Curriculum Vitae

LEONOR MARIA DE LIMA TORRES

Data da última atualização »Last update : 13/06/2015


LEONOR MARIA DE LIMA TORRES. É Professor Associado na Universidade do Minho. Publicou 28 artigos em revistas especializadas, possui 16 capítulos de livros e 6 livros publicados. Possui 4 itens de produção técnica. Actua na área de Sociologia Nas suas actividades profissionais interagiu com 33 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=6098804636635004


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
LEONOR MARIA DE LIMA TORRES
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
TORRES, LEONOR
Categoria profissional
Position
Professor Associado
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Sociologia.
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Departamento de Ciências Sociais da Educação
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Portugal
Telefone: (+351)253604634
Correio electrónico: leonort@ie.uminho.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
1995-2004 Doutoramento
Phd
Área de Conhecimento de Organização e Administração Escolar (3 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

1991-1995 Mestrado
Master degree
Mestrado em Educação, especialidade em Administração Escolar.
Universidade do Minho, Portugal.

1986-1990 Licenciatura
Licentiate degree
Sociologia.
Universidade do Porto, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Out/2009-Actual Professor Associado

Universidade do Minho
Mar/2004-Set/2009 Professor Auxiliar

Universidade do Minho
Set/1995-Fev/2004 Assistente

Universidade do Minho
Abr/1991-Set/1995 Assistente Estagiário

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Set/1990-Set/1991 Outra Situação





Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Inglês (Pouco), Francês (Pouco).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Pouco), Francês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Associação de Profissionais de Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho (APSIOT), Membro.
Actual Association Francophone Internationale de Rechercehe Scientifique en Education (AIPELF/AFIRSE – Secção portuguesa), Membro.
Actual Fórum Português de Administração Educacional, Membro.
1992- Actual Associação Portuguesa de Sociologia (APS), Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. TORRES, LEONOR; PALHARES, José A. 2014. Metodologia da Investigação em Ciências Sociais da Educação. ed. 1, ISBN: 978-989-755-050-8. Vila Nova de Famalicão: Húmus.
2. TORRES, LEONOR; PALHARES, José A. 2014. Entre mais e melhor escola em democracia. A inclusão e a excelência no sistema educativo português. ed. 1, ISBN: 978-989-8536-37-2. Liaboa: Mundos Sociais.
3. ESTÊVÃO, Carlos; GOMES, Carlos; TORRES, LEONOR; SILVA, Paulo. 2006. Políticas e práticas de formação em organizações empresariais portuguesas. Relato de uma investigação. ed. 1, ISBN: 978-972-8746-47-6. Braga: Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.
4. TORRES, LEONOR. 2006. Liceu da Póvoa de Varzim. Os actores, as estruturas e a instituição. Um estudo monográfico por altura do centenário. . ed. 1, ISBN: 978-972-9146-43-5. Póvoa de Varzim: Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
5. TORRES, LEONOR. 2004. Cultura organizacional em contexto educativo. Sedimentos culturais e processos de construção do simbólico numa escola secundária. ed. 1, ISBN: 972-8746-32-6. Braga: Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.
6. TORRES, LEONOR. 1997. A Cultura organizacional escolar. Representações dos professores numa escola portuguesa. ed. 1, ISBN: 972-8027-62-1. Oeiras: Celta Editora.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Torres, Leonor L; Palhares, José A; Rocha, Maria C. J.; Lima, Licínio C. 2014. Le Directeur: modèle de gestion et de leadership dans l'école publique portuguaise.  In Le Directeur: modèle de gestion et de leadership dans l'école publique portuguaise, 1 - 300. . Louvain-La-Neuve: Academia-L'Harmattan s.a..
2. Torres, Leonor L; Palhares, José A. (. 2014. Apresentação.  In Apresentação, 1 - 4. . Lisboa: Mundos Sociais.
3. Torres, Leonor L. 2014. A ritualização da distinção académica: o efeito cultura de escola.  In A ritualização da distinção académica: o efeito cultura de escola, 1 - 153. . Lisboa: Mundos Sociais.
4. Torres, Leonor L; Palhares, José A. 2014. As investigações que se fazem... Rotas de pesquisa e tendências dominantes.  In As investigações que se fazem... Rotas de pesquisa e tendências dominantes, 1 - 241. . Vila Nova de Famalicão: Húmus.
5. Torres, Leonor L. 2014. Trabalho social e configurações burocráticas: sedimentos culturais e apropriações gerencialistas.  In Trabalho social e configurações burocráticas: sedimentos culturais e apropriações gerencialistas, 188 - 195. ISBN: 978-972-8994-64-8. Viseu: PsicoSoma.
6. Torres, Leonor. 2013. Projectos de formação e perfil de competências no campo dos recursos humanos.  In Projectos de formação e perfil de competências no campo dos recursos humanos, 185 - 216. ISBN: 978-989-97981-1-3. Lisboa: Associação Portuguesa de Socio.
7. Torres, Leonor. 2012. Educação e trabalho: lógicas de formação e perfil de competências no campo dos recursos humanos.  In Educação e trabalho: lógicas de formação e perfil de competências no campo dos recursos humanos, ed. Railson Moura, 105 - 144. ISBN: 978-85-8042-385-3. Curitiba, Brasil: CRV.
8. Torres, Leonor; Manuel, Tuca. 2011. A cultura organizacional da Universidade Pública de Angola.  In A cultura organizacional da Universidade Pública de Angola, 11 - 34. ISBN: 978-989-97319-0-5. Benguela/Angola: Kat - Empreendimentos e Consultorias, Lda..
9. TORRES, LEONOR. 2011. Cultura organizacional em contexto escolar.  In Perspectivas de Análise Organizacional das Escolas, 109 - 152. ISBN: 978-989-8151-21-6. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
10. PALHARES, José A; TORRES, LEONOR. 2010. A aprendizagem cultural no local de trabalho. Uma proposta crítica sobre as possibilidades de educação e formação em contexto organizacional.  In Tecnologia, Gestão da Qualidade e dos Recursos Humanos: Análise Sociológica, ed. Ivo Domingues & José Pinheiro Neves , 92 - 123. ISBN: 978-989-656-036-2. Ermesinde: Ecopy.
11. ESTÊVÃO, Carlos; GOMES, Carlos; TORRES, LEONOR; SILVA, Paulo. 2006. Perspectivas e práticas de formação em contexto organizacional.  In Políticas e práticas de formação em organizações empresariais portuguesas. Relato de uma investigação, 39 - 56. ISBN: 978-972-8746-47-6. Braga: Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.
12. ESTÊVÃO, Carlos; GOMES, Carlos; TORRES, LEONOR; SILVA, Paulo. 2006. Conclusões gerais do projecto.  In Políticas e práticas de formação em organizações empresariais portuguesas. Relato de uma investigação, 201 - 207. ISBN: 978-972-8746-47-6. Braga: Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.
13. ESTÊVÃO, Carlos; GOMES, Carlos; TORRES, LEONOR; SILVA, Paulo. 2006. Políticas e práticas de formação em contexto organizacional.  In Políticas e práticas de formação em organizações empresariais portuguesas. Relato de uma investigação, 57 - 199. ISBN: 978-972-8746-47-6. Braga: Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.
14. TORRES, LEONOR. 2006. Cultura organizacional em contexto escolar.  In Compreender a escola. Perspectivas de análise organizacional, 133 - 195. ISBN: 972-41-4880-7. Porto: ASA.
15. TORRES, LEONOR. 2003. Liceu de Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim.  In Liceus de Portugal. Histórias Arquivos Memórias, 687 - 705. ISBN: 972-41-3173-4. Porto: Edições ASA.
16. DOMINGUES, Ivo; TORRES, LEONOR; SÁ, Virgínio. 1999. O Associativismo estudantil numa escola secundária: Estruturas, práticas e paradoxos.  In Por favor, elejam a B. Associativismo estudantil na escola secundária, 113 - 146. ISBN: 972-31-0804-6. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Torres, Leonor. 2011. "A cultura da escola perante a influência da comunidade: um estudo de caso numa escola portuguesa", Revista Ibero-Americana de Educação 56, 1: 1 - 13.
2. Torres, Leonor. 2011. "Liderança singular na escola democrática: ameaças e contradições", Elo 18, 1: 27 - 36.
3. Torres, Leonor. 2011. "A construção da autonomia num contexto de dependências: limitações e possibilidades nos processos de (in)decisão na escola pública", Educação, Sociedade & Culturas 32, 1: 91 - 109.
4. Palhares, José; Torres, Leonor. 2011. "Governação da escola e excelência académica: as representações dos alunos distinguidos num quadro de excelência", Sociologia da Educação - Revista Luso-Brasileira 2, 4: 54 - 75.
5. Torres, Leonor; Palhares, José. 2011. "A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições", Roteiro 36, 2: 225 - 246.
6. TORRES, LEONOR; PALHARES, José A. 2009. "Perfis de liderança e escola democrática", Revista Lusófona de Educação, 14: 77 - 90.
7. TORRES, LEONOR. 2008. "A escola como entreposto cultural: o cultural e o simbólico no desenvolvimento democrático da escola", Revista Portuguesa de Educação, 21: 59 - 81.
8. TORRES, LEONOR. 2008. "Dilemas teóricos no processo de construção da cultura organizacional", Sociologia, XVII/XVIII , 17/18: 225 - 249.
9. TORRES, LEONOR. 2008. "Modos de regulação cultural nas organizações escolares: um estudo sobre os perfis de liderança numa escola secundária", Revista de Educação, XVI (1): 77 - 96.
10. TORRES, LEONOR; PALHARES, José A. 2008. "Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionais", Revista Crítica de Ciências Sociais, 83: 99 - 120.
11. TORRES, LEONOR. 2008. "(Re)pensar a cultura e a formação em contexto de trabalho: tendências, perspectivas e possibilidades de articulação", Sociologias, 10: 180 - 211.
12. TORRES, LEONOR. 2008. "Cultura das organizações: Enfoques dominates, tendências internacionais e novas propostas analíticas", Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais - BIB, 66: 47 - 63.
13. TORRES, LEONOR. 2007. "Fundamentos weberianos na compreensão da cultura das organizações", Teoria & Sociedade , 15: 62 - 93.
14. TORRES, LEONOR. 2007. "Cultura organizacional escolar: apogeu investigativo no quadro de emergência das politicas neoliberais", Educação & Sociedade. Revista de Ciências da Educação, 28: 151 - 179.
15. TORRES, LEONOR. 2006. "A cultura organizacional escolar no panorama investigativo internacional: o lugar da empresa e da escola como contextos de investigação", Fórum Sociológico, 15-16: 207 - 226.
16. TORRES, LEONOR. 2006. "Cultura organizacional no contexto escolar: o regresso à escola como desafio na reconstrução de um modelo teórico", Avaliação e Politicas Públicas em Educação , 49: 435 - 451.
17. TORRES, LEONOR. 2005. "Configurações culturais e o processo de construção da gestão democrática numa Escola Secundária", Revista Portuguesa de Educaçã 2, 18: 89 - 124.
18. TORRES, LEONOR. 2005. "As abordagens culturais na escola: o despertar teórico, a ilusão ideológica e o potencial heurístico", Revista do Fórum Português de Administração Educacional, 5: 26 - 42.
19. TORRES, LEONOR. 2005. "Autonomia e democracia em contexto escolar: uma leitura crítica a partir de quatro trabalhos de investigação", Gestão em Ação, 8: 37 - 51.
20. TORRES, LEONOR. 2001. "A cultura organizacional na (re)conceptualização da formação em contextos organizacionais", Cadernos de Ciências Sociais, 21-22: 119 - 150.
21. TORRES, LEONOR. 2001. "Liceu da Póvoa de Varzim: da fundação à revolução", Boletim Cultural da Póvoa de Varzim, XXXV: 5 - 71.
22. TORRES, LEONOR. 1997. "Cultura organizacional escolar: algumas reflexões sociológico-organizacionais", Cadernos do Noroeste 2, 10: 413 - 428.
23. Domingues, Ivo; TORRES, LEONOR; SÁ, Virgínio. 1995. "O associativismo estudantil numa escola secundária: Estruturas, práticas e paradoxos", Inovação, 8: 123 - 149.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Torres, Leonor L. 2014. "Rumo à excelência escolar: imposição política, opção organizacional ou efeito cultural?", Educação, Temas e Problemas 6, 12-13: 143 - 156.
2. Torres, Leonor. 2013. "Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa", Revista Lusófona de Educação, 23: 51 - 76.
3. Palhares, José; Torres, Leonor. 2012. "Governação da escola e excelência académica: as representações dos alunos distinguidos num quadro de excelência", Sociologia da Educação - Revista Luso-Brasileira, Edição Esp: 234 - 258.
4. Ferreira, Nuno; Torres, Leonor. 2012. "Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional", Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Vol 28, Nº 1: 86 - 111.
5. Torres, Leonor L. 2011. "A construção da autonomia num contexto de dependências : limitações e possibilidades nos processos de (in)decisão na escola pública", Educação, Sociedade & Culturas 32, 1: 91 - 109.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Torres, Leonor L; Palhares, José A; Borges, Germano. 2014. "Da distinção à transição: Percursos académicos de alunos de excelência na escola pública". Lisboa: Instituto de Educação : Instituto de Educação da Unive.
2. Torres, Leonor L. 2014. "Percursos formativos e transições profissionais: o caso dos diplomados em Formação, Trabalho e Recursos Humanos da Universidade do Minho". Instituto de Educação da Unive: Instituto de Educação da Unive.
3. Palhares, José A; Torres, Leonor L; Vieira, Maria M; Resende, José M; Melo, Maria B; Quaresma, Maria L; Mendes, António N. 2014. "Entre mais e melhor escola em democracia. A inclusão e a excelência no sistema educativo português". Sem local: Mundos Sociais.
4. Torres, Leonor L; Palhares, José A. 2014. "Trayectorias y experiencias de excelencia en la escuela pública portuguesa". Madrid: Facultad de Ciencias P: Facultad de Ciencias Polóitica.
5. Torres, Leonor L; Quaresma, Luísa. 2014. "Configurações da distinção escolar nos planos nacional e internacional". Faculdade de Letras da Univers: Faculdade de Letras da Univers.
6. Torres, Leonor L; Palhares, José A; Caria, Telmo H; Estanque, Elísio; Lopes, João T; Correia, José A; Hill, Manuela M; Ferreira, Vítor S; Sarmento, Manuel J. 2014. "Metodologia da Investigação em Ciências Sociais da Educação". Sem local: Húmus.
7. Torres, Leonor L. 2014. "El culto de la excelencia académica: comentarios críticos sobre el efecto escuela". Madrid: Facultad de Ciencias P: Facultad de Ciencias Politicas.
8. Torres, Leonor. 2013. "A ritualização da distinção académica: o efeito cultura de escola". Aveiro: Universidade de Aveiro.
9. Torres, Leonor. 2013. "Liderança singular na escola plural". Oviedo, Espanha: Asociación de Sociología de la.
10. Torres, Leonor. 2013. "A política educativa em estado prático". Sem local: Sem publicadora definida.
11. Torres, Leonor; Palhares, José. 2013. "A socialização para a excelência na escola pública portuguesa". Oviedo, Espanha: Asociación de Sociología de la.
12. Torres, Leonor. 2013. "Percursos formativos e transições profissionais: o caso dos diplomados em Formação, Trabalho e Recursos Humanos da Universidade do Minho". Universidade do Minho, Braga: Centro de Investigação em Educ.
13. Torres, Leonor. 2012. "Liderança singular na escola plural: rumo à personificação das culturas da Escola?". Universidade de Aveiro: Universidade de Aveiro.
14. Manuel, Tuca; Torres, Leonor. 2012. "A Cultura Organizacional da Universidade Pública de Angola". Lisboa: Fórum Português de Administraç.
15. Duarte, Ilda; Torres, Leonor. 2012. "Participação: Base de democratização e autonomia no cotidiano de duas escolas". Lisboa: Fórum Português de Administraç.
16. Torres, Leonor; Palhares, José. 2012. "Percursos de excelência escolar na escola pública: novos sentidos para a meritocracia?". Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Socio.
17. Ferreira, Nuno; Torres, Leonor. 2012. "Liderança e cultura organizacional: fragmentos do trabalho quotidiano do director numa escola secundária". Universidade de Aveiro: Universidade de Aveiro.
18. Araújo, Marcelo; Torres, Leonor. 2012. "Partnership between the worlds of education and work – a threatening scenario or a beacon of hope?". Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Socio.
19. Torres, Leonor; Neto-Mendes, António. 2011. "Recensão do livro de Lima, Licínio C. (2011). Administração Escolar: Estudos. Porto: Porto Editora", 12 pp.. Braga: Centro de Investigação em Educ.
20. Torres, Leonor; Palhares, José. 2011. "A excelência no ensino secundário : actores, experiências e transições", 13 pp.. Corunha, Portugal: Revista Gagego-Portuguesa de Pedagogia.
21. Palhares, José; Torres, Leonor. 2011. "Percursos de excelência no Ensino Secundário: representações e práticas de alunos distinguidos num quadro de excelência", 18 pp.. Porto, Portugal: Associação Portuguesa de Sociologia.
22. Torres, Leonor. 2011. "Culturas de escola e excelência académica", 11 pp.. Corunha, Espanha: Revista Gagego-Portuguesa de Pedagogia.



Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. TORRES, LEONOR. Curso de Liderança Escolar, 2012 (Extensão), promovido por Departamento de Ciências Sociais de Educação.
Duração: 5 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.
2. TORRES, LEONOR. Curso de Liderança Escolar, 2011 (Extensão), promovido por Departamento de cIências Sociais da Educação.
Duração: 10 semanas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Organizador.
3. TORRES, LEONOR. Educational Management and Leadership - Teaching and Learning & Professional Development of Teachers in the Republic of Maldives, 2008 (Extensão), promovido por Instituto de Educação.
Duração: 15 horas. Local: Universidade do Minho, Cidade: Braga, Tipo de participação: Docente.

Relatório de investigação
Technical report
1. ESTÊVÃO, Carlos. Training policies and practices in organizations.,2002.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Ilda Maria Baldanza Nazareth Duarte, Autonomia, Poder, Autoridade e Participação: Uma Análise das Práticas Autonómicas no Quotidiano das Escolas Estaduais do Rio de Janeiro no Município de Nova Iguaçu , 2010. (Orientador).
2. Tuca Manuel, A Influência da Cultura Organizacional no Perfil de Saída dos Graduados pela Universidade Agostinho Neto, 2010. (Orientador).
3. Marcelo Machado Araújo, Challenges, Risks and Rewards for Organizational Involvement in Work-based Learning Programs: a Critical Assessment of the Portuguese Initial Vocational Education and Training Dual Apprenticeship System , 2010. Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Diogo Chouzal do Nascimento, Percepções de Cultura e Mudança Organizacional , 2010. Dissertação (MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E JORNALISMO ) - Universidade de Coimbra (Orientador).
2. Ana Maria Ribeiro Machado da Silva , Liderança e Cultura Organizacional Escolar, 2010. (Orientador).
3. Maria Fernanda Pinheiro Silva , Estudo de uma Fusão na Perspectiva da Cultura Organizacional, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação, área de especialização em Formação, Trabalho e Recurs) - Universidade do Minho (Orientador).
4. Cecília Maria Reis Machado , AMA: Processo de Construção de uma Organização Educativa, Através da Leitura da sua Cultura Organizacional, 2009. (Orientador).
5. Lúcia Maria Sobral, Concepções e Práticas do Professor Enquanto Educador para a Saúde: um Estudo Exploratório, 2009. (Orientador).
6. José António Fernandes da Silva, Autonomia em Contexto (Re)Centralizado — O Papel da Assembleia na Administração da Escola/Agrupamento , 2007. Dissertação (Mestrado em Educação, especialidade em Administração Escolar) - Universidade do Minho (Orientador).
7. Maria Armandina Miranda Vila-Chã, Democracia e Participação em Contexto Escolar: O Sentido da Participação dos Actores no Conselho Pedagógico , 2006. Dissertação (Mestrado em Educação, especialidade em Administração Escolar) - Universidade do Minho (Orientador).
8. Rui Manuel Viseu Ferreira , Acção, Participação e Resistência nas Culturas de Escola: um estudo de caso numa escola secundária com 3º ciclo, 2005. Dissertação (Mestrado em Educação, especialidade em Administração Escolar) - Universidade do Minho (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Rosa Maria Ribeiro de Freitas , Contrato de Autonomia: Um Passo no Reforço da Autonomia da Escola ou do Poder Central?, 2010. (Orientador).
2. Maria Rosa Martins Faria , A Face Misteriosa das Escolas: Um Estudo Sobre os Alunos com Dificuldades de Aprendizagem em Apoios Educativos no 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Pública, 2010. (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Mestrado
Master degree
1. TORRES, LEONOR. Participação no júri de Maria Susana Antunes Barbosa. Ruído e Desempenho Cognitivo dos Professores: Um Estudo Exploratório, 2009. 
2. TORRES, LEONOR. Participação no júri de Ana Paula dos Santos Pereira Fernandes. O que há de Novo na Escola Nova? O Quotidiano na Organização e Gestão de um Centro Escolar do 1º Ciclo, 2009.  Dissertação (Mestrado em Educação, especialização em Organizações Educativas e Administr) - Universidade do Minho.
3. TORRES, LEONOR. Participação no júri de Anabela Dias Varela. Princípios e práticas de Educação de Adultos da Unidade de Educação de Adultos da Universidade do Minho, 2009.  Dissertação (Mestrado em Educação, área de especialização em Formação, Trabalho e Recurs) - Universidade do Minho.
4. TORRES, LEONOR. Participação no júri de Sónia Fanico Martins. De desvios inocentes a percursos turbulentos – O absentismo escolar nas práticas quotidianas dos alunos no espaço escolar , 2007.  Dissertação (Sociologia Escola e Processos Educativos) - Universidade Nova de Lisboa.
5. TORRES, LEONOR. Participação no júri de José António Fernandes da Silva. Autonomia em Contexto (Re) Centralizado – O Papel da Assembleia na Administração da Escola/Agrupamento, 2007.  Dissertação (Mestrado em Educação, especialização em Organizações Educativas e Administr) - Universidade do Minho.
6. TORRES, LEONOR. Participação no júri de Ana Maria Leão Ferraz Barbosa. A Gestão Flexível do Currículo e a Organização Escolar. Abordagem Sociológica da Implementação desta medida educativa Numa Escola Básica, 2007.  Dissertação (Mestrado em Educação, especialização em Organizações Educativas e Administr) - Universidade do Minho.
7. TORRES, LEONOR. Participação no júri de Maria Beatriz Mourato Reis Moreno Antunes. Configurações Estruturais da Escola. Conselhos de Turma: um Desafio à Inovação, 2007.  Dissertação (Educação, Variante de Administração Escolar) - Universidade de Aveiro.
8. TORRES, LEONOR. Participação no júri de Maria Armandina Miranda Vila-Chã. Democracia e Participação em Contexto Escolar: o sentido da participação dos actores no Conselho Pedagógico, 2006.  Dissertação (Mestrado em Educação, especialização em Organizações Educativas e Administr) - Universidade do Minho.
9. TORRES, LEONOR. Participação no júri de Bárbara Caçoilo da Graça. Das Decisões às Emoções. Metamorfoses no Departamento Curricular de Línguas de uma Escola Secundária, 2006.  Dissertação (Mestrado em Gestão Curricular) - Universidade de Aveiro.
10. TORRES, LEONOR. Participação no júri de Maria da Conceição Semedo Ribeiro. Democracia e Participação no Governo da Escola Básica Pública Portuguesa: Um Estudo de Caso num Agrupamento de Escolas, 2006.  Dissertação (Mestrado em Educação, especialização em Organizações Educativas e Administr) - Universidade do Minho.
11. TORRES, LEONOR. Participação no júri de Fernando Manuel David dos Santos Lopes. Participação Organizacional e Educativa dos Pais na Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico: Potencialidades e Limites, 2006.  Dissertação (Mestrado em Educação, especialização em Organizações Educativas e Administr) - Universidade do Minho.
12. TORRES, LEONOR. Participação no júri de Fernando José de Abreu Matos. Lógicas de Acção. Estratégias de Exercício do Poder nas Escolas: Memórias de Gestores Escolares, 2006.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Administração E) - Universidade de Lisboa.
13. TORRES, LEONOR. Participação no júri de Maria Beatriz Pereira Rodrigues. Influência da Cultura Docente na Reorganização Curricular do Ensino Básico, 2006.  Dissertação (Mestrado em Análise Social e Administração da Educação ) - Universidade de Aveiro.
14. TORRES, LEONOR. Participação no júri de Rui Manuel Viseu Ferreira. Acção, Participação e Resistência nas Culturas de Escola: um estudo de caso numa escola secundária com 3º ciclo, 2005.  Dissertação (Mestrado em Educação, especialização em Organizações Educativas e Administr) - Universidade do Minho.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
72

Livros e capítulos
Books and book chapters
22
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
6
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
16
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
28
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
23
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
5
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
22

Total
Produção técnica
Technical production
4

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
4

Total
Dados complementares
(Additional data)
28

Orientações
Orientations
14
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
14


Visualizações do curriculum [ 8064 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 23-03-2019 às 19:20:43
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis