaching activities) 
               
                  
                     | Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |  
                  
                     | Curso»Academic program: Arte - Conservação e Restauro Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           História, materiais e tecnologias III(Regente)Técnicas de Preservação e Conservação de Escultura(Regente)Limpeza de superfícies polícromas e não polícromas(Docente)Conservação Preventiva II(Docente)Teoria e Prática da Cor(Docente)Técnicas de Preservação e Conservação de Pintura II (Docente)Materiais e Tecnologias V(Docente)Conservação Preventiva, Avaliação e Gestão de Risco(Docente)Técnicas de Conservação e Restauro I (Materiais Orgânicos)(Regente)Técnicas de Conservação e Restauro II (Património Integrado)(Regente)Estágio / Dissertação(Regente)Conservação Preventiva de Património Edificado, Bens Móveis e Integrados(Docente)História e Tecnologia dos Materiais do Património Artístico e Cultural(Docente) |  
                  
                     | Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |  
                  
                     | Curso»Academic program: Arte - Conservação e Restauro Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Técnicas de Preservação e Conservação de Materiais Orgânicos I e II(Docente)Materiais e Tecnologias III e IV (Docente)Estudo dos Materiais I e II(Docente)Introdução às Técnicas de Conservação e Restauro II (Docente)Técnicas de Conservação e Restauro I.(Docente) |  
 Atividades de Formação Profissional (Professional education activities) 
                  
                     | Câmara de Comércio Italiana |  
                  
                     | Mai/2002-Ago
                        								/
                        								2005 |  |  
                     | Formação profissional»Professional education: - Conservação e Restauro de Pintura de Cavalete - projecto de formação TECNOLOGIAS
 
 | 
 Linhas de Investigação (Research fields)  
                  
                     | 1. | Estudo, Conservação e Gestão do Património Cultural |  
                     |  | Objectivos»Goals:
                        								A linha de investigação “Estudo, Conservação e Gestão do Património Cultural”, criada no âmbito do CITAR – Centro de I&D da
                        Escola das Artes – em finais de 2007, visa aproximar a área de Arte da Escola das Artes da realidade da pesquisa científica,
                        afirmar a sua vocação neste domínio e contribuir para o desenvolvimento de projectos que possam dar um contributo efectivo
                        às áreas por ela contempladas.  As áreas temáticas inscritas nesta linha de investigação são as seguintes: A - Artes Decorativas
                        B - Conservação de Bens Culturais C - História da Arte do século XX em Portugal D - Gestão do Património  A estratégia proposta
                        não pretende responder apenas à complementaridade entre ensino e investigação – inevitável numa Escola que procura a transmissão
                        e a renovação das práticas artísticas e dos seus campos de estudo – senão que procura responder à necessidade de aprofundar
                        a pesquisa científica em áreas relevantes da vida nacional e internacional. . Domínio Científico:
                        					Humanidades / Área Científica:
                        						Artes.
 Domínio Científico:
                        					Ciências Exactas / Área Científica:
                        						Química.
 Domínio Científico:
                        					Humanidades / Área Científica:
                        						História e Arqueologia.
 Objectivos socio-económicos:
                        					Promoção geral dos conhecimentos.
 Palavras-chave:
                        					Conservação e Restauro; Património Cultural; Património Cultural Digital; Gestão Cultural; Estudos de Materiais; Técnicas Analíticas.
 |  
                  
                     | 2. | Estudo, Conservação e Gestão do Património Cultural |  
                     |  | Objectivos»Goals:
                        								A linha de investigação “Estudo, Conservação e Gestão do Património Cultural”, criada no âmbito do CITAR – Centro de I&D da
                        Escola das Artes – em finais de 2007, visa aproximar a área de Arte da Escola das Artes da realidade da pesquisa científica,
                        afirmar a sua vocação neste domínio e contribuir para o desenvolvimento de projectos que possam dar um contributo efectivo
                        às áreas por ela contempladas.
                        
                        As áreas temáticas inscritas nesta linha de investigação são as seguintes:
                        A - Artes Decorativas
                        B - Conservação de Bens Culturais
                        C - História da Arte do século XX em Portugal
                        D - Gestão do Património
                        
                        A estratégia proposta não pretende responder apenas à complementaridade entre ensino e investigação – inevitável numa Escola
                        que procura a transmissão e a renovação das práticas artísticas e dos seus campos de estudo – senão que procura responder
                        à necessidade de aprofundar a pesquisa científica em áreas relevantes da vida nacional e internacional.
                        . Domínio Científico:
                        					Humanidades / Área Científica:
                        						Artes.
 Domínio Científico:
                        					Ciências Exactas / Área Científica:
                        						Química.
 Domínio Científico:
                        					Humanidades / Área Científica:
                        						História e Arqueologia.
 Objectivos socio-económicos:
                        					Promoção geral dos conhecimentos.
 Palavras-chave:
                        					Conservação e Restauro; Património Cultural; Património Cultural Digital; Gestão Cultural; Estudos de Materiais; Técnicas Analíticas.
 |  
                  
                     | 3. | GeoBioTec |  
                     |  | Domínio Científico:
                        					Humanidades / Área Científica:
                        						Artes.
 Domínio Científico:
                        					Ciências Exactas / Área Científica:
                        						Química.
 Domínio Científico:
                        					Ciências Naturais / Área Científica:
                        						Ciências da Terra e do Ambiente.
 Palavras-chave:
                        					Técnicas Analíticas; Estudos de Materiais; Património Cultural; Intercâmbio institucional.
 | 
 Projetos de Investigação (Research projects)  
               
                  
                     | Participação como Investigador Participation as Researcher
 |  
                  
                     | 2009-2011 Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: 6-15-6-1199. Programa QREN – Eixo Prioritário III – valorização e Qualificação Ambiental e Territorial
 Financiador(es)»Funding:
                        							Quadro de Referência Estratégico Nacional.
 |  
                  
                     | Outro Tipo de Participação Other kind of participation
 |  
                  
                     | 2012-2014 GILT-Teller: an interdisciplinar multi-scale study of gilding techniques and materials in Portugal, 1500-1800-GILT-Teller: an interdisciplinar multi-scale study of gilding techniques and materials in Portugal, 1500-1800
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PTDC/EAT-EAT/116700/2010. Parceiro(s)»Partners:
                        							Universidade Nova de Lisboa; Universidade de Évora; Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes; Universidade de Lisboa.
 Financiador(es)»Funding:
                        							Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
 |  
 Línguas (Languages) 
               
                  
                     | Compreende Understandig
 | Português (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |  
                     | Fala Speaking
 | Português (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco). |  
                     | Lê Reading
 | Português (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |  
                     | Escreve Writing
 | Português  (Bem), Inglês  (Bem), Italiano  (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco). |  
 Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership) 
               
                  
                     | Actual | Associação Profissional de Conservadores-Restauradores ARP, Membro. |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions
 |  
                  
                     | 1. | Barata, Carolina; Sousa, Gonçalo V. e. eds. 2014. Preservar Conservando. Património móvel e integrado da Ordem Terceira de São Francisco do Porto ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-20-4862-8. Porto: Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Cunha, Diana; Barata, Carolina; Pais, Alexandre.  2018. "Four reliquary busts from the former monastery of Madre de Deus: study and conservation", ECR - Estudos de Conservação e Restauro, 8: 96 - 117. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Barata, Carolina; Pereira, Catarina; Gaspar, Rita; Castro, Laura.  2017. "Retouching Scientific Photography   The Glass Plate Negatives Collection at the Natural History and Science Museum   University
                        of Porto", Ge-conservación, 12: 101 - 110. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Barata, Carolina.  2017. "The retable of the chapel of Our Lady of Mercy in the cloister of Oporto’s Cathedral: study, conservation and restoration", Ge-conservación, 12: 137 - 149. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. |  Barata, Carolina; Cruz, António J; Rocha, Fernando T; Reguer, Sollen; Andrejkovicová, Slavka.  2015. "SR-XRD analysis of bole layers in popular and erudite Portuguese gilded baroque retables", Applied Clay Science 116117, November 2: 39 - 45. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Coroado, João; Mendonça, Maria H.  2013. "Caracterização através de análise química da escultura portuguesa sobre madeira de produção erudita e de produção popular
                        da época barroca", Química Nova - Órgão de divulgação da Sociedade Brasileira de Química 36, 1: 21 - 26. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. |  Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E.  2010. "The materials and techniques of polychrome baroque wooden sculpture: three works from Baião, Portugal", International Journal of Conservation Science 1, 1: 19 - 26. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. |  Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E.  2009. "Forma e matéria: a escultura barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas, Portugal", Imagem Brasileira , 4: 203 - 208. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. |  Barata, Carolina; Cruz, António J; Ferro, Marta.  2008. "The visible image is not always correct: the differentiation of layers by optical microscopy in samples’ cross sections", e-conservation magazine, 7: 21 - 25. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E.  2007. "Os materiais e as técnicas usados numa escultura barroca, do Museu de Santa Maria de Lamas, representando São Domingos", Conservar Património, 6: 21 - 30. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Coroado, João.  2009. "Gilding materials and techniques used in erudite and popular portuguese polichrome baroque wooden sculptures", Trabalho apresentado em TECHNART 2009 - Non-Destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage Research, In TECHNART 2009 - Non-Destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage Research, Athens, 27 - 30 April
                        2009, Atenas. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Santos, Alexandra; Barata, Carolina; Subtil, Eulália; Frade, José.  2016. "O estojo de faqueiro e a sua importância na sala de jantar portuguesa durante os séculos XVIII e XIX", Trabalho apresentado em III Colóquio Internacional A Casa Senhorial - Anatomia de Interiores, In Atas do III Colóquio Internacional A Casa Senhorial - Anatomia de Interiores, Porto. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Santos, Alexandra; Barata, Carolina; Subtil, Eulália; Frade, José; Silva, José L.  2016. "Estudo, Conservação e Restauro de um Estojo de Faqueiro do Século XVIII", Trabalho apresentado em I Congreso Iberoamericano de Historia del Mueble, In Atas del I Congreso Iberoamericano de Historia del Mueble, Oviedo. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Barata, Carolina; Vieira, Eduarda; Aguiar, Maria.  2015. "O ensino da Conservação e Restauro na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto: passado, presente e futuro", Trabalho apresentado em Sínteses e Perspectivas para a Conservação e Restauro em Portugal – Jornada Comemorativa do 20º Aniversário da ARP, In Sínteses e Perspectivas para a Conservação e Restauro em Portugal – Jornada Comemorativa do 20º Aniversário da ARP, Lisboa. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Barata, Carolina.  2013. "Estudos pós-graduados e a Ciência da Conservação – alguns trabalhos em curso na Escola das Artes da Universidade Católica
                        Portuguesa", Trabalho apresentado em II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, In PÓS:Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, São João D'El Rei. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Barata, Carolina; Rocha, Fernando T; Andrejkovicová, Slavka; Reguer, Sollen.  2013. "Synchrotron sr-xrd analysis of ground micro samples from gilded portuguese baroque retables", Trabalho apresentado em XV International Clay Conference, In Abstract Book, XV International Clay Conference, Rio de Janeiro. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Maniés, Alexandre; Barata, Carolina; Calvo, Ana.  2013. "The Crucified Bom Jesus de Matosinhos: Technical study and conservation of a medieval sculpture", Trabalho apresentado em Polychrome Sculpture: Decorative Practice and Artistic Tradition, In Polychrome Sculpture: Decorative Practice and Artistic Tradition, Tomar. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E.  2010. "Ground layers in portuguese baroque polychrome wooden sculpture: analytical results", Trabalho apresentado em The Artist's Process, Techbology and Interpretation - Fourth symposium of the Art Technologie Source Research Working Group, In The Artist's Process, Techbology and Interpretation - Proceedings of the fourth symposium of the Art Technologie Source Research
                        Working Group, Viena. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Barata, Carolina; Cruz, António J; Rocha, Fernando T.  2011. "Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do noroeste de Portugal - primeiros resultados", Trabalho apresentado em I Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro, In Actas do I Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro, UCP/CITAR, Porto. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Apresentação oral de trabalho Oral work presentation
 |  
                  
                     | 1. | Barata, Carolina; Vieira, Eduarda; Aguiar, Maria. O ensino da Conservação e Restauro na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto: passado, presente e futuro,Sínteses e Perspectivas para a Conservação e Restauro em Portugal – Jornada Comemorativa do 20º Aniversário da ARP,Lisboa,2015 (Comunicação). |  
                  
                     | 2. | Barata, Carolina; Cruz, António J; Rocha, Fernando T; Andrejkovicová, Slavka; Reguer, Sollen; Candeias, António; Mirão, José. Gilding materials of erudite and popular retables from the baroque in Oporto diocese,Gilt-EnArt - Gilding Materials and Techniques in European Art,ÉVORA, PORTUGAL,2015 (Comunicação). |  
                  
                     | 3. | Silva, José L; Barata, Carolina; Pissarra, José. Wood sampling for species identification in gilded and polychrome works of art. Limits and solutions,GILT-EnArt 2015 – International Conference on Gilding Materials and Techniques in European Art,Évora,2015 (Comunicação). |  
                  
                     | 4. | Barata, Carolina; Cruz, António J; Rocha, Fernando T; Andrejkovicová, Slavka; Reguer, Sollen. SR-XRD analysis of bole layers in popular and erudite Portuguese gilded baroque retables.,Synchrotron Radiation and Neutrons in Art and Archaeology (SR2A 2014),Paris,2014 (Comunicação). 
  |  
                  
                     | 5. | Barata, Carolina; Rocha, Fernando T; Andrejkovicová, Slavka; Reguer, Sollen. Synchrotron sr-xrd analysis of ground micro samples from gilded portuguese baroque retables,XV International Clay Conference,2013 (Poster). |  
                  
                     | 6. | Barata, Carolina. Estudos pós graduados e a Ciência da Conservação – alguns trabalhos em curso na Escola das Artes da Universidade Católica
                        Portuguesa,II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro,São João D’El Rei,2013 (Comunicação). 
  |  
                  
                     | 7. | Maniés, Alexandre; Barata, Carolina; Calvo, Ana. The Crucified Bom Jesus de Matosinhos: Technical study and conservation of a medieval sculpture,Interim Meeting Polychrome Sculpture: Decorative Practice and Artistic Tradition,Tomar,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 8. | Barata, Carolina; Cruz, António J; Rocha, Fernando T. Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do noroeste de Portugal - primeiros resultados,I Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro,Porto,2011 (Comunicação). 
  |  
                  
                     | 9. | Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Coroado, João. The documental sources versus the analytical results: ground layers in Portuguese polychrome wooden sculptures from the Baroque,ICOM-CC ATSR Interim Meeting Technology and Interpretation - Reflecting the artist's Process,Viena,2010 (Poster). |  
                  
                     | 10. | Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Coroado, João. Gilding materials and techniques used in erudite and popular portuguese polichrome baroque wooden sculptures,TECHNART 2009 - Non-Destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage Research,Atenas,2009 (Poster). 
  |  
                  
                     | 11. | Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Mendonça, Maria H. A rare pigment in an unexpected place: realgar in a Portuguese Baroque sculpture with non-erudite features,Colours 2008 - Bridging Science With Art, Évora,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 12. | Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Coroado, João. Preparações em Escultura Barroca Policromada,V Jornadas de Arte e Ciência,Porto,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 13. |  Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Teixeira, Vítor. Forma e matéria: a Escultura Barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas,V Congresso do Centro de Estudos de Imaginária Brasileira (CEIB),Vitória,2007 (Comunicação). |  
                  
                     | 14. | Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E. Materials and Techniques Used in Three Polychrome Baroque Wooden Sculptures from Baião, Portugal,TECHNART 2007 - Non-Destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage Research,Lisboa,2007 (Comunicação). |  
                  
                     | 15. | Barata, Carolina. Olhares Cruzados Sobre Conservação in situ, Formação e Investigação Associada,Conservação e Restauro em Portugal na Encruzilhada de Bolonha,Lisboa,2007 (Comunicação). |  
                  
                     | Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development
 |  
                  
                     | 1. | Barata, Carolina. Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal,2011. Foi coordenadora geral da produção e edição do DVD promocional destinado à divulgação dos resultados da investigação desenvolvida
                           no âmbito do projecto "Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal", que foi distribuido, em Março de 2011, com
                           a edição Norte do Jornal Público.  Paralelamente, coordenou a criação e actualização do web site do projecto onde foi disponibilizada
                           toda a produção científica, bem como informações sobre eventos relacionados com o mesmo:  http://artes.ucp.pt/citar/mtpnp/.
 
  |  
                  
                     | Organização de evento Event organization
 |  
                  
                     | 1. | Barata, Carolina. limpeza superficial e remoção de substâncias filmogénias em arte antiga e contemporânea,2016 (Oficina / Outra). |  
                  
                     | 2. | Barata, Carolina; Sousa, Gonçalo V. e; Vieira, Eduarda. II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro,2013 (Encontro / Outra). |  
                  
                     | 3. | Barata, Carolina; Sousa, Gonçalo V. e; Vieira, Eduarda. VIII Jornadas de Arte e Ciência - Conservação e Restauro de Artes Decorativas de Aplicação Arquitectónica,2012 (Encontro / Organização). 
  |  
                  
                     | 4. | Barata, Carolina; Vieira, Eduarda. Implementação da Conservação Preventiva em Museus e Edifícios Históricos. Caso de Estudo – A Casa Museu de Rui Barbosa,2012 (Oficina / Organização). |  
                  
                     | 5. | Barata, Carolina; Vieira, Eduarda; Sousa, Gonçalo V. e. I Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro,2011 (Encontro / Organização). 
  |  
 Dados Complementares (Additional data) 
               
                  
                     | Tese de Doutoramento Phd Thesis
 |  
                  
                     | 1. | Cláudia Nunes, A conservação das obras de Cândido Portinari pertencentes ao palácio Gustavo Capanema: um estudo analítico dos materiais, 2017. Tese (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador). |  
                  
                     | 2. | Catarina Cortes Pereira , O retoque em negativos de gelatina e prata em vidro de coleções portuguesas. Intencionalidade funcional e estética e metodologias
                        de conservação, 2017. Tese (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |  
                  
                     | 3. | Edmar Gonçalves, Preservação de patrimônio bibliográfico em museus-casas, 2017. Tese (Estudos de Património) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |  
                  
                     | Dissertação de Mestrado Master degree dissertation
 |  
                  
                     | 1. | José Bernardo Carvalho , Estudo, Conservação e Restauro do Retábulo de São Sebastião da Capela de São Sebastião das Carvalheiras, 2016. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |  
                  
                     | 2. | José Luís Amorim Silva, Madeiras usadas em escultura policromada - revisão dos processos metodológicos para a obtenção de amostras e respetiva identificação, 2016. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |  
                  
                     | 3. | José Pedro Almeida , Estudo e Conservação de uma urna relicário da Sé Porto: o caso de estudo da urna do Mártir Santo Aurélio, 2015. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |  
                  
                     | 4. | Alexandra Santos, Intervenção de conservação e restauro de um estojo de faqueiro do século XVIII - estudo material e técnico, 2015. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |  
                  
                     | 5. | Ana Patrícia Monteiro , O retábulo da capela de Nossa Senhora da Piedade do claustro da Sé do Porto: estudo, conservação e restauro, 2015. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |  
                  
                     | 6. | Alexandre Maniés, Estudo e tratamento de conservação e restauro da escultura medieval O Bom Jesus de Matosinhos, 2014. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |  
                  
                     | 7. | Carla Matos, Estudo e tratamento de conservação e restauro da escultura de madeira dourada e policromada de S. João Batista da igreja de
                        S. Francisco do Porto, 2012. Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |  
                  
                     | 8. | Frederico Matos, Conservação e restauro do nicho da escultura em granito de S. Francisco de Assis da igreja de S. Francisco do Porto, 2012. Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |  
                  
                     | 9. | Rita Medina Peixoto, Conservação e restauro da escultura sobre madeira policromada de S. Francisco de Assis de Joaquim Machado de Castro, 2012. Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |  
                  
                     | 1. | Cristina Monteiro , Estudo, Conservação e Restauro de uma Pintura Sobre Madeira – a Porta da Capela da Quinta do Fojo, 2017. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador). |  
                  
                     | 2. | Robson Cristo Oliveira, Inventário, Estudo e avaliação da Coleção de Escultura em Madeira do Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de São Sebastião
                        do Rio de Janeiro, 2017. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |  
                  
                     | 3. | Diana Cunha , Intervenção de Conservação e Restauro e estudo histórico de quatro bustos-relicários da Igreja da Madre de Deus, 2017. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador). |  
                  
                     | 4. | Maria José Távora , Cristo Crucificado. Estudo, conservação e restauro de uma escultura flamenga, 2017. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador). |  
                  
                     | 5. | Rita Ribeiro , Esculturas barrocas policromadas do Convento de São Bento da Avé Maria – Estudo, Conservação e Restauro de um par de Anjos
                        Tocheiros, 2017. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador). |  
                  
                     | 6. | Henrique Madeira Ferreira, Estudo, Conservação e Restauro do Escultura do Santo Isidoro de Sevilha de António Teixeira Lopes, 2017. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |  
                  
                     | 7. | Inês Soares, Estudo, Conservação e Restauro do Alto Relevo alusivo ao nascimento de São Bento e Santa Escolástica no Retábulo da Nossa
                        Senhora da Graça, Igreja de São João Batista da Foz do Douro, 2017. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |  
                  
                     | Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 |  
                  
                     | 1. | Barata, Carolina; Gonçalo de Vasconcelos e Sousa; Maria Aguiar. Participação no júri de Paula Maria dos Santos Trindade Moreira. Reintegração cromática da pintura maneirista “A Flagelação de Cristo”. Problemáticas da reintegração de desgastes no equilíbrio
                        entre a fruição estética e o respeito pela historicidade da obra, 2016.  Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes. |  
                  
                     | 2. | Barata, Carolina; Gonçalo de Vasconcelos e Sousa; Maria Aguiar. Participação no júri de Carolina Branco. Tratamento de rasgões e lacunas em suporte de tela. Retrato equestre de D. Miguel e representação de São José, 2016.  Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes. |  
                  
                     | 3. | Barata, Carolina; Gonçalo de Vasconcelos e Sousa; Maria Aguiar. Participação no júri de Isaura Almeida. Intervenção de Conservação e Restauro de um retrato do séc. XIX. A transparência nas entretelagens versus a utilização de
                        suportes semirrígidos, 2016.  Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes. |  
                  
                     | 4. | Barata, Carolina; Gonçalo de Vasconcelos e Sousa; Maria Aguiar. Participação no júri de Maria de Fátima Teixeira. Conservação e Restauro da pintura sobre madeira A Morte de São Francisco de Assis. Monitorização ambiental e gestão de risco
                        de dano na pintura em estudo por ação da luz natural, 2015.  Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes. |  
                  
                     | 5. | Barata, Carolina; Gonçalo de Vasconcelos e Sousa; Maria Aguiar. Participação no júri de Ana Luísa Ricardo. São Jerónimo, 2015.  Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes. |  
                  
                     | 6. | Barata, Carolina; Gonçalo Vasconcelos e Sousa; Ana Calvo; Agnès Le Gac. Participação no júri de Frederico Matos. Conservação e restauro do nicho da escultura em granito de S. Francisco de Assis da igreja de S. Francisco do Porto, 2012.  Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa. |  
                  
                     | 7. | Barata, Carolina; Gonçalo Vasconcelos e Sousa; Ana Calvo; Agnès Le Gac. Participação no júri de Rita Medina Peixoto. Conservação e restauro da escultura sobre madeira policromada de S. Francisco de Assis de Joaquim Machado de Castro, 2012.  Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa. |  
                  
                     | 8. | Barata, Carolina; Gonçalo Vasconcelos e Sousa; Ana Calvo; Agnès Le Gac. Participação no júri de Carla Matos. Estudo e tratamento de conservação e restauro da escultura de madeira dourada e policromada de S. João Batista da igreja de
                        S. Francisco do Porto, 2012.  Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa. |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Produção técnica Technical production
 |  
                     | Dados complementares data
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 19 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 1 |  
                     
                        | Livros publicados ou organizados Published or organized books
 | 1 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 9 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 9 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 9 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 1 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 8 |  
 
                     
                        | Produção técnica Technical production
 | 21 |  
 
                     
                        | Outros tipos de produção técnica Other technical production
 | 21 |  
 
                     
                        | Dados complementares (Additional data)
 | 27 |  
 
                     
                        | Orientações Orientations
 | 19 |  
                     
                        | Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 | 8 |  Outras informações relevantes 
               
                  
                     | Tem frequentado diversos cursos e outras atividades de atualização profissional de que destaca os mais recentes:  2013 – Ao
                        abrigo do projeto CHARISMA (Cultural Heritage Advanced Research Infrastructures ), projeto cofinanciado pela Comissão Europeia,
                        obteve a atribuição de tempo de feixe na linha DiffAbs do centro de radiação sincrotrão de Paris, SOLEIL Synchrotron, entre
                        os dias 6 e 11 de Fevereiro de 2013. Esta permanência permitiu a realização de análises de difração de raios X com radiação
                        sincrotrão que se revelaram fundamentais para conclusão do plano de trabalho do doutoramento em Geociências.<br>  2010 – Curso
                        New Methods of Cleaning Surfaces of Paintings, ministrado por Richard Wolbers, da Universidade de Delaware e organizado pelo
                        atelier 20/21, que teve lugar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, de 28 de Junho a 2 de Julho, num total de
                        30 horas.
 Curso Synthetic Resins for Varnishing and Retouching, ministrado por René de La Rie, Jill Whitten e Robert
                        Proctor, que teve lugar no SRAL, em Maastricht, entre os dias 1 e 4 de Junho de 2010, num total de 28 horas.
 2009 -
                        Curso de Proteção Contra Radiações Ionizantes, coordenado pelo Eng.
 º Acácio Lima, que teve lugar no Pólo da Foz do Centro
                        Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, de 13 a 20 de Fevereiro de 2009.
 Jornadas Fundacionales do Grupo
                        de Trabalho de Retábulos subordinadas ao tema Estructuras y Sistemas Constructivos en Retablos: Estúdio y Conservación, organizadas
                        pelo Grupo Espanhol do International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works (GEIIC), que tiveram lugar
                        no Museu de belas Artes de Valência San Pio V, de 25 a 27 de Fevereiro de 2009, com um total de 20 horas.
 2008 - Curso
                        Avaliar os riscos do ambiente para as coleções: os objetos aclimatam-se?, lecionado pelo Doutor Stefan Michalski, que decorreu
                        no Campus da Foz da Universidade Católica Portuguesa, nos dias 14, 15 e 16 de Maio de 2008, com um total de 16 horas.
 2007 - Curso Pigments and the Polarizing Microscope, coordenado por Peter McTaggart e promovido por International Academic
                        Projects, que teve lugar em Hare-Somerset, Inglaterra, entre os dias 23 a 27 de Julho de 2007 (40 horas).
 Curso Escrita
                        de um Artigo Científico em Conservação e Restauro, coordenado pelo Prof.
 Doutor António João Cruz, organizado pela Associação
                        de Conservadores Restauradores de Portugal (ARP), que teve lugar no Centro Cultural e Científico de Macau, durante os dias
                        4 e 5 de Junho de 2007 (12 horas).
 Organizou e frequentou o curso de Técnicas de Conservação e Restauro de Pintura em
                        Atmosfera Modificada, coordenado por José Moreira, durante os dias 16 e 17 de Março de 2007, na Escola das Artes da Universidade
                        Católica Portuguesa (12 horas).
 2006 -  Curso Microcirurgia Têxtil Aplicada ao Tratamento de Suportes de Tela, coordenado
                        pelo Professor Winfried Heiber, no Departamento de Conservação e Restauro da Universidade Politécnica de Valência, de 3 a
                        de 3 a 6 de Outubro de 2006.
 
 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												3191
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											23-03-2019
                     											às
                     											20:11:10 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |