Celda Maria Gonçalves Morgado
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
08/02/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Celda Maria Gonçalves Morgado |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Morgado, Celda (Choupina, Celda) |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Humanidades-Outras Humanidades. Humanidades-Línguas e Literaturas.
|
Endereço profissional
Professional address |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto Rua Dr. Roberto Frias, 602 4200-465 Porto Portugal Telefone: (+351)225073604 Fax: (+351)225073454 Correio electrónico: celda@ese.ipp.pt Homepage: http://www.ese.ipp.pt/ |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2009-2014 |
Doutoramento Phd |
Curso de Doutoramento em Linguística
(4 anos » years)
.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto,
Portugal.
|
2001-2004 |
Mestrado Master degree |
Curso de Mestrado em Linguística e Ensino da Língua
(3 anos » years)
.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto,
Portugal.
|
1996-2001 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Linguas e Literaturas Modenas/Variantes Estudos Portugueses
(5 anos » years)
.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2016-2017 |
Outros Others |
UC Isolada da Licenciatura em TILGP - Língua Gestual Portuguesa I. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto,
Portugal.
|
2016-2017 |
Outros Others |
UC Isolada da Licenciatura em TILGP - Língua Gestual Portuguesa II. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto,
Portugal.
|
2016-2017 |
Outros Others |
UC Isolada da Licenciatura em TILGP - TP Tradução/Interpretação em LGP I. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto,
Portugal.
|
2015 |
Curso de curta duração Short course |
Psycholinguistics and Generative Grammar.
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
2014 |
Curso de curta duração Short course |
Curso avançado em Syntax.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
2014 |
Curso de curta duração Short course |
Curso Locality principles in parser and the grammar.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
2012 |
Curso de curta duração Short course |
Curso Avançado de Fonologia - The Phonology of Creole Languages.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto,
Portugal.
|
2010 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Língua Guestual Portuguesa para Ouvintes, nível inicial - A2.
Associação de Surdos do Porto,
Portugal.
|
2010 |
Curso de curta duração Short course |
Curso Avançado de Fonologia - A medida da Complexidade em Fonologia.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto,
Portugal.
|
2009 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Língua Gestual Portuguesa para Ouvintes, nível inicial - A1.
Associação de Surdos do Porto,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Set/2009-Actual |
Professor Adjunto |
Out/2014-Set/2016 |
Investigador Auxiliar |
CENTRO DE LINGUÌSTICA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA |
Jan/2014-Abr/2016 |
Investigador Auxiliar |
Nov/2003-Ago/2009 |
Assistente 1º triénio |
Jan/2007-Jan/2009 |
docente |
Escola Superior de Educação Instituto Jean Piaget |
Nov/2003-Jul/2004 |
Assistente 1º triénio |
Escola Secundária da Boa Nova Leça da Palmeira |
Set/2000-Jan/2001 |
docente |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2016-2017 Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do mundo |
Referência do projeto»Project reference: FCG PLCP Referencia 145558. Parceiro(s)»Partners:
Escola Superior de Media Artes e Design. Financiador(es)»Funding:
Fundação Calouste Gulbenkian.
|
2012-2016 Representações de e sobre Género Linguístico |
Referência do projeto»Project reference: INED/ ESE_PPorto. Financiador(es)»Funding:
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
|
2014-2016 Ainda Estou a aprender - uma plataforma web para a a aprendizagem na leitura-I am still learning - a web platform for the intervention in reading disabilities |
Referência do projeto»Project reference: FCG. PLCP Referencia 134 604. Financiador(es)»Funding:
Fundação Calouste Gulbenkian.
|
2014-2016 Leitura e compreensão de problemas de Matemática com estruturas bimodais: o caso particular dos textos mistos verbais e visuais |
Referência do projeto»Project reference: FCG PLCP 134742. Programa de Língua e Cultura Portuguesa Parceiro(s)»Partners:
Agrupamento de Escolas de Colmeia; Agrupamento de Escoals de leiria. Financiador(es)»Funding:
Fundação Calouste Gulbenkian.
|
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2018 |
Prémio Ler+ 2018 (1.ª Edição do Prémio) atibuído ao projeto "Ainda estou a aprender...", coordenado pela Iolanda Ribeiro (UM),
GOV/PNL 2027.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Nov/2016 - Actual |
Associação iGesto - Investigação do Gesto, Membro.
|
Mai/2016 - Actual |
Investigare - Associação para o estudo da Leitura, Escrita e Neurociências, Membro fundador.
|
Jan/2014 - Actual |
Association for Linguistic Typology (ALT), Membro.
Membro Investigador.
|
Mar/2010 - Actual |
Associação Portuguesa de Linguística, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Brito, Ana M; Choupina, Celda; Oliveira, Inês; Costa, José A. eds. 2018. 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais/2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese
Sign Language and other Sign Languages (livro de resumos/book of abstracts) ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8969-23-3. Porto: ESE/P. Porto; FLUP.
|
|
|
|
2. |
Choupina, Celda; Oliveira, Inês; Querido, Joana; Costa, José A. eds. 2017. Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua - II Encontro Temático APL/ESE (livro de resumos) ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8969-17-2. ESE Porto: ESE do Politécnico do Porto.
|
|
|
|
3. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Cruz, Joana; Ferreira, Albertina; Azevedo, Helena. 2016. AINDA ESTOU A APRENDER. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura. ed. 1, 1 vol.. UM: Fundação Calouste Gulbenkian.
|
|
|
|
4. |
Brito, Ana M; Choupina, Celda. eds. 2015. 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais (Livro de resumos e programa) ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8969-14-1. Porto: Clássica. |
|
|
|
5. |
Choupina, Celda M. G. M. 2013. Regência, Transitividade e Intransitividade: conceitos e critérios. Uma abordagem sintática dos objetos cognatos em PE . ed. 1, 1 vol.. Porto: Edição de Autor. |
|
|
|
6. |
Choupina, Celda M. G. M. 2004. Orações relativas: aspectos descritivos e didácticos. Dissertação de Mestrado.. ed. 1, 1 vol.. Porto: Edição de autor. |
|
|
|
7. |
Costa, Rosário; Pinto, Manuela; Choupina, Celda M. G. M. 2004. Prepara os Testes. Língua Portuguesa 9ºano. ed. 1, 1 vol.. Porto: Areal Editores. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Brito, Ana M; Choupina, Celda. 2018. Verbs of inherently directed motion in two different modality languages, European Portuguese and LGP: some typological reflections. In Verbs, movement and prepositions, ed. António Leal, 151 - 179. ISBN: 978-989-54104-5-3. Porto: CLUP/FLUP. |
|
|
|
2. |
Lopes, Ana S; Choupina, Celda; Monteiro, Sara. 2017. A formação do professor de 1.º CEB: como articular conteúdos de Português e de Estudo do Meio? . In O Tempo dos Professores, ed. Luís Grosso Correia; Ruth Leão; Sara Poças, 499 - 513. ISBN: 978-989-8471-26-0. Porto: CIIE / FPCEUP.
|
|
|
|
3. |
Choupina, Celda. 2015. O género nos nomes em PE e em línguas de contacto de modalidades diferentes: natureza e processos de realização. In Pelos Mares da Língua Portuguesa 2, ed. Ferreira, A.M. & Brasete, M.F., 481 - 499. ISBN: 978-972-789-437-6. Aveiro: UA Editora. |
|
|
|
4. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Oliveira, Inês; Querido, Joana. 2015. Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico:
a influência da classe formal do nome.. In Textos selecionados do XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, ed. A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, 153 - 174. ISBN: 978-989-97440-4-2. Porto: APL. |
|
|
|
5. |
Choupina, Celda. 2015. Os objetos cognatos em Línguas Românicas e no Inglês: aspetos sintáticos e semânticos contrastivos. In Comparatio delectat II. Akten der VII. Internationalen Arbeitstagung zum romanisch-deutschen und innerromanischen Sprach¬vergleich, ed. Eva Lavric e Wolfgang Pöckl , 551 - 566. ISBN: 2195-710X. Frankfurt/M. et al: Peter Lang. |
|
|
|
6. |
Choupina, Celda. 2015. Análise sintática dos objetos cognatos no quadro teórico da Morfologia Distribuída. In Textos selecionados do XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, ed. A. Moreno, F. Silva & J. Veloso, 133 - 151. ISBN: ISBN: 978-989-974. Porto: APL. |
|
|
|
7. |
Choupina, Celda M. G. M. 2013. Tipos de objetos cognatos e de objetos hipónimos em PE.. In Estudos Linguísticos II, 41 - 56. . Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. |
|
|
|
8. |
Choupina, Celda M. G. M; Costa, José A. 2011. Classes de palavras: autonomia linguística e ensino. Contributos para a caracterização linguística e a bordagem pedagógica
do nome. . In Novos desafios no ensino do português. , 203 - 212. ISBN: 978-972-9434-04-4. Santarém: Escola Superior de Educação - IPSantarém.
|
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José A; Oliveira, Inês; Querido, Joana. 2018. "All Different But Not All Opposite: Contributions To Lexical Relationships Teaching In Primary School", Turkish Online Journal of Educational Technology 1, Especial: 141 - 148.
|
|
|
|
2. |
Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Cadime, Irene; Azevedo, Helena; Viana, Fernanda L. 2017. "A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura:
um estudo de caso", Caleidoscópio 15, 1: 30 - 44.
|
|
|
|
3. |
Choupina, Celda. 2017. "Aspetos estruturantes da morfossintaxe da LGP: expressão da quantidade e das categorias de sexo dos referentes animados", Revista Leitura 1, 58: 4 - 25.
|
|
|
|
4. |
Choupina, Celda; Brito, Ana M; Bettencourt, Fernanda. 2016. "Morphosyntax aspects of ditransitive constructions with the verb DAR 'to give' in Portuguese Sign Language", Linguística. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto 11, 1: 91 - 116.
|
|
|
|
5. |
Choupina, Celda. 2016. "Análise sintática dos objetos cognatos no quadro teórico da Morfologia Distribuída", Revista da Associação Portuguesa de Linguística 1, 1: 151 - 181.
|
|
|
|
6. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Oliveira, Inês; Querido, Joana. 2016. "Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico:
a influência da classe formal do nome", Revista da Associação Portuguesa de Linguística 1, 1: 121 - 150.
|
|
|
|
7. |
Choupina, Celda; Brito, Ana M; Bettencourt, Fernanda. 2016. "Particularidades da morfossintaxe das construções ditransitivas com o verbo 'DAR' na Língua Gestual Portuguesa", Revista da Associação Portuguesa de Linguística 2, 2: 117 - 147.
|
|
|
|
8. |
Choupina, Celda; Pinto, Beatriz; Fernandes, Márcia; Costa, Patrícia; Vareiro, Sandra; Carvalho, Filipa; Madureira, Rui. 2016. "Aspetos da morfossintaxe dos verbos de ingestão COMER e BEBER em LGP", Revista Sensos 6, 2: 35 - 56. |
|
|
|
9. |
Choupina, Celda. 2015. "Particularidades da sintaxe dos predicados verbais e do ensino da transitividade no 2º Ciclo EB", Exedra. Revista Científica. Didática do Português. Investigação e práticas, temático: 353 - 382.
|
|
|
|
10. |
Costa, José A; Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Oliveira, Inês; Querido, Joana. 2015. "Género gramatical: a complexidade do conteúdo e a sua abordagem nos documentos reguladores do ensino do Português no 1º Ciclo
EB", Exedra. Revista Científica. Didática do Português. Investigação e práticas, Número Tem: 321 - 352. |
|
|
|
11. |
Choupina, Celda M. G. M. 2013. "Les verbes à objets cognats en portugais européen: quelques réflexions sur la conversion et la génération de mots.", Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto., 8: 181 - 207. |
|
|
|
12. |
Choupina, Celda M. G. M. 2013. "Contributos para uma análise sintática dos objetos cognatos em PE. ", Studia Romanica Posnaniensia 40, 1: 59 - 79.
|
|
|
|
13. |
Costa, José A; Choupina, Celda M. G. M. 2012. "A história e as histórias do género em português: percursos diacrónicos, sincrónicos e pedagógicos. ", Exedra: Revista Científica, 6: 75 - 86.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Choupina, Celda; Brito, Ana M. 2018. "Referência gestual, apontações e pronomes pessoais: análise morfossintática comparativa entre a LGP e o PE", Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais /2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese
Sign Language and other Sign Languages , In 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais 2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese
Sign Language and other Sign Languages (Livro de resumos), Porto.
|
|
|
|
2. |
Carmo, Helena; Mineiro, Ana; Choupina, Celda. 2018. "Ordem de constituintes na Língua Gestual Portuguesa: critérios para a constituição de um corpus ", Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais /2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese
Sign Language and other Sign Languages , In 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais/2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese
Sign Language and other Sign Languages (livro de resumos/book of abstracts) , Porto.
|
|
|
|
3. |
Choupina, Celda; Alves, Cláudia; Pinto, Jorge. 2018. "Estruturas morfológicas compostas na LGP: alguns critérios de análise ", Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais/2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese
Sign Language and other Sign Languages, In 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais 2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese
Sign Language and other Sign Languages (livro de resumos/book of abstracts), Porto.
|
|
|
|
4. |
Choupina, Celda; Pinto, Beatriz; Morais, Beatriz. 2018. "Da LGP para o Português: análise de transferências de âmbito morfossintático em textos escritos por crianças surdas", Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais/2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese
Sign Language and other Sign Languages, In 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais 2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese
Sign Language and other Sign Languages (livro de resumos/book of abstracts) , Porto.
|
|
|
|
5. |
Choupina, Celda; Pinto, Jorge; Baptista, Adriana; Costa, Ângelo; Costa, José A; Sanches-Ferreira, Manuela; Santos, Miguel; Martins, Susana. 2018. "Para uma inventariação e categorização linguística das Configurações da Mão em LGP: parâmetros formacionais para a distintividade
", Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais 2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese
Sign Language and other Sign Languages, In 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais 2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese
Sign Language and other Sign Languages (livro de resumos/book of abstracts) , Porto.
|
|
|
|
6. |
Lopes, Ana S; Choupina, Celda. 2018. "A problemática do género no Português europeu: análise de documentos legais e de manuais escolares do 1.o Ciclo do ensino
básico", Trabalho apresentado em XIII Congreso Internacional de Lingüística Xeral, In Marta Díaz, Gael Vaamonde, Ana Varela, Mª Carmen Cabeza, José M. García-Miguel e Fernando Ramallo (Eds.) Actas do XIII Congreso
Internacional de Lingüística Xeral, Vigo.
|
|
|
|
7. |
Choupina, Celda; Brito, Ana M. 2018. "Dar um beijo é a mesma coisa que dar um espirro? Para uma análise sintático-semântica de diferentes valores do verbo lever
dar em Português Europeu", Trabalho apresentado em Encontro Comemorativo do 40.º aniversário do Centro de Linguística da Universidade do Porto , In A Linguística em Diálogo: Volume comemorativo dos 40 anos do CLUP, Porto. |
|
|
|
8. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A. 2017. "A implicação da metalinguagem linguística na difusão de conteúdos gramaticais e na construção do conhecimento em alunos e
agentes educativos", Trabalho apresentado em V Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (Simelp), In Anais do V Simelp, Lecce.
|
|
|
|
9. |
Lopes, Ana S; Choupina, Celda; Monteiro, Sara. 2017. "A formação do professor de 1.º CEB: como articular conteúdos de Português e de Estudo do Meio?", Trabalho apresentado em Congresso Internacional "O Tempo dos Professores", In O Tempo dos Professores – Programa e Resumo, Porto.
|
|
|
|
10. |
Martins, Ana F; Monteiro, Inês; Choupina, Celda. 2017. "A linguagem e a comunicação verbal influenciam a aprendizagem de conteúdos matemáticos? Qual a formação exigida ao professor
de 1.º CEB?", Trabalho apresentado em Congresso Internacional "O Tempo dos Professores", In O Tempo dos Professores – Programa e Resumos , Porto. |
|
|
|
11. |
Lopes, Ana S; Choupina, Celda. 2017. "A problemática do grau no nome e no adjetivo: processos morfológicos e sintáticos ", Trabalho apresentado em II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas, In Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua - II Encontro Temático APL/ESE (livro de resumos), Porto.
|
|
|
|
12. |
Pinto, Jorge; Choupina, Celda. 2017. "Bases para um inventário das Configuração da Mão na LGP: distintividade, marcação e frequência", Trabalho apresentado em XXI Encontro Internacional de Reflexão e Investigação, In XX Encontro Internacional de Reflexão e Investigação - Livro de Resumos, Vila Real. |
|
|
|
13. |
Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Neto, Elsa; Monteiro, Inês. 2017. "Depressa e devagar: relações problemáticas entre as palavras ", Trabalho apresentado em Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua - II Encontro Temático APL/ESE , In Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua - II Encontro Temático APL/ESE (livro de resumos)
, Porto.
|
|
|
|
14. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana. 2017. "Linguística Comparada e Psicolinguística na Formação de Professores de Inglês", Trabalho apresentado em PEEP’17 - Primary English Teaching Education in Portugal, In PEEP’17 - Primary English Teaching Education in Portugal: livro de resumos/ book of abstracts, Porto.
|
|
|
|
15. |
Choupina, Celda M. G. M. 2016. "Para o estudo dos objetos cognatos em PE: proposta de tipologia.", Trabalho apresentado em XXVIIe Congrès International de Linguistique et de Philologie Romanes (15-20 juillet 2013), In Actes du XXVIIe Congrès International de Linguistique et de Philologie Romanes, Nancy.
|
|
|
|
16. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Querido, Joana; Oliveira, Inês. 2016. "Representação e aquisição do género linguístico em PE: um estudo exploratório", Trabalho apresentado em XXVIIe Congrès International de Linguistique et de Philologie Romanes (15-20 juillet 2013), In Actes elétroniques du XXVIIe Congrès international de linguistique et de philologie romanes. Section 12: Acquisition et apprentissage
des langues, psycholinguistique , Nancy.
|
|
|
|
17. |
Choupina, Celda. 2016. "The verb agreement in Portuguese Sign Language and the basic word order", Trabalho apresentado em 12th International Conference on Theoretical Issues in Sign Language Research (TISLR12) , In 12th International Conference on Theoretical Issues in Sign Language Research (TISLR12) , Melbourne. |
|
|
|
18. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Brandão, Sara; Azevedo, Helena; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Cruz, Joana. 2016. "I’m still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities", Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, In Atas do 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga. |
|
|
|
19. |
Choupina, Celda; Brito, Ana M; Bettencourt, Fernanda. 2015. "Morphosyntax of ditransitives with the verb DAR, ‘TO GIVE’", Trabalho apresentado em 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais, In 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais (Programa e Livro de Resumos), Porto. |
|
|
|
20. |
Choupina, Celda; Bettencourt, Fernanda; Brito, Ana M. 2015. "Regular movement verbs and backward verbs in Portuguese Sign Language: the case of verbs PERSEGUIR, ‘TO CHASE’, and REBOCAR,
‘TO TOW’", Trabalho apresentado em 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais (Livro de resumos e programa), In 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais (Livro de resumos e programa), Porto. |
|
|
|
21. |
Choupina, Celda M. G. M. 2012. "Os objetos cognatos em Línguas Românicas e no Inglês: aspetos sintáticos e semânticos contrastivos", Trabalho apresentado em VII. Internationalen Arbeitstagung zum romanisch-deutschen und innerromanischen Sprach¬vergleich, In Comparatio delectat II. Akten der VII. Internationalen Arbeitstagung zum romanisch-deutschen und innerromanischen Sprach¬vergleich, Innsbruck. |
|
|
|
22. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A. 2014. "A gramática intuitiva, o conhecimento linguístico e o ensino-aprendizagem do género em PE", Trabalho apresentado em IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, In Anais do IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, Uberlândia.
|
|
|
|
23. |
Choupina, Celda M. G. M. 2013. "Dos objetos cognatos às construções com verbos leves. ", Trabalho apresentado em IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa., In Atas do IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa. Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas., Goiânia/Brail. |
|
|
|
24. |
Choupina, Celda M. G. M; Baptista, Adriana; Costa, José A; Querido, Joana; Oliveira, Inês. 2013. "Representação e Aquisição do Género Linguístico em PE: alguns contributos a partir da análise de materiais pedagógicos", Trabalho apresentado em IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa., In Atas do IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa. Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas.
Simpósio 5., Goiânia/Brasil.
|
|
|
|
25. |
Choupina, Celda M. G. M. 2011. "O género em Português Europeu e em Tétum: Reflexões para uma didática do PL2 em Timor-Leste. ", Trabalho apresentado em III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa., In Atas do III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 37 , Macau. |
|
|
|
26. |
Choupina, Celda M. G. M; Ribeiro, Isabel. 2011. "Desenvolvimento de Competências comunicativas em Português L2: o caso de Timor-Leste.", Trabalho apresentado em At III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. , In Atas do III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 37. , Macau. |
|
|
|
27. |
Choupina, Celda M. G. M; Costa, José A. 2011. "Caracterização morfossintática dos compostos no PE e (as)sistematicidades na sua representação ortográfica. ", Trabalho apresentado em III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , In Atas do III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 21 , Macau. |
|
|
|
28. |
Choupina, Celda M. G. M; Silva, Filipe; Maia, João S. 2011. "A Língua Portuguesa na formação inicial de professores em Timor-Leste.", Trabalho apresentado em III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, In Atas do III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 37., Macau. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Choupina, Celda M. G. M. 2011. "Reflexões sobre o género em Português Europeu e em Tétum", elingUP. Revista electrónica de linguística dos estudantes da Universidade do Porto / A students' e-journal of Linguistics
from the University of Porto. 1, 3: 64 - 77. |
|
|
|
2. |
Choupina, Celda M. G. M. 2010. "Orações Relativas: Como e Quando inseri-las na sala de aula? ", Exedra: Revista Científica, 1: 49 - 68.
|
|
|
|
3. |
Choupina, Celda M. G. M; Guedes, Carla. 2010. "Interface sintaxe-fonologia nos domínios acima do grupo clítico.", elingUP. Revista electrónica de linguística dos estudantes da Universidade do Porto / A students' e-journal of Linguistics
from the University of Porto. 1, 2: 11 - 37.
|
|
|
|
4. |
Leão, Rafaela; Choupina, Celda M. G. M; Laura, Oliveira. 2010. "Criatividade abaeteense: nosso modo de falar.", elingUP. Revista electrónica de linguística dos estudantes da Universidade do Porto / A students' e-journal of Linguistics
from the University of Porto 1, 2: 141 - 153.
|
|
|
|
Prefácio, Posfácio Preface, Postface |
1. |
Brito, Ana M; Choupina, Celda; Costa, José A; Oliveira, Inês; Pinto, Jorge; Martins, Susana. 2018. "2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais/2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese
Sign Language and other Sign Languages (livro de resumos/book of abstracts)". Porto. (Apresentação)
|
2. |
Choupina, Celda; Oliveira, Inês; Costa, José A. 2017. "Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua ". Porto. (Apresentação)
|
3. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Santos, Miguel. 2016. "Revista Sensos - Morfossintaxe das Línguas Gestuais ". Porto. (Editorial) |
4. |
Choupina, Celda; Brito, Ana M. 2016. "Apresentação". Porto. (Apresentação)
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Viana, Fernanda L; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. 2018. "Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio – 1º ano, Versão 1". Maia: Lusoinfo Multimédia. |
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
1. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Morgado, Celda; Choupina, Celda M. G. M; Santos, Sandra; Cadime, Irene. Ainda estou a aprender...,2016.
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Choupina, Celda; Alves, Cláudia; Pinto, Jorge. Estruturas morfológicas compostas na LGP: alguns critérios de análise ,2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages,Porto,2018 (Comunicação). |
2. |
Lopes, Ana S; Choupina, Celda. Das situações verbais à compreensão da leitura: dados de um estudo no 1.º CEB,IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade/ III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso
Escolar,Lisboa,2018 (Comunicação). |
3. |
Baptista, Adriana; Morgado, Celda; Costa, José A; Querido, Joana; Oliveira, Inês. All different but not all opposite: contributions to lexical relationships teaching in primary school,(INTE 2018) International Conference on New Horizons in Education,Paris,2018 (Comunicação). |
4. |
Choupina, Celda. Implicações da concordância e dos tipos de verbos na ordem dos constituintes na LGP,20 anos da Licenciatura em TILGP na ESE/IPS,Setúbal,2018 (Comunicação). |
5. |
Oliveira, Sílvia B.; Meireles, Ana R; Choupina, Celda; Baptista, Adriana. Reflexões sobre antonímia: uma visão a partir dos documentos reguladores do ensino básico e de manuais escolares dos 1.º
E 2.º CEB,II Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua,Setúbal,2018 (Comunicação). |
6. |
Ribeiro, Diana; Choupina, Celda. Estrutura interna das palavras e produtividade dos morfemas a partir da análise de materiais didáticos dos 1.º e 2.º CEB,III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua,Setúbal,2018 (Comunicação). |
7. |
Choupina, Celda; Brito, Ana M. Referência gestual, apontações e pronomes pessoais: análise morfossintática comparativa entre a LGP e o PE,2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages,Porto,2018 (Comunicação). |
8. |
Lopes, Ana S; Choupina, Celda. A reflexão sobre as propriedades semânticas e sintáticas do verbo ao serviço da compreensão de textos narrativos no 2.º CEB,III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua,Setúbal,2018 (Comunicação). |
9. |
Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José A; Querido, Joana; Oliveira, Inês; Ribeiro, Iolanda. Dimensões linguística e pedagógica das relações de oposição entre palavras – dados de materiais pedagógicos destinados ao
1.º CEB,III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensno da Língua,Setúbal,2018 (Comunicação). |
10. |
Carmo, Helena; Mineiro, Ana; Choupina, Celda. Ordem de constituintes na Língua Gestual Portuguesa: critérios para a constituição de um corpus ,2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages,Porto,2018 (Comunicação). |
11. |
Pinto, Beatriz; Choupina, Celda; Morais, Beatriz. Da LGP para o Português: análise de transferências de âmbito morfossintático em textos escritos por crianças surdas,2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese Sign Language and other Sign Languages,Porto,2018 (Comunicação). |
12. |
Pinho, Jocélia; Choupina, Celda. Desenvolvimento de um protocolo coletivo de rastreio breve das habilidades preditoras para a aprendizagem da leitura e da
escrita,IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade/ III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso
Escolar,Lisboa,2018 (Comunicação). |
13. |
Baptista, Adriana; Morgado, Celda; Costa, José A; Querido, Joana; Oliveira, Inês. Relaciones entre unidades léxicas: de la diacronía a la enseñanza,V Congreso Internacional de Lingüística y Literatura,Santander,2018 (Comunicação). |
14. |
Choupina, Celda. Entre verbos principais, verbos copulativos e cópulas vazias na Língua Gestual Portuguesa,XIII Congreso Internacional de Lingüística Xeral,Vigo,2018 (Comunicação). |
15. |
Sousa, Catarina; Choupina, Celda. Relação entre quantidade e número formal: uma abordagem para o 1.º CEB,II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas,Porto,2017 (Poster). |
16. |
Choupina, Celda. Questões de morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e contributos da Linguística Comparativa para a sua discussão e compreesão,Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa,Lisboa,2017 (Conferência ou palestra). |
17. |
Choupina, Celda. "Foneticação": articulação fonética e discriminação dos fones [s] e [z],II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas,Porto,2017 (Poster). |
18. |
Choupina, Celda. Relevância dos conhecimentos científicos sobre o estatuto e o funcionamento morfossintático das categorias nominais para o
ensino do Português Língua Não Materna,VI Simposium Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP),Santarém,2017 (Comunicação). |
19. |
Choupina, Celda; Pinto, Jorge. Bases para um inventário das Configurações da Mão na LGP; distintividade, marcação e frequência,XXI Encontro Internacional de Reflexão e Investigação,Vila Real,2017 (Comunicação). |
20. |
Choupina, Celda; Pinto, Jorge. Conhecimentos sobre variação linguística em diferentes áreas da língua e desenvilvimento de competências em LGP ,ICRE- International Conference on Research on Education,Porto,2017 (Comunicação). |
21. |
Choupina, Celda; Brito, Ana M. Aspetos sintático-semânticos dos verbos de movimento na LGP: o caso particular dos verbos IR e VIR ,Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa,Lisboa,2017 (Comunicação). |
22. |
Duarte, Maria C; Choupina, Celda; Costa, José A. Contributos da prosódia e da morfologia para o ensino do acento ortográfico no 1.º ciclo,II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas,Porto,2017 (Poster). |
23. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana. Linguística comparada e psicolinguística na formação de professores de inglês,PEEP’17: Primary English Education in Portugal,Porto,2017 (Comunicação). |
24. |
Lopes, Ana S; Choupina, Celda; Monteiro, Sara. A Formação do professor de 1.º CEB: como articular conteúdos de Português e de Estudo do Meio?,Congresso Internacional "O Tempo dos Professores",Porto,2017 (Comunicação). |
25. |
Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Neto, Elsa; Monteiro, Inês. Depressa e devagar: relações problemáticas entre as palavras,II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas,Porto,2017 (Comunicação). |
26. |
Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José A; Querido, Joana; Oliveira, Inês. As relações entre unidades lexicais e o ensino da antonímia,ICRE - International Conference on Research on Education,Porto,2017 (Comunicação). |
27. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Choupina, Celda. Ainda Estou A Aprender. Apresentação De Uma Plataforma Educativa De Intervenção Nas Dificuldades Na Aprendizagem Na Leitura,ICRE - International Conference on Research on Education,Porto,2017 (Comunicação). |
28. |
Brito, Ana M; Choupina, Celda. Um olhar sintático-semântico sobre os verbos de movimento no Português Europeu e na Língua Gestual Portuguesa,Colóquio Internacional Homenagem ao Professor Óscar Lopes,Porto,2017 (Comunicação). |
29. |
Freitas, Tânia; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Choupina, Celda. Avaliar fluência da leitura ,II Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar e III Jornadas Internacionais de alfabetização,Braga,2017 (Comunicação). |
30. |
Lopes, Ana S; Choupina, Celda. A problemática do grau no nome e no adjetivo: processos morfológicos e sintáticos,II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas,Porto,2017 (Comunicação). |
31. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana. Morphosyntactic awateness and phonological awareness; interface evidence in reading evaluation and promotion task ,II Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar e III Jornadas Internacionais de alfabetização,Braga,2017 (Comunicação). |
32. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana. O signo e o sinal na configuração “indicar” em LGP: entre contiguidade e representação ,iGesto 17 Conferência Internacional sobre Gesto e Multimodalidade,Porto,2017 (Comunicação). |
33. |
Martins, Ana F; Monteiro, Inês; Choupina, Celda. A linguagem e a comunicação verbal influenciam a aprendizagem de conteúdos de matemática? Qual a formação exigida ao professor
de 1.º CEB?,Congresso Internacional "O tempo dos Professores",Porto,2017 (Comunicação). |
34. |
Choupina, Celda. Processos de formação e propriedades definidoras de nomes e de adjetivos em Língua Gestual Portuguesa,XX Encontro Internacional de Reflexão e Investigação,Vila Real,2016 (Comunicação). |
35. |
Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Cadime, Irene; Ferreira, Albertina; Azevedo, Helena; Freitas, Tânia; Rodrigues, Bruna. Avaliação e intervenção online nas dificuldades na aprendizagem da leitura: A plataforma AINDA ESTOU A APRENDER,3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos,Porto,2016 (Comunicação). |
36. |
Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Correia, Deolinda; Carrusca, Manuela; Maia, Gil. Leitura e usabilidade pedagógica dos textos bimodais dos problemas de matemática,1.ªas Jornadas Internacionais Leitura, Educação e Sucesso Escolar,V. N. de Famalicão,2016 (Comunicação). |
37. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Oliveira, Inês; Querido, Joana. O género gramatical: conhecimentos implícitos em idade pré-escolar,1.º Encontro Temático APL/ESE, 8. Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade e 7.º Encontro na Formação
Contínua em Língua Portuguesa,Lisboa,2016 (Comunicação). |
38. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana. Implicações do conhecimento intuitivo do gestuante surdo de LGP na aprendizagem do Português escrito,I International Seminar on Reading, Education and School Achievement,Vila Nova de Famalicão,2016 (Comunicação). |
39. |
Choupina, Celda; Brito, Ana M. Entre pronomes pessoais e apontações no espaço sintático: a questão dos pronomes pessoais nas línguas orais e nas línguas
gestuais vista a partir das construções ditransitivas,XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Aveiro,2016 (Comunicação). |
40. |
Baptista, Adriana; Choupina, Celda. Para a valorização da Linguística comparada na formação de futuros professores de Inglês no 1.º CEB: género formal no Português
e género semântico no Inglês,Colóquio Internacional da Aprolinguas- Bolonha, Quadro Europeu & depois? As línguas estrangeiras no ensino supeior: balanço,
estratégias e desafios futuros,Porto,2016 (Comunicação). |
41. |
Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Correia, Deolinda; Carrusca, Manuela. Leitura e compreensão organizativa nos problemas de Matemática: implicações da extensão textual e da complexidade sintática,1.º Encontro Temático APL/ESE, 8. Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade e 7.º Encontro na Formação
Contínua em Língua Portuguesa,Lisboa,2016 (Comunicação). |
42. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Oliveira, Inês; Querido, Joana. O género gramatical em manuais e gramáticas entre 1960 e 2012: conceito, metalinguagem e atividades,V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (SIELP)/Fórum Ibero-Americano de Literacia,Braga,2016 (Comunicação).
|
43. |
Choupina, Celda. Propriedades morfossintáticas de Nomes e Adjetivos no Português Europeu:,III Congreso Internacional Nebrija en Lingüística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas,Madrid,2016 (Comunicação). |
44. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana. Relações entre unidades lexicais simples e complexas na organização do léxico,IVème Congrès International de Dialectologie et de Sociolinguistique: Variation, phraséologie et ressources,Paris,2016 (Comunicação). |
45. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana. Questões de Linguística Comparada na formação de futuros professores de Inglês no 1.º CEB: o número e o género e suas implicações
na morfossintaxe do Português e do Inglês,III Congreso Internacional Nebrija en Lingüística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas,Madrid,2016 (Comunicação). |
46. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana. Linguagem, Cognição e Interfaces Linguísticos: experiência formativa com futuros professores de Inglês no 1.º CEB,Jornada "Boas prátivas em Línguas",Braga,2016 (Comunicação). |
47. |
Choupina, Celda; Brito, Ana M; Bettencourt, Fernanda. Particularidades da morfossintaxe das construções ditransitivas com o verbo dar na Língua Gestual Portuguesa,XXXI Encontro Nacional de APL,Braga,2015 (Comunicação). |
48. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Azevedo, Helena; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Cruz, Joana. I am still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities,17th European Conference on Developmental Psychology,Braga,2015 (Poster). |
49. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A. A implicação da metalinguagem linguística na difusão de conteúdos gramaticais e na construção do conhecimento em alunos e
agentes educativos,V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa,Lecce,2015 (Comunicação).
|
50. |
Choupina, Celda. Linearidade vs. Simultaneidade: alguns casos de articulação em Língua Gestual Portuguesa,XIX Encontro Internacional de Reflexão e Investigação,Vila Real,2015 (Comunicação). |
51. |
Choupina, Celda; Pereira, Luísa Á. Transições de escrita no âmbito do estudo da fábula: estudo longitudinal com alunos dos 4º e 6º anos do ensino básico,Grato 2015 - 4.ª Conferência Internacional em Gramática e Texto,Lisboa,2015 (Comunicação). |
52. |
Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Azevedo, Helena; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Freitas, Teresa; Cruz, Joana. Ainda estou a aprender. Apresentação de um projeto de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura,2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura,Gaia,2015 (Comunicação). |
53. |
Choupina, Celda; Brito, Ana M; Bettencourt, Fernanda. Morphosyntax of ditransitives with the verb DAR, ‘TO GIVE’, in Portuguese Sign Language,1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais,Porto,2015 (Comunicação). |
54. |
Choupina, Celda; Pinto, Jorge. Workshop de LGP e de reflexão sobre as particularidades linguísticas da LGP,Workshop de LGP e de reflexão sobre as particularidades linguísticas da LGP integrado as 1.as Jornadas de Morfossintaxe da
LGP e outras LS,Porto,2015 (Outra). |
55. |
Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Correia, Deolinda; Carrusca, Manuela. Leitura e resolução dos problemas de matemática com textos mistos: dados para uma análise das implicações da bimodalidade,XXXI Encontro Nacional de APL,Braga,2015 (Comunicação). |
56. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A. A gramática intuitiva, o conhecimento linguístico e o ensino-aprendizagem do género em PE,IV Simpósito Internacional de Ensino de Língua Portuguesa,Uberlândia-Brasil,2014 (Comunicação).
|
57. |
Choupina, Celda. O género nos nomes em PE e em línguas de contacto de modalidades diferentes: natureza e processos de realização,2.º Congresso Internacional “Pelos Mares da Língua Portuguesa,Aveiro,2014 (Comunicação).
|
58. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Oliveira, Inês; Querido, Joana. Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico,XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Porto,2014 (Comunicação).
|
59. |
Choupina, Celda. Regência, transitividade e intransitividade: noções e critérios. Uma abordagem sintática dos verbos com objetos cognatos em
Português Europeu,Quid Novi?,Porto,2014 (Comunicação). |
60. |
Choupina, Celda. Análise sintática dos objetos cognatos no quadro teórico da Morfologia Distribuída,XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística,Porto,2014 (Comunicação).
|
61. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Oliveira, Inês; Querido, Joana. Contributos da investigação em linguística para a didática da língua materna: o caso do género gramatical,XVIII EIRI - Encontro Internacional de Reflexão e Investigação,Vila Real,2014 (Comunicação).
|
62. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Querido, Joana; Oliveira, Inês. Representação e Aquisição do Género Linguístico em PE,XXVI CILPR Congrès international de linguistique et de philologie romanes,Nancy,2013 (Poster). |
63. |
Choupina, C.; Semedo, Ana S. Perspetiva comparativa da categoria género nos nomes: português europeu, tétum e cabo-verdiano.,II Conferência "A Língua Portuguesa no sistema mundial, Língua Portuguesa Global – internacionalização, ciência e inovação",Lisboa,2013 (Comunicação).
|
64. |
Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José A; Querido, Joana; Oliveira, Inês. Representação e Aquisição do Género Linguístico em PE: alguns contributos a partir da análise de materiais pedagógicos,IV Simpósio Mundial de Ensino da Língua Portuguesa. Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas. Simpósio
5,Goiás/Goiânia/Brasil,2013 (Comunicação). |
65. |
Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José A; Querido, Joana; Oliveira, Inês. Conhecimentos implícitos e explícitos de género linguístico no ensino superior,III Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa,Santarém,2013 (Comunicação).
|
66. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A. Palavras em rede: diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português,III EIP - Encontro Internacional do Português/III Sielp - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa,Santarém,2013 (Comunicação). |
67. |
Choupina, Celda. Quelques apports de la Morphologie Distribuée pour l’analyse syntaxique des objets cognats en PE,Colloque L'interface de la syntaxe et de la sémantique lexicale. Synchronie & diachronie,Poznan,2012 (Comunicação).
|
68. |
Choupina, Celda. Os objetos cognatos em Línguas Românicas e no Inglês: aspetos sintáticos e semânticos contrastivos,VII. Internationalen Arbeitstagung zum romanisch-deutschen und innerromanischen Sprach¬vergleich,Innsbruck,2012 (Comunicação). |
69. |
Choupina, Celda. Dos objetos cognatos aos hipónimos: argumentos ou adjuntos? ,2011 (Poster). |
70. |
Choupina, Celda; Silva, Filipe; Maia, João S. A Língua Portuguesa na formação inicial de professores em Timor-Leste.,III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 37,Macau/China,2011 (Comunicação). |
71. |
Choupina, Celda; Ribeiro, Isabel. Desenvolvimento de Competências comunicativas em Português L2: o caso de Timor-Leste,III SIMELP- Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Simpósio 37,Macau/China,2011 (Comunicação). |
72. |
Choupina, Celda; Guedes, Carla; Brito, Ana M. Importância de critérios sintáticos para a determinação de tipos de verbos: dos verbos principais aos auxiliares e aos verbos
leves. ,2º Encontro “A Linguística na Formação de Professores de Português”,Porto,2010 (Comunicação). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Choupina, Celda; Brito, Ana M. Oficina de Gramática para professores de 2.º CEB: questões de sintaxe, dinamizada no II Encontro Temático APL/ESE (7 de julho), 2017 (Extensão), promovido por ESE Porto, Lisboa e Setúbal/APL. Duração: 3 horas. Local: ESE, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
2. |
Baptista, Adriana; Choupina, Celda. Oficina "Desenvolvimento de Competências de Leitura e problemas de Matemática" dinamizada no II Encontro Temático APL/ESE
(8 de julho) , 2017 (Extensão), promovido por ESE Porto, Lisbo e Setúbal/APL. Duração: 3 horas. Local: ESE , Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
3. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana. Metas e atividades: entre a Consciência Morfossintática e a Leitura, 2016 (Outra), promovido por Universidade do Minho. Duração: 3 horas. Local: CESPU, Cidade: V. N. de Famalicão, Tipo de participação: Docente. |
4. |
Choupina, Celda. UC "Interfaces Linguísticos na Aprendizagem de Línguas" no Complemento de formação para a docência no GR 120 destinado a titulares
de qualificação profissional para a docência GR 330 (Inglês no 1.º CEB), 2016 (Especialização), promovido por Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Duração: 40 horas. Local: ESE, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
5. |
Choupina, Celda; Pinto, Jorge. Workshop de LGP e de Reflexão Linguística sobre as suas particularidades , 2015 (Extensão), promovido por ESE PP e FLUP. Duração: 6 horas. Local: ESE PP, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
6. |
Choupina, Celda. UC "Interfaces Linguísticos na Aprendizagem de Línguas" no Complemento de formação para a docência no GR 120 destinado a titulares
de qualificação profissional para a docência GR 330 (Inglês no 1.º CEB), 2015 (Especialização), promovido por Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Duração: 40 horas. Local: ESE, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Choupina, Celda; Brito, Ana M; Costa, José A; Oliveira, Inês; Pinto, Jorge; Martins, Susana. 2.º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais /2nd Meeting on Morphosyntax of Portuguese
Sign Language and other Sign Languages ,2018 (Congresso / Organização).
|
2. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A. Jornada de Comemoração do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor,2018 (Encontro / Organização).
|
3. |
Costa, Ana L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Sousa, Otília; Costa, José A. III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua,2018 (Encontro / Organização). |
4. |
Baptista, Adriana; Choupina, Celda. Entre a Linguística e a Didática: a formação do professor de português e o conhecimento linguístico/VI SIMELP -Simpósio Mundial
do Ensino da Língua Portuguesa,2017 (Simpósio / Organização).
|
5. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José A; Costa, Ana L; Sousa, Otília; Falé, Isabel; Oliveira, Inês; Querido, Joana; Ribeiro, Deolinda. II Encontro Temático APL/ESE - Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua ,2017 (Encontro / Organização).
|
6. |
Sousa, Otília; Costa, Ana L; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José A. 1º Encontro Temático APL ESE - Formação para a promoção de competências em Língua Materna/ 8.º Encontro Língua Portuguesa
nos 1º anos de escolaridade/7.º Seminário de Formação Contínua em Língua Portuguesa,2016 (Encontro / Organização).
|
7. |
Baptista, Adriana; Choupina, Celda. Simpósio 10: Entre a Linguística e a Didática: a formação do professor de português e o conhecimento linguístico/V SIMELP
-Simpósio Mundial do Ensino da Língua Portuguesa,2015 (Simpósio / Organização).
|
8. |
Choupina, Celda; Brito, Ana M. 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais,2015 (Encontro / Organização).
|
9. |
Choupina, Celda. Workshop de LGP e de reflexão sobre as particularidades linguísticas da LGP,2015 (Oficina / Organização).
|
10. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana. Grupo de Trabalho: Contributos da Investigação em linguística para o Ensino da Gramática/IV SIELP - Simpósio Internacional
de Ensino de Língua Portuguesa,2014 (Simpósio / Organização). |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Tayna Araújo Neves, Bases linguísticas e terminográficas para a realização de um dicionário de especialidades de uma Língua Gestual: uma proposta
metodológica para a criação, normalização e divulgação terminológica, 2017. Tese (Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
2. |
Helena Cristina Horta Sustelo do Carmo, Ordem de Constituintes na Língua Gestual Portuguesa: variação e mudança em morfossintaxe, 2017. Tese (Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem) - Universidade Católica Portuguesa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Sofia Figueiredo Carviçais, O efeito do uso de imagens na avaliação da consciência fonológica, 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia Aplicada) - Universidade do Minho (Co-orientador). |
2. |
Inês Trindade Monteiro, No Futuro se Faz Presente. Relatório de Estágio., 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências no 2.º CEB) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Co-orientador).
|
3. |
Ana Sofia do Carmo Lopes, Diálogos entre os conhecimentos científicos e científico-pedagógicos na formação do professor de português nos 1.º e 2.º CEB, 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Orientador).
|
4. |
Jocélia Pinho, Desenvolvimento de um Protocolo coletivo de Rastreio breve das habilidades preditoras para a aprendizagem de Leitura e Escrita
(provisório), 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Orientador). |
5. |
Fernanda Bettencourt, A ordem de palavras na Língua Gestual Portuguesa: breve estudo comparativo com o Português e outras Línguas de Sinais, 2014. Dissertação (Linguística) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Co-orientador).
|
Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura Bachelor/Licenciate degree conclusion work |
1. |
Katherin Gomes Alfaiate Pinto, A Sintaxe – desenvolvimento da linguagem oral em crianças dos 5 aos 6 anos, 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Educação de Infância) - Escola Superior de Educação Instituto Jean Piaget (Orientador). |
2. |
Ana Rita Gomes Pereira, O discurso espontâneo na creche – análise de algumas produções linguísticas, 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Educação de Infância) - Escola Superior de Educação Instituto Jean Piaget (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Cristina Maia; Baptista, Adriana; Choupina, Celda. Participação no júri de Ana Sofia Lopes. Diálogos entre os conhecimentos científicos e científico-pedagógicos na formação do professor de português nos 1.º e 2.º CEB, 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. |
2. |
Deolinda Ribeiro; Choupina, Celda; Susana Sá. Participação no júri de Ana Filipa Moreira Pinto. Relatório de Estágio - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. |
3. |
Choupina, Celda; Daniela Mascarenhas; Susana Sá. Participação no júri de Liliana Ribeiro Félix. Relatório de Estágio - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. |
4. |
Costa, José António; Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado; João Paulo Delgado. Participação no júri de Jocélia Pinho Mendonça. Desenvolvimento de um Protocolo de Rastreio Breve Coletivo das Habilidades preditoras para a Aprendizagem de Leitura e Escrita, 2018. Dissertação (Especialização em Administração de Organizações Educativas) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. |
5. |
Choupina Morgado, Celda;; Brito, Ana Maria; António Leal. Participação no júri de Marlene Sofia de Sousa Santos. Dativos argumentais e dativos não argumentais em PE, 2018. Dissertação (Linguística) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto. |
6. |
Deolinda Ribeiro; Choupina, Celda; Paula Flores. Participação no júri de Isabel Taboada Mata. Relatório de Estágio - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. |
7. |
Choupina Morgado, Celda;; João Paulo Delgado; Jorge Pinto. Participação no júri de Patrícia da Silva Santiago Dias. Estudantes surdos e o texto Literário: Sentidos para a Escrita, 2018. Dissertação (Especialização em Administração de Organizações Educativas) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. |
8. |
Fernando Diogo; Choupina, Celda; Deolinda Ribeiro. Participação no júri de Márcia Ota. "Super Visão" do Projeto Poliítico-Pedagógico: estudo das possibilidades para a gestão escolar democrática, 2017. Dissertação (Estudos Especializados em Educação- Administração de Organizações Educativa) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
|
9. |
Susana Sá; Choupina, Celda; Maria Margarida Marta. Participação no júri de Sara Daniela de Sousa Simões. Relatório de Estágio - Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB, 2017.
|
10. |
Costa, José António; Choupina, Celda; Mário Cruz. Participação no júri de Catarina Isabel Barbosa Carvalhido do Paço. A Abordagem do Domínio Intercultural nos Manuais de Inglês do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2017.
|
11. |
Bernardo Canha; Choupina, Celda; Mário Cruz. Participação no júri de Luísa Cristina Laviada Monteiro da Costa. A Relevância da Escrita no Ensino do Inglês no 1.º CEB - Implicações da mudança do Inglês para uma disciplina curricular, 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
|
12. |
Choupina, Celda; Hugo Monteiro; Maia José Araújo. Participação no júri de Andréa Moreira de Souza Arueira. Concepções pedagógicas sobre o papel do lúdico no processo de letramento e alfabetização na educação de infância nas Turmas
de Pré II, 2017. Dissertação (Estudos Profissionais Especializados em Educação - Ad. Organizações Ed.) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
|
13. |
Fernando Diogo; Choupina, Celda; Deolinda Ribeiro. Participação no júri de Francisca da Encarnação Cunha e Nascimento Ribeiro. Relatório de Estágio-Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
|
14. |
Mário Cruz; Choupina, Celda; Bernardo Canha. Participação no júri de Daniela Maria Viana do Vale. Jogo: condições facilitadoras para o desenvolviemnto da oralidade, 2016. Dissertação (Mest. Ens. Inglês e Francês ou Espahol no 2.º CEB) - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
|
15. |
Fernando Diogo; Choupina, Celda; Paula Flores. Participação no júri de Sara Isabel Ferrás Barbosa. Relatório de Estágio - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, 2016.
|
16. |
Choupina, Celda; Linda Saraiva; Gabriela Barbosa. Participação no júri de Cristina Almeida Ferreira. Oralidade - o papel do manual escolar e estratégias para a sala de aula, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º CEB) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
|
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Implicações da concordância e dos tipos de verbos na ordem dos constituintes na LGP, 2018 (Conferência). Nome do evento: 20 anos da Licenciatura em TILGP na ESE/IPS; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação do Politécnico de Setúbal; Cidade do evento: Setúbal / ESE. |
2. |
Questões de morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e contributos da Linguística Comparativa para a sua discussão e compreensão, 2017 (Conferência). Nome do evento: Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa; Nome da Instituição: UCP; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Ciências da Saúde - UCP. |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua, 2018 (Encontro). Nome do evento: III Encontro Temático APL/ESE; Nome da Instituição: ESE de Setúbal, Lisboa, Porto, APL; Cidade do evento: Setúbal / ESE de IPSetúbal. |
1. |
IX Encontro Língua Portuguesa nos Primeiros anos de Escolaridade/IIIJornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso
Escolar/ IV Jornadas Internacionais de Alfabetização, 2018 (Encontro). Nome do evento: IX Encontro Língua Portuguesa nos Primeiros anos de Escolaridade/IIIJornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso
Escolar/ IV Jornadas Internacionais de Alfabetização; Nome da Instituição: ESE do IPL; Cidade do evento: Lisboa / ESE IPL. |
3. |
Simpósio 29 - ENTRE A LINGUÍSTICA E A DIDÁTICA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O CONHECIMENTO DIDÁTICA: A FORMAÇÃO
DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O CONHECIMENTO DIDÁTICA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O CONHECIMENTO DIDÁTICA: A FORMAÇÃO
DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O CONHECIMENTO LINGUÍSTICO LINGUÍSTICO LINGUÍ, 2017 (Congresso). Cidade do evento: Santarém / ESE de Santarém. |
4. |
3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas, 2017 (Encontro). Nome do evento: 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas; Nome da Instituição: CLUP/FLUP; Cidade do evento: Porto / FLUP. |
5. |
Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa, 2017 (Conferência). Nome do evento: Conferência 10 anos LGP na UCP. Investigação e Ensino em Língua Gestual Portuguesa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Ciências da Saúde. |
6. |
2.as Jornadas Internacionais Leitura, Escrita e Sucesso Escolar/III Jornadas Internacionais de Alfabetização, 2017 (Encontro). Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
7. |
XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2017 (Encontro). Nome do evento: XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística; Nome da Instituição: APL; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora. |
8. |
II Encontro Temático APL ESE - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas, 2017 (Encontro). Nome do evento: II Encontro Temático APL ESES - Diálogos entre a Linguística e as Prática Educativas no Ensino das Línguas; Nome da Instituição: APL/ESE Porto, Lisbo; Setúbal; Cidade do evento: Porto / Escola Superior de Esducação do Politécnico do Porto. |
9. |
Encontro Comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto, 2016 (Encontro). Nome do evento: Encontro Comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto; Nome da Instituição: Centro de Linguística da Universidade do Porto /FLUP; Cidade do evento: Porto / FLUP. |
10. |
XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2015 (Encontro). Nome do evento: XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística; Nome da Instituição: APL e UMninho; Cidade do evento: Braga / UMinho. |
11. |
Simposium 10: Entre a Linguística e a Didática: a formação do professor de português e o conhecimento linguístico, 2015 (Simpósio). Nome do evento: Simelp-Simpósio Mundial do Ensino da Língua Portuguesa; Cidade do evento: Lecce / Itália. |
12. |
XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2014 (Encontro). Nome do evento: XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Linguística; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Letras da Universidade do Porto. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
III Encontro Temático APL/ESE: Formação, Investigação e Ensino da Língua: Painel 3 - Gramática e atividades de reflexão metalinguística, 2018 (Congresso). Nome do evento: III Encontro Temático APL/ESE; Nome da Instituição: ESE de Setúbal, Lisboa e Porto; Cidade do evento: Setúbal / ESE de IPS. |
2. |
Painel: Compreensão na Leitura I e Simpósio: Leitura, Escrita e Fala: Pesquisa, desenvolvimento e ensino, 2018 (Congresso). Nome do evento: IX Encontro Língua Portuguesa nos Primeiros anos de Escolaridade/IIIJornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso
Escolar/ IV Jornadas Internacionais de Alfabetização; Nome da Instituição: ESE de IPL/UM; Cidade do evento: Lisboa / ESE de IPL. |
3 |
Direitos de autor e plágio em diversas pareas, 2018 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Jornada de Comemoração do Dia Mundial do Livro e do Direito de autor; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto; Cidade do evento: Porto / ESE. |
4. |
Thematic Session - Research on Education Contexts and Processes, 2017 (Congresso). Nome do evento: ICRE - Porto International Conference on Research ; Nome da Instituição: Centre for Research and Innovation in Education (inED) of the School of Education; Cidade do evento: Porto / ISEP. |
5. |
ICRE- International Conference on Research on Education, 2017 (Congresso). Nome do evento: https://porto-icre2017.eventqualia.net/pt/pt/; Nome da Instituição: inED; Cidade do evento: Porto / ESE Politécnico do Porto. |
6 |
A Educação para e na diversidade, 2017 (Mesa-Redonda). Cidade do evento: Lousada / Auditório Municipal de Lousada. |
7 |
Ensino da LGP no Ensino Superior e Investigação sobre LG em Portugal, 2015 (Mesa-Redonda). Nome do evento: 1.as Jornadas de Morfossintaxe da LGP e de outras Línguas de Sinais; Nome da Instituição: CLUP/FLUP/ESE-P.Porto; Cidade do evento: Porto / ESE-P. Porto. |
8. |
Grupo de Trabalho: Contributos da Investigação em linguística para o Ensino da Gramática, 2014 (Simpósio). Nome do evento: IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa; Nome da Instituição: Universidade Federal de Uberlândia ; Cidade do evento: Uberlândia / Brasil. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Choupina, Celda. Revista de Estudos da Linguagem da Faculdade de Letras da UFMG (e - ISSN 2237-2083), Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
2. |
Choupina, Celda. Sensos-e (Volume didicado ao PEEP’17 - Primary English Education in Portugal), desde 2018/05/07, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
3. |
Choupina, Celda. Da Investigação às Práticas (v. 7, n. 3, 2017), desde 2017/11/04, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
4. |
Choupina, Celda. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, desde 2016/06/04, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
5. |
Choupina, Celda. ElingUP: Revista eletrónica de Linguística dos Estudantes da Universidade do Porto, desde 2011/06/04, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
6. |
Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Miguel Santos. Sensos - Morfossintaxe das Línguas Gestuais (Vol 12, 2016), de 2016/07/01 até 2018/02/05, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Livpsic. |
7. |
Brito, Ana Maria; Choupina, Celda. Linguística: revista de estudos linguísticos da Universidade do Porto (vol. 11, 2016), de 2016/07/01 até 2016/12/14, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: FLUP; CLUP.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
65 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
15 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
7 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
8 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
17 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
13 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
4 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
28 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
28 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
5 |
Produção técnica Technical production |
89 |
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
1 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
88 |
Dados complementares (Additional data) |
54 |
Orientações Orientations |
9 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
16 |
Participação em Eventos Event participation |
22 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
7 |
Visualizações do curriculum [
4029
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
23-03-2019
às
16:48:25
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt | Icons by Axialis Team |
|