| 
               
                  | João Arménio Lamego Lopes |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												30/10/2018 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | João Arménio Lamego Lopes |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Lopes, João |  
                     | Categoria profissional Position
 | Professor Associado com Agregação |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | Universidade do Minho Escola de Psicologia
 Departamento de Psicologia Aplicada
 Campus de Gualtar
 4710-057 Braga
 Portugal
 Correio electrónico: joaols@psi.uminho.pt
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Masculino»Male |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2004 | Agregação Aggregation
 |  
                     | Universidade do Minho,
                        			Portugal. |  
                  
                     | 1996 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Psicologia da Educação. Universidade do Minho,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1991 | Mestrado Master degree
 |  
                     | Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Criança 
                        							(2 anos » years)
                        						. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1975-1981 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Psicologia
                        							(5 anos » years)
                        						. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
               
                  
                     | Jul/2001-Actual | Professor Associado com Agregação |  
 Projetos de Investigação (Research projects)  
               
                  
                     | Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher
 |  
                  
                     | 2011-2013 ENSINO DA LEITURA NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: CRENÇAS, CONHECIMENTOS E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES-Reading instruction in K-4: Teacher s beliefs, teachers  knowledge, and teachers  preparation
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: FFMS/2011. |  
 Línguas (Languages) 
               
                  
                     | Compreende Understandig
 | Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem). |  
                     | Fala Speaking
 | Português (Bem), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco), Inglês (Razoavelmente). |  
                     | Lê Reading
 | Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem). |  
                     | Escreve Writing
 | Português  (Bem), Espanhol (Pouco), Francês (Pouco), Inglês (Razoavelmente). |  
 Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership) 
               
                  
                     | Jun/2011 - Actual | ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro. |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions
 |  
                  
                     | 1. | Lopes, João; Spear-Swerling, Louise; Velasquez, M. G; Oliveira, Célia; Almeida, Leandro S; Araújo, Luísa; Zibulsky, Jamie; Cheesman, E..  2014. Ensino da leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico: Crenças, conhecimentos e formação dos professores. ed. 1. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Espelage, D.; Lopes, João A.  2013. Indisciplina na escola. ed. 1. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Lopes, João A. L; Rutherford, R.; Cruz, M. C; Mathur, S.; Quinn, M..  2011. Competências sociais: Aspectos emocionais, comportamentais e de aprendizagem. ed. 2. Braga: Psiquilíbrios. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. |  Lopes, João A. L.  2010. Conceptualização, avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem: a sofisticada arquitectura de um equívoco. ed. 1. Braga: Psiquilíbrios. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. |  Lopes, João A. L.  2009. Comportamento, aprendizagem e “ensinagem” na ordem e desordem da sala de aula. ed. 1. Braga: Psiquilíbrios. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Lopes, João A. L; Santos, M..  2008. Crenças e práticas de gestão de sala de aula. ed. 1. Coimbra: Quarteto. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Kauffman, J.; Lopes, João A. L.  2007. Pode a Educação Especial deixar de ser especial?. ed. 1. Braga: Psiquilíbrios. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Lopes, João A. L.  2006. Desenvolvimento de competências linguísticas em jardim-de-infância: Manual de Actividades. ed. 1. Porto: ASA. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Lopes, João A. L.  2005. Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: Perspectivas de avaliação e intervenção. ed. 1. Porto: ASA. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Lopes, João A. L; Velasquez, M. G; Fernandes, P. P; Bártolo, V. N.  2004. Aprendizagem, Ensino e Dificuldades da Leitura. ed. 1. Coimbra: Quarteto. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. |  Lopes, João A. L.  2003. A hiperactividade. ed. 1. Coimbra: Quarteto. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 12. | Lopes, João A. L; Rutherford, R..  2001. Problemas de Comportamento na Sala de Aula: Identificação, avaliação e modificação. ed. 2. Porto: Porto Editora. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 13. | Lopes, João A. L.  2001. Problemas de comportamento, problemas de aprendizagem e problemas de “ensinagem”. ed. 1. Coimbra: Quarteto. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 14. | Lopes, João A. L.  1998. Necessidades educativas especiais: Estudos e investigação. ed. 1. Braga: SHO. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 15. | Rutherford, R.; Lopes, João A. L.  1997. Problemas de Comportamento na Sala de Aula: Identificação, avaliação e modificação. ed. 1. Porto: Porto Editora. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. | Lopes, João; Oliveira, Célia G..  2017. Classroom discipline: Theory and practice.  In Classrooms: Academic content and behavior strategy instruction for students with and without disabilities, ed. Jeffrey P. Bakken , 231 - 253. . New York: Nova Science Publishers. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Lopes, João; Cristina, G. M. S; Oliveira, C.; Elliott, J..  2016. Selecting Participants for Dyslexia Studies: Complexities and Challenges .  In Dyslexia: Perspectives, Challenges and Treatment Options , ed. Marilyn Frazier , 145 - 158. . Hauppauge, N.Y. USA: Nova Science Publishers. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Lopes, João; Lemos, M. S.  2014. Motivação para a leitura.  In Os caminhos antes, durante e … depois de aprender a ler , ed. F. L. Viana, I. Ribeiro, A. Baptista , 121 - 147. . Coimbra: Almedina. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Lopes, João A. L.  2014. International perspectives in EBD: Critical issues.  In Handbook of Emotional & Behavioral Difficulties , ed. Philip Garner, James M. Kauffman, Jullian Elliott, 1 - 20. . London: SAGE. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Lopes, João A. L.  2002. Alunos problemáticos em contexto de sala de aula. In M.S. Lemos & T.R. Carvalho .  In O aluno na sala de aula , 153 - 166. . Porto: Porto Editora. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Lopes, João A. L.  2000. Distúrbios exteriorizados de comportamento: Uma perspectiva desenvolvimental.  In Psicopatologia do desenvolvimento , 177 - 218. . Coimbra: Quarteto. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Lopes, João A. L.  1999. Formação de professores do ensino pré-primário: Aspectos psicológicos, educacionais e institucionais.  In Pensar a escola sob os olhares da psicologia , ed. Ana M. Bertão, M.S. Ferreira, & Milice R.dos Santos, 173 - 198. . Porto: Afrontamento. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Lopes, João; Silva, E.; Oliveira, Célia G.; Sass, Daniel A; Martin, N..  2018. "Teacher’s Classroom Management Behavior and Students’ Classroom Misbehavior: A Study with 5th through 9th-Grade Students", Electronic Journal of Research in Educational Psychology 16, 3: 467 - 490. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Watson, S.; Lopes, João; Oliveira, Célia G.; Judge, S..  2018. "Error patterns in Portuguese students' addition and subtraction calculation Tasks: Implications for teaching", Journal for Multicultural Education 12, 1: 67 - 82. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Pinto, Patrícia; Lopes, João A.  2017. "Literacia Pré-Escolar e Desempenho na Leitura na Instrução Primária", Psicologia: Teoria e Pesquisa 32, 4: 1 - 9. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. |  Spear-Swerling, Louise; Lopes, Joao; Oliveira, Celia; Zibulsky, Jamie.  2016. "How Portuguese and American teachers plan for literacy instruction", Annals of Dyslexia 66, 1: 71 - 90. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. |  Sass, Daniel A; Lopes, João; Oliveira, Célia; Martin, Nancy K.  2016. "An evaluation of the Behavior and Instructional Management Scale's psychometric properties using Portuguese teachers", Teaching and Teacher Education 55, 1: 279 - 290. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Watson, S.; Judge, S.; Lopes, João; Oliveira, Celia.  2016. "Number Knowledge and error types of elementary Portuguese students: Implications for instruction", Clinical and Experimental Psychology 2, 1: 2 - 6. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Santos, A. I; Lopes, João.  2016. "Tomada de decisão de profissionais sobre a retirada de menores à família em situações de maus-tratos físicos", Revista Portuguesa de Psicologia 45, 1: 21 - 29. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Lopes, João; Filipe, Carminda; Moniz, A. V.  2014. "Reconhecimento de palavras e velocidade de leitura de texto: Um estudo com medidas repetidas no ensino primário", Revista Portuguesa de Psicologia 43, 43: 9 - 29. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. |  Lopes, João; Santos, Miguel.  2013. "Teachers’ Beliefs, Teachers’ Goals and Teachers’ Classroom Management: A Study with Primary Teachers // Crenças, objectivos
                        e gestão de sala de aula: Um estudo com professores do Ensino Primário", Revista de Psicodidactica / Journal of Psychodidactics 18, 1: 5 - 24. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Lopes, João; Oliveira, Célia; Reed, Lauren; Gable, Robert A.  2013. "Character Education in Portugal", Childhood Education 89, 5: 286 - 289. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. | Lopes, João; Spear-Swerling, Louise; Oliveira, Célia; Velasquez, M. G; Zibulsky, Jamie.  2013. "Actual Disciplinary Knowledge, Perceived Disciplinary Knowledge, Teaching Experience and Teacher’s Training for Reading Instruction:
                        A Study with Primary Portuguese and American Teachers // Conhecimento disciplinar efectivo, conhecimento percebido...", Revista de Psicodidactica / Journal of Psychodidactics 19, 1: 45 - 65. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 12. | Lopes, João.  2012. "Biologising reading problems: The specific case of dyslexia", Contemporary Social Sciences: Journal of the Academy of Social Sciences 7, 2: 215 - 229. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 13. | Magalhães, E.; Lopes, João A. L.  2011. "Auto-conceito em adolescentes institucionalizadas: Um estudo exploratório", Psicologia, XXV: 163 - 180. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 14. | Lopes, João A. L; Fernandes, P. P.  2009. "Emergent literacy beliefs in preschool and kindergarten contexts", Educational Studies in Languages and Literature, 9: 5 - 26. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 15. |  Lopes, João A. L.  2007. "Prevalence and comorbidity of emotional, behavioral and learning problems: A study of 7th-grade students", Education and Treatment of Children, 30 (4): 165 - 181. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 16. |  Gulshak, D.; Lopes, João A. L.  2007. "Interventions for Students with Behavioral Disorders: An International Literature Review", Behavioral Disorders  267-281, 32: 267 - 281. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 17. | Lopes, João A. L.  2005. "Intervention with students with learning, emotional and behavior disorders: Why do we take so long to do it? ", Education and Treatment of Children, 28: 345 - 360. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 18. | Lopes, João A. L; Monteiro, I.; Sil, V.; Rutherford, R.; Quinn, M..  2004. "Teachers' perceptions about teaching problem students in regular classrooms", Education and Treatment of Children, 27: 394 - 419. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 19. | Lopes, João A. L; Cruz, M. C; Rutherford, R..  2002. "The relationship of peer perceptions to student achievement and teacher ratings of 5th and 6th grade students", Education and Treatment of Children, 25: 476 - 495. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 20. | Lopes, João A. L.  1998. "Indisciplina, problemas de comportamento e problemas de aprendizagem no ensino básico", Revista Portuguesa de Educação 11, 2: 57 - 81. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 21. | Lopes, João A. L.  1993. "Classificação em psicopatologia da infância e da adolescência", Psiquiatria Clínica 14, 2: 107 - 115. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Lopes, J.; Madalena, M. M; Spear-Swerling, L.; Zibulski, J..  2015. "Prosody growth and reading comprehension: A longitudinal study from 2nd through the end of 3rd grade", Revista de Psicodidáctica/Journal of Psychodidactics 20, 1: 5 - 23. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Lopes, J.; Almeida, Leandro S.  2015. "Questões e modelos de avaliação e intervenção em Psicologia Escolar: o caso da Europa e América do Norte", Estudos de Psicologia 32, 1: 75 - 85. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Lopes, João; Bueno, Maurício.  2014. "Construção e validação de uma prova de Matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade", Psicologia: Reflexão e Crítica 27, 3: 434 - 442. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Thomas, R.; Lopes, João A. L.  2007. "Diagnosing and treating children with ADHD, OCD, Tourette Syndrome, and conduct Disorder", Psicologia: Teoria, investigação e prática, 12: 237 - 260. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Veríssimo, L.; Lopes, João A. L; Lemos, M. S.  2007. "Dificuldades de aprendizagem: obstáculos à definição e investigação", Revista Portuguesa de investigação Educacional, 6: 47 - 60. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Santos, M.; Lopes, João A. L.  2003. "Popularidade, amizade e auto-conceito", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 8, 2: 233 - 252. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Marinheiro, A. L; Lopes, João A. L.  1999. "Avaliação de problemas de comportamento em idade pré-escolar", Psicologia: Teoria, investigação e prática 4, 1: 91 - 198. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Lopes, João A. L.  1998. "Distúrbio hiperactivo de défice de atenção em contexto escolar: Uma perspectiva psicoeducacional", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 3, 2: 143 - 158. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Lopes, João A. L; Cruz, M. C.  1998. "A avaliação dos problemas de aprendizagem no 2º Ciclo do Ensino Básico e os regimes educativos para alunos com insucesso escolar", Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 3, 2: 285 - 296. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Sil, V.; Lopes, João A. L.  2010. "A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ALUNOS COM BAIXO RENDIMENTO ACADÉMICO/ESCOLAR: ESTUDO COM PROFESSORES
                        DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO", Trabalho apresentado em Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, In I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 1. | Lopes, João A. L.  2001. "Dislexia, disortografia e disgrafia", 176 pp.. Lisboa: McGraw Hill. (Livro) |  
                  
                     | Outra produção científica Other scientific production
 |  
                  
                     | 1. | Lopes, João A.  2014. "International perspectives in EBD: Critical issues". Sem local: SAGE Publications. |  
                  
                     | Organização de evento Event organization
 |  
                  
                     | 1. | Lopes, João. Dyslexia in debate: National and International Trends ,2014 (Conferência). |  
                  
                     | 2. | Lopes, João A. L. IV Encontro sobre Maus-Tratos, Negligência e Risco na Infância e na Adolescência,2011 (Conferência). |  
                  
                     | 3. | Lopes, João A. L. III Encontro Nacional sobre Maus-Tratos, Negligência e Risco na Infância e na Adolescência,2009 (Conferência). |  
                  
                     | 4. | Lopes, João A. L. II Encontro Nacional Infância e Adolescência - Cultura, Ciência, Educação e Desporto na Promoção do Desenvolvimento Humano,2004 (Conferência / Organização). |  
                  
                     | 5. | Lopes, João A. L. I Encontro Nacional sobre Maus-Tratos, Negligência e Risco na Infância e na Adolescência,2002 (Conferência / Organização). |  
                  
                     | 6. | Lopes, João A. L. “Quem não lê é como quem não sabe” – encontro sobre promoção da leitura e da escrita em alunos do ensino básico,2001 (Conferência / Organização). |  
 Dados Complementares (Additional data) 
               
                  
                     | Tese de Doutoramento Phd Thesis
 |  
                  
                     | 1. | Ana Isabel Fernandes Santos, Decision-making processes in child abuse situations, 2017. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 2. | Susana de Jesus Moreira da Cunha da Cruz Cerqueira, João Lopes, 2013. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 3. | Patrícia Alexandra Braga Pinto, Experiências literácitas na educação pré-escolar e desempenho na leitura no 1.º e 2.º anos de escolaridade, 2012. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 4. | Lurdes Lopes Veríssimo Lisboa, Trajectórias de desenvolvimento das dificuldades de aprendizagem e suas consequência motivacionais e sociais, 2012. Tese (Psicologia) - Universidade do Porto (Orientador). |  
                  
                     | 5. | Maria Vânia Cardoso de Lima Bastos, Percursos escolares de pessoas sem-abrigo, 2011. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 6. | Susana Cristina Rodrigues Ferreira de Sousa Moreira Marinho , Problemas emocionais, comportamentais e de realização escolar: concepções de professores do Ensino Básico, 2011. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 7. | Vítor Manuel Cortinhas Sil., Estratégias pedagógicas no ensino de alunos em risco de insucesso escolar: Estudo com professores do ensino Básico., 2009. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 8. | António Manuel Pereira Vargas Moniz, Reconhecimento de palavras escritas e competência leitora: Construção e validação do teste de avaliação do reconhecimento
                        de palavras escritas (T.A.R.P.E.), 2009. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 9. | Maria Gabriela Morais de Castro Fernandes Velasquez, Percursos Desenvolvimentais de Leitura e Escrita: Estudo Longitudinal com Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2007. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 10. | Paulo Ferreira del Pino Fernandes, Concepções e práticas de literacia emergente em contexto de jardim-de-infância, 2007. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 11. | Miguel Augusto Meneses da Silva Santos, Gestão de sala de aula: Crenças e práticas de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2006. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | Dissertação de Mestrado Master degree dissertation
 |  
                  
                     | 1. | Elisabete Regina Pereira da Silva, Perfis de gestão de sala aula, indisciplina percebida e perceção de eficácia do professor , 2014. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 2. | Ana Paula de Carvalho Borges Cabral Silva, Rendimento académico em crianças e jovens institucionalizados e não institucionalizados: um estudo comparado, 2014. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 3. | Maria Madalena Sequeira de Miranda Baptista da Silva , Prosody and reading comprehension development: a longitudinal study with elementary school children, 2013. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 4. | Ana Catarina Ferreira Lopes de Jesus , Olfactory thresholds and olfactory adaptation: A comparative study with blind subjects and sighted subjects, 2013. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Co-orientador). |  
                  
                     | 5. | Ana Isabel Fernandes Santos , Professionals’ decision-making about children foster care, 2012. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 6. | Carminda Sofia Fernandes Filipe , Word recognition and reading speed, 2011. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 7. | Carina Liliana Ferreira Marques , Professionals’ perceptions about the New Opportunities program: an exploratory study , 2011. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 8. | Ana Rita Simões da Costa , Parental representations about the past and the future of their mentally handicapped children, 2010. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 9. | Catarina Vanessa Protomártir , Error patterns in computation: students’ achievements and teachers’ perceptions, 2010. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 10. | Rosa Maria Nogueira Gonçalves , Reading comprehension, word math problem solving and school achievement: a study with 4th grade students , 2010. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 11. | Nádia Patrícia Pereira Neiva , Perceptions about the effectiveness of interventions with families in social risk situations, 2010. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 12. | Rui Carlos Guedes de Carvalho, Reading, computation and motivation involvement in math word problems: a study with 5th graders, 2010. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Co-orientador). |  
                  
                     | 13. | Nuna Susana Barbosa da Silva , Efficacy factors in school: A case study in the basic and in a basic and in a secondary school, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 14. | Ana Patrícia Gonçalves Pereira , Perceptions about dyslexia: a study with regular teachers, speail education teachers, psychologists and psychology students, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 15. | Rosa Maria da Silva Fernandes Fontes , Features of human pragmatics in Asperger’s’ syndrome children, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 16. | Filipa Daniela de Sousa e Costa , Error patterns in computation: a study with 3rd and 4th graders, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 17. | Rita Alexandra Gonçalves Rodrigues , Teaching strategies for learning disabled students. A study with elementary school teachers, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 18. | Raquel Sameiro Lima da Costa , Social skills in ADHD children, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 19. | Liliana Ribas Maciel Lima , Reading comprehension and school achievement in elementary school children, 2009. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 20. | Paula Cristina Lopes Miranda , Indicators of school effectiveness: a study with two basic and secondary schools, 2008. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 21. | Paulo Roberto Castanho Coelho , Inclusion and mental deficiency: a study with elementary school children, 2008. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 22. | Eunice Pereira Magalhães , Victimization experiences: an exploratory study with children and adolescents, 2008. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 23. | Clara Maria Pimenta Marques de Queirós, Problemas de comportamento e dificuldades de aprendizagem em contexto de sala de aula: Um estudo com alunos do 3º ciclo de
                        ensino básico, 2006. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 24. | Filomena Maria da Silva Vieira, Percepção e atribuições de professores do ensino básico sobre o (in)sucesso escolar na Língua Materna: um estudo exploratório, 2006. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 25. | Isolina Fernanda Ferreira e Camisão, Percepção dos professores do ensino básico acerca da inclusão educativa de alunos com necessidades educativas especiais, 2005. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 26. | Práticas educativas e empenhamento na leitura em alunos do 1, Práticas educativas e empenhamento na leitura em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2003. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 27. | Vítor Manuel Cortinhas Sil, Alunos em situação de insucesso escolar: Percepções, estratégias e opiniões dos professores, 2002. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 28. | Maria Gabriela Morais da Castro Fernandes Velasquez, Consciência Fonológica e Conceitos Acerca da Escrita: Um Estudo com Alunos do 1º Ano de Escolaridade, 2002. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 29. | Maria Leonor Antunes da Cunha Rodrigues Sousa, Avaliação psicopedagógica das dificuldades de aprendizagem: O difícil consenso de critérios”, 2001. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 30. | Susana Cristina Moreira Marinho , Psicopatologia e Deficiência Mental: Fragmentos no Cristal, 2000. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 31. | Maria Isabel da Costa Monteiro , Percepções dos professores do ensino básico acerca de alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou problemas de comportamento:
                        um estudo exploratório a propósito da inclusão educativa, 2000. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | 32. | Miguel Augusto Meneses da Silva Santos , Relações com os Pares e Auto-Conceito: Estudo das Interacções entre a Popularidade, a Amizade e as Percepções de Auto-Competência, 1999. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho (Orientador). |  
                  
                     | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 |  
                  
                     | 1. | Lopes, João Arménio Lamego. Beyond Behavior, Função ou tipo de participação: Reviewer. |  
                     | 2. | Lopes, João Arménio Lamego. International Journal of Early Childhood Special Education (INT-JECSE) , Função ou tipo de participação: Corpo editorial. 
  |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Produção técnica Technical production
 |  
                     | Dados complementares data
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 55 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 22 |  
                     
                        | Livros publicados ou organizados Published or organized books
 | 15 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 7 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 30 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 21 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 9 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 1 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 1 |  
                     
                        | Outros tipos de produção científica Other scientific production
 | 2 |  
 
                     
                        | Produção técnica Technical production
 | 6 |  
 
                     
                        | Outros tipos de produção técnica Other technical production
 | 6 |  
 
                     
                        | Dados complementares (Additional data)
 | 45 |  
 
                     
                        | Orientações Orientations
 | 43 |  
                     
                        | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 | 2 |  Outras informações relevantes 
               
                  
                     | Presidente do Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores (CCPFCP)    Membro do Conselho Geral do IAVE
                        (Instituto de Avaliação Educativa)
                        Director do Departamento de Psicologia Aplicada - Escola de Psicologia - Universidade do Minho
                        Representante de Portugal no CERI-Governing Board - OCDE |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												7529
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											23-03-2019
                     											às
                     											20:16:10 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |