| 
               
                  | Jorge Manuel Bento Pinto |  
                  |  | Data da última atualização
                        												»Last update
                        												:
                        												15/06/2018 |  
 
 Dados pessoais (Personal data)  
               
                  
                     | Nome completo Full name
 | Jorge Manuel Bento Pinto |  
                     | Nome em citações bibliográficas Quoting name
 | Pinto, Jorge |  
                     | Categoria profissional Position
 | Professor Coordenador |  
                     | Domínio científico de atuação Scientific domain
 | Ciências Sociais-Psicologia. Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais.
 Ciências Sociais-Ciências da Educação.
 
 |  
                  
                     | Endereço profissional Professional address
 | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação
 Departamento de Ciências da Educação
 Campus do Instituto Politécnico de Setúbal, Estefanilha
 Setúbal
 2914-504 Setúbal
 Portugal
 Telefone: (+351)265710800
 Fax: (+351)265710810
 Correio electrónico: jorge.pinto@ese.ips.pt
 |  
                  
                     | Sexo Gender
 | Masculino»Male |  
 
                  			Graus Académicos
                  			 (Academic Degrees) 
               
                  
                     | 1999-2002 | Doutoramento Phd
 |  
                     | Estudos da Criança
                        							(3 anos » years)
                        						. Universidade do Minho,
                        			Portugal.
 |  
                  
                     | 1974-1979 | Licenciatura Licentiate degree
 |  
                     | Licenciatura em Psicologia Aplicada
                        							(5 anos » years)
                        						. ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
                        			Portugal.
 |  
 Formação complementar ( studies) 
               
                  
                     | 1981-1983 | Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation
 |  
                     | Psicologia da educação. ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
                        			Portugal.
 |  
 Vínculos profissionais
                  				 (Professional Positions) 
               
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal |  
                  
                     | Set/2004-Actual | Professor Coordenador |  
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal |  
                  
                     | Set/1993-Ago/2004 | Professor Adjunto |  
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal |  
                  
                     | Set/1989-Ago/1990 | Assistente 2º triénio |  
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal |  
                  
                     | Set/1986-Ago/1989 | Assistente 1º triénio |  
                  
                     | ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |  
                  
                     | Set/1979-Set/1986 | Assistente |  
 Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities) 
               
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal |  
                  
                     | Abr/2017-Actual |  |  
                     | Conselho Coordenador da Avaliação do Desempenho dos Docentes (CCADD) do IPS |  
                  
                     | Mai/2010-Actual |  |  
                     | Membro do Conselho Coordenador dos Mestrados ESE/IPS |  
                  
                     | Mai/2010-Actual |  |  
                     | Coordenador do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |  
                  
                     | Set/2004-Actual |  |  
                     | Membro de Conselho Editorial |  
 Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)  
               
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal |  
                  
                     | Set/2010-Actual |  |  
                     | - 
                           								Coordenador do mestrado ensino do préescolar e 1º ciclo do Ensino Básico |  
                  
                     | Mai/2010-Actual | Departamento de Ciências da Educação,Escola Superior de Educação |  
                     | - 
                           								Presidente do conselho Técnico Cientifico da ESE |  
                  
                     | Mai/2010-Actual |  |  
                     | - 
                           								Membro do Conselho Académico do IPS |  
 Atividades de Serviços técnicos especializados (Specialized technical services activities) 
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal |  
                  
                     | Jan/2014-Dez/2017 |  |  
                     | Serviço realizado»Executed service: Perito Externodo IGEC - ME para as  Equipas de Avaliação Externa de Escolas (2ª fase)
 | 
 Atividades de Formação Profissional (Professional education activities) 
               
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal |  
                  
                     | Jan/2017-
                        									Actual |  |  
                     | Formação profissional»Professional education: - Concepção e implementação como formador do Programa de Formação Pedagógica de Docentes do ES.  IPSETÚBAL
 
 |  
                  
                     | Abr/2016-Jun
                        								/
                        								2016 |  |  
                     | Formação profissional»Professional education: - Planeamento e ação estratégica - Promoção da Qualidade das Aprendizagens - Secretaria de Estado da Educação - ME
 
 |  
 Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities) 
               
                  
                     | Instituto Politécnico de Setúbal |  
                  
                     | Jan/2010-Actual |  |  
                     | Atividade realizada»Activity: Perito Externo TEIP do Agrupamento de Escolas José Saramago - Poceirão
 |  
                  
                     | Jan/2009-Abr/2011 | Departamento de Ciências da Educação,Escola Superior de Educação |  
                     | Atividade realizada»Activity: In several moments i had been colaborated with IEFP ( Portuguese Institute of Professional Trainning and Employement) in a
                           concepcion of same pedagogigical training courses and as adviser for same other programmes
 |  
 Projetos de Investigação (Research projects)  
               
                  
                     | Participação como Investigador Participation as Researcher
 |  
                  
                     | 2015-2018 Financial Literacy: a Key Tool to Improve People`s Life Cycle-FINKIT
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: 2015-1-IT02-KA204-014975. Erasmus + K2
 |  
                  
                     | 2014-2016 Prevenção do abandono escolar precoce (2young to fail) -Too Young to Fail (2Y2F)
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: 014-1-IT02-KA201-003609. Erasmus K2
 Financiador(es)»Funding:
                        							Instituto Politécnico de Setúbal.
 |  
                  
                     | 2007-2011 Avaliação Reguladora do ensino e  aprendizagens (AREA)-AREA Assessment for Teaching and learning
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PTDC/CED/64970/2006. FCT
 |  
                  
                     | Participação como Desenvolvimento técnico Participation as Technical developer
 |  
                  
                     | 2010- Projecto TEIP -Educational Intervention in critical areas
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: Projecto TEIP III. |  
                  
                     | 2016-2108 Projecto de Formação de Formadores de Professores para o Ensino Primário de Angola 2-Teacher Training Project for Primary Education in Angola 2
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: XXX. |  
                  
                     | 2016-2019 Projecto Aprendizagem para Todos-Learnig for all
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: PAT. |  
                  
                     | 2016-2019 Práticas avaliativas promotoras de aprendizagem: impacto no sucesso escolar dos alunos, na sua orientação motivacional e emoções-Práticas avaliativas promotoras de aprendizagem: impacto no sucesso escolar dos alunos, na sua orientação motivacional e emoções
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: : PTDC/MHC-CED/1680/2014. FCT
 |  
                  
                     | 2016-2018 Empowering Eportefolio Process-Empowering Eportefolio Process
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: 2016-1-FI01-KA203-022741. erasmus + k2 - Parcerias Estratégicas
 |  
                  
                     | 2016-2016 Programa de promoção nacional do sucesso escolar 1 Fase formação de professores em avaliação pedagógica   Fase 1: Fo2: Apoio
                        aos Centros de Formação-National promotion program for school success 1 Phase teacher training in pedagogical evaluation Phase 1: Fo2: Support to
                        Training Centers
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: Promoção do Sucesso DGE ME. |  
                  
                     | 2006-2010 Projecto de Formação de Formadores de Professores para o Ensino Primário de Angola-Teacher Training Project for Primary Education in Angola
 |  
                  
                     | Referência do projeto»Project reference: xxxx. |  
 Línguas (Languages) 
               
                  
                     | Compreende Understandig
 | Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |  
                     | Fala Speaking
 | Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco). |  
                     | Lê Reading
 | Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem). |  
                     | Escreve Writing
 | Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco). |  
 Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership) 
               
                  
                     | Mai/2015 - Actual | Centro de Investigação em Educação e Formação - ESE-IPS, Membro fundador. |  
                     | Abr/2010 - Actual | Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua de Professores, Membro. vogal da secção da formação contínua.
 |  
                     | Jan/2010 - Actual | SPCE, Membro. |  
                     | Mar/2007 - Actual | GEDEI, Membro. Investigador.
 |  
                     | Set/2000 - Actual | Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) Universidade do Minho, Membro integrado. |  
 
                  											Produção científica, técnica e artística/cultural
                  											 (Scientific, technical and artistical/cultural
                     													production) 
               
                  
                     | Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions
 |  
                  
                     | 1. | Pinto, Jorge. ed. 2015. Entre a teoria os dados e o conhecimento (III). coleção Seminários de Investigação ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-)89_99447-0-1. ESE/ Setubal  : ESE/ Setúbal . 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Pinto, Jorge. ed. 2015. O gostar e o aprender: Utilização do portefólio no 1º ciclo do Ensino Básico. In: Entre a teoria os dados e o conhecimento
                           (III). Escola Superior de Educação do IPSetúbal; coleção seminários de Investigação ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-99447-0-1. Setábal : ESE/IPS. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Pinto, Jorge. ed. 2015. Comentário à conferência Acerca da qualidade das investigações qualitativas: Método, recolha e transformação de dados no âmbito
                           do projeto Avena ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-89_99447-0-1. ESE/IPS: ESE/IPS. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Pinto, Jorge; Santos, Leonor. eds. 2014. Contributions pour un dialogue entre l'évaluation formative et sommative. IN  Actes du 25ème colloque de l ADMEE-Europe: Evaluation
                           et autoévaluation, quels espaces de formation. Fribourg ed. 1. Suiça: Universidade de Friburgo . 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Pinto, Jorge; Santos, Leonor. eds. 2013. Assessment criteria as a tool for mathematics learning. In Lindmeier, A. M. & Heinze, A. (Eds.). Proceedings of the 37th Conference
                           of the International Group for the Psychology of Mathematics Education . ed. 1, 5 vols.. Kiel Alemanha : PME Germany. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Pinto, Jorge M. B; Munício, Pedro.  2010. Debate sobre avaliação. ed. 1. Lisboa: IEFP. mesa redonda debate sobre perspectivas de avaliação.
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. |  Pinto, Jorge; Santos, Leonor.  2010. Avaliar para aprender. Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário. ed. 1. Porto: Porto Editora e Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.. Experiências de trabalho em sala de aula pelos membros do projecto AREA .
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor; Rodrigues, maria R.  2010. O contributo do portefólio para o processo de aprendizagem e avaliação. ed. 1. Lisboa: Instituto de Emprego e Formação Profissional. O portefólio como um instrumentos de avaliação das aprendizagens, quer numa perspectiva formativa como sumativa.
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Pinto, Jorge M. B; Lopes, Josó; Santos, Leonor; Brilha, João.  2007. Diferenciação pedagógica na formação. ed. 1. Lisboa: Instituto de Emprego e Formação Profissional. material de formação para a formação profiossional.
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. |  Pinto, Jorge M. B; Pinto, Jorge; Santos, Leonor.  2006. Modelos de avaliação das aprendizagens. ed. 1. Lisboa: Universidade Aberta. Livro produzido para apoio aos docentes de avaliação.
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. |  Pinto, Jorge M. B. ed. 2002. A avaliação formal no 1º ciclo do Ensino Básico: Uma construção social. (Tese de doutoramento, Instituto de Estudos da Criança,
                           Universidade do Minho) ed. 1, 1 vol.. Braga: Tese de doutoramento, Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 12. | Pinto, Jorge M. B.  1999. Psicologia da Aprendizagem. ed. 3. Portugal: Instituto de Emprego e Formação Profissional. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 |  
                  
                     | 1. | Pinto, Jorge.  2018. Santos, L., & Pinto, (2018) . Ensino de conteúdos escolares: A avaliação como Fator estruturante. .  In  O Ensino como fator de envolvimento numa escola para todos. Lisboa, ed.  F. Veiga, XVii - 548. ISBN: 978-972-796-360-7. Lisboa: Climepsi Editores. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Pinto, Jorge.  2017. Cibele, C , Pinto, J Matias, N. (2017) Diferenciação Pedagógica: como trabalhar com grandes grupos, classes multinível e multi-idade.
                        In Nelson Matias; José Duarte Miguel Figueiredo (org.)  A Diferenciação pedagógica em Língua Portuguesa e em Matemática. Ministério
                        da Educação de Angola- Fundação Calouste Gulbenkian/Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.   .  In A Diferenciação pedagógica em Língua Portuguesa em Sala de Aula para Professores do Ensino Primário , ed. Nelson Matias; José Duarte Miguel Figueiredo (org.), 5 - 184. . Luanda : Ministério da Educação de Angola . |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Pinto, Jorge.  2017. Pinto, J.  Avaliação Pedagógica: Conceitos, propósitos e práticas.    In Nelson Matias; José Duarte Miguel Figueiredo (org.)
                        A Avaliação pedagógica das aprendizagens iniciais dos alunos em Língua Portuguesa e em Matemática. Ministério da Educação
                        de Angola; Fundação Caloust Gulbenkian/Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.   .  In  A Avaliação pedagógica em sala de aula para professores do Ensino Primário  , ed.  Nelson Matias; José Duarte Miguel Figueiredo (org.), 5 - 189. . Angola: Ministério da Educação de Angola. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Pinto, Jorge.  2016. A Avaliação em Educação: da linearidade dos usos à complexidade das práticas.  In Avaliação das Aprendizagens: Perspetivas, contextos e práticas, ed. Lucia Amante; Isolina Oliveira, 3 - 36. ISBN: 978-972-674-790. Lisboa: Universidade Aberta. CC BY-NC-ND . |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Pinto, Jorge.  2015. Bettencourt, A. ; Pinto, J. (2015) Vers une éducation inclusive à L`École de Vialonga: Les effets de la mise em place du travail
                        autonome sur les pratiques enseignantes In : Marie-Anne Hugon & Bruno Robles (2015) Des Innovations Pédagogiques et Educatives
                        en Reponse à la Crise de l´École, Paris : Artois Presses Université, pp.117-130.  In )Vers une éducation inclusive à L`École de Vialonga: Les effets de la mise em place du travail autonome sur les pratiques
                        enseignantes In : Marie-Anne Hugon & Bruno Robles (2015) Des Innovations Pédagogiques et Educatives, ed. Marie-Anne Hugon & Bruno Robles , 117 - 130. . Paris :  Artois Presses Université, . |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Pinto, Jorge; Santos, Leonor.  2014. Avaliar para aprender nos primeiros anos.  In Fundamentos e práticas da avaliação na Educação Infantil , ed. Mª. J. Cardona & D. Oliveira , 321 - 338. ISBN: ISBN: 978-85-7706. Porto Alegre: : Mediação. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Pinto, Jorge; Santos, Leonor.  2012. Avaliar para aprender nos primeiros anos..  In Avaliação na Educação de Infância , ed. Mª. J. Cardona & C. Guimarães , 334 - 352. ISBN: ISBN:978-972-8994. Viseu : Psicosoma. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Pinto, Jorge; Santos, Leonor.  2012. Avaliar para aprender nos primeiros anos.  In Avaliação na educação de infância,, ed. maria João Cardona; Célia Maria Guimarães, 00 - 00. ISBN: 978-972-8994-42-6. Viseu, Portugal: Psicisoma. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Pinto, Jorge.  2011. Percursos escolares e avaliação numa escola inclusiva.  In Avaliação em educação: olhares sobre uma prática social incontornável., ed. Domingos Fernandes, 53 - 77. ISBN: 978 – 60911-42-4. Pinhais - Brasil: Editora Melo. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Alves Martins, M; Matta, I.; Pinto, J.; Salgado, L..  1996. Proyecto de investigacion/intervencion educativa en un barrio popular de Lisboa.  In Investigación par¬ticipativa: Educación de Adultos , 145 - 150. . Madrid: Narcea, S.A. de Ediciones. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Nortvedt, Guri A; Santos, Leonor; Pinto, Jorge.  2016. "Assessment for learning in Norway and Portugal: the case of primary school mathematics teaching", Assessment in Education: Principles, Policy & Practice 23, 3: 377 - 395. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Pinto, Jorge; Santos, Leonor.  2016. " The formative assessment in Primary Education: potentialities and constrains", ECER Conference. Dublin. agosto 2016 1, 1: 550 - 551. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Pinto, Jorge; Serrano, Leonor.  2015. "Serrano, L. ; Pinto, J. (2015). A creche em Portugal: entre uma perspetiva assistencialista e educacional", MEDI@ÇÕES 3, 2: 63 - 70. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Pinto, Jorge.  2014. "The development of self-regulation through assessment criteria. Procedia- Social and Behavioural Sciences 112", Procedia Social and Behavioral Sciences, 112, 112: 907 - 915. 
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Pinto, Jorge; Pinto, Jorge.  2013. "Portefólios no 1º ciclo do Ensino Básico. Mediações Vol.2 nº1; ESE, Setúbal ", Medi@ções  2, 1: 2 - 89. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Pinto, Jorge M. B.  2011. "Is assessment for learning possible in early school years? ", Procedia Social and Behavioral Sciences 1, 012: 283 - 289. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Santos, Leonor; Pinto, Jorge.  2010. "The use of feedback in written reports and portfolio: an assessment for learning strategy", Journal of the Korean Society of Mathematical Education. Series D: Research in Mathematical Education,, 14(3): 281 - 297. Projecto AREA.
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor; Pinto, Jorge.  2010. "The evolution of feedback practice of a mathematics teach", PME 34 International Group for the Psychology of Mathematics Education, 4: 145 - 152. Projecto AREA ( Avaliação Reguladora das Aprendizagens) IInstituto de Educação da Universidade de Lisboa: Escola Superior
                           de Educação do IPSetúbal.
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor.  2009. "Self- Regulating Assessment in Mathematics", Bolema, nº 33: 15 - 25. Projecto AREA (Avaliação reguladora das Aprendizagens).
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Pinto, Jorge M. B; Bettencourt, Ana m.  2009. "A Acção da Escola na Aprendizagem de todos os alunos. ", Noesis , nº 78 : 31 - 35. Artigo produzido no âmbito do Projecto TEIP: melhorar as aprendizagens educar para a cidadania. ESE/ IPS.
 |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. | Pinto, Jorge M. B; Santos, Leonor; Pinto, Jorge.  2008. "Teacher`s oral feed-back and learning", CME ICME11 Topic study group 36, 11: 56 - 64. Projecto AREA (Avaliação Reguladora das Aprendizagens) .
 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Pinto, Jorge; Bastos, Monica.  2016. "O FEEDBACK ORAL: UM INSTRUMENTO DE DIFERENCIAÇÃO? in: Pinhal, J., Costa, F. & Faria, R., (Orgs.) (2017). As pedagogias nas
                        sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE
                        Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.", Trabalho apresentado em  XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa., In   Pinhal, J., Costa, F. & Faria, R., (Orgs.) (2017). As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos
                        educadores. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE PortuAÇÃO? ingal , Lisboa. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Pinto, Jorge; Sequeira, Ana.  2017. "Da idealização da prática à construção de balizas para um agir contextualizado", Trabalho apresentado em XIV Congresso Galaico Português de Psicopedagogia , In XIV Congresso Galaico Português de Psicopedagogia, Braça . |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Pinto, Jorge.  2017. "L’éducation à la citoyenneté dans la formation de professeurs et d’éducateurs au Portugal démocratique", Trabalho apresentado em Diversité culturelle et citoyenneté : Enjeux éducatifs à l'heure de la globalisation, In Actes du Colloque :  Diversité culturelle et citoyenneté : Enjeux éducatifs à l'heure de la globalisation, Corte. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Pinto, Jorge.  2017. "STUDENTS’ INVOLVEMENT IN MATHEMATICS ASSESSMENT", Trabalho apresentado em PME 41, In  Kaur, B., Ho, W.K., Toh, T.L., & Choy, B.H. (Eds.). Proceedings of the 41st Conference of the International Group for the
                        Psychology of Mathematics Education, Vol. 1, p. 265. Singapore: PME., Singapure. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Pinto, Jorge.  1015. "Insucesso e abandono escolar precoce: algumas perspetivas para a prevenção", Trabalho apresentado em A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos 1ª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, In M. G. Alves, L. L. Torres, B. Dionísio & P. Abrantes (Orgs.). A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em
                        tempos incertos: 1ª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, Lisboa . 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 6. | Pinto, Jorge.  2013. "Contributions pour un dialogue entre l´ évaluation formmative et sumative. Actes du 25éme colloque de ADMEE- Europe, Friburg,
                        2013", Trabalho apresentado em 25éme colloque de ADMEE- Europe, In Actrs du 25éme colloque de ADMEE- Europe, Friburg,. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 7. | Pinto, Jorge.  2014. " inicial de professores: desafios e problemas,", Trabalho apresentado em  XX Colóquio da - AFIRSE, , In Atas do  XX Colóquio da - AFIRSE,,  Lisboa.. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 8. | Pinto, Jorge.  2013. "A coavaliação entre pares e regulação das aprendizagens", Trabalho apresentado em Book of the Sixth Meeting of the CIED - International Meeting in Educational Studies. Review: Challenges and Risks, In Atas do VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos, Lisboa. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 9. | Pinto, Jorge.  2013. "Assessment criteria as a tool for mathematics learning", Trabalho apresentado em 25ème colloque de l’ADMEE-Europe: Evaluation et autoévaluation, quels espaces de formation., In Actes du 25ème colloque de l’ADMEE-Europe: Evaluation et autoévaluation, quels espaces de formation. Fribourg, Friburg. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 10. | Pinto, Jorge; Santos, Leonor.  2012. "Summative and formative assessment: a difficult dialogue", Trabalho apresentado em PME 36, In Proceedings of 36TH Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education Vol. I, Taipé. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 11. | Pinto, Jorge.  2012. "Os momentos formais de avaliação no 1º ciclo do Ensino Básico: um contributo para a aprendizagem?", Trabalho apresentado em 12ª Colóquio Internacional Psicologia e Educação. Lisboa. Lisboa, In Atas do 12ª Colóquio Internacional Psicologia e Educação, Lisboa. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 12. | Pinto, Jorge; Santos, Leonor.  2012. "Feedback and Pupil`s Uniqueness", Trabalho apresentado em ECER 2012, In Procedings of ECER 2012, Cadiz. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Pinto, Jorge.  2016. " Avaliação das Aprendizagens; uma estratégia para a diferenciação pedagógica?",  PROFORMA 1, 19: sp - sp. 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Pinto, Jorge.  2016. "O papel do diretor de turma no envolvimento dos estudantes", . II International Congress Student´s Engagement in Schools: Perspectives of Psychology of Education.  IE ULisboa , -: 0 - 0. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing
 |  
                  
                     | 1. | Pinto, Jorge.  2016. " Articular a avaliação sumativa com a formativa para a aprendizagem de todos os alunos: potencialidades e tensões", Trabalho apresentado em  28º Colloque de l`ADMEE-Europe, In Actes du 28º Colloque Internacional de l`ÁDMEE- Europe., Lisboa. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 2. | Pinto, Jorge.  2016. " A avaliação e diferenciação pedagógica um compromisso possível? Seminário: Escola do Possíveis", Trabalho apresentado em Encontro cidades educativas Palmela , In sem atas , Paalmela . |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 3. | Pinto, Jorge.  2015. "Os cursos vocacionais e a garantia de equidade: problemas e desafios. ", Trabalho apresentado em 13º Colóquio internacional Psicologia e Educação , In Atas do 13º Colóquio internacional Psicologia e Educação , Lisboa . 
  |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 4. | Pinto, Jorge.  2013. "O Portfolio e a Aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico.", Trabalho apresentado em I Encontro Internacional de Estudos Educacionais. Avaliação, Desafios e Riscos. Escola Superior de Educação de Lisboa , In Entre os dados a teoria e o conhecimento, Lisboa. |  
                     |  |  |  |  
                  
                     | 5. | Pinto, Jorge.  2014. "O contributo do Feedback avaliativo no 1º ciclo do Ensino Básico. ", Trabalho apresentado em VI Encontro do CIED- I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos. Lisboa: Escola Superior
                        de Educação de Lisboa. (pp. 317-332). Publicação on line:, In Atas do VI Encontro do CIED- I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos, Lisboa. 
  |  
                     |  |  |  |  
 Dados Complementares (Additional data) 
               
                  
                     | Tese de Doutoramento Phd Thesis
 |  
                  
                     | 1. | Luís Carlos Rodrigues dos Santos, Educação, Cultura e Utopia em Agostinho da Silva, 2010. Tese (Filosofia da Educação) - Universidade de Lisboa, Bolseiro(a) de Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). |  
                  
                     | 2. | Cristina Gomes da Silva, Cidadania e autoridade na escola democrática, 2010. Tese (Sociologia da Educação) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Bolseiro(a) de Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). |  
                  
                     | Dissertação de Mestrado Master degree dissertation
 |  
                  
                     | 1. | Sara Santos Diogo, O feedback oral em tarefas de consolidação das aprendizagens, 2018. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |  
                  
                     | 2. | Maria Eduarda Vieira Gouveia, A Aprendizagem através de atividades de Jogo no 1ºCiclo do Ensino Básico , 2018. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |  
                  
                     | 3. | Rita Andreia Rodrigues Ciríaco, Desenvolvimento de Tarefas Inclusivas no âmbito do Estudo do meio, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |  
                  
                     | 4. | Julieta Pereira Pincho , O envolvimento dos alunos do 1º ciclo do ensino básico no processo de ensino e aprendizagem: trabalho cooperativo, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |  
                  
                     | 5. | Maria Margarida Cardoso, A influência dos guiões orientadores e do feedback no desenvolvimento da escrita em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico”,, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |  
                  
                     | 6. | Ana Cristina Teixeira, De que modo o uso do feedback escrito em tarefas matemáticas contribui para ajudar os alunos a superarem as suas dificuldades, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |  
                  
                     | 7. | Sara Filipa Martins Gomes , - Prática de questões de aula numa perspetiva de avaliação formativa em matemática. . ESE/IPS. Janeiro 2016, 2016. Dissertação (Ensino) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |  
                  
                     | 8. | Monica Rebelo Andrade de Bastos, O feedback oral: um estudo sobre a própria prática em matemática no 1º ciclo do ensino Básico , 2015. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |  
                  
                     | 9. | Susana Portásio Castanheira, O Portefólio como um instrumento de avaliação reguladora: Um estudo no 1º ciclo na área da matemática, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |  
                  
                     | 10. | Marta Cristina Martins Vieira, A importância da utilização do portefólio para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico , 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |  
                  
                     | 11. | Rita Rilhó, Jogo, aprendizagens e interações entre os alunos., 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |  
                  
                     | 12. | Maria Rita Prates Roseta , A utilização de guiões de texto narrativo, o feedback e textos escritos pelos alunos, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). |  
                  
                     | 13. | Margarida Correia, Trabalho autónomo e diferenciação: Potencialidades e problemas, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |  
                  
                     | 14. | Leonor de Jesus Safara Calixto Serrano, Práticas Pedagógicas em Creche  A prática integrada entre o cuidar e o educar , 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré Escolar ) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |  
                  
                     | 15. | Micaela Alexandra Glória da Silva            , A (co)avaliação em sala de aula: Importância e desafios, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |  
                  
                     | 16. | Marisa Figueiredo, Os guiões de apoio e o feedback no processo de ensino-aprendizagem do texto narrativo, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). |  
                  
                     | 17. | Inês Martelo , A Revisão Cooperada e o desenvolvimento da Escrita, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Co-orientador). |  
                  
                     | 18. | Carlota Yoshicawa Simões Bargas, O uso de esquemas como sistematização das aprendizagens, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |  
                  
                     | 19. | Helga Filipa Cabeço Machado, Contributos da coavaliação entre pares no desenvolvimento dos processos matemáticos, 2013. (Orientador). |  
                  
                     | 20. | Inês Costa Pinto, O trabalho autónomo na sala de aula do 1º ciclo, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |  
                  
                     | 21. | Ana Raquel Pereira de Jesus, A Caixa dos Segredos e dos Ficheiros como contributo para o tempo de trabalho autónomo dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |  
                  
                     | 22. | Inês Margarida Cunha Pimentel, O contributo do Portefólio para as aprendizagens dos alunos no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |  
                  
                     | 23. | Raquel Infante Mendes, Trabalho de Projeto no 1º Ciclo: contributos para as aprendizagens de todos os alunos , 2012. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |  
                  
                     | 24. | Fátima Raquel Filipe Estrada, Os Conselhos de Cooperação Educativa, a regulação da vida relacional e das aprendizagens dos alunos, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |  
                  
                     | 25. | Teresa Raquel Ramos Cardim, O portefólio: uma aprendizagem integradora da escrita, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |  
                  
                     | 26. | Cátia Sofia de Almeida Mariano, O Contributo do Feedback Escrito nas Aprendizagens dos Alunos no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação pré escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB) - Instituto Politécnico de Setúbal (Orientador). |  
                  
                     | Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 |  
                  
                     | 1. | Jorge Pinto; Pinto, Jorge. Participação no júri de Luis Carlos Rodrigues dos Santos. Agostinho da Silva: Filosofia e espiritualidade, Educação e Pedagogia, 2015. Tese (Filosofia da Educação) - Universidade de Lisboa. 
  |  
                  
                     | 2. | Pinto, Jorge. Participação no júri de Filomena  Margarida Rodrigues Araújo. Avaliação Formativa e o seu impacto na Melhoria das aprendizagens, 2015. Tese (Filosofia da Educação) - Universidade de Lisboa. |  
                  
                     | 3. | Pinto, Jorge. Participação no júri de Cristina Maria Gomes da Silva. Cidadania e Autoridade na Escola Pública Democrática, 2014. Tese (Sociologia da Educação) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. |  
                  
                     | 1. | Pinto, Jorge. Participação no júri de Maria Manuela Neves Lopes. O papel da Supervisão na Formação Contínua: Perspectivas e Contributos , 2018.  Dissertação (Educação - Supervisão e Orientação da Prática Profissional ) - Universidade de Lisboa. |  
                  
                     | 2. | Pinto, Jorge. Participação no júri de Maria Filipa da Silva Almeida . Conceções e práticas dos professores do 1º e 2ª ciclo do ensino Básico sobre o processo de auto e co avaliação no 1º ciclo, 2017.  Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico ) - Instituto Politécnico de Lisboa. |  
                  
                     | 3. | Pinto, Jorge. Participação no júri de Daniela Bastos Moutinho Machado. A autoavaliação como estratégia de auto regulação das aprendizagens, 2017.  Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico ) - Instituto Politécnico de Lisboa. |  
                  
                     | 4. | Pinto, Jorge. Participação no júri de Ana Lucia Pelarigo . Desenvolvimento Profissional Docente, 2016.  Dissertação (Supervisão ) - Instituto Politécnico de Lisboa. |  
                  
                     | 5. | Pinto, Jorge. Participação no júri de Maria Ângela Fernandes da Silva. A avaliação formativa como forma de garantir a Aprendizagem. Um estudo de cado na Disciplina de Geografia, 2015.  Dissertação (Mestrado em Supervisão ) - Universidade Aberta. |  
                  
                     | 6. | Pinto, Jorge. Participação no júri de Susana Margarida Neves Bento. A Escola a Tempo Inteiro no 1º Ciclo- atividades de enriquecimento curricular – que percepção?, 2013.  Dissertação (Mestrado em Administração Educacional ) - Instituto Português de Estudos Superiores. |  
                  
                     | 7. | Pinto, Jorge. Participação no júri de Maria Antunes Vieira . A autoavaliação como um instrumento de regulação das aprendizagens, 2013.  Dissertação (Mestrado em Supervisão ) - Universidade Aberta. |  
                  
                     | 8. | Pinto, Jorge. Participação no júri de José Raimundo Vasconcelos. A avaliação como processo socialmente construído na Escolado 1º ciclo- Um estudo de caso, 2012.  Dissertação (Mestrado em Supervisão ) - Universidade Aberta. |  
                  
                     | 9. | Pinto, Jorge. Participação no júri de Maria Isabel de Carvalho Sobral . Avaliação e aprendizagem no 2º ano de escolaridade: um estudo de caso, 2012.  Dissertação (Mestrado em Supervisão ) - Universidade Aberta. |  
                  
                     | Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica Evaluation of Pedagogic Readiness/Cientific Ability
 |  
                  
                     | 1. | Pinto, Jorge. Participação no júri de António Filipe de Oliveira Mota. Programa TEIP: (N) um cenário de (des)igualdades social e escolar, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica em Administração e Organização Escolar ) - Universidade Católica Portuguesa. |  
                  
                     | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 |  
                  
                     | 1. | Pinto, Jorge. Medi@ções. 
  |  
 
 
 
                  											Indicadores de produção
                  											 (Production indicators) 
               
                  
                     | Produção científica Scientific production
 |  
                     | Dados complementares data
 |  
 
                     
                        | Produção científica Scientific production
 | 52 |  
 
                     
                        | Livros e capítulos Books and book chapters
 | 22 |  
                     
                        | Livros publicados ou organizados Published or organized books
 | 12 |  
                     
                        | Capítulos de livros publicados Published book chapters
 | 10 |  
                     
                        | Artigos científicos em revistas Papers in periodics
 | 13 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 11 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 2 |  
                     
                        | Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings
 | 17 |  
                     
                        | Com arbitragem científica With scientific refereeing
 | 12 |  
                     
                        | Sem arbitragem científica Without scientific refereeing
 | 5 |  
 
                     
                        | Dados complementares (Additional data)
 | 46 |  
 
                     
                        | Orientações Orientations
 | 32 |  
                     
                        | Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation
 | 13 |  
                     
                        | Participação editorial em revistas Magazine editorial participation
 | 1 |  
               
                  | Visualizações do curriculum [
                     												3468
                     												] |  
               
                  | Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
                     											em
                     											23-03-2019
                     											às
                     											21:46:06 |  
                  | Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |  |