| 
               
                  | Joana Dias Cadima |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												11/12/2013 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Joana Dias Cadima |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Cadima, Joana Dias |  
                     | Categoria profissional Position
 | Investigador Auxiliar |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
 Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP)
 Rua Dr. Manuel Pereira da Silva
 Porto
 4200-392 Porto
 Portugal
 Telefone: (+351)226079700
 Fax: (+351)226079725
 Correio electrónico: jcadima@fpce.up.pt
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Feminino»Female |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 2006-2011 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Psicologia
                        							(5 anos » years)
                        						. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1996-2001 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Psicologia
                        							(5 anos » years)
                        						. Universidade do Porto,
                        			Portugal.
 |  
 Formação complementar ( studies) 
               
                  
                     | 2010-2010 | Outros Others
 |  
                     | Formação complementar no estrangeiro. Katholieke Universiteit Leuven,
                        			Bélgica.
 |  
                  
                     | 2009-2009 | Outros Others
 |  
                     | Formação complementar no estrangeiro. University of North Carolina,
                        			Estados Unidos.
 |  
                  
                     | 2007-2007 | Outros Others
 |  
                     | Formação complementar no estrangeiro. Vanderbilt University,
                        			Estados Unidos.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
               
                  
                     | Jul/2012-Actual | Investigador Auxiliar |  
                  
                     | Instituto Politécnico do Porto |  
                  
                     | Out/2011-Actual | Assistente 1º triénio |  
                  
                     | Out/2006-Out/2010 | Outra Situação |  
                  
                     | Instituto Politécnico de Leiria |  
                  
                     | Mai/2006-Jul/2006 | Assistente 1º triénio |  
                  
                     | Dez/2001-Mai/2006 | Assistente de Investigação |  
                  
                     | Gabinete de Psicologia Percursos |  
                  
                     | Jan/2003-Jul/2004 | Outra Situação |  
 Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities) 
 Atividades de Ensino (Teaching activities) 
               
               
                  
                     | Curso»Academic program: Psicologia Disciplinas lecionadas»Taught units:
 
 
                           Psicologia do Desenvolvimento(Monitor)Psicologia da Criança com Necessidades Educativas Especiais (Monitor) |  
 Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities) 
                  
                     | Gabinete de Psicologia Percursos |  
                  
                     | Jan/2003-Jul/2004 |  |  
                     | Serviço realizado»Executed service: Serviço de Psicologia a crianças e pais
 | 
 Atividades de Formação Profissional (Professional education activities) 
               
                  
                     | Out/2009-Jan
                        								/
                        								2010 |  |  
                     | Formação profissional»Professional education: - Competências Socio-Emocionais em Crianças e Adolescentes
 - Avaliação das Interacções Adulto-Criança em Idade Pré-Escolar 1ª Ed
 - Avaliação das Interacções Adulto-Criança em Idade Pré-Escolar 2ª Ed
 
 |  
 Linhas de Investigação (Research fields)  
                  
                     | 1. | Interacções Professor-Criança 1º Ciclo EB |  
                     |  |  |  
                  
                     | 2. | Transição entre contextos educativos: pré-escolar e 1º Ciclo EB |  
                     |  |  | 
 Projetos de Investigação (Research projects)  
               
                  
                     | Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher
 |  
                  
                     | 2012- Auto-regulação de crianças e processos interativos no jardim-de-infância: mecanismos de interinfluência
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: SFRH/BPD/77184/2011. |  
                  
                     | Participação como Investigador Participation as Researcher
 |  
                  
                     | 2013- (RE)CONCILIAR: Impacto da Conciliação Trabalho-Família na Parentalidade e no Desenvolvimento das Crianças
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-CED/5218/2012. Financiador(es)»Funding:
                        							Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
 |  
                  
                     | 2013- Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-CED/4007/2012. Parceiro(s)»Partners:
                        							University of North Carolina.
 Financiador(es)»Funding:
                        							Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
 |  
                  
                     | 2012- Promover as relações entre pares: As ideias e as práticas de educadores de infância
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/117476/2010. Financiador(es)»Funding:
                        							Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
 |  
                  
                     | 2011- Desenvolvimento de instrumentos para avaliação da qualidade do ambiente de estimulação familiar em Portugal e Alemanha
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: Desenvolvimento de instrumento. Financiador(es)»Funding:
                        							Deutscher Akademischer Austauschdienst; Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.
 |  
                  
                     | 2011-2012 Factores de risco no desenvolvimento infantil
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: Factores de risco no desenvolv. Parceiro(s)»Partners:
                        							Escola Básica e Secundária Tomás de Borba; Escola Básica Integrada de Biscoitos.
 Financiador(es)»Funding:
                        							Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento.
 |  
                  
                     | 2002-2005 Contributos para o desenvolvimento da literacia
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: Fundação Calouste Gulbenkian. |  
                  
                     | Participação como Desenvolvimento técnico Participation as Technical developer
 |  
                  
                     | 2001-2003 A Qualidade das Interacções da Criança em Contexto  Familiar e Creche e o seu  Impacto no Desenvolvimento Sócio-Educativo
                        da Criança
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: POCTI/PSI/35207/99. Financiador(es)»Funding:
                        							Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
 |  
 Línguas (Languages) 
               
                  
                     | Compreende Understandig
 | Inglês (Razoavelmente). |  
                     | Fala Speaking
 | Inglês (Razoavelmente). |  
                     | Lê Reading
 | Inglês (Razoavelmente). |  
                     | Escreve Writing
 | Inglês (Razoavelmente). |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. | Leal, Teresa; Gamelas, Ana M; Cadima, Joana D; Peixoto, Carla.  2009. Educação pré-escolar e desenvolvimento da literacia.  In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão, ed. Gabriela Portugal, 95 - 104. . Aveiro: Theoria Poesis Praxis. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Pessanha, Manuela; Cadima, Joana D; Nunes, Cristina; Novais, Isabel; Alves, M. J.  2009. Risco Sociocultural e Intervenção na Comunidade.  In Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias: o percurso e a presença de Joaquim Bairrão, 79 - 94. . Aveiro: Theoria Poesis Praxis, Universidade de Aveiro. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Cadima, Joana D; Silva, Patrícia; Leal, Teresa; Gamelas, Ana M.  2005. Desenvolvimento da literacia no 1º ciclo: Programas de intervenção numa escola de uma comunidade em desvantagem social.  In Desenvolvimento: Contextos familiares e educativos, ed. Joaquim Bairrão, 234 - 255. . Porto: LivPsic. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Leal, Teresa; Cadima, Joana D; Silva, Patrícia; Gamelas, Ana M.  2005. A aprendizagem da leitura e da escrita ao longo do 1º ciclo e.b.: Contributos de um programa de literacia numa comunidade
                        em desvantagem social.  In Desenvolvimento: Contextos familiares e educativos, 256 - 283. . Porto: LivPsic. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. |  Cadima, Joana; Doumen, Sarah; Verschueren, Karine; Leal, Teresa.  2013. "Examining teacher–child relationship quality across two countries", Educational Psychology, 1: 1 - 17. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. |  Cadima, Joana; Peixoto, Carla; Leal, Teresa.  2013. "Observed classroom quality in first grade: associations with teacher, classroom, and school characteristics", European Journal of Psychology of Education, 1: 1 - 1. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Abreu-Lima, Isabel M. P; Leal, Teresa B; Cadima, Joana; Gamelas, Ana M.  2012. "Predicting child outcomes from preschool quality in Portugal", European Journal of Psychology of Education 28, 2: 399 - 420. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. |  Cadima, Joana D; Peixoto, Carla; Leal, Teresa.  2012. "Observação das interacções educador-criança: Escala de Interacção do Prestador de Cuidados", Análise Psicológica, 4: 373 - 386. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Cadima, Joana D; Leal, Teresa; Cancela, Joana.  2011. "Interacções professor-aluno nas salas de aula no 1.º CEB: Indicadores de qualidade.", Revista Portuguesa de Educação 24, 1: 7 - 34. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. |  Cadima, Joana D; McWilliam, Robin A; Leal, Teresa.  2010. "Environmental risk factors and children's literacy skills during the transition to elementary school", International Journal of Behavioral Development 34, 1: 24 - 33. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. |  Cadima, Joana D; Leal, Teresa; Burchinal, Margaret.  2010. "The quality of teacher–student interactions: Associations with first graders' academic and behavioral outcomes", Journal of School Psychology, 48: 457 - 482. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Cadima, Joana D; Leal, Teresa; Peixoto, Carla.  2009. "Factores de risco: A multiplicidade das variáveis contextuais no desenvolvimento das crianças", Psicologia 23, 2: 175 - 192. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Leal, Teresa; Gamelas, Ana M; Cadima, Joana D; Silva, Patrícia.  2005. "Contributos para o desenvolvimento da literacia. A aprendizagem da leitura e da escrita ao longo do 1º ciclo do ensino básico", IberPsicología 10, 3: 0 - 15. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Cadima, Joana D; Leal, Teresa.  2008. "Observação dos processos interactivos em salas do 1º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Actas da XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Cadima, Joana D; Abreu-Lima, Isabel; Gomes, Vanda; Coelho, Vera; Lobo, Catarina; Ramalho, Catarina.  2008. "Avaliação de competências de matemática dos 4 aos 7 anos de idade", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Abreu-Lima, Isabel; Cadima, Joana D; Rocha, Tânia.  2008. "Estudo e adaptação do Inventário de Comportamentos na Sala – versão escolar", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Cadima, Joana D; Abreu-Lima, Isabel; Silva, Raquel F.  2008. "Estudo e adaptação de um instrumento para avaliar a relação professor-criança no 1º Ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Actas da XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Cadima, Joana D; Gamelas, Ana M; Leal, Teresa; Silva, Mónica.  2006. "Desenvolvimento da Literacia Emergente: Qualidade dos contextos educativos e competências das crianças em idade pré-escolar", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Abreu-Lima, Isabel; Cadima, Joana D; Silva, Patrícia.  2006. "Inventário de Comportamentos na Sala", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e contextos, In Avaliação Psicológica: Formas e contextos – Volume XI , Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Abreu-Lima, Isabel; Cadima, Joana D.  2006. "Comportamentos das crianças na sala de jardim de infância: A importância das competências sociais", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Cadima, Joana D; Silva, Patrícia.  2005. "Contributos para a análise de situações de exploração de uma história em contexto de sala de aula do 1º ano de escolaridade", Trabalho apresentado em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração , In Leitura, Literatura Infantil e Ilustração 5, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Cadima, Joana D; Silva, Patrícia; Leal, Teresa.  2004. "Construção de histórias a partir de sequências de imagens: Análise dos discursos orais de crianças do 1º ano de escolaridade.
                        ", Revista Portuguesa de Pedagogia 38, 1,2,3: 405 - 424. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Peixoto, Carla; Silva, Mónica; Leal, Teresa; Cadima, Joana D.  2008. "Desenvolvimento da literacia emergente: Competências em crianças de idade pré-escolar", Trabalho apresentado em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração , In Leitura, Literatura Infantil e Ilustração 6 , Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Cadima, Joana D.  2008. "Comportamentos interactivos de leitura conjunta adulto-criança", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Actas da XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Aguiar, Cecília; Cadima, Joana D; Silva, Patrícia; Bairrão, Joaquim.  2004. "Escala de Envolvimento dos Pais/Prestadores de Cuidados: Interacções mãe-criança em situação diádica", Trabalho apresentado em Avaliação Psicológica: Formas e contextos , In Avaliação Psicológica: Formas e contextos – Volume X, Braga. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Apresentação oral de trabalho Oral work presentation
 |  
                  
                     | 1. | Cadima, Joana D; Gamelas, Ana M; Leal, Teresa; Peixoto, Carla. Risco sociocultural da família e o desenvolvimento da auto-regulação em crianças,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 2. | Cadima, Joana D; Barata, Clara. A auto-regulação no pré-escolar: antecedentes familiares, componentes cognitivos e impacto na aprendizagem,2013 (Simpósio). |  
                  
                     | 3. | Cadima, Joana D; Barros, Sílvia; Pinto, Ana I; Leal, Teresa; Coelho, Vera. Observation of student engagement in Portuguese elementary schools,2013 (Poster). |  
                  
                     | 4. | Pinto, Ana I; Cadima, Joana D; Kuger, Suzane; Pessanha, Manuela. Process quality in center-based child care and individual child engagement,2013 (Poster). |  
                  
                     | 5. | Barros, Sílvia; Peixoto, Carla; Cadima, Joana D; Pessanha, Manuela; Pinto, Ana I; Bryant, Donna. Using the Infant/Toddler Environment Rating Scale – Revised to evaluate quality of Portuguese infant classroom s.,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 6. | Vieira, Joana M; Cadima, Joana D; Leal, Teresa; Matos, Paula M. Validation of a Portuguese version of the Parenting Relationship Questionnaire,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 7. | Cadima, Joana D; Peixoto, Carla; Pinto, Ana I; Leal, Teresa; Barros, Sílvia. Classroom interactions at the beginning and at the end of elementary school in Portugal. ,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 8. | Doumen, Sarah; Cadima, Joana D; Verschueren, Karine; Leal, Teresa. Classroom process quality and literacy skills in Portuguese and Belgian first grade classrooms,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 9. | Pinto, Ana I; Cadima, Joana D; Cruz, Orlanda. The quality of the home environment in early childhood: stability and its effects over time,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 10. | Leal, Teresa; Abreu-Lima, Isabel M. P; Cadima, Joana D. Associations between dimensions of quality and children outcomes in preschool and first grade,2013 (Comunicação). |  
                  
                     | 11. | Cadima, Joana D. A acumulação de factores de risco sociocultural na vida das famílias e os seus efeitos no desenvolvimento de crianças em idade
                        pré-escolar,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | 12. | Cadima, Joana D; Pessanha, Manuela. Predictors of the quality of the home environment throughout childhood: Main and moderating effects of maternal education
                        and family income,2012 (Comunicação). |  
                  
                     | 13. | Cadima, Joana D; Doumen, Sarah; Verschueren, Karine; Leal, Teresa. Process quality in Belgian and Portuguese first grade classrooms,Biennal Meeting of the Society for Research in Child Development,Montreal,2011 (Poster). |  
                  
                     | 14. | Cadima, Joana D; Gamelas, Ana M; Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Alves, M. J. Desenvolvimento da Literacia no Pré-escolar e em Contextos de Risco Sociocultural,VII Encontro de Educação Numeracia e Literacia em Educação,Almada,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 15. | Cadima, Joana D; Leal, Teresa. Interacções professor-criança: Observações no 1º CEB,I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no séc. XXI: Olhares Interdisciplinares,Portalegre,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 16. | Leal, Teresa; Pinto, Ana I; Cadima, Joana D; Abreu-Lima, Isabel; Pessanha, Manuela; Gamelas, Ana M; Peixoto, Carla; Barros, Sílvia. Qualidade em contexto de creche e jardim de infância e sua relação com o desenvolvimento e o envolvimento da criança,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação). |  
                  
                     | 17. | Cadima, Joana D. Teachers' views about key classroom characteristics and practices,30th International School Psychology Association,Dublin,2010 (Poster). |  
                  
                     | 18. | Cadima, Joana D; Doumen, Sarah; Verschueren, Karine; Leal, Teresa. Examining teacher-child processes in Portuguese and Belgian elementary schools,annual meeting of the Belgian Association for Psychological Sciences,Brussels,2010 (Poster). |  
                  
                     | 19. | Cadima, Joana D; Peixoto, Carla; Leal, Teresa; Gamelas, Ana M. Literacy Practices and Skills: From Preschool to First Grade,16th European Conference on Reading,Braga,2009 (Comunicação). |  
                  
                     | 20. | Cadima, Joana D; Leal, Teresa. Predicting Mathematics Skills in First Grade: The Importance of the Quality of Classroom Interactions,Biennal Meeting da Society for Research in Child Development,Denver,2009 (Poster). |  
                  
                     | 21. | Cadima, Joana D; Leal, Teresa. Estudo e adaptação de um instrumento para avaliar a relação professor-criança no 1º Ciclo do Ensino Básico,Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 22. | Cadima, Joana D; Leal, Teresa. The quality of teacher-child interactions and its effects on literacy skills during 1st grade,30th International School Psychology Association Conference,Utrecht,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 23. | Abreu-Lima, Isabel; Leal, Teresa; Cadima, Joana D. Student-teacher relationship: Influence of social and academic characteristics of children,20th Biennal ISSBD,Würzburg,2008 (Poster). |  
                  
                     | 24. | Cadima, Joana D; Leal, Teresa. Observação dos processos interactivos em salas do 1º Ciclo do Ensino Básico,XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2008 (Comunicação). |  
                  
                     | 25. | Cadima, Joana D; Nunes, Cristina; Tormenta, Nuna; Silva, Mónica; Leal, Teresa. First-grade classroom environment and its relation to structural characteristics.,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena,2007 (Poster). |  
                  
                     | 26. | Cadima, Joana D; Peixoto, Carla; Leal, Teresa. Factores de risco: A multiplicidade das variáveis contextuais no desenvolvimento das crianças,I Conferência Internacional em Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias,Braga,2007 (Comunicação). |  
                  
                     | 27. | Leal, Teresa; Cadima, Joana D; Silva, Patrícia; Gamelas, Ana M. Literacy development in social disadvantaged communities: how can we assure success for all? ,26th International Congress Of Applied Psychology,Athens,2006 (Comunicação). |  
                  
                     | 28. | Cadima, Joana D; Gamelas, Ana M; Leal, Teresa; Silva, Mónica; Peixoto, Carla. Desenvolvimento da Literacia Emergente: Qualidade dos contextos educativos e competências das crianças em idade pré-escolar,VI Simpósio Nacional de Investigação Em Psicologia,Évora,2006 (Comunicação). |  
                  
                     | 29. | Abreu-Lima, Isabel; Cadima, Joana D; Silva, Patrícia. Inventário de Comportamentos na Sala,XI conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e contextos,Braga,2006 (Poster). |  
                  
                     | 30. | Leal, Teresa; Cadima, Joana D; Silva, Patrícia; Gamelas, Ana M. Literacy Development: Effects of a literacy development program on reading achievement in elementary-school children,9th European Congress of Psychology,Granada,2005 (Comunicação). |  
                  
                     | Curso de curta duração lecionado Taught short course
 |  
                  
                     | 1. | Gamelas, Ana M; Cadima, Joana D; Leal, Teresa. Promoção do desenvolvimento da literacia em contextos educativos para crianças dos 3 aos 8 anos de idade, 2011 (Especialização), promovido por Serviço para a Educação Contínua Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Duração: 30 horas., Tipo de participação: Docente.
 |  
                  
                     | 2. | Gamelas, Ana M; Alves, Diana; Cadima, Joana D; Peixoto, Carla. Competências Socio-Emocionais em Crianças e Adolescentes, 2009 (Aperfeiçoamento). Duração: 30 horas., Tipo de participação: Docente.
 |  
                  
                     | 3. | Cadima, Joana D; Silva, Patrícia; Pinto, Ana I. Avaliação das Interacções Adulto-Criança em Idade Pré-Escolar, 2009 (Aperfeiçoamento).Tipo de participação: Docente. |  
                  
                     | 4. | Alves, Diana; Cadima, Joana D; Peixoto, Carla. Desenvolvimento de competências socioemocionais em contextos educativos, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Direccção Regional da Educação da Madeira. Duração: 25 horas., Tipo de participação: Docente.
 |  
                  
                     | 5. | Leal, Teresa; Cadima, Joana D; Alves, M. J. O papel da família no desenvolvimento de competências de literacia emergente, 2007 (Aperfeiçoamento). Duração: 8 horas. Local: Biblioteca Municipal de Algés, Cidade: Algés.
 |  
                  
                     | Organização de evento Event organization
 |  
                  
                     | 1. | Cadima, Joana D; Abreu-Lima, Isabel M. P; Leal, Teresa; Pinto, Ana I; Lopes dos S. P; Grande, Catarina. Ist Joaquim Bairrão Symposium: “Transatlantic Trends in Childhood Intervention",2013 (Simpósio / Organização). |  
                  
                     | 2. | Cadima, Joana D; Leal, Teresa; Pinto, Ana I; Gamelas, Ana M; Aguiar, Cecília. Processos proximais do desenvolvimento humano: conceitos, técnicas de observação e métodos de análise estatística,2012 (Seminário / Outra). |  
                  
                     | Relatório de investigação Technical report
 |  
                  
                     | 1. | Leal, Teresa. Caracterização dos Contextos de Educação Pré-escolar. Inquérito Extensivo - Relatório Final,2006. |  
                  
                     | 2. | Leal, Teresa. Caracterização dos Contextos de Educação Pré-escolar. Estudos de Caso - Relatório Final,2006. |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Produção técnica Technical production
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 25 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 4 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 4 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 10 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 9 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 1 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 11 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 8 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 3 |  
 
                     
                        | Produção técnica Technical production
 | 39 |  
 
                     
                        | Outros tipos de produção técnica Other technical production
 | 39 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												3047
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											23-03-2019
                     											às
                     											21:26:51 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |